Dropshipping: tudo o que você precisa saber para começar a vender por esse modelo

Por: Raquel Lisboa

Caminhão de entrega de dropshipping.

Aqui você encontra:

A modalidade do dropshipping é um modelo de operação em que o lojista recebe o pedido do cliente em sua loja virtual e repassa essa ordem de compra ao fornecedor, que será o único responsável por providenciar o produto solicitado e enviá-lo ao consumidor. O dropshipping pode ser nacional ou internacional.


Sem tempo para ler? Não se preocupe! Temos o conteúdo, na íntegra, em versão áudio para você escutar onde estiver. É só apertar o play:

Se você está pensando em criar uma loja virtual, mas tem pouco capital para investir em estoque ou não sabe se terá tempo suficiente para administrar as entregas dos produtos, o dropshipping pode ser a solução para os seus problemas.

A seguir, descubra tudo sobre o dropshipping: o que é, quais são suas vantagens e desvantagens, como fazê-lo e muito mais! 😉

Quer se aprofundar no assunto? Então, siga a leitura deste conteúdo!

O que é dropshipping?

A modalidade do dropshipping é um modelo de operação em que o lojista recebe o pedido do cliente em sua loja virtual e repassa essa ordem de compra ao fornecedor, que será o único responsável por providenciar o produto solicitado e enviá-lo ao consumidor. Esse processo pode acontecer nacional ou internacionalmente.

Logo, o lojista trabalha sem estoque, sendo somente um intermediário no processo de compra. Todas as questões relacionadas à entrega — desde a embalagem até o produto chegar à casa do cliente — são responsabilidades do fornecedor.

Como funciona o dropshipping?

No esquema abaixo veja uma ilustração de como funciona o dropshipping e, logo depois, entenda o que são as etapas 1, 2 e 3, respectivamente:

Ilustração mostrando como funciona o dropshipping

1. O cliente faz o pedido online em sua loja virtual, escolhendo os produtos de acordo com o catálogo de itens do fornecedor que você disponibiliza

Tudo começa quando o cliente acessa a loja virtual de dropshipping e tem acesso às mercadorias disponibilizadas por ali. Esse catálogo de produtos, na realidade, é enviado pelo fornecedor previamente ao lojista, levando em consideração dois fatores principais: a logística de distribuição e o estoque de produtos disponíveis.

O primeiro diz respeito à capacidade do fornecedor de realizar a entrega nacional ou internacionalmente, segundo as necessidades da clientela do vendedor. Já a segunda, é referente à quantidade de produtos que ainda existem no estoque.

Nesta etapa, é muito importante manter um bom alinhamento entre lojista e fornecedor para evitar que a experiência de compra do usuário seja prejudicada.

2. Você, como lojista, envia os pedidos e as ordens de compra do consumidor para o fornecedor, que irá faturar as encomendas

Após o pedido ser realizado pelo cliente, o lojista faz a aprovação do pagamento e, em seguida, encaminha a ordem de compra para o fornecedor.

Esta segunda etapa é um acordo firmado somente entre vendedor e fornecedor do produto. Portanto, o cliente, além de nem precisar ter conhecido do dropshipping, não é afetado por esse modelo de venda. Assim, o processo de compra flui naturalmente, como qualquer outra feita pela internet.

3. O fornecedor realiza as entregas diretamente aos clientes que fizeram seus pedidos no e-commerce

Por fim, o fornecedor será o único responsável por fazer a entrega do produto, desde a embalagem da mercadoria ao transporte que a levará até a casa do consumidor.

Ou seja, nesta última etapa, o único trabalho do lojista é pegar, com o fornecedor, o código de rastreamento da transportadora e disponibilizá-lo ao cliente, por e-mail ou dentro do próprio e-commerce, para que o mesmo acompanhe o status da entrega do seu pedido.

📹 Veja também: Como vender pela internet com Dropshipping?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Quais são as vantagens do dropshipping?

Agora que você já sabe o que é dropshipping, como fazê-lo e encontrar fornecedores, conheça as cinco principais vantagens dessa operação:

1. Redução de custos

Como já mