Dropshipping de maquiagem: 15 etapas para vender sem estoque

- Ter uma loja de maquiagem online pode ser lucrativo. Isso porque, de acordo com um estudo divulgado pela Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal (ABIHPEC) e veiculado pela ABRAS, o Brasil é o quarto mercado que mais consome produtos de beleza;
- Para vender maquiagem, é preciso se atentar mais a alguns detalhes, como qualidade dos produtos, categorização de itens e atendimento eficiente ao cliente;
- Ao fazer um teste grátis de 7 dias na Nuvemshop, você consegue integrar o seu negócio com os maiores fornecedores de dropshipping de maquiagem do mercado por meio do aplicativo Dropi, que te conecta aos fornecedores do AliExpress.
A busca por novas formas de empreender faz com que muitas pessoas considerem o dropshipping de maquiagem como uma oportunidade para começar um negócio. Afinal, o segmento de beleza e cuidados pessoais é gigante no cenário nacional. O Brasil é o quarto país que mais consome produtos desse tipo no mundo, volume que representa quase 4% de todo o PIB brasileiro.
Além disso, o mercado brasileiro de beleza e cuidados pessoais deve crescer em média 7,2% ao ano e chegar ao final de 2027 com faturamento médio de 40 bilhões de dólares, segundo uma projeção apresentada pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados).
Então, nada melhor do que aliar esse enorme potencial da indústria ao dropshipping, um dos modelos logísticos mais populares da atualidade, certo? Com os cuidados necessários, é possível, sim, conquistar sua fatia nesse mercado tão promissor.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo sobre o tema. Continue a leitura e saiba mais sobre como vender maquiagem por dropshipping, seus principais desafios e como encontrar um bom fornecedor do segmento com as nossas dicas. Vem com a gente! 💄
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Como funciona o dropshipping de maquiagem?
O dropshipping de maquiagem funciona no mesmo padrão de outros segmentos desse modelo: não é preciso ter e manter um estoque para montar a operação no primeiro momento.
Assim sendo, esse modelo de logística funciona da seguinte forma: tanto a administração da loja virtual quanto o atendimento ao cliente são feitos pelo lojista, mas o armazenamento e a entrega das encomendas são de responsabilidade do fornecedor parceiro da empresa. Veja:
De modo geral, pode-se dizer que essa é uma das principais vantagens do dropshipping, já que torna o investimento inicial muito inferior ao de outros modelos, como é o caso da loja física, da venda por encomenda ou mesmo do e-commerce tradicional.
No entanto, para ter sucesso com esse tipo de negócio, anote a dica: é preciso investir em marketing digital para divulgar a sua loja e se diferenciar da concorrência.
Por fim, vale mencionar que, caso você se identifique com o ramo de cuidados pessoais, o céu é o limite: existe espaço para trabalhar com todo o tipo de público e produtos, sendo que há várias empresas que prestam esse tipo de serviço a lojistas.
Os custos dos itens para quem faz dropshipping geralmente seguem as tabelas de venda por atacado ou de negociações especiais, feitas diretamente com as empresas fornecedoras.
Isto posto, a margem de lucro é basicamente a diferença entre o valor cobrado ao consumidor final no e-commerce e o que se paga pelos itens à empresa responsável pela entrega, assim que o pedido é repassado.
O estrategista digital e especialista em dropshipping Gabriel Silva estima o tempo para ter retornos financeiros:
Acredito que leva de quatro a seis meses para a pessoa ter sucesso no dropshipping, porque, nos primeiros dois meses, ela vai aprender tudo (principalmente sobre marketing digital). No terceiro mês, ela começa a executar as estratégias e, no quarto mês, ela vai aprendendo com os erros cometidos. Dito isso, a partir do quinto ou sexto mês ela já começa a ter algum tipo de lucro.
💡Saiba mais: Guia completo para montar uma loja de maquiagem virtual
Passo a passo para fazer dropshipping de maquiagem
Como vimos até aqui, é tentadora a oportunidade de ter parte das atividades do e-commerce terceirizadas, minimizando os gastos com estoque e logística. Por si só, isso já representa um ganho considerável de tempo na administração de um negócio.
No entanto, assim como em qualquer outro empreendimento, é preciso ter cautela antes de começar um dropshipping de maquiagem.
