Como vender doces pela internet? [guia completo + ideias criativas]

Por: Alejandro Vázquez

Docinhos coloridos em uma caixa, como se fossem de alguém aprendendo a como vender doces pela internet

Quando oferecidos como presente, os doces são símbolos de carinho e afeto. Além disso, eles são presença garantida na mesa da maioria dos aniversários, casamentos e encontros entre amigos. O mercado de doces é antigo e tradicional, mas segue se renovando com ideias criativas. Considerando isso, já pensou em aprender como vender doces pela internet?

Talvez você tenha uma receita antiga que sempre quis compartilhar ou, quem sabe, você é um entusiasta dos doces que gostaria de levar sua paixão a um novo patamar, criando sua própria experiência culinária.

Seja qual for a sua motivação, fizemos este artigo para lhe contar tudo o que você precisa saber para começar a vender doces pela internet. Pegue sua caneta, o bloco de notas e continue a leitura! 📝

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Como começar a vender doces pela internet: 8 passos

A seguir, preparamos um passo a passo de como vender doces pela internet, do cardápio até o lançamento da sua loja virtual. Continue lendo:

1. Defina seu cardápio

O mundo dos doces é conhecido por sua variedade de cores, formatos e sabores. Brownies, bolos, docinhos, donuts, tortas etc. Não será difícil encontrar admiradores para cada uma dessas modalidades.

Apesar disso, se for você mesmo quem vai produzir os doces, é importante lembrar que um menu variado implica em um processo de produção mais complexo e demorado.

Uma boa opção para o início da sua loja de doces é ter um produto que sirva como carro-chefe da sua marca. Assim, além de poder trabalhar isso como parte da sua identidade, você poderá otimizar os processos de produção a fim de conseguir produzir muito, em pouco tempo.

💡 Saiba mais: Vender comida pela internet: guia completo para começar.

2. Ofereça um diferencial competitivo

Depois de escolher seu carro-chefe, que tal criar uma característica totalmente única para ele? Você consegue pensar em algum tipo de cobertura ou calda inovadora? Ou, quem sabe, um tipo de embalagem diferente e criativa?

Oferecer algo que a concorrência não entrega é uma boa forma de conquistar seu próprio espaço no mercado. As pessoas geralmente se interessam por produtos e ideias que soam como novidade.

Muitos doces e lojas que viraram tendência nasceram de ideias criativas e, por vezes, ousadas. O bolo de pote, o brigadeiro de colher, o copo surpresa, etc. Todos esses são exemplos de diferenciais competitivos que deram certo.

3. Faça o planejamento financeiro

O planejamento financeiro é outro fator de extrema importância para a saúde a longo prazo do seu negócio. Você deve considerar todas as movimentações de entrada e saída do seu caixa para que não tenha surpresas negativas no futuro. Isso significa ter um controle efetivo sobre os valores e dias de pagamento de todas as suas contas.

Além disso, saber precificar seus doces de acordo com seus gastos totais também é crucial para o sucesso da sua empresa. Mais do que oferecer um preço menor que o da concorrência, você precisa definir preços considerando sempre todos os custos relacionados à produção, divulgação, frete e armazenamento.

Fazendo um planejamento prévio e uma precificação de produtos bem calculada, seu negócio tem maiores chances de sobreviver a possíveis flutuações do mercado.

💡 Saiba mais: Como calcular o preço de doces para vender?

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4. Tire fotos de qualidade

Existe um bom motivo para que campanhas e peças publicitárias de chocolate apresentem imagens de alta qualidade e em câmera lenta. Uma imagem bem estruturada e rica em detalhes tem o poder de despertar desejo e urgência em qualquer um.

Com isso em mente, recomendamos que você invista em fotos profissionais dos seus doces para usar nas redes sociais. Se não for possível, você também pode tirar boas fotos dos seus produtos usando seu smartphone. Apenas se certifique de caprichar na composição e elementos que aparecem ao fundo.

💡 Saiba mais: Como tirar fotos de produtos?

5. Esteja nos aplicativos de entrega de comida

Uma alternativa para colocar seu nome no mercado de forma quase instantânea é utilizando os aplicativos de entrega de comida. O cadastro é fácil, rápido e tudo o que você precisa é criar seu próprio MEI.

iFood, Uber Eats e Rappi são exemplos de canais de venda de comida usados pela maioria das pessoas. Ao considerar essa opção, é importante que você tenha um sistema de entregas organizado e pontual.

Se você tropeçar nessa etapa do processo de vendas, seu negócio pode ser marcado por avaliações negativas. Em contrapartida, caso você ofereça um serviço de qualidade, as avaliações positivas ajudarão a alavancar sua loja de doces.

