Atributos de um produto: como cadastrar e gerar conversão

Imagem de tela de computador mostrando atributos de um produto em loja virtual, ao lado de itens para separação e envio

Os atributos de um produto são as características que permitem aos clientes entender sobre o que ele se trata, para que serve e quais são os seus principais benefícios. Eles podem ser físicos, funcionais, emocionais, sociais e ajudam as pessoas a entender o que esperar ao realizarem suas compras. Dessa forma, uma boa descrição do produto pode ajudar na tomada de decisão e a evitar frustrações aos consumidores, já que receberão exatamente o que foi descrito.


Com tanta variedade de produtos disponíveis no mercado, muitas vezes é difícil escolher qual é a melhor opção para suprir nossos desejos e necessidades, não é mesmo? Neste contexto, os atributos de um produto, aliados a uma boa descrição, fazem toda a diferença.

Essa explicação detalhada se faz necessária sobretudo no e-commerce, em que as pessoas literalmente precisam de orientação da empresa para entender quais são as suas funções, benefícios e diferenciais, uma vez que não estão fisicamente próximas aos itens.

Diante disso, é imprescindível o uso de imagens, vídeos e textos que especifiquem com clareza todas as características relevantes de uma mercadoria. Desse modo, você não só irá informar os consumidores sobre o seu portfólio, mas também conseguirá despertar o interesse e gerar mais vendas.

Outra vantagem é que os atributos ajudam nos filtros de pesquisa, direcionando o público e facilitando a experiência de compra. Com isso, aumenta-se também a chance de conversão.

Agora que você já entendeu o poder dos atributos de um produto, que tal saber um pouco mais sobre o assunto? Vem com a gente e saiba quais são as particularidades que você pode (e deve) ressaltar no seu cadastro de produtos! 📦

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O que são atributos de um produto?

Atributos de um produto são as características que fazem com que suas funcionalidades e benefícios sejam compreendidos pelos consumidores. Eles ajudam o público a comprar com mais facilidade e clareza, além de ressaltar os diferenciais de cada marca.

Desse modo, são essenciais para valorizar a qualidade e as funções das peças, fazendo com que a loja seja mais buscada, desejada e, consequentemente, aumente a sua autoridade perante os consumidores.

💡 Saiba mais: O que é valor agregado e como usá-lo para valorizar a sua marca?

Por que fazer uma boa descrição de produto?

Uma boa descrição de produto está diretamente relacionada ao interesse do público. Dessa forma, quanto mais informações e atratividade um anúncio tiver, maiores serão as chances de atrair um cliente disposto a comprar.

Portanto, veja mais algumas vantagens de escolher bem os atributos de um produto e caprichar na sua descrição:

  • Os consumidores compreendem as funções, dimensões e características gerais das mercadorias, avaliando se devem adquiri-la ou não;
  • As qualidades ajudam a despertar desejo, já que influenciam as emoções;
  • A comparação de itens entre uma marca e seus concorrentes fica mais clara, o que pode ser um fator de diferenciação;
  • Proporciona aos clientes todo o embasamento necessário para uma decisão de compra acertada e confiável;
  • Transmite autoridade e confiança à empresa, uma vez que demonstra conhecimento técnico sobre cada um de seus itens;
  • Diminui os questionamentos ao setor de atendimento, melhorando o tempo de resposta;
  • Aumenta a probabilidade de visibilidade nos mecanismos de busca, como o Google, aprimorando o SEO.

Acredite, uma boa descrição de produto pode ser determinante para aumentar a taxa de conversão da sua loja. Principalmente se ela for online, ambiente em que as pessoas são dependentes das referências para poderem comprar com convicção.

👉 Ferramenta grátis: Gerador de descrição de produto

Exemplos de atributos de produto

Os atributos de produto podem ser classificados de acordo com alguns critérios ligados à compreensão e à percepção dos clientes. São eles:

  • Atributos físicos;
  • Atributos funcionais;
  • Atributos emocionais;
  • Atributos sociais.