Alguns passos básicos merecem destaque. São eles:
- Definição do público;
- Escolha das categorias de produtos;
- Profissionalização da operação;
- Criação da identidade da marca;
- Boa experiência para os usuários;
- Seleção cuidadosa de imagens;
- Estímulo para recebimento de avaliações;
- Contratação de uma plataforma de e-commerce confiável;
- Seleção de fornecedores;
- Investimento em bons produtos;
- Precificação correta dos artigos;
- Definição das condições de pagamento;
- Monitoramento de estoque;
- Uso de ferramentas tecnológicas;
- Suporte e atendimento ao cliente.
Se você se quer se aprofundar nesses passos, entenda um pouco mais sobre eles no contexto do dropshipping de maquiagem:
1. Definição do público
Antes de mais nada, é preciso definir para quem será destinado o seu dropshipping de maquiagem. O setor de cosméticos atende pessoas de idades variadas, com perfis de consumo diferentes.
Nesse sentido, trabalhar com a diversidade é altamente recomendável: considerar diferentes tons e maturidades de pele e variar a oferta demonstra atenção e favorece a captação de potenciais clientes.
No entanto, nada impede que você opte por um nicho de mercado mais segmentado, como por exemplo, produtos coloridos e divertidos, cartelas de coloração pessoal, produtos somente para peles negras, entre outras possibilidades.
Avalie qual é a melhor estratégia para o seu perfil e atente-se às oportunidades que mapear no seu plano de negócios.
💡Saiba mais: Persona: guia completo para criar uma
2. Escolha das categorias de produtos
O universo da maquiagem é muito amplo: existem diversos tipos de produtos, para diferentes finalidades, que atendem a exigências específicas.
Sendo assim, é necessário entender por qual caminho você irá seguir:
- Será um dropshipping de maquiagem mais geral, que conta com todo o tipo de produto?
- O foco será em produtos para pele ou de finalização?
- Optará por marcas mais acessíveis ou produtos premium?
Esses são alguns exemplos de questionamentos que devem ser feitos para chegar a um veredito. É claro que, dependendo das respostas, existem itens básicos de maquiagem com os quais você pode trabalhar, como:
- Base;
- Pó facial;
- Batons;
- Sombras;
- Máscaras para cílios.
Além disso, é interessante considerar as tendências para o setor de cosméticos. É crescente a busca por produtos veganos, naturais ou a chamada dermomake, que trata a pele e, ao mesmo tempo, traz benefício estético.
Por fim, ter a opção de produtos complementares, como acessórios para maquiagem ou outros itens de beleza, também fará com que os consumidores não busquem por outros sites para completar a compra.
💡Saiba mais: Como fazer gloss para vender?
3. Profissionalização da operação
O dropshipping popularizou-se no Brasil por não demandar um investimento inicial alto e conferir praticidade, uma vez que a logística e o envio são feitos por empresas terceirizadas.
Ainda assim, o modelo também exige dos empreendedores tempo, dedicação e estudo. Sabendo disso, tenha em mente que é a sua empresa que arcará com:
- As responsabilidades administrativas;
- A criação e manutenção da loja virtual;
- A seleção e controle de produtos
- A divulgação do negócio;
- O atendimento ao cliente;
- As tratativas com os fornecedores.
Bastante coisa, né? Por isso, é preciso que você tire um tempo para estudar o mercado de dropshipping. Tendo noção das etapas necessárias para a criação e manutenção de um negócio, você terá mais chances de ter sucesso nessa área.
4. Criação da identidade da marca
Outro ponto fundamental é mostrar para o seu cliente que você é confiável e prestará um serviço sério e de qualidade.
Ao mesmo tempo, algumas pessoas se sentem inseguras em fazer compras online, e a estética da sua loja virtual pode influenciar diretamente nessa percepção.
Um estudo da SMARTalk em parceria com a WeDoLogos comprovou que empresas que investem na construção da identidade visual são melhor aceitas pelo público, gerando mais vendas.
Então, planeje os deveres com carinho e personalize sua loja de maquiagem online para adequar-se às necessidades de seus clientes e também à sua proposta de marca.
Uma ótima forma de começar a profissionalizar a identidade da sua marca é criando um logotipo. Use o Criador de logo gratuito e transforme sua identidade visual de forma rápida:
5. Boa experiência para os usuários
Você já entrou em uma loja toda bagunçada, onde não encontrava nada do que procurava? Se sim, fica fácil compreender a importância de ter um dropshipping de maquiagem organizado e funcional, com categorias definidas e navegação intuitiva.