6. Use as redes sociais como canais de divulgação e comunicação

Com o tempo, as redes sociais se tornaram muito mais que canais de contato com pessoas que conhecemos. Muitas plataformas têm adicionado ferramentas de vendas e integrações com lojas virtuais. Não à toa, a maioria dos novos empreendimentos garantem sua presença online logo nas primeiras semanas de lançamento.

Além de usar técnicas de marketing de conteúdo, você deve usar as redes sociais como canais de comunicação direta com seus clientes. Responda mensagens de forma rápida e disponibilize um link para o WhatsApp da sua loja.

Em resumo: esteja disponível. Dessa forma, seus clientes se sentirão mais próximos do seu negócio e você estará mais próximo de fidelizá-los.

💡 Saiba mais: Marketing nas redes sociais: como aumentar as vendas?

7. Aprenda como vender doces pelo Instagram

Sim, o Instagram também é uma rede social. Ainda assim, pelo seu grau de importância, acreditamos que ele mereça seu próprio espaço na nossa lista.

Segundo um levantamento feito pelo Statista, estima-se que mais de 99 milhões de brasileiros estejam no Instagram. A boa notícia é que, considerando esses números, há grandes chances de você fazer parte desta estatística e já ter alguma familiaridade com essa rede.

Durante o período da Páscoa, a cantora internacional Britney Spears compartilhou, em seu perfil pessoal, o Reels de um ovo de colher feito em Rondônia. Esse fato curioso fez com que a loja de doces viralizasse em todo país e o ovo fosse rebatizado, agora levando o nome da cantora. Devido à grande procura, o faturamento da doceria disparou.

Que tal tirar um tempo para conhecer as ferramentas e tipos de conteúdos dessa plataforma para aproveitar o máximo que ela tem para oferecer?

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8. Crie uma loja virtual

Ao criar uma loja virtual, você terá um canal para apresentar seu catálogo de produtos de forma mais notável, incluindo fotos e outras informações. Ter seu próprio site também mostra que você está levando seu negócio a sério, além de permitir apresentar sua marca e ideias de forma mais ampla e profissional.

Realizando uma integração com suas redes sociais, você terá o combo perfeito para levar seu negócio ao patamar sonhado. Com a Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual robusta e completa para sua marca de doces, sem precisar de conhecimentos técnicos.

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Idealizando sua loja de doces: tipos de doces para vender

Para que você possa tirar sua loja de doces do papel, é recomendado que você tenha uma visão ampla dos diferentes nichos de mercado. Pensando nisso, falaremos de alguns dos principais tipos de doces para vender e qual é o público-alvo de cada um.

Com as informações abaixo, você poderá escolher seu nicho preferido e começar a planejar o cardápio e identidade da sua marca. Confira:

Doces tradicionais

Os doces tradicionais são feitos com base nas receitas clássicas e usando ingredientes comuns, sem nenhum tipo de restrição.

Por ter um custo de produção mais baixo, este tipo de doce tende a ser mais barato. Os doces tradicionais também costumam ter um apelo nostálgico, com um público-alvo feito de pessoas que valorizam o sabor e experiência tradicionais — mesmo que essa não seja a opção mais saudável.

Alguns exemplos de doces tradicionais são o brigadeiro, beijinho e o bolo de cenoura com cobertura de chocolate.

💡 Saiba mais: Como fazer bolo para vender? Dicas para começar

Doces veganos

Um nicho bastante específico, mas de clientes muito leais. O doce vegano, além de passar no teste do sabor, deverá ser preparado sem o uso de ingredientes de origem animal. Seu público é, de maneira geral, composto por pessoas com preocupações relacionadas ao meio ambiente e direitos dos animais.

Por ser um nicho mais recente, a concorrência ainda é limitada. Por esse motivo, se você fizer um produto de qualidade, terá a chance de se destacar e conquistar um espaço de clientes fiéis, num mercado em expansão.

Alguns exemplos de doces veganos são o brigadeiro vegano, brownie vegano e o pudim vegano. Muitos seguem o padrão de receitas tradicionais, apenas substituindo ingredientes por outros que se adequem à proposta.

Doces fit

Com o passar do tempo, a busca por um estilo de vida mais saudável acaba se tornando a escolha de muitas pessoas. Ainda assim, boa parte delasmuitas dessas pessoas não querem abrir mão dos prazeres da comida.

Nesse caso, os doces fit são as opções mais recomendadas. Com açúcar, glúten e carboidratos reduzidos, a regra desses alimentosdoces é, além do bom sabor, oferecer menos calorias e maior valor nutritivo. Seu público-alvo é composto por pessoas que buscam saúde e bem-estar e praticam atividades físicas.