A seguir, entenda mais sobre cada um:

Atributos físicos

Atributos físicos são os processados pelos sentidos, tais como cores, peso, dimensões, texturas, sabores e cheiros.

Como exemplo, temos a descrição dos Ecolápis Caras e Cores da Faber-Castell:

Especificações

  • 24 cores + 6 tons de pele
  • Cores mais vivas e ótima cobertura
  • Produzidos com madeira 100% reflorestada

Atributos funcionais

Atributos funcionais são as características de uso prático que definem a serventia e desempenho de uma mercadoria no dia a dia. Enquadram-se nessa classificação a composição, armazenamento, durabilidade, ergonomia, resistência, entre outros benefícios.

Na página de produto do ‌Secador Unique 3100W Digital da Taiff, na área de mais informações sobre o produto, temos o exemplo:

  • Marca: Taiff
  • Modelo: secador Vulcan 2500W Digital
  • Linha: Diamante
  • Uso: profissional
  • Tipo: portátil
  • Características: motor de longa duração
  • Tecnologia: motor digital + gerador de íons negativos + grade revestida de cerâmica + tampa traseira magnética
  • Temperatura: combina temperaturas, velocidades e jato de ar frio.
  • Comprimento do fio: 3 metros
  • Voltagem: 220V
  • Consumo aproximado de energia: 2,50 kWh

Atributos emocionais

Atributos emocionais, como o nome já diz, conectam-se às emoções e aos sentimentos e contribuem para despertar o desejo e o senso de urgência. Como exemplos destes tipos de atributos podemos citar imagens, design, marca e, até mesmo, suas funcionalidades.

Uma marca conhecida por usar o apelo emocional em suas campanhas publicitária é a Coca-Cola, que por muito tempo usou como slogan a frase: “Abra a felicidade”, estimulando a inspiração e a felicidade por meio do seu consumo.

Atributos sociais

Atributos sociais relacionam-se à identificação ou status que o produto transmite e confere aos seus compradores, e podem estar relacionados ao pertencimento a um grupo ou à exclusividade, por exemplo.

Um caso clássico é da linha de smartphones da Apple, os iPhones. Na página de produto do iPhone 15, por exemplo, temos como atributo social a seguinte descrição, que nos ajuda a entender o estímulo ao pertencimento:

Dynamic Island.

Não deixa você boiando.

A Dynamic Island mostra alertas e Atividades ao Vivo para você não perder nenhuma informação enquanto faz outras coisas. Fica fácil de saber a música que está tocando, o placar do jogo, o status do seu voo e o que quiser.

Sendo assim, entenda quais são os pontos fortes dos seus produtos para revenda em cada uma dessas áreas e capriche no conteúdo para levar ao público exatamente o que ele está buscando.

Como valorizar os atributos de um produto?

Existe uma grande diferença entre valor e preço quando falamos de produtos. Afinal, por mais simples ou funcional que a mercadoria seja, sempre há uma forma de ressaltar suas qualidades e sair na frente da concorrência.

Para isso, sugerimos que você se atente aos seguintes pontos:

  • Entenda o que seu público necessita e quais são as informações que esperam encontrar;
  • Invista em diversidade e qualidade de imagens e vídeos demonstrativos;
  • Destaque os diferenciais do seu produto em relação aos concorrentes;
  • Descreva-os de forma clara, usando linguagem simples e objetiva para que a descrição seja facilmente compreendida;
exemplo de atributos de produto aplicada em imagem na loja aff the hype

Exemplo de atributos de produto descritos em imagem na loja aff the hype

Na imagem acima, a loja aff the hype coloca alguns de seus atributos físicos, como laminação fosca, arte original, pôster enrolado e moldura não inclusa em uma das imagens cadastradas no site por meio de texto e ícones, tornando simples a visualização e fixação da mensagem.

Deste modo, destaque detalhadamente as funcionalidades dos seus produtos e os diferenciais de seus serviços. Isso fará com que os consumidores sintam que seus itens têm valor e aumentará a probabilidade de comprarem da sua marca.