Para fazer isso com mais confiança, pode ser interessante buscar referências em outros sites de maquiagem para ter percepções úteis, navegando como se procurasse algo para o próprio consumo.
💡Saiba mais: Categorias de produtos: como criar e organizar no e-commerce?
6. Seleção cuidadosa de imagens
Outro aspecto importantíssimo para quem quer vender maquiagem são as imagens dos produtos e suas respectivas descrições. A apresentação deixa o site agradável, tornando-o propício para gerar mais vendas.
Lembre-se de que quem busca por cosméticos provavelmente tem um senso estético apurado e quer entender em detalhes os atributos do que está procurando.
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📘Confira o e-book: Guia completo de como tirar fotos de produtos para loja virtual
7. Estímulo para recebimento de avaliações
Um fator decisório nos dias de hoje são as avaliações de clientes.
O público sempre quer saber como foi a experiência de outras pessoas ao comprar em determinado site, se os produtos e a entrega são confiáveis, entre outras questões. Logo, estimule ao máximo os reviews, sejam eles dos produtos ou da loja virtual como um todo.
Isso trará mais credibilidade e relevância para o seu site, uma vez que apresentará transparência e clareza sobre os serviços.
💡 Saiba mais:
- O que é prova social, vantagens e como utilizá-la?
- Como pedir feedback ao cliente?
8. Contratação de uma plataforma de e-commerce confiável
A melhor forma de prestar um bom serviço e fidelizar clientes é contratar uma plataforma para dropshipping que seja segura, fácil de usar e que tenha as ferramentas necessárias para fazer uma gestão de vendas eficiente.
A nossa sugestão é que você escolha uma plataforma completa, como a Nuvemshop, que, além de simplificar ao máximo todo o cadastro de produtos, permite fazer dropshipping via AliExpress, ou com fornecedores brasileiros, caso escolha o dropshipping nacional.
O cadastro é rápido e, independentemente do plano que você escolher, em poucos minutos você já é capaz de movimentar a sua loja de maquiagem online.
Além disso, outro detalhe importante são os recursos de personalização, de recuperação de carrinhos abandonados e promoções, de atendimento ao cliente, entre outras. Contar com essas ferramentas e integrações é importante para potencializar as vendas e reter clientes.
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Agora que você já sabe a importância da escolha de uma plataforma de e-commerce confiável para a venda de itens de dropshipping, recomendamos que você assista nosso vídeo sobre o assunto. Veja agora:
9. Seleção de fornecedores
Uma das principais chaves para o sucesso nesse modelo logístico é encontrar o melhor fornecedor de maquiagem para as suas necessidades.
Os consumidores comprarão por meio do seu e-commerce e, se houver atrasos, problemas de qualidade ou até mesmo ausência de entrega, dificilmente serão compreensivos com o fato de a responsabilidade ser de um terceiro. No fim das contas, é você quem intermedeia todas as transações, então é o nome da sua loja que estará em jogo.
Por isso, especificamente para o dropshipping de maquiagem, recomendamos que você trabalhe com fornecedores nacionais, conhecidos no mercado brasileiro. Essa escolha vai facilitar tanto a negociação, como a resolução de quaisquer problemas que possam surgir.
Por serem produtos aplicados diretamente na pele dos clientes, o ideal é ter o máximo de segurança possível nesse sentido, atestando a qualidade e seriedade do parceiro.
💡Saiba mais: Fornecedores de dropshipping para o seu negócio
Trabalhando com dropshipping internacional
Claro que nada impede que você negocie com diferentes fornecedores, inclusive internacionais, para diversificar os seus produtos.
Mas, caso você vá fazer isso, é preciso ler as avaliações do fornecedor e, se possível, observar atentamente a lista de ingredientes dos produtos fornecidos por ele. Como resultado, isso garante que você está comercializando artigos de qualidade para os seus clientes.
Tendo uma gama maior de itens vendidos no seu negócio, é possível atingir um público maior. Nesse sentido, como consequência do investimento em diferentes fornecedores, você poderá aumentar o faturamento do seu negócio de dropshipping de maquiagem.
Por fim, procure ainda por fornecedores que trabalhem com negociação e ofereçam uma boa margem de lucro, garantindo a sustentabilidade e o crescimento do seu e-commerce.
💡Saiba mais: O que é e como fazer dropshipping internacional?
