O que é Curva ABC no estoque e como usar? [+ planilha grátis]

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Funcionária do estoque utiliza a Curva ABC para organizar os produtos.
Pontos principais do artigo:
  • Curva ABC é um método de classificação usado para otimizar a gestão de estoque das empresas. Ele consiste no agrupamento de itens estocados de acordo com sua importância para o negócio, considerando o giro de cada produto e o faturamento gerado;
  • Com ela, você entende quais produtos são mais importantes para o seu negócio seguindo o Princípio de Pareto, que determina que 80% dos resultados derivam de 20% dos esforços ou investimentos;
  • Baixe agora a Planilha de curva ABC + Matriz BCG grátis da Nuvemshop para classificar seus produtos corretamente, otimizar seu estoque e investir nos itens que valem mais a pena!

Você sabe quais produtos representam a maior parte do faturamento da sua loja? E quais vendem muito, mas ainda rendem pouco? Essas e outras perguntas são respondidas com o método da Curva ABC.

Essa metodologia parte do princípio de que 20% dos seus produtos contribuem com 80% dos resultados do seu negócio. Dessa forma, a Curva ABC permite que você classifique os itens armazenados conforme sua importância para o faturamento da empresa, separando os produtos em curva A, B ou C.

Parece complicado? Relaxe, vamos ajudar você a fazer uma Curva ABC no Excel com uma planilha exclusiva, além de mostrar as vantagens desse método para o seu negócio. Vem com a gente? 👀

Antes de acompanhar o passo a passo, você já pode baixar sua planilha de Curva ABC grátis:

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O que é Curva ABC?

Curva ABC é um método de classificação usado para ordenar informações de acordo com o seu grau de importância. Serve para ajudar a categorizar o que tem mais importância dentro de um negócio.

A classificação é realizada nas categorias A, B e C. Com base nos produtos vendidos pela empresa, a estratégia propõe a categorização:

  • Categoria A: produtos com maior faturamento;
  • Categoria B: produtos com faturamento médio;
  • Categoria C: produtos com baixo faturamento.

Assim, a Curva ABC é uma ferramenta que auxilia a otimizar a gestão de estoque das empresas. Ele consiste no agrupamento de itens estocados de acordo com sua importância para o negócio, considerando o giro de cada produto e o faturamento gerado.

O que é o Princípio de Pareto?

A Curva ABC deriva do Princípio de Pareto, também conhecido como “regra 80/20”. Esse conceito, criado pelo economista italiano Pareto em 1892, determina que 80% dos resultados derivam de 20% dos esforços ou investimentos.

Quando essa regra é aplicada ao estoque, observamos que 80% do faturamento de uma empresa vem de 20% dos seus produtos. Logo, é preciso ter uma estratégia para focar energia nos itens que vendem mais e proporcionam maior lucro, dividindo o estoque conforme a relevância de cada produto nos resultados do negócio.

Por exemplo: alguns produtos podem vender muito, mas representam pouco em relação ao faturamento total. Por outro lado, pode haver produtos de menor giro, mas que trazem um faturamento maior.

É aí que entra a Curva ABC, um método utilizado por gestores para determinar o percentual de contribuição de cada grupo de produtos para os resultados da empresa.

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Como funciona a Curva ABC de estoque?

Com a Curva ABC, os itens em estoque são organizados nas seguintes categorias:

Gráfico da Curva ABC.

Veja o que significa cada classe de produtos:

Produtos de curva A

Os produtos A representam 20% do estoque e somam cerca de 80% do faturamento de uma empresa. Logo, eles devem ser priorizados na estratégia de gestão de estoque.

É fundamental garantir que sempre haja disponibilidade desses itens e que eles sejam promovidos na empresa. Por isso, o ideal é planejar a reposição deles com antecedência e criar estratégias de vendas exclusivas para potencializar seus resultados.

Ao focar nos itens de curva A, você vai estar, automaticamente, cuidando da saúde financeira do negócio.

Produtos de curva B

Os produtos B representam 30% do estoque e somam cerca de 15% do faturamento. Eles também têm boa saída, embora menor do que os de curva A.

São produtos que merecem atenção moderada, pois têm uma boa margem de contribuição, colaboram para a estabilidade do negócio e podem aumentar o ticket médio dos clientes.

Logo, é importante que você garanta o fornecimento destes produtos, principalmente se tiverem alta margem de lucro, e pense em maneiras para aumentar sua participação no faturamento.

Algumas ideias para promover os produtos de classe B são oferecer cupons de desconto, fazer promoções e investir em cross-selling e up selling.

Produtos de curva C

Os produtos C são os de menor importância do estoque em termos de movimentação, ou seja, os 50% estocados que representam somente 5% das vendas. Eles merecem atenção porque têm o menor giro entre os itens e, ao mesmo tempo, geram custos no armazenamento.

Isso não significa que eles devam ser eliminados ou desconsiderados, mas é importante monitorar de perto as vendas para entender se são de fato rentáveis ou se podem gerar prejuízo a longo prazo. Se este for o caso, vale considerar tirá-los de linha.

Para movimentar esta categoria, você pode montar kits de produtos com itens “queridinhos” do seu portfólio, ou oferecê-los como brinde no carrinho a partir de um determinado valor de pedido.

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Benefícios de usar a Curva ABC

Você já deve imaginar por que a Curva ABC é tão importante para o seu negócio, não é mesmo? Com ela, você sabe exatamente quais produtos contribuem mais ou menos para os resultados do seu negócio.

