Como obter um diferencial e recompensar os clientes do seu e-commerce

Pacote de presente

São muitas as técnicas de abordagem que podem te ajudar a vender mais em seu e-commerce. Mas uma delas é essencial e requer um cuidado ainda maior: diferenciar-se da concorrência.

Oferecendo verdadeiros benefícios aos seus clientes, você consegue incentivá-los a comprar mais e também aumenta as chances de fidelização – afinal, quem não gosta de se sentir especial? Essa estratégia se trata, basicamente, de colocá-los em uma posição vantajosa e conceder privilégios. E nós sugerimos algumas formas de fazer isso:

1. Brinde aos primeiros que comprarem

Lembra-se da técnica Scarcity? Você pode aproveitá-la novamente agora. Selecione os principais produtos da sua loja (aqueles mais vendidos ou mais visitados) e anuncie que os primeiros a levá-los ganharão um brinde especial.

Além de apressar a compra dos indecisos, essa é uma boa oportunidade para recompensar os que forem mais ágeis. Eles se sentirão satisfeitos por conseguirem e provavelmente voltarão a conferir sua loja no futuro para tentar “ganhar” outras vezes.

2. Frete grátis para a segunda compra

Já compraram? Antecipe-se e ofereça a esses mesmos consumidores frete gratuito para a próxima vez. Você pode, por exemplo, enviar um e-mail anunciando a novidade, avisando que durará por pouco tempo.

Outra opção é divulgar esse benefício em um banner da sua loja (aprenda a fazê-los aqui) e, quando alguém comprar pela primeira vez, enviar o código de frete grátis para ser usado futuramente. Isso poderá incentivar os novos visitantes a experimentarem o seu produto, sabendo que terão vantagens posteriores.

3. Preços especiais

Vale a pena também convidar as pessoas a se cadastrarem em seu e-commerce e oferecer preços ou condições de pagamento exclusivos para elas. Além de vender mais, você ainda aumenta sua base de contatos para campanhas sazonais de e-mail marketing.

Quem já faz isso muito bem é o Submarino. No exemplo abaixo, uma SmartTV no valor de R$ 2984,99 pode ser normalmente parcelada em até oito vezes. Com o Cartão Submarino, contudo, sai por R$ 2686,49 ou 20 parcelas de R$ 149,25:

Exemplo de técnica de venda Submarino

4. Cupons de desconto exclusivos

Dependendo do valor da compra, é possível ainda oferecer um cupom de desconto proporcional. Deixe as regras claras em sua página para que todos saibam como ter acesso ao benefício, como no exemplo:

  • A cada R$ 30 em compras, ganhe 5% de desconto na próxima;
  • A cada R$ 50 em compras, ganhe 10% de desconto na próxima;
  • Em compras acima de R$ 100, ganhe 20% de desconto (na mesma).

Outra alternativa é disponibilizar cupons futuros apenas para quem comprar determinados produtos (os de maior valor). Assim, o cliente saberá que estará pagando um pouco mais dessa vez, mas terá uma economia na segunda compra. Aprenda a fazer os seus neste artigo.

5. Programa de pontos

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar a técnica mais popular de fidelização de clientes: programa de pontos. Contar com esse recurso em sua loja virtual é uma boa forma de agregar todos os fatores que mencionamos anteriormente: incentivar novos clientes a comprarem e valorizar os antigos.

Além disso, a iniciativa garante um bom ROI, já que reter consumidores é mais barato do que atrair novos. Para mais detalhes sobre essa estratégia, confira nosso e-book gratuito produzido em parceria com a WoowUp:

Gostou?

Cada uma dessas técnicas é simples de ser colocada em prática e tem o poder de multiplicar as vendas do seu e-commerce. Capriche ao elaborá-las, seja original e garanta seu lugar de destaque na internet!

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Luane Silvestre

Integra a equipe de conteúdo da Nuvem Shop e, como era de se esperar, adora escrever e não dispensa um bom café. É técnica em Informática, licenciada em Letras e especialista em Marketing - e tenta juntar tudo isso por aqui.

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