Quais os principais tipos de envio dos Correios para e-commerce no Brasil

Por: Renata Estevo
Quais os principais tipos de envio dos Correios para e-commerce no Brasil

Aqui você encontra:

Se você já precisou enviar uma correspondência, já deve ter notado que são oferecidos diversos tipos de envio dos Correios para entrega de cartas. O que pouca gente sabe é que eles também disponibilizam várias opções para quem quer utilizar os Correios nas entregas de uma loja virtual.

Hoje vamos falar um pouco sobre isso. Vamos lá?

Tipos de envio dos Correios

PAC

O serviço PAC (prático, acessível e confiável) é uma das formas de envio dos Correios voltada para encomendas. Funciona de maneira não expressa — ou seja, as entregas não são tratadas como prioridade — e atende o Brasil inteiro.

Os prazos variam de acordo com a distância entre local de origem e destino. Caso a encomenda enviada ultrapasse esse tempo, o remetente pode solicitar aos Correios uma indenização que varia entre 5 e 15%, de acordo com o atraso.

Você pode checar todos os prazos e porcentagens de cada caso no site dos Correios.

SEDEX

O Sedex é indicado para encomendas expressas e que precisam ser tratadas como prioridade.

Geralmente, o prazo de entrega é de menos de cinco dias e também está disponível para todas as cidades do Brasil. Assim como o PAC, se ocorrer atraso na entrega, você poderá solicitar de 5 a 15% de reembolso sobre o valor do frete pago aos Correios, conforme o tempo transcorrido além do prazo.

Essa forma de envio dos Correios custa mais caro que o PAC para ser contratada, o que muitas vezes faz os clientes optarem pela entrega econômica.

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Outros tipos de entrega

Até 2016, havia uma modalidade da estatal exclusiva para e-commerces, o e-Sedex. Esse tipo de envio dos Correios, entretanto, não existe mais.

Mas não é por isso que as lojas virtuais ficaram desassistidas em relação aos meios de envio específicos para ela. No NuvemCast #14 – Descomplicando o frete no Brasil, o podcast abaixo, você conhece algumas opções voltadas para o e-commerce, além dos Correios:

Tipos de serviço dos Correios

Além dos tipos de envio que já conhecemos, os Correios oferecem alguns outros serviços que podem ser úteis ao seu negócio. Conheça-os abaixo:

Disque Coleta

Para qualquer uma das formas de encomenda citadas acima, a estatal oferece o Disque Coleta, serviço que busca as encomendas na sua casa ou empresa para que você não precise fazer a postagem nos Correios pessoalmente. Para utilizá-lo, basta se cadastrar no site da empresa e contratar essa opção sempre que necessário para PAC e Sedex.

Rastreamento de pedidos

É mandatório para quem tem uma loja virtual informar aos compradores a data de postagem e o código de rastreamento dos produtos.

Sempre que você enviar uma embalagem pelos Correios, há a opção de solicitar esse código. Se você possui uma loja virtual na Nuvemshop, basta acessar o número do pedido no seu Administrador Nuvem e inserir o código no campo correspondente para que seu cliente receba essa informação por e-mail automaticamente.

Logística reversa

Essa é um conceito cada vez mais importante para quem quer crescer no mundo do e-commerce. O serviço de logística reversa dos Correios possibilita que seus clientes possam devolver os produtos com defeito, por exemplo, sem que eles tenham que pagar pelo frete.

Funciona em um modelo “a cobrar”, ou seja, o cliente entra em contato sobre a troca e você envia a ele uma espécie de ticket gerado pelo sistema dos Correios para que ele possa postar o produto de volta à origem. Os custos dessa devolução ficam a cargo do lojista.

É importante ressaltar que para todas as compras online os clientes têm o direito de trocar o produto adquirido sem precisar pagar nada mais por isso. Portanto, mesmo que você opte por não utilizar a ferramenta dos Correios, é indicado procurar uma empresa que possa fazer esse tipo de coleta.

Contrato com os Correios

Para os lojistas virtuais que realizam postagens regularmente, é possível firmar um contrato — que nada mais é que um acordo entre você e os Correios para o envio dos produtos vendidos no seu e-commerce.

Neste caso, há um valor mínimo por mês em vendas que você deve enviar utilizando a postagem dos Correios para que o contrato continue válido. E, geralmente, o montante gasto com o envio dos produtos deve ficar acima de R$ 200 para que sua loja online seja elegível para um contrato. Contudo, esse valor mínimo pode mudar de acordo com os tipos de envio que pretende oferecer aos seus clientes.

Em troca, os Correios oferecem diversas vantagens, como coleta e pagamento faturado, além da opção de logística reversa que explicamos acima.

Saiba mais em: O que é contrato com os Correios e como ele funciona

Endereçador web

Se você já tem uma loja virtual com a Nuvemshop não precisará acessar o site dos Correios para utilizar esse serviço, pois geramos a etiqueta para você automaticamente.

No entanto, caso você ainda não utilize a nossa plataforma, é muito simples gerar a etiqueta de envio acessando o Endereçador web e clicando no modo “versão para encomendas”. Depois, é só preencher os dados do remetente e destinatário e imprimir.

Tudo certo?

Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido as informações sobre os principais tipos de envio dos Correios e a respeito dos serviços oferecidos pela estatal.

É importante ressaltar que, apesar de oferecerem um bom serviço para as lojas virtuais, é sempre bom avaliar outras opções de envio além dos Correios. Assim, você será capaz de oferecer os melhores prazos e preços para os clientes do seu e-commerce.

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