Dessa forma, fica mais fácil gerenciar o estoque e criar estratégias de vendas para trabalhar seu portfólio de forma eficiente. O objetivo, claro, é focar nos produtos que geram maior lucro, garantir um alto giro de estoque e evitar custos com itens parados.

Usando a Curva ABC, você pode organizar seus itens de acordo com a proporção sobre o faturamento, margem de lucro, custo de armazenamento, giro, entre outros critérios.

Confira de que forma a Curva ABC ajuda as empresas:

Melhora o planejamento de compra

Ao aplicar a Curva ABC no estoque você consegue saber exatamente quais produtos precisam estar disponíveis, quais devem ter uma reposição moderada e aqueles que podem operar com estoque mínimo.

Com isso, você reduz compras desnecessárias, evita rupturas de estoque e consegue ter maior eficiência no abastecimento do seu armazém.

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Reduz desperdícios

Manter o equilíbrio entre oferta e demanda pode ser uma tarefa desafiadora para vários empreendedores, isso porque quando o planejamento sai errado o resultado é excesso de mercadorias que acabam ocupando espaço e gerando custos desnecessários.

Com a Curva ABC, é possível identificar quais produtos têm baixa participação no faturamento e menor frequência de venda (categoria C). Com isso, você pode evitar compras em excesso, reduzir o volume de estoque parado e realocar investimentos em itens com maior giro e retorno financeiro.

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Aumenta a lucratividade

Como vimos, com a Curva ABC é possível definir os produtos que geram maior faturamento para o negócio (categoria A). Assim, ao aplicar a estratégia na sua empresa, é possível concentrar esforços nos produtos desta categoria, já que são eles os responsáveis por movimentar o caixa.

Dessa forma, é possível aumentar o giro de estoque dos produtos com maior demanda, melhorar o processo de compras e negociações com fornecedores e criar campanhas de marketing voltadas para itens de maior valor percebido, por exemplo.

Como fazer Curva ABC no Excel?

Se você quer saber como fazer Curva ABC no Excel, a boa notícia é que temos uma planilha pronta e gratuita para ajudar você nessa tarefa. Baixe agora e acompanhe nosso passo a passo:

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1. Salve uma cópia da planilha

Para editar a planilha de Curva ABC, você pode criar uma cópia do arquivo no Google ou baixá-la em formato .xlsx para usar diretamente no Excel. Lembre-se de preencher apenas os campos em branco nas colunas e deixar que os campos numéricos façam os cálculos sozinhos.

Captura de tela planilha Curva ABC da Nuvemshop

2. Colete as informações necessárias

Para preencher sua Curva ABC no Excel, você deve coletar as seguintes informações:

  • Período analisado, que pode ser a última semana, o último mês, trimestre ou ano;
  • Listagem de produtos da sua loja virtual;
  • Quantidade vendida de cada produto no período;
  • Preço médio de venda de cada produto no período.

3. Insira as quantidades e valores de produtos vendidos

Nas primeiras quatro colunas, você deve inserir o código, descrição, quantidade vendida e o preço dos produtos que a sua loja vendeu no período que gostaria de analisar.

Desta forma, o valor total de vendas de cada item aparecerá automaticamente na planilha, assim como o percentual de vendas de cada produto em relação às vendas totais, conforme o exemplo abaixo:

Captura de tela preenchimento dos dados na planilha de Curva ABC da Nuvemshop

4. Descubra os produtos de curva A, B e C

Agora, é só somar os percentuais das primeiras linhas da tabela até que estas formem próximo a 80% do faturamento total. Esses produtos são os da categoria A e merecem sua total atenção!

Em seguida, some as linhas seguintes até obter cerca 15% do valor total do faturamento. Os produtos resultantes são os da curva B.

E as últimas linhas de produtos, que somam próximo a 5% do faturamento, indicarão os produtos de curva C.

Aproveite e use também a Matriz BCG para classificar seus produtos e investir em estratégias certeiras.

Tudo certo sobre a Curva ABC?

Ficou claro o que é Curva ABC e como você pode utilizar esse método para otimizar sua gestão de estoque e de produtos? Se você quer melhorar os resultados da sua loja online, baixe agora a planilha e comece a investir nos produtos certos!

E se você ainda não tem um e-commerce, aproveite a chance de criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop. Você não paga nada e tem direito a layouts personalizados, meios de pagamento e envio, integrações com redes sociais e muito mais! E nem precisa ter conhecimentos técnicos para isso.💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre Curva ABC

Curva ABC é um método de classificação usado para otimizar a gestão de estoque das empresas. Ele consiste no agrupamento de itens estocados de acordo com sua importância para o negócio, considerando o giro de cada produto e o faturamento gerado.

A função da Curva ABC é determinar o percentual de contribuição de cada grupo de produtos para os resultados da empresa. Resumidamente, 20% dos produtos geram 80% dos resultados; 30% geram 15% dos resultados; e 50% geram somente 5% do valor.

Para fazer uma Curva ABC, você deve utilizar uma planilha de Excel preenchida com os dados dos produtos vendidos pela empresa. Aproveite e baixe o modelo gratuito da Nuvemshop.

Sim, empresas de pequeno porte se beneficiam da Curva ABC, pois precisam usar seus recursos de forma estratégica. A técnica ajuda a investir melhor em estoque, evitar produtos parados e entender o que realmente vende.

Sim, a Curva ABC também é usada para análise de clientes, fornecedores, tempo de processos, entre outros. Por exemplo: identificar quais clientes geram mais receita para o negócio.

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