O que é e para o que serve a biblioteca de anúncios?

Para quem atua no mercado digital, estratégias de anúncios pagos tendem a ser parte da rotina. Nesse contexto, ter em mente referências e dicas pode ajudar — e muito — no desempenho das campanhas. E, para isso, a biblioteca de anúncios (ou ad library, nome original no inglês) é uma grande aliada.
Se você tem interesse em saber mais sobre anúncios pagos, em especial, no Facebook e Instagram, este artigo é para você. Separamos as principais informações sobre a biblioteca de anúncios em um passo a passo completo. Vamos lá? 🧐
O que é a biblioteca de anúncios do Facebook?
A biblioteca de anúncios do Facebook é, basicamente, um catálogo que reúne todas as campanhas veiculadas na rede social. Nela, é possível ter visibilidade de todos os anúncios e anunciantes que utilizam as ferramentas do grupo Meta (Facebook, Instagram, Messenger, etc.).
Como acessar a biblioteca de anúncios?
Para acessar a ad library é muito fácil. Basta ir até o site da biblioteca de anúncios e seguir os passos que veremos a seguir.
Um ponto importante: para acessar a plataforma não é necessário ser usuário de algum serviço do grupo Meta. Ou seja, qualquer pessoa pode visitar a página. 😉
Agora, vamos ao passo a passo:
1. Selecione a categoria que deseja explorar:
2. Escreva uma palavra-chave que represente o tema que você quer buscar, como “roupas”, por exemplo:
3. Nos resultados da busca, você terá a pré-visualização de algumas informações, como as redes nas quais o anúncio está ativo:
4. Selecione o anúncio que deseja explorar clicando em “Ver detalhes do anúncio”:
5. Feito isso, será possível visualizar as fotos, o texto, o nome da página e outras informações da campanha:
6. Para fazer a busca por anunciante, basta clicar em “Filtros” e selecionar o desejado. Também é possível filtrar a pesquisa por tipo de mídia, plataforma, idioma, entre outros:
💡 Saiba mais: Como anunciar no Facebook: aprenda em 9 passos
Para o que serve a biblioteca de anúncios?
Na prática, a biblioteca de anúncios serve para visualizar as campanhas publicadas nas ferramentas do grupo Meta. Esse é um recurso que pode ser bastante enriquecedor para quem está começando a trabalhar com estratégias de anúncios pagos.
No entanto, a proposta da plataforma é promover a transparência quanto às campanhas veiculadas nas redes sociais. A ideia é que todos tenham visibilidade sobre tudo o que é publicado por meio dos serviços de anúncios da empresa, como o Facebook Ads e Instagram Ads, por exemplo.
💡 Saiba mais: Quanto custa anunciar no Facebook?
O que é possível encontrar na ad library?
Na ad library, você irá encontrar todas as campanhas de anúncios ativas nas plataformas do grupo Meta. Isso inclui:
- Fotos;
- Títulos;
- Descrições;
- Links;
- Informações da loja;
- Número de curtidas do anúncio;
- Número de seguidores da página;
- E outros detalhes.
Se o intuito é buscar referências para suas campanhas, sem dúvidas as informações disponíveis na biblioteca serão bastante úteis.
💡 Saiba mais: Marketing no Facebook: as melhores dicas para o seu negócio
Quais são as vantagens em usar a biblioteca de anúncios?
Agora que você já sabe o que é a biblioteca de anúncios, confira as principais vantagens em acessar a plataforma:
Ter referências para criar anúncios
O principal benefício da biblioteca de anúncios é o repertório que a plataforma oferece. Se você está em busca de ideias para criar ou aprimorar suas campanhas, a ad library é um ótimo recurso para ajudá-lo.
Entender como posicionar a sua marca
Outro ponto interessante é poder entender o posicionamento de marca adotado por empresas do seu nicho de mercado. Isto é: qual tipo de linguagem elas adotam, quais cores compõem os materiais, qual é a média de engajamento, etc.
Descobrir elementos que aumentam a conversão
Uma vez que você tem acesso ao engajamento dos anúncios na ad library, é possível identificar quais possuem maior taxa de conversão e entender quais elementos influenciam o indicador, como CTAs e copywriting (texto publicitário), por exemplo.
Resumo
Agora que você já conhece a biblioteca de anúncios, fica mais fácil reunir insights sobre boas práticas e aplicá-los em suas campanhas. Aproveite que esse é um recurso gratuito e não deixei de usá-lo no seu dia a dia.
Antes de ir embora, confira um breve resumo sobre o que vimos por aqui:
O que é a biblioteca de anúncios do Facebook?
A biblioteca de anúncios do Facebook é, basicamente, um catálogo que reúne todas as campanhas veiculadas na rede social. Nela, é possível ter visibilidade de todos os anúncios e anunciantes que utilizam as ferramentas do grupo Meta (Facebook, Instagram, Messenger, etc).
Como acessar a biblioteca de anúncios?
- Acesse o site da biblioteca de anúncios
- Selecione a categoria que deseja explorar
- Escreva uma palavra-chave que represente o tema que você quer buscar
- Selecione o anúncio que deseja visualizar
O que é possível encontrar na ad library?
- Fotos
- Títulos
- Descrições
- Links
- Informações da loja
- Número de curtidas do anúncio
- Número de seguidores da página
- E outros detalhes
Quais são as vantagens em usar a biblioteca de anúncios?
- Ter referências para criar anúncios
- Entender como posicionar a sua marca
- Descobrir elementos que aumentam a conversão
E, se você já vende online ou está pensando em começar, o que acha de fazer um teste grátis com a Nuvemshop por 30 dias? Crie sua loja virtual e conte com uma plataforma completa e segura para ganhar dinheiro na internet. 🚀