Google Ads: o que é e como criar uma campanha? [+ vídeo]
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- Google Ads, antigo AdWords, é a plataforma de anúncios do Google para divulgar produtos na internet de forma rápida e eficiente, pagando apenas quando os usuários clicarem no anúncio;
- A plataforma oferece tipos de anúncios para atender às diferentes demandas. São eles: Rede de pesquisa, Rede de Display, Google Shopping, YouTube Ads e Campanhas locais;
- Crie uma loja grátis na Nuvemshop para promover seus produtos online com o Google Ads. É fácil e rápido!
Uma das melhores vantagens de vender pela internet é a possibilidade de alcançar um público muito maior do que seria possível com uma loja física. Mas esse benefício pode ser ainda melhor aproveitado se você investir em marketing digital.
Por isso, se você está procurando dicas para começar a anunciar no Google Ads, acabou de chegar ao lugar certo! Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre a plataforma de anúncios do Google.
Então, se você quer saber o que é o Google Ads e como colocar em prática essas estratégias para melhorar os resultados de vendas do seu negócio online, continue a leitura! Neste artigo, você fica por dentro de todos os detalhes.
Antes de continuar, veja como criar uma campanha no Google Ads com o especialista Adriano Gianini:
📹 Veja também: Como anunciar no Google Ads?
O que é Google Ads?
Google Ads é a plataforma de anúncios do Google — anteriormente chamada de Google AdWords. Com a ferramenta, é possível divulgar produtos e serviços na internet de forma rápida e eficiente, pagando apenas quando os usuários clicarem no anúncio.
É possível criar diferentes tipos de anúncios na plataforma, com objetivos de incentivar que os usuários comprem um produto do seu site de vendas, visualizem um conteúdo da sua página, assistam a um vídeo no YouTube ou entrem em contato com a sua empresa.
Os seus potenciais clientes podem ser impactados pelas campanhas de anúncios do seu negócio quando estão fazendo uma busca no Google, seja por dispositivos móveis, como smartphones, ou por computadores.
Assim, com a estratégia, você aumenta as chances de vendas da sua loja virtual ao atingir potenciais clientes na hora certa que estão procurando aquilo que você oferece. Isso porque, na plataforma, é possível segmentar suas campanhas de acordo com a persona do seu negócio, ou seja, a representação do seu consumidor ideal.
Como o Google Ads funciona?
Como vimos, o Google Ads é a plataforma de anúncios pagos do Google usada para aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca ou em outros espaços da internet. Mas para entender como isso acontece, é preciso compreender melhor o funcionamento da ferramenta.
Sempre que alguém faz uma pesquisa no Google, acontece um leilão em tempo real entre os anunciantes que querem aparecer para aquela palavra-chave. Para decidir o primeiro colocado, o Google Ads avalia:
- Lance (CPC máximo): quanto você está disposto a pagar por clique;
- Índice de qualidade: relevância do anúncio;
- Extensões de anúncio: informações extras, como localização e links adicionais.
Além disso, é importante entender que o CPC (Custo por Clique) é o valor que você paga toda vez que alguém clica no seu anúncio. Esse valor é variável e depende da concorrência da palavra-chave.
💡 Saiba mais: O que é tráfego pago? Entenda como funciona e por que usar
Quais são os tipos de anúncios no Google Ads?
A plataforma oferece tipos de anúncios para atender às diferentes demandas. E isso varia de acordo com a estratégia de marketing de cada empresa.
Conheça, agora, as principais formas de divulgar o seu negócio na plataforma e veja qual é a melhor opção para alavancar as suas vendas:
Rede de Pesquisa
A Rede de Pesquisa é o principal formato de anúncio do Google. Por não exigir nenhuma imagem ou vídeo, essa também é a forma mais indicada para você começar a fazer campanhas na plataforma. Esse tipo de anúncio funciona da seguinte maneira:
Vamos supor que você vende camisetas online. Então, quando um cliente em potencial procurar no navegador do Google palavras-chave relacionadas ao seu negócio, como camisetas personalizadas, o anúncio do seu e-commerce pode aparecer nas primeiras posições com a tag “Patrocinado”. Veja um exemplo:
Ao lado, temos ainda os anúncios do Google Shopping, que colocam seus produtos em evidência a partir de um catálogo.
Além dessa função, a campanha também pode ser veiculada em grandes portais, como o UOL, e em sites que contam com mecanismos de busca internos e fazem parte da rede de afiliados do Google, o Google AdSense.
Anunciar na Rede de Pesquisas do Google Ads é indicado para quem busca aumentar as vendas em uma loja virtual e gerar leads — ou seja, contato de possíveis consumidores.
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Rede de Display
A Rede de Display é o formato de anúncio do Google Ads que utiliza recursos visuais, como imagens e vídeos.
É uma excelente maneira para gerar reconhecimento de marca do seu negócio, consideração de um cliente sobre um produto e também para remarketing — uma estratégia para gerar impacto mais de uma vez, sobre alguém que já demonstrou interesse na solução do seu negócio.
