Franquia ou negócio próprio: veja como escolher o melhor

Por: Livia Ferreira

Imagem de várias interrogações mostrando a grande dúvida no momento de optar por uma franquia ou negócio próprio

Se deseja empreender e está em dúvida sobre montar uma franquia ou negócio próprio, continue a leitura deste conteúdo. Mas antes, você sabia que não está sozinho nessa jornada? O relatório Monitor do Empreendedorismo Global estimou que 50 milhões de brasileiros têm planos de abrir um negócio nos próximos anos.

Além disso, segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), apenas em 2021 mais de 3,9 milhões de empreendedores formalizaram suas empresas. Esse número representa um crescimento de 19,8% em relação ao ano anterior.

Ademais, dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostram que o setor de franquias apresentou uma variação positiva de 8,4% em sua receita em 2021. Incrível, né?

Então, se deseja descobrir as vantagens e desvantagens tanto da franquia quanto do negócio próprio, é só seguir a leitura do artigo! Vamos lá?

🎥 Veja também: Franquia ou negócio próprio independente: qual é melhor?

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O que é franquia?

Franquia é um modelo de negócio no qual uma empresa concede o direito de uso para um investidor. Ou seja, você pode abrir uma franquia de marcas famosas replicando seu formato em outra localidade. Como exemplo de grandes lojas temos McDonald’s, Cacau Show e O Boticário.

As franquias, no Brasil, precisam estar de acordo com a Lei 13966. Dessa forma, não basta apenas abrir uma empresa e replicar a marca, é necessário cumprir diversos requisitos e seguir exatamente o modelo de negócios da franquia.

💡 Saiba mais: O que é uma franquia online?

Quais as vantagens de abrir uma franquia?

Agora que você já sabe o que é franquia, vamos descobrir quais as suas vantagens. Confira:

Marca conhecida

Uma das grandes vantagens de abrir uma franquia é que a empresa já é conhecida pelo público. Ou seja, marcas grandes como Griletto e Arezzo, por exemplo, já investiram em divulgação e propaganda. Sendo assim, ao optar por este modelo você vai estar à frente de uma companhia consolidada no mercado.

Além disso, as pessoas tendem a optar por marcas que já são velhas conhecidas, pois sabem a qualidade dos produtos oferecidos e também o bom atendimento ao cliente disponibilizado. Lembre-se que ao escolher abrir uma franquia é imprescindível manter o nível de excelência exigido pelo franqueador.

Rápido retorno do investimento

Em média, o retorno sobre investimento das franquias leva de 24 a 36 meses, o que é considerado rápido perante outros modelos de negócio. É importante saber que franquias que oferecem rendimentos rápidos, normalmente, são aquelas que o investimento inicial para abertura é menor.

O site Sua Franquia mostra o investimento mínimo e máximo de acordo com a empresa escolhida. Além disso, também é possível verificar a previsão de retorno. A Cacau Show, por exemplo, tem investimento mínimo de R$ 64.900 e previsão de retorno entre 18 e 24 meses.

Bons fornecedores

Escolher bons fornecedores é uma questão importantíssima para novos empreendedores. Mas, ao optar por uma franquia, você não vai precisar ter essa preocupação. Isso porque as marcas já possuem fornecedores próprios com preços competitivos e materiais de qualidade.

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Menor investimento em divulgação

Conforme mencionamos no primeiro tópico, marcas grandes já fizeram todo o trabalho de propaganda. Então, ao optar por uma franquia, com certeza, você não vai precisar se preocupar em criar estratégias de marketing e divulgação muito complexas.

Neste cenário, é necessário apenas que as pessoas saibam onde a franquia está localizada, já que conhecem o produto ou serviço oferecido pela marca.

Quais as desvantagens de abrir uma franquia?

Não podemos deixar de mostrar os pontos que tornam a ideia de abrir uma franquia menos atrativa. Vamos lá:

Pagamento de taxas

Ao ter uma franquia é necessário pagar taxas ao franqueador. Sendo assim, esse é um gasto importante que deve ser considerado no momento de optar por esse modelo. Os valores variam de acordo com o negócio escolhido. Para ter uma base, separamos alguns exemplos:

  • Água de Cheiro: R$ 25 mil até R$ 45 mil;
  • Mana Poke: R$ 50 mil;
  • Bono Pneus: R$ 60 mil.

Alto investimento

Além das taxas, também é preciso se preocupar com o investimento inicial. Esse valor pode ser um pouco salgado para quem está começando a empreender agora. Lembrando que é indispensável investir o necessário para estar dentro dos moldes exigidos pela franquia ou não será possível abrir o negócio.

Segue o investimento mínimo necessário para abrir determinadas franquias:

  • Capodarte: R$ 390 mil;
  • Todeschini: R$ 750 mil;
  • Toca do Açaí: R$ 45 mil;
  • Only Mule: R$ 53 mil;

Pouca autonomia

Ao optar por uma franquia, não é possível realizar alterações nos produtos, na loja, no modelo de gestão, nas embalagens etc. Na prática, tudo deve seguir o padrão estabelecido pela empresa franqueadora. Então, nesse cenário, é inviável realizar grandes inovações.