Descritivo de atributos de produto da loja Petvegan

Exemplo de descrição detalhada da loja PetVegan

Acima, a loja PetVegan traz uma descrição detalhada de um dos seus produtos, informando não somente todos os seus ingredientes, como também os atributos de saudabilidade que proporcionam, como a maçã e o espinafre, que são ricos em cálcio e fibras para fortalecimento do esmalte dentário, entre outros.

Ao mesmo tempo, estimular o review, ou seja, a avaliação das pessoas que já consumiram os produtos, é uma ótima forma de validar seus atributos e demonstrar confiabilidade.

💡 Saiba mais: O que é comunicação visual, qual a importância e como trabalhar a da sua marca?

Como fazer o cadastro de produtos no e-commerce?

Conforme citamos, todos os formatos de loja devem valorizar, de alguma maneira, os atributos de um produto. No entanto, para o e-commerce isso é ainda mais importante, uma vez que as pessoas não terão contato físico com os itens.

Mas o cadastro de produtos não precisa ser um tabu para quem tem um comércio eletrônico. Normalmente, as plataformas de e-commerce oferecem recursos de cadastro de produtos que facilitam a inserção das informações.

É o caso da Nuvemshop, que tem o painel administrativo mais intuitivo e fácil de administrar dentre todos os seus concorrentes.

Vem com a gente entender mais sobre esse assunto!

Cadastro de produtos na Nuvemshop

Com a Nuvemshop, você pode fazer o cadastro de produtos manualmente ou carregá-los em massa.

Algumas informações que você deverá preencher no cadastro manual são:

  • Imagens do item;
  • Vídeo do produto (se houver);
  • Nome e descrição;
  • Preços (original e promocional, caso defina condições especiais);
  • Quantidade de itens em estoque;
  • Códigos do produto (SKU, GTIN, EAN, ISBN etc.);
  • Tipo de produto (físico ou virtual);
  • Peso e dimensões;
  • Categoria;
  • Variações.

👉 Ferramenta grátis: Gerador de SKU

Confira o vídeo em que explicamos mais sobre o assunto:

Já no cadastro massivo, é possível importar por arquivo CSV até dois mil produtos de uma só vez. Para isso, você pode seguir as orientações sobre como fazer o cadastro massivo da Nuvemshop e contar com a integração com ferramentas complementares, como a Automagico.

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Tudo entendido sobre os atributos de um produto?

Os atributos de um produto são um dos principais fatores na decisão de compra, pois fazem com que os consumidores entendam quais são as funcionalidades e benefícios da mercadoria. Além disso, eles ajudam na tomada de decisão e a realizar compras mais satisfatórias.

Dessa forma, se você ainda não se aventurou no mundo do comércio eletrônico, chegou a hora! A Nuvemshop oferece mais de 60 temas personalizáveis para que sua loja esteja de acordo com a sua identidade visual, com o profissionalismo que ela merece e com os atributos de produto em evidência!

Além, é claro, da vantagem de ter a praticidade do cadastro de produtos simples e rápido que citamos acima. Crie sua loja virtual grátis em poucos instantes para ressaltar todas as vantagens que nós sabemos que o seu produto tem! 🌟💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre atributos de um produto

Atributos de um produto são o conjunto de características que o identificam e ajudam a descrever a aparência, as funcionalidades e as sensações que o item oferece. Estas particularidades ajudam a ressaltar seus benefícios, diferenciando-o de outros produtos do mercado.

Os atributos de um produto podem ser classificados como físicos (cores, peso, dimensões), funcionais (composição, armazenamento, durabilidade, ergonomia), emocionais (design, marca) e sociais (status, diferenciação, exclusividade). Cada um destes aspectos serve a um propósito, sendo, muitas vezes, complementares.

Para fazer a descrição dos atributos de um produto, é fundamental conhecer o público-alvo e suas necessidades, usar linguagem clara e objetiva, bem como evidenciar seus benefícios e características por meio de imagens, vídeos e textos bem elaborados.

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