Este tipo de campanha é indicada para aqueles que estão começando a vender pela internet, já que permite o alcance de um público maior com os seus anúncios, além da possibilidade de:
- Segmentar a campanha por públicos-alvo específicos (ex: mães, jovens entre 15 e 20 anos etc.);
- Veicular o anúncio em sites do seu segmento de atuação (ex: se você vende roupas, os anúncios são exibidos em sites de moda);
- Veicular o anúncio por localidades.
Por exemplo, digamos que você venda comida pela internet. Nesse cenário, uma mãe realizou algumas pesquisas online sobre doces para a festa de aniversário do seu filho.
Encontrou, em uma pesquisa do Google, uma página na internet com algumas dicas de receitas de bolo e, nela, havia um banner de anúncio de rede de display para o seu e-commerce, oferecendo uma promoção de 20% de desconto para quem comprasse em sua loja.
Essa é uma estratégia com grande potencial de conversão de vendas, já que impacta um potencial cliente justamente no momento em que ele está procurando sobre o assunto na internet.
Veja um exemplo de anúncio de Rede de Display. Aqui, em uma página de receitas de bolos, a Evino, uma loja virtual de vinhos, está oferecendo um kit com a bebida com desconto de 61%:
Atualmente, a Rede de Display do Google oferece os seguintes formatos de anúncios:
- Banners gráficos com imagens, elementos interativos e animações;
- Anúncios de texto que aparecem no formato de caixa de texto;
- Anúncios no Gmail visualizados na caixa de entrada;
- Anúncios específicos para aplicativos em dispositivos móveis.
Google Shopping
Se você tem uma loja virtual com muitas variedades de produtos, existe um tipo de anúncio no Google Ads que pode te ajudar a divulgá-los na internet: o Google Shopping.
Neste tipo de campanha, os anúncios exibem uma foto do produto, além de título, preço, nome da loja e outras informações relevantes, o que dá às pessoas uma boa noção sobre o que trata a mercadoria antes de clicarem no anúncio. Isso tende a gerar cliques de clientes mais qualificados para o seu site.
Veja um exemplo abaixo:
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode configurar o seu catálogo de produtos e gerenciar anúncios do Google Shopping diretamente no painel administrador da sua loja. Assim, é possível centralizar a gestão de campanhas em uma única ferramenta, facilitando na hora de criar novos anúncios.
YouTube Ads
Como o Google comprou o YouTube em 2006, é possível criar anúncios no Google Ads para exibi-los na plataforma de vídeos.
Você pode decidir onde e quando um anúncio em vídeo vai ser exibido e determinar uma audiência, formada por clientes em potencial.
Então, se você tem um e-commerce de acessórios para natação, por exemplo, pode criar um anúncio em vídeo para vender sungas e maiôs com descontos em um canal específico do esporte no YouTube.
A principal vantagem deste tipo de anúncio no YouTube Ads é a possibilidade de alcançar seus clientes por temas, palavras-chave ou informações demográficas.
Campanhas locais
Se você tem uma loja física, as chamadas campanhas locais no Google Ads são ideais para divulgar o seu negócio. Vamos a um exemplo prático para exemplificar este tipo de divulgação:
Se você vende cosméticos em uma loja na zona sul de São Paulo, é possível criar um anúncio de campanha local para ser encontrado em destaque na pesquisa do Google. Neste caso, o seu estabelecimento será exibido para pessoas que estejam procurando negócios como o seu, nessa região específica.
Isso porque, quando um cliente digita no navegador “lojas de cosméticos perto de mim”, o Google mostra um mapa, com informações da sua empresa. Veja:
Os seus anúncios podem, também, aparecer no Google Maps:
💡Saiba mais: O que é Google Meu Negócio e como funciona?
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Por que anunciar no Google Ads?
O Google Ads é uma excelente escolha para quem quer promover seu negócio, produto ou serviço de maneira direcionada e segmentada. Veja, agora, as vantagens de anunciar na plataforma:
1. Aumento do alcance da sua marca
O Google é o maior mecanismo de buscas do mundo. O site é utilizado para as pessoas tirarem dúvidas na internet e encontrarem informações sobre locais, produtos e serviços.
Por isso, anunciar na plataforma pode aumentar o alcance da sua marca, já que, se o seu negócio tem a solução para algum problema que está sendo buscado na internet, pode se tornar referência em seu nicho de atuação.
2. Controle de investimento
Com o Google Ads, você tem total controle sobre os valores investidos. Na plataforma, é possível determinar quanto será gasto por mês, por dia e por campanha.
Além disso, também, é possível fazer com que a cobrança seja realizada apenas quando o anúncio receber cliques, por impressões, que indica a frequência com que alguém viu um link para seu site no Google, ou somente quando você tiver alguma conversão no site.
💡Saiba mais: O que é campanha Pmax do Google e como criar uma?
3. Campanhas em todos os estágios do funil de vendas
Você pode criar campanhas e ofertas específicas aos diferentes estágios do funil de vendas do cliente no Google Ads.
