O que é packing e qual sua importância?

Por: Talitha Adde

Pessoa lacrando uma caixa, finalizando a fase de packing de uma encomenda

Packing é uma das etapas finais do processo de venda, referente à fase de entrega do produto, quando os itens são acomodados em uma embalagem segura para serem enviados ao destinatário final. Portanto, se você deseja que seu negócio atue de maneira profissional e deixe seus clientes satisfeitos, é essencial entender exatamente o que é packing.

Para te ajudar com isso, fizemos este artigo contando tudo: o que é, como fazer e qual a diferença entre picking e packing. Se quiser aprender tudo, é só continuar com a leitura! Vamos lá? 🤓

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é packing?

Packing refere-se ao processo de embalamento dos itens de uma compra de forma adequada e segura para o envio. Quando falamos de gestão logística, o packing é a etapa final do ciclo de venda. Por isso, é essencial entender a melhor forma de realizá-la, a fim de otimizar tempo e evitar possíveis acidentes.

Qual a importância do processo de packing?

Todo negócio precisa cuidar bem de cada fase do ciclo de vendas. Afinal, não adianta nada oferecer uma experiência de compra agradável e, no fim das contas, realizar uma entrega desleixada ou fora do prazo.

Muitos produtos são feitos de materiais sensíveis, como vidro ou cerâmica. Até mesmo o plástico, se não for devidamente embalado, pode chegar ao destinatário com arranhões ou a superfície amassada. Em razão disso, selecionar as embalagens corretas no processo de packing é essencial para evitar possíveis prejuízos financeiros.

Além disso, com um foco em branding, muitas marcas têm apostado em embalagens criativas que reforcem suas identidades visuais. Portanto, o processo de packing também pode ser usado como uma iniciativa de marketing. Esta é uma forma simples e efetiva de causar uma impressão positiva e fixar a imagem da sua empresa na cabeça dos seus clientes.

💡 Saiba mais: Embalagens para e-commerce: como fazer e onde comprar?

Como fazer packing em 3 passos simples

1. Seleção da embalagem

Nesta etapa, a embalagem adequada é escolhida levando em consideração as dimensões e o grau de vulnerabilidade do produto.

Ou seja, itens que podem quebrar ou arranhar durante o envio devem ser envolvidos com plástico bolha, espumas ou outros materiais que os protejam de possíveis golpes.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

2. Faça a verificação dos itens

Quando o volume de pedidos é grande, é comum que aconteçam maus-entendidos no momento de seleção e separação de itens.

Por isso, a fim de evitar confusões, na etapa de packing é feita uma verificação final dos produtos quanto aos seus tipos e quantidade. Desta forma, pode-se garantir que a entrega será feita de forma correta e seus clientes sairão satisfeitos.

3. Realize a etiquetação para envio

Com a embalagem lacrada, é chegada a hora de etiquetar seu exterior com as informações do envio.

De maneira geral, esses dados incluem a ordem do pedido, endereço de entrega, código de barras e dados do cliente. Entretanto, eles podem variar de empresa para empresa.

💡 Saiba mais: Como criar códigos de barras para produtos?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Diferença entre picking e packing

Agora que você já sabe o passo a passo de como fazer packing da maneira correta, vamos falar sobre outra fase do processo logístico de entrega, o picking. Apesar de serem complementares e terem nomes parecidos, picking e packing são coisas diferentes.

Picking refere-se à etapa de seleção e extração dos itens do armazém. Logo em seguida, no processo de packing, é quando é feita a verificação final, seleção de embalagem e etiquetamento. A diferenciação entre ambas é importante para que cada fase seja cumprida de forma ordenada, sem que nenhum detalhe seja ignorado.

Ficou tudo claro sobre o que é packing?

Com o processo de venda concluído, garantir que as próximas etapas serão bem executadas é fundamental para a saúde a longo prazo do seu negócio.

Nesse sentido, o processo de packing é a cereja no topo para a fidelização de clientes: com prazo comprido e produto em mãos, seus consumidores verão sua marca com bons olhos e estarão mais suscetíveis a comprar novamente.

Aproveitando que você está aqui, que tal criar uma loja virtual para sua empresa? O e-commerce é um mercado em expansão e seu empreendimento pode alcançar milhares de novos clientes na internet. Com a Nuvemshop, sua loja estará no ar em poucos minutos, numa plataforma robusta e fácil de usar, com 30 dias gratuitos! Esperamos por você. 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre packing

Packing é a etapa de embalamento dos pedidos para entrega aos destinatários. É nessa fase em que é feita a verificação final de itens e a escolha da embalagem adequada a fim de evitar possíveis danos durante o envio.

Picking refere-se à etapa de seleção e extração de produtos do armazém. O processo de packing acontece de forma consecutiva: após os itens recolhidos, é feita a verificação final e a escolha da embalagem mais segura.

Antes de tudo, é necessário escolher a embalagem correta, considerando as dimensões e o material da encomenda. Depois disso, é hora de fazer a verificação final dos itens, a fim de evitar entregas equivocadas. Por fim, é feita a etiquetação do pacote com todos os dados necessários para o envio, como nome do destinatário, endereço de entrega e ordem do pedido.

Faça como +100 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Criar loja grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Quer mudar de vida vendendo pela internet?

Crie agora sua loja virtual com a Nuvemshop e venda de maneira profissional.

Criar minha loja

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies