Aprenda o passo a passo de como criar uma conta no Google Ads

Por: Luiz Piovesana

Imagem ilustrativa da página inicial do Google, representando como criar uma conta no Google Ads.

Se você já vende pela internet, sabe que o marketing de performance é um dos principais pilares de uma estratégia de marketing digital.

O Google Ads, anteriormente conhecido como Google Adwords, é uma das alternativas de publicidade online para você criar anúncios e divulgar os seus produtos ou serviços. De forma simples e efetiva, você paga apenas por propagandas que os usuários, de fato, clicarem e interagirem.

Na plataforma, você pode criar campanhas segmentadas para o seu público-alvo e aumentar as vendas da sua loja virtual. Além disso, existem diferentes formatos de anúncios para você utilizar para alcançar mais pessoas.

O Google Ads disponibiliza anúncios para a Rede de Pesquisa do Google, Rede Display, Google Shopping e também para o Youtube. Você também pode definir o objetivo da campanha, como vendas, geração de leads, tráfego para o site, alcance etc.

Ficou convencido que vender no Google Ads pode ser uma ótima estratégia para o seu negócio? Então, vamos começar pelo começo: aprender como criar uma conta no Google Ads passo a passo. Pega papel e caneta e vamos lá! 📝

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

1. Crie a sua conta no Google Ads

Acesse o site do Google Ads para criar o seu cadastro. Clique em “Começar agora” no canto superior direito da tela.

Imagem mostrando como criar conta no Google Ads.

2. Faça o login com a sua conta Gmail

Se você tem uma conta do Gmail, faça o seu login por meio dela – pode ser tanto pessoal quanto empresarial. Caso você ainda não tenha nenhuma conta no Gmail, será necessário criar. Após fazer o login, é provável que o Gmail peça para você verificar a conta e realizar alguns processos de segurança.

Imagem mostrando como criar conta no Google Ads.

3. Configure as informações do negócio

Depois, você precisará configurar as informações da conta. Nessa tela, você deve informar as preferências de idioma, nome da conta, fuso horário, dados de contato e aceitar as regras e termos do Google Ads.Imagem mostrando como criar conta no Google Ads.

Ainda nessa página, você pode já configurar as informações de pagamento. Na barra de ferramentas superior, seleciona a opção “Faturamento”. Lá, você define formas e periodicidade de pagamento e país de origem e moeda que irá pagar. Além disso, você deve informar dados do responsável financeiro como CNPJ da empresa, endereço e o e-mail de contato.

Imagem mostrando como criar conta no Google Ads.

4. Crie a primeira campanha no Google Ads

Depois de fazer a configuração da conta e de pagamento, chegou a hora de criar a sua primeira campanha no Google Ads. Acesse a página de “Visão geral” e clique em “Nova campanha” para começar o processo.

Imagem mostrando como criar conta no Google Ads.

Na próxima etapa, você deve definir o objetivo da sua campanha e o formato que deseja divulgar o anúncio.

Na primeira, você precisa escolher entre: gerar vendas, leads, tráfego do site, consideração de produto e marca, alcance e reconhecimento de marca, promoção de app, visitas a lojas locais ou ainda criar uma campanha sem metas.

Imagem mostrando como criar conta no Google Ads.

Já no segundo momento, você escolhe o tipo de anúncio que deseja. As opções são: Rede de Pesquisa, Rede de Display, Google Shopping, Video, Google Discovery ou Smart.

Imagem mostrando como criar conta no Google Ads.

Após definir objetivo e tipo do anúncio, ainda nessa tela, você deve informar o endereço do site que deseja fazer a publicidade e escolher um nome para a campanha.

O próximo passo é começar a configurar a sua campanha. Primeiro você define locais que deseja divulgar, idiomas, rotação e programação de anúncios, em quais dispositivos quer que apareça, data de início e término etc.

Imagem mostrando como criar conta no Google Ads.

A etapa seguinte é muito importante: você deve definir o orçamento da sua campanha. Você deve inserir um valor médio que deseja gastar por dia e também a estratégia de lances.

Escolha qual métrica você quer focar (conversões, impressões ou cliques) e também é possível escolher o custo máximo que você quer pagar por conversão, clique ou parcela de impressões.

Imagem mostrando como criar conta no Google Ads.

💡 Saiba mais: 4 dicas de Google Ads infalíveis para otimizar campanhas

5. Faça a segmentação da sua campanha

Chegou a hora de otimizar a sua segmentação, ou seja, definir uma estratégia para alcançar o público-alvo mais próximo da sua persona – que é a representação do seu cliente ideal.

Nesse momento, você pode fazer segmentos do seu nicho de mercado, inserir informações demográficas, palavras-chaves relevantes para o seu negócio, sugerir tópicos com páginas da web que tem a ver com a temática e ainda recomendar sites, apps ou vídeos que quer exibir seus anúncios.

Lembre-se que, quanto mais você segmenta, menos público você alcança. Por isso, tenha uma estratégia definida antes de colocar sua campanha no ar e faça o teste A/B para entender qual segmentação funciona melhor para cada tipo de anúncio.Imagem mostrando como criar conta no Google Ads.

💡 Saiba mais: 7 ideias para criar campanhas mais eficientes no Google Ads

6. Crie os anúncios da campanha

Chegou a hora de você criar, de fato, os anúncios que deseja veicular nessa campanha. Por exemplo, se você escolheu um anúncio no formato da Rede de Pesquisa, você vai encontrar campos para inserir três opções de títulos, espaço para inserir a URL de destino e a descrição do anúncio.

Imagem mostrando como criar conta no Google Ads.

Lembrando que você pode criar mais de um anúncio dentro da mesma configuração de campanha, por isso, aposte em um bom copywriting para os seus anúncios e teste qual formato traz mais resultados para o seu negócio.

💡 Saiba mais: Desempenho no Google Ads: como melhorar seus anúncios?

Por último, a plataforma vai exibir um resumo da sua campanha para você conferir e, então, colocar no ar.

Revise todas as informações com atenção, principalmente, orçamento e objetivo da campanha para confirmar se é isso mesmo que você busca com essa ação.

Tudo certo? Então agora é só publicar e esperar a sua campanha começar a performar!

Imagem mostrando como criar conta no Google Ads.

Não esqueça de acompanhar e monitorar o desempenho das suas campanhas, crie relatórios e otimize seus anúncios sempre que necessário.

Resumo

Agora que você já aprendeu como criar uma conta no Google Ads, que tal colocar em prática os ensinamentos deste post e colocar no ar seus anúncios?

Mas, antes de ir embora, vamos relembrar o passo passo:

  1. Crie a sua conta no Google Ads
  2. Faça o login com a sua conta Gmail
  3. Configure as informações do negócio
  4. Crie a primeira campanha no Google Ads
  5. Crie o grupo de anúncios no Google Ads
  6. Crie os anúncios da campanha

Quer impulsionar suas vendas ainda mais? Teste a Nuvemshop por 30 dias grátis e descubra como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:

Faça como +90 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Quer mudar de vida vendendo pela internet?

Crie agora sua loja virtual com a Nuvemshop e venda de maneira profissional.

Criar minha loja

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies