Como fazer um orçamento perfeito para e-commerce em 2021?

Por: Larissa Brioso
Como fazer um orçamento perfeito para e-commerce em 2021?

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A taxa de empreendedorismo tem crescido no Brasil nos últimos anos. Fato este que se comprova na pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), aplicada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

Nesse ínterim, é possível vermos o crescimento do e-commerce, que nada mais são do que lojas virtuais, baseadas no comércio eletrônico, as quais permitem a venda pela internet de produtos ou serviços.

A grande questão que afeta a maioria desses empreendimentos, principalmente das pequenas empresas, está relacionada à falta de controle financeiro que compromete o desempenho esperado.

Por isso, é de vital importância que o empreendedor saiba fazer, por exemplo, um orçamento específico para seu negócio.

Dessa forma, se você tem ou já teve interesse em montar sua loja virtual, aprenderá neste artigo as principais estratégias para fazer um orçamento perfeito para seu e-commerce.

6 dicas para criar o orçamento perfeito para um e-commerce

Um bom empreendedor tem ciência de que um negócio exige, antes de tudo, um plano de negócios e um gerenciamento financeiro adequado.

Sabendo disso, para fazer um orçamento perfeito para a sua loja virtual, é necessário focar nos seguintes passos:

1. Defina os objetivos do e-commerce

Quais os objetivos do seu negócio?

Sem determinar os objetivos do e-commerce é muito mais difícil crescer, pois objetivos bem planejados e definidos são o primeiro passo para o sucesso de todo negócio.

Afinal, que público você visa a atingir? O que diferencia você da concorrência? Catálogo de produtos? Preço? O que você pretende alcançar no curto, médio e longo prazo desse empreendimento?

Pense com calma, anote suas metas e vamos para o próximo passo!

2. Faça uma lista de materiais para sua loja

Não é porque a loja é virtual que você deve abrir mão de uma lista de materiais.

Pelo contrário, este ponto é fundamental para uma boa primeira impressão do seu e-commerce.

Você precisa listar, por exemplo, o que o seu cliente irá ver em sua página de vendas: vídeos e fotos em alta definição, suporte de atendimento ao cliente, programa de parceria, etc.

Além disso, deve avaliar todos os custos e prazos de entrega desses requisitos favoráveis à sua loja.

3. Pesquise e refine seus concorrentes

Sabia que você tem muito o que aprender com a concorrência? Não somente entender onde se encaixa no mercado, mas também tê-la como benchmark de sucesso, fator muito importante para o crescimento de todo negócio.

Se você já sabe os produtos que irá ofertar e o público que irá atingir, poderá pesquisar referências para a sua loja virtual e assim, na hora de fazer seu orçamento empresarial, terá uma base de preços e um determinado modelo que deseja seguir.

Claro que nenhuma marca conseguirá atender todas as suas necessidades, mas com isso você conseguirá melhorar conforme for colocando em prática suas atividades.

4. Monte seu catálogo de produtos

Esse passo é crucial para o seu orçamento.

Se fizer um planejamento correto, certamente conseguirá manter seu balanço financeiro positivo em um prazo não tão longo.

Nesse sentido, tente responder os seguintes questionamentos:

Quais as categorias dos produtos que serão oferecidas? Onde irá comprar? Irá terceirizar? Quanto isso irá lhe custar?

Aprenda a fazer as perguntas certas e tente respondê-las da forma mais clara possível.

5. Faça seu orçamento

Agora que já sabe o que irá utilizar e quanto irá lhe custar, é hora de registrar em uma planilha entrada e saída de dinheiro planejadas.

No entanto, aqui cabe uma observação muito importante: lembre-se de estabelecer uma ordem de prioridades!

Até porque, você não tem recursos infinitos.

Então, não deve gastar todo o seu dinheiro apenas com a execução de uma parte da construção da sua loja virtual.

Não se esqueça que você precisará de dinheiro, por exemplo, para a divulgação do seu empreendimento. Tudo certo?

6. Verifique como está se saindo

Após montar o orçamento da sua loja virtual, cuidado para não pular etapas, visto que precisa seguir o seu planejamento incluindo os valores que espera serem gastos para que seu e-commerce fique pronto no prazo desejado e cumpra com os seus objetivos idealizados.

Após uma criteriosa análise do seu progresso, verifique se suas finanças estão se comportando conforme o esperado.

Caso contrário, é necessário rever suas estratégias.

Conclusão

Agora que você já sabe como fazer o orçamento perfeito para uma loja online, chegou o momento de colocá-lo em prática!

Afinal, com todas essas dicas, ficou nítido que o empreendedorismo por meio de e-commerce envolve muito mais do que apenas a criação de um site, não é mesmo?

Como todo negócio, ele também exigirá de você um planejamento financeiro eficiente.

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