10. Investimento em bons produtos
A escolha dos produtos deve ser tão criteriosa quanto a dos fornecedores, já que eles são o carro-chefe para atrair seu público. Os consumidores vão encontrar os itens cadastrados por meio de pesquisas pela internet ou por meio de sua estratégia de divulgação de produtos.
Caso sua loja esteja estruturada de forma convidativa vai ser mais fácil motivá-los a colocar outros artigos em seus carrinhos de compras, sobretudo se encontrarem complementos compatíveis com o que desejavam inicialmente. Inclusive, isso pode gerar um aumento considerável em seu ticket médio.
Só vale ressaltar todo o cuidado necessário nesse ramo: escolha sempre marcas reconhecidas pela qualidade e formulações dermatologicamente testadas. Ninguém merece comprar um cosmético que lhe cause reações alérgicas, certo?
Para evitar qualquer tipo de problema e feedbacks negativos, peça amostras aos fornecedores e pesquise as marcas com afinco (e até formulações) antes de definir quais são as mercadorias que ficarão expostas na sua loja.
11. Precificação correta dos produtos
O preço é um fator determinante para muitas pessoas comprarem (ou não) o que desejam. A negociação que citamos anteriormente é primordial, dado que o lucro virá da subtração entre o que foi vendido versus o que será repassado aos fornecedores.
Pensando nisso, calcule uma margem de lucro que permita fornecer cupons de desconto, montar kits de produtos e realizar promoções pontuais.
Ah, e não se esqueça de fazer uma pesquisa de preços entre os concorrentes, para manter a competitividade.
Use a calculadora de lucro online para descobrir a margem de lucro do seu negócio:
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Aproveite também para baixar a planilha de precificação e descobrir como manter a sustentabilidade financeira a longo prazo:
📘Confira o e-book: Planilha de precificação gratuita: a solução ideal para vender
12. Defina as condições de pagamento
Oferecer melhores condições de pagamento também é um impulso para aumentar o ticket médio: a opção de parcelamento, sobretudo para produtos ou carrinhos de valores mais altos, é um estímulo para quem costuma fazer compras pelo cartão de crédito.
Por exemplo, em vez de R$ 240, a pessoa pagaria quatro vezes de R$ 60, adiando a totalidade do desembolso.
O mesmo aconteceria com os descontos no pagamento à vista, como exemplo do Pix, boleto bancário ou depósito. Ao fornecer uma porcentagem de desconto, o cliente economiza e tem a sensação de que pode até adquirir mais produtos.
13. Monitoramento de estoque e entregas
Embora o controle de estoque fique sob responsabilidade dos fornecedores, é aconselhável que o lojista esteja atento à disponibilidade dos produtos em sua loja. Isso porque alguns dos terceirizados podem demorar além do esperado para fazer reposição de estoque ou mesmo não adquirir mais os itens comprados.
Nesses casos, é você quem precisará contornar a situação com os seus clientes, garantindo que tenham uma boa experiência de compra ou realizando os estornos necessários.
Portanto, monitore constantemente como anda a relação entre pedidos e entregas, agindo com agilidade e tomando as providências necessárias.
14. Uso de ferramentas tecnológicas
Existem vários recursos tecnológicos que ajudam a melhorar a experiência de compra em uma loja de dropshipping de maquiagem. Um exemplo é o provador virtual.
Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop pode utilizar o aplicativo Banuba TINT para oferecer um provador virtual de maquiagem avançado para seus clientes. Com esse app, você aumenta as vendas em até 300% com uma demonstração realista de make up, partindo de uma foto enviada pelo consumidor ou da imagem da câmera do celular ou computador.
15. Suporte e atendimento ao cliente
Uma das coisas mais importantes na rotina de quem faz dropshipping de maquiagem é estabelecer confiança e prestar um atendimento satisfatório aos clientes.
Sendo assim, entender qual é a melhor forma de se comunicar com seus clientes, tirar dúvidas sobre produtos, responder às avaliações e às reclamações ou resolver possíveis problemas são alguns exemplos de demandas que surgirão no dia a dia. E elas fazem toda a diferença para quem está comprando.
Note que, quanto mais próxima for essa relação, maior vai ser a sua credibilidade e as chances da sua loja de maquiagem online ser lembrada dentre tantas outras. Isso acontece principalmente se o atendimento for além do convencional, indicando produtos de forma personalizada e resolvendo as dores do seu público.