Alguns exemplos populares de doces fit são o brownie low-carb, o brigadeiro fit e o pão de mel integral.

Doces gourmet

A diferença dos doces gourmet para oros doces tradicionais está nos ingredientes e na preparação. No preparo deste tipo de doce, em vez de ingredientes comuns, são usados apenas itens de primeira qualidade.

Para um brigadeiro gourmet, por exemplo, em vez de achocolatado, você usará alguma barra de chocolate nobre. Ao preparar um pudim gourmet, você usará apenas os melhores produtos que resultarão no melhor sabor e textura. O mesmo vale para qualquer outro doce: tem-se que optar sempre pelo que existe de melhor.

Seu público-alvo é composto por pessoas com maior poder aquisitivo e que valorizam experiências gastronômicas mais elaboradas.

Ideias para vender doces: 4 dicas fundamentais

Agora que você já sabe como começar a vender doces pela internet, separamos algumas dicas que lhe ajudarão a se diferenciar dos concorrentes e fidelizar clientes. Confira:

1. Ofereça kits e combos

Como citamos inicialmente, os doces também são uma forma de demonstrar afeto. As pessoas adoram presentear umas às outras com docinhos.

Com isso em mente, que tal reunir alguns dos seus melhores produtos em uma caixa bonita com um espaço para dedicatória? Coloque um lacinho colorido no topo e veja a magia acontecer.

💡 Saiba mais: Embalagens para e-commerce: como fazer e onde comprar?

2. Explore os sabores da sua região

O Brasil é um país continental e, por isso, cada um dos estados e regiões possui frutas e ingredientes típicos. Na região Amazônica, por exemplo, doces feitos com frutas locais como o açaí e o cupuaçu são adorados pelos nativos.

Ao criar seus doces, tente contar com sabores regionais entre as opções. Além de valorizar a cultura gastronômica da região, essa é uma boa oportunidade para criar um vínculo emocional com a população local.

3. Faça versões de doces clássicos

A dica aqui é usar a imaginação e inventar receitas criativas usando como base outros doces tradicionais. Você pode conservar os sabores, mas inovar no formato, ou fazer o contrário: mesmo “formato”, sabores diferentes. A única exigência é que fique saboroso.

Por exemplo, em Alagoas, o “petit gateau alagoano” é um sucesso que adapta a clássica sobremesa francesa para contar com os sabores locais da cocada e sorvete de tapioca. No Maranhão, o “doce de espécie”, feito com coco no forno à lenha, ganhou sua versão em formato de bolo e sorvete.

4. Tenha opções sem lactose

Muitas pessoas possuem restrições alimentares, sendo a intolerância a lactose uma das mais comuns. Ao buscarem comprar doces, essas pessoas sempre procuram lugares que ofereçam opções sem lactose.

Sem alternativas para esse público, você também corre o risco de perder outros clientes. Imagine só: um grupo de amigos decide pedir doces, mas dois deles têm intolerância à lactose. Se não oferecer opções voltadas para esse público, você será facilmente trocado pela concorrência.

💡 Saiba mais: Como fazer doces para vender e ganhar dinheiro na internet?

Tudo certo para começar a vender doces pela internet?

É quase um consenso: os doces são adorados pela imensa maioria das pessoas. Pensando nisso, empreender nesse universo parece uma excelente ideia, não é mesmo?

A verdade é que, apesar de existir muita concorrência, os doces fazem parte de um mercado que inspira criatividade e inovação. Se você gosta de cozinhar ou tem uma ideia original, as chances de obter sucesso com a sua loja de doces são bastante altas.

Agora que você sabe como vender doces pela internet, pode começar seu negócio de forma simples e rápida criando uma loja virtual na Nuvemshop. Explore o universo de possibilidades do e-commerce e conte com a gente em cada etapa da sua jornada! 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre como vender doces pela internet

Antes de tudo, você precisará decidir que tipos de doces irá vender. Feito isso, você pode começar a pensar no nome e identidade da sua loja. Após isso, defina os produtos, cadeias de produção e estabeleça sua presença online, tanto nas redes sociais, com uma loja virtual ou plataformas de venda de comida.

Uber Eats, iFood, Rappi etc. Qualquer um dos principais apps de entrega são adequados para vender doces, tudo que você precisa é de um MEI. Embora o iFood possua a maioria dos usuários, muitas pessoas também usam as outras duas opções. Você pode começar com um deles e, aos poucos, ir expandindo seu negócio para outras plataformas.

Uma boa forma de se destacar é oferecendo um diferencial competitivo. E você não precisa reinventar a roda: basta oferecer uma embalagem, kits, sabores ou brindes especiais. Qualquer vantagem que lhe diferencie da concorrência é válida.

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