Por exemplo, uma pessoa que busca na internet pelo termo “plataformas de e-commerce” está procurando por uma solução para resolver este problema, enquanto uma outra que procura por “dicas de como montar um e-commerce” está em um estágio mais inicial do processo de compra, necessitando mais informações para despertar o desejo de compra do produto.
💡Saiba mais: Relatórios do Google Ads essenciais para seu negócio
4. Segmentação precisa
Sem dúvidas, uma das maiores vantagens do Google Ads é a possibilidade de segmentar os anúncios com precisão para atingir o público certo. Assim, suas campanhas atingem apenas o público-alvo que tem potencial de se tornar cliente. Você pode definir:
- Palavras-chave específicas;
- Localização geográfica (bairro, cidade, estado);
- Idioma;
- Tipo de dispositivo (celular, desktop ou tablet);
- Horários e dias da semana;
- Públicos personalizados com base em interesses ou comportamento.
5. Resultados rápidos
Diferente de estratégias de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) que demoram para dar retorno, investir em tráfego pago com o Google Ads traz resultados rápidos. Isso porque as campanhas começam a ser exibidas assim que são aprovadas pela plataforma.
6. Acompanhamento de métricas
As métricas do Google Ads são indicadores-chave (KPIs) que possibilitam medir e avaliar o desempenho das suas campanhas publicitárias na plataforma.
Com os relatórios da plataforma, é possível monitorar:
- Quantos cliques seu anúncio recebeu;
- Qual o custo por clique;
- Quantas conversões foram geradas;
- Quais palavras-chave estão performando melhor.
Assim, você consegue entender melhor como montar futuras estratégias de anúncios para sua empresa e tomar decisões rápidas para ajustar campanhas em andamento.
💡Saiba mais: Quais são as métricas do Google Ads e como utilizá-las?
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Como criar uma campanha no Google Ads?
Até aqui, você viu o que é o Google Ads e por que utilizar a plataforma para potencializar as suas vendas na internet. Se você está convencido de que é uma boa estratégia para o seu negócio, está na hora de saber como anunciar no Google.
1. Crie uma conta
O primeiro passo é criar uma conta na plataforma. Para isso, acesse o site do Google Ads e clique em “Começar agora”:
Em seguida, digite o e-mail do Google que você quer vincular à sua plataforma de anúncios e o site do seu negócio.
Ao clicar em “Continuar”, você acessa uma configuração guiada com todos os detalhes de que você precisa para começar a anunciar no Google Ads. Aqui, é necessário ter em mãos algumas informações sobre a sua empresa, como formas de pagamento, objetivo da sua primeira campanha, etc.
Lembrando que o cadastro no Google Ads é gratuito e você só paga só pelos anúncios que, de fato, forem ao ar.
2. Acesse o Google Ads
Depois de criar a conta, faça login e clique em “Criar” e, em seguida, em “Campanha”:
3. Escolha seu objetivo
O Google vai pedir que você selecione um objetivo de campanha. Para quem está começando, os mais indicados são:
- Tráfego para o site: se você quer visitantes no e-commerce ou landing page;
- Leads: se você quer captar contatos;
- Vendas: se seu foco for conversão direta.
Se desejar, você também pode escolher a opção “Criar uma campanha sem orientação”.
4. Defina o tipo de campanha
Selecione o tipo de campanha que se enquadra no objetivo do seu anúncio escolhido anteriormente e clique em “Continuar”:
5. Configure os detalhes da campanha
Agora é hora de ajustar as principais definições:
- Nome da campanha: escolha um nome fácil de identificar, como “Anúncio Coleção Inverno 2025”;
- Localização: escolha onde seu anúncio será exibido (ex: Brasil, estado ou cidade específica);
- Idioma: defina o idioma do público;
- Orçamento diário: determine quanto quer gastar por dia.
6. Defina as palavras-chave
Nessa etapa, você vai criar grupos de anúncios com base nas palavras que seu público pesquisa no Google:
- Escolha palavras-chave específicas e com intenção de compra (ex: “comprar blusa masculina em promoção”);
- Evite palavras muito genéricas, como “tênis” ou “roupa”;
- Use o Planejador de Palavras-chave do Google para encontrar ideias.
Por fim, vale mencionar que se você vende pela Nuvemshop, ou pretende criar uma loja grátis na maior plataforma de e-commerce da América Latina, acompanhar o desempenho dos seus anúncios fica ainda mais fácil. Saiba como:
👉 Confira: Como integrar minha conta do Google Ads na minha Nuvemshop?
💡Saiba mais: O que é E-commerce Ads e onde anunciar sua loja virtual?
Tudo certo sobre Google Ads?
Agora que você já sabe tudo sobre o Google Ads, é hora de reunir o conhecimento adquirido ao longo deste artigo e criar a sua campanha. Uma dica é utilizar o suporte que o Google oferece para quem está dando os primeiros passos com a estratégia e quer aprender a impulsionar no Google Ads.
Se você ainda não vende pela internet, que tal começar hoje mesmo e criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop? É rápido, fácil e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