💡Saiba mais: Como abordar um cliente: dicas para vender mais
Fornecedores para dropshipping de maquiagem
A procura pelo melhor fornecedor de maquiagem pode ser exaustiva sem nenhuma indicação, já que a maioria das grandes distribuidoras de cosméticos ainda não trabalha com o sistema de dropshipping.
Também há vários prestadores de serviços nesse ramo, mas nem todos garantem o mínimo que se pretende para ter um dropshipping de maquiagem de sucesso:
- Flexibilidade nas negociações;
- Reconhecimento no mercado;
- Oferta de produtos de qualidade;
- Bom suporte;
- Seriedade para cumprir com entregas e prazos.
Por isso, fizemos uma lista com algumas opções interessantes para lhe guiar nesse processo. Confira:
Jessi Make
Com um catálogo com mais de quatro mil produtos e trabalhando com mais de 40 marcas, a Jessi Make é um fornecedor nacional, que tem sede em Belém do Pará.
Essa opção é ótima para tornar o frete para o Norte e Nordeste do Brasil atrativo, visto que, dependendo da distância entre o fornecedor e o cliente, o custo de envio pode inviabilizar as compras.
Além de maquiagem de fabricantes famosos como Ruby Rose, Max Love e Boca Rosa, eles também oferecem uma vasta gama de acessórios, cuidados com skincare e unhas.
Dropi
O Dropi é uma plataforma que concentra vários fornecedores de dropshipping no mesmo lugar, incluindo fornecedores de maquiagem nacionais.
Os lojistas que optam por fazer dropshipping na Nuvemshop podem integrar a ferramenta e procurar pelas opções que atendam à proposta de sua marca.
É só instalar o aplicativo AliExpress by Dropi, com ele, você consegue importar seus produtos da Nuvemshop para o AliExpress automaticamente, facilitando o dropshipping.
Clientes Nuvemshop têm desconto de +75% no combo Empreender Plus, que reúne aplicativos como Dropi, CJ Dropshipping by Dropi, Sak, Rastreio, Landing Page e muito mais.
AliExpress
A integração de dropshipping com o AliExpress conecta fornecedores internacionais (principalmente da China) diretamente ao seu negócio e conta com mais de 2,5 bilhões de itens.
É uma boa chance de diversificação de produtos, incluindo acessórios voltados à beleza e produtos inovadores, que ainda não chegaram nas prateleiras brasileiras.
Como vimos, os lojistas Nuvemshop podem fazer a integração direta com o AliExpress por meio do app Dropi.
Beauty Joint
A Beauty Joint tem excelentes marcas de maquiagem internacionais em seu catálogo, como L’Oreal, Revlon, NYX, Maybelline e RUDE.
Com ampla gama de produtos, incluindo cosméticos até mesmo para efeitos especiais, a empresa tem um programa de dropshipping, que funciona por meio de adesão prévia. Ou seja, o lojista deverá pagar uma taxa única de configuração de US$ 25 e uma assinatura mensal recorrente de US$ 15 para realizar a inscrição.
O envio costuma ser rápido e é possível até mesmo contratar um seguro de transporte, garantindo a integridade dos itens.
Cabe lembrar que é sempre aconselhável buscar por todas as informações possíveis, como tempo de envio, contato para suporte, solicitação de amostras, entre outros detalhes, antes de selecionar as empresas e produtos que irá comercializar em sua loja virtual, ok?
Acesse a ferramenta gratuita da Nuvemshop, a lista de fornecedores dropshipping. Com ela, você sobe a imagem do produto que quer vender e descobre os principais distribuidores do mercado que trabalham com esse item.
Pronto para criar a sua loja de dropshipping de maquiagem?
Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado na compreensão de como funciona o dropshipping de maquiagem e quais são os pontos de atenção que você deve ter para que sua loja online tenha sucesso.
O fato é que, ao contrário do que muitos pensam, esse modelo logístico não isenta o lojista de ter trabalho com diversos detalhes, comuns a qualquer outro modelo comercial.Vender maquiagem online é, sim, um ramo promissor, desde que haja empenho e vontade de fazer acontecer. 😉
Independentemente de você ter se identificado com o sistema de dropshipping de maquiagem ou preferir trabalhar com a revenda de maquiagem online tradicional, saiba que a Nuvemshop está pronta para ser sua parceira na jornada do empreendedorismo.
Que tal fazer um teste de 7 dias grátis agora mesmo e juntos, construirmos um mundo mais belo? Conte conosco e bons negócios! 💙
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- Conclusão
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