Quais as vantagens de abrir um negócio próprio?

Para ajudar na decisão entre abrir uma franquia ou um negócio próprio, vamos conferir as vantagens do segundo modelo:

Baixo investimento

Para abrir um negócio próprio, não é necessário ter um valor alto para investir. É possível começar aos poucos, encomendando alguns produtos e comprando mais apenas quando forem vendidos.

Inclusive, você pode até vender sem estoque. Um modelo de vendas que cresce muito é o dropshipping. Funciona assim: o vendedor recebe o pedido em sua loja virtual e encaminha para o fornecedor que é o responsável pelo envio.

Se deseja iniciar com baixo investimento, o modelo de dropshipping pode ser uma ótima opção. É possível começar a vender hoje mesmo com Nuvemshop. Para isso, basta criar uma loja online na plataforma e instalar o aplicativo Dropi (para produtos internacionais) ou Drop Nacional (para mercadorias do Brasil).

💡 Saiba mais: Dropshipping com a Nuvemshop: tudo o que você precisa saber

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Maior autonomia

Se você é um empreendedor criativo que deseja autonomia e liberdade, montar um negócio próprio pode ser a melhor opção. Isso porque, ao ter a sua própria empresa, é possível dar lugar às suas ideias inovadoras.

Diferentemente da franquia, ao ter seu próprio negócio, não é necessário seguir regras preestabelecidas. Ou seja, você vai poder montar a sua loja desde o início, escolher toda a identidade visual, o público-alvo, encontrar fornecedores e muito mais.

Sem taxas

Como não é necessário pagar taxas para um franqueador, o lucro do seu negócio fica disponível para fazer o que desejar. Você pode investir em novos produtos, treinamento para a equipe, expansão da loja etc.

💡 Saiba mais: O que é e como calcular a margem de lucros da sua empresa?

Possibilidade de expansão

Como a empresa não estará limitada por um franqueador, você pode investir o seu lucro no crescimento dela. Se tem uma loja virtual, pode pensar em abrir uma loja física, contratar funcionários, aumentar a equipe e construir uma marca mais robusta. Quem sabe, com o tempo, o seu negócio não se torna uma franquia.

💡 Saiba mais: Como ter uma loja virtual integrada com a loja física?

Quais as desvantagens de abrir um negócio próprio?

Por fim, separamos as desvantagens de investir em um negócio próprio. Acompanhe:

Alto risco

Uma empresa nova tem sempre um risco maior do que uma já conhecida. Isso porque você vai ter como desafio enfrentar grandes concorrentes. Sendo assim, é imprescindível realizar uma pesquisa de mercado antes de abrir seu negócio. Além disso, pensar em estratégias para se destacar em meio à concorrência também é fundamental.

Ademais, abrir sua própria empresa demanda um plano de negócios bem construído para não ter dificuldades para atrair clientes, gerar vendas, realizar o controle de estoque e gerenciar os gastos.

Maior investimento em divulgação

Como a marca será nova, o investimento em propagandas e divulgações será maior do que em uma franquia. Assim, você tem a missão de fazer com que as pessoas conheçam a sua empresa, seu propósito e ainda despertar o desejo de realizar compras.

Dessa forma, é essencial montar um plano de marketing e realizar:

  • Análise do mercado de atuação;
  • Definição do público-alvo;
  • Desenvolvimento da marca;
  • Monitoramento dos resultados.

💡 Saiba mais: Guia completo de marketing digital

Necessário experiência com gestão

Abrir um negócio próprio exige muita dedicação. Por isso, para obter sucesso, é preciso saber gerenciar uma empresa. Isso porque é fundamental montar uma estratégia de gerenciamento alinhada com os princípios e objetivos da marca. Ao realizar a gestão do negócio, é preciso estar apto a lidar com o setor de contabilidade, estoque, logística, marketing e tecnologia.

💡 Saiba mais: 7 dicas de gestão de e-commerce

Afinal, qual escolher: franquia ou negócio próprio?

Se você chegou até aqui, com certeza, percebeu que essa escolha depende de alguns fatores. Além disso, viu que é preciso levar em consideração o seu perfil empreendedor. De todo modo, é importante ficar atento às vantagens e desvantagens tanto da franquia quanto do negócio próprio na hora de tomar a melhor decisão.

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Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre franquia ou negócio próprio

Franquia é um modelo de negócio no qual uma empresa concede o direito de uso para um investidor. 

  • Marca conhecida;
  • Rápido retorno do investimento;
  • Bons fornecedores;
  • Menor investimento em divulgação.

  • Pagamento de taxas;
  • Alto investimento;
  • Pouca autonomia.

  • Baixo investimento;
  • Maior autonomia;
  • Sem taxas;
  • Possibilidade de expansão.

  • Alto risco;
  • Maior investimento em divulgação;
  • Necessário experiência com gestão.

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