Guia completo para fazer orçamento para loja virtual

Pote de moedas virado na mesa representa o orçamento para loja virtual

A taxa de empreendedorismo tem crescido no Brasil nos últimos anos. Fato este que se comprova na pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), aplicada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP). Mas você sabe como se destacar em um mercado tão competitivo? Fazer um orçamento para loja virtual pode ser uma das alternativas.

Isso porque, a grande questão que afeta a maioria dos novos negócios, principalmente das pequenas empresas, está relacionada à falta de controle financeiro que compromete o desempenho esperado.

Por isso, é de vital importância que o empreendedor saiba fazer, por exemplo, um orçamento específico para seu negócio.

Dessa forma, se você tem ou já teve interesse em montar uma loja virtual, aprenderá neste artigo as principais estratégias para fazer um orçamento para loja virtual. Então, vamos lá?

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Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Como fazer um orçamento para loja virtual?

Um bom empreendedor tem ciência de que um negócio exige, antes de tudo, um plano de negócios e um gerenciamento financeiro adequado.

Sabendo disso, para fazer um orçamento perfeito para a sua loja virtual, é necessário focar nos seguintes passos:

1. Defina os objetivos do e-commerce

Quais os objetivos do seu negócio? Sem determinar os objetivos do e-commerce é muito mais difícil crescer, já que objetivos bem planejados e definidos são o primeiro passo para o sucesso de todo negócio.

Afinal, que público-alvo você visa a atingir? O que diferencia você da concorrência? Catálogo de produtos? Preço? O que você pretende alcançar no curto, médio e longo prazo desse empreendimento?

2. Faça uma lista de materiais para sua loja

Não é porque a loja é virtual que você deve abrir mão de uma lista de materiais. Pelo contrário, este ponto é fundamental para uma boa primeira impressão do seu e-commerce.

Você precisa listar, por exemplo, o que o seu cliente irá ver em sua página de vendas: vídeos e fotos em alta definição, suporte de atendimento ao cliente, programa de parceria, etc.

Além disso, deve avaliar todos os custos e prazos de entrega desses requisitos favoráveis à sua loja.

3. Pesquise e refine seus concorrentes

Sabia que você tem muito o que aprender com a concorrência? Não somente entender onde se encaixa no mercado, mas também tê-la como benchmark de sucesso, fator muito importante para o crescimento de todo negócio.

Se você já sabe os produtos que irá ofertar e o público que irá atingir, poderá pesquisar referências para a sua loja virtual e assim, na hora de fazer seu orçamento empresarial, terá uma base de preços e um determinado modelo que deseja seguir.

Claro que nenhuma marca conseguirá atender todas as suas necessidades, mas com isso você conseguirá melhorar conforme for colocando em prática suas atividades.

4. Monte seu catálogo de produtos

Esse passo é crucial para o seu orçamento. Se fizer um planejamento correto, certamente conseguirá manter seu balanço financeiro positivo em um prazo não tão longo.

Nesse sentido, tente responder os seguintes questionamentos:

  • Quais as categorias dos produtos que serão oferecidas?;
  • Onde irá comprar?;
  • Irá terceirizar?;
  • Quanto isso irá te custar?

Aprenda a fazer as perguntas certas e tente respondê-las da forma mais clara possível.

5. Faça seu orçamento

Agora que já sabe o que irá utilizar e quanto irá lhe custar, é hora de registrar em uma planilha de entrada e saída de dinheiro planejadas. Para te ajudar com isso, criamos uma planilha de fluxo de caixa grátis!

No entanto, aqui cabe uma observação muito importante: lembre-se de estabelecer uma ordem de prioridades!

Até porque, você não tem recursos infinitos. Então, não deve gastar todo o seu dinheiro apenas com a execução de uma parte da construção da sua loja virtual.

Não se esqueça que você precisará de dinheiro, por exemplo, para a divulgação do seu empreendimento.

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6. Verifique como está se saindo

Após montar o orçamento da sua loja virtual, cuidado para não pular etapas, visto que precisa seguir o seu planejamento incluindo os valores que espera serem gastos para que seu e-commerce fique pronto no prazo desejado e cumpra com os seus objetivos idealizados.

Após uma criteriosa análise do seu progresso, verifique se suas finanças estão se comportando conforme o esperado. Caso contrário, é necessário rever suas estratégias.

Pronto para montar o orçamento da sua loja virtual?

Agora que você já sabe como fazer o orçamento para uma loja online, chegou o momento de colocá-lo em prática!

Afinal, com todas essas dicas, ficou nítido que o empreendedorismo por meio de e-commerce envolve muito mais do que apenas a criação de um site, não é mesmo? Como todo negócio, ele também exigirá de você um planejamento financeiro eficiente.

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Perguntas frequentes

Defina os objetivos do e-commerce, faça uma lista de materiais para sua loja, pesquise e refine seus concorrentes, monte seu catálogo de produtos, faça seu orçamento e verifique como está se saindo.

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