Quais são os tipos de banner e os formatos mais usados?

imagem de página inicial de um e-commerce, representando os tipos de banner de loja virtual
Pontos principais do artigo:
  • Banner digital é uma imagem ou texto gráfico usado em sites para promover produtos, serviços ou eventos. Já em lojas físicas, o banner é uma peça impressa em material resistente, como lona ou papelão, exibida em espaços estratégicos para divulgar ofertas e mercadorias;
  • Os principais tipos de banner são estáticos, animados, rotativos, pop-up, externos de sinalização, internos de promoções, de informações de produtos e de vitrines;
  • Se você vende pela internet, com o Criador de Banner da Nuvemshop, você pode criar um banner digital de forma gratuita e utilizá-lo em seu site para atrair clientes.

Diante de tantas opções de compras, lojas físicas e online têm enfrentado problemas para se destacar da concorrência. Nesse sentido, uma estratégia para chamar a atenção dos clientes é investir em diferentes tipos de banner.

Afinal, os banners são geralmente o primeiro contato de um potencial comprador com uma marca.

Então, pensando nisso, ao longo deste artigo, vamos entender quais são os principais tipos de banner e como criá-los para atrair consumidores. Vamos lá?

🎥Veja também: Como criar banners para loja virtual? Use uma ferramenta grátis e crie as melhores artes

O que é banner?

Banner é um tipo de peça publicitária física ou digital. Ele é utilizado para chamar a atenção do público-alvo e transmitir uma mensagem específica, como uma queima de estoque, anúncio para a redução de preços, promoções, entre outros.

No meio online, os banners são encontrados principalmente em sites de e-commerce, blogs, portais de notícias e redes sociais.

Neste caso, eles podem ter formatos estáticos, interativos e em GIFs, isto é, uma sequência de fotos para transmitir uma mensagem ou cortes de um vídeo passados sem o recurso do áudio.

💡Saiba mais: Como fazer banner para loja virtual?

Já em lojas físicas, os banners são uma forma de publicidade flexível, que pode ser usada em diferentes ambientes. Podem ser colocados em áreas externas do negócio, como a fachada ou a entrada, ou em locais internos, como corredores e prateleiras, por exemplo.

Quais são os principais tipos de banner?

Como vimos, os banners são uma maneira eficaz de destacar promoções sazonais, descontos especiais, vendas e ofertas exclusivas. Para cumprir com esses objetivos, existem diferentes tipos de banner. Confira resumidamente os principais para uso digital ou físico:

  • Banner estático;
  • Banner animado;
  • Banner rotativo;
  • Banner pop-up;
  • Banner externo de sinalização;
  • Banner interno de promoções;
  • Banner de informação de produtos;
  • Banner de vitrine.

Quer saber um pouco sobre os detalhes de cada exemplo de banner citado acima? Veja a seguir:

Tipos de banner digital

Alguns exemplos de tipos de banner para sites são:

Banner estático

São o tipo mais simples de banner digital, já que consiste em uma imagem única, isto é, sem elementos animados, podendo ser em formato horizontal, vertical ou quadrado.

Assim, esse banner é eficaz para transmitir mensagens simples e diretas, como o anúncio de uma queima de estoque ou promoção sazonal, por exemplo.

Veja a aplicação deste tipo de banner na loja Maria e João Camisaria, hospedada pela plataforma de e-commerce da Nuvemshop:

exemplo de tipo de banner estático

Banner animado

Esse tipo de banner, como sugere o nome, inclui elementos animados, como se fosse um pequeno vídeo ou um GIF.

Podendo também ser no formato horizontal, vertical ou quadrado, esse exemplo é mais atrativo e chamativo do que os banners estáticos, aumentando o engajamento com o usuário.

Veja a aplicação na home da loja Brutal Kill, também hospedada pela Nuvemshop:

exemplo de tipo de banner em Gif

 

O GIF em questão pode se visto com melhores detalhes abaixo:

exemplo GIF banner bruta kill

Banner rotativo

São banners que exibem várias imagens ou mensagens dinâmicas, que se movimentam automaticamente e se sobrepõem umas às outras. É um tipo de banner utilizado para destacar múltiplos produtos ou ofertas em um espaço limitado, como uma campanha de anúncios na Black Friday, por exemplo.

A loja virtual Lucas Lapa, hospedada pela Nuvemshop, traz um exemplo da aplicação:

exemplo de tipo de banner em carrossel

exemplo de tipo de banner de rotação

💡Saiba mais: O que é e como fazer um banner rotativo para sites e loja virtuais?

Banner pop-up

De forma resumida, pop-up é um aviso que “salta” na tela do computador, chamando a atenção do leitor para alguma mensagem.

Portanto, esse tipo de banner digital pode ser usado para a captação de leads, isto é, potenciais clientes, ou para transmitir um aviso importante.

💡Saiba mais: O que é nutrição de leads e como criar um fluxo?

Aqui, vale mencionar que o conteúdo do pop-up, na maioria das vezes, está relacionado com o tema abordado na página em que ele aparece. Veja um exemplo da loja da Nuvemshop, Mazé Doces:

exemplo de tipo de banner em popup

Aqui, lembre-se de usar esse tipo de banner com moderação, já que pode atrapalhar a experiência do usuário.

Tipos de banner para loja física

Os principais tipos de banner para loja são:

Banner externo de sinalização

O banner externo, geralmente, é colocado do lado de fora de uma loja física para atrair a atenção de pedestres e informar sobre promoções, horários de funcionamento, eventos, ofertas especiais, entre outros tipos de avisos.

Banner interno de promoções

Localizado dentro da loja, este tipo de banner pode ser usado para destacar promoções em andamento, descontos especiais ou ofertas sazonais.

Banner de informação de produtos

Montado próximo a produtos específicos, o banner de informação de produtos é usado para detalhar dados sobre uma determinada mercadoria, o que pode incluir também avisos sobre redução de preço, entre outros.

Banner de vitrine

Esse tipo de banner é geralmente utilizado na vitrine da loja para destacar produtos, promoções ou até mesmo para comunicar uma mensagem específica aos clientes que passam pela rua.

💡Saiba mais: Guia de como ter uma loja virtual integrada com a loja física

Ferramentas para criar banner

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de banners digitais e para loja física, veja algumas ferramentas para criá-los de forma descomplicada:

Criador de banner

Se você vende pela internet, com o Criador de Banner da Nuvemshop, você poderá criar um banner digital de forma gratuita.

Com a ferramenta, é possível usar modelos pré-prontos e produzir banners personalizados, alterando cores, layouts e fontes para adequá-los à identidade visual do seu negócio.

Também te convidamos a conferir alguns banners grátis para loja virtual que a Nuvemshop oferece. São vários temas para datas especiais, como Natal, Black Friday e outras épocas comemorativas.

💡Saiba mais: Calendário comercial: datas comemorativas do e-commerce

👉 Confira: Como criar banners gratuitos para usar em uma loja Nuvemshop?

Canva

O Canva é uma ferramenta intuitiva e gratuita que permite a criação de imagens nos mais variados formatos e tamanhos.

No caso de um banner digital, a opção oferece recursos para criar uma animação simples, por exemplo.

Adobe Spark

O Adobe Spark, um app grátis da Adobe, possibilita a criação de banners para lojas online e físicas a partir de modelos personalizáveis.

Ele também oferece integração com outras ferramentas da Adobe, como o Adobe Creative Cloud.

Como criar um banner?

Com o tipo de banner definido para a estratégia do seu negócio e a ferramenta adequada em mãos, a seguir, veja algumas dicas de como criar um banner para o seu site ou loja física:

Mantenha o design simples

Evite sobrecarregar o banner com muitas informações ou elementos desnecessários.

Para isso, mantenha o design limpo e com um foco claro na mensagem que você está promovendo.

Use imagens de alta qualidade

Certifique-se de usar imagens de alta qualidade, de preferência em formato PNG, e que correspondam com o produto ou mensagem em questão.

Nesse sentido, evite imagens pixelizadas ou de baixa resolução, uma vez que isso pode prejudicar a credibilidade de seu banner.

Use CTAs

Uma chamada-para-ação (CTA) clara e direta é essencial para incentivar o seu público a agir.

Para isso, use verbos para incentivar a interação de um potencial cliente com o negócio, tais como:

  • Compre agora;
  • Saiba mais;
  • Inscreva-se;
  • Entre outros.

Além disso, certifique-se de que o CTA seja visível e fácil de encontrar na disposição de informações do banner.

Otimize para dispositivos móveis

Com o aumento do uso de dispositivos móveis, é crucial que seu banner seja otimizado para uma variedade de tamanhos de tela.

Portanto, garanta que o design do seu banner seja responsivo e que todos os elementos sejam visíveis e fáceis de interagir em dispositivos móveis.

Lojas Nuvemshop, por exemplo, já oferecem o design responsivo pré-configurado. Desse modo, ao criar uma loja na plataforma, você garante a seus clientes uma experiência de compra positiva a qualquer momento.

💡Saiba mais: O que é design responsivo e qual a sua importância?

Preste atenção nas cores

Seja fiel à identidade visual da sua marca na hora de criar os banners. Lembre-se de que eles precisam fazer sentido com o restante da página.

Dessa forma, você pode oferecer uma experiência visual mais positiva.

Tudo entendido sobre tipos de banner para e-commerce?

Esperamos que, entre os tipos de banners que apresentamos, você encontre o mais adequado para criar a estratégia da sua loja e atrair clientes.

E, caso você queira vender pela internet, que tal criar uma loja grátis na plataforma da Nuvemshop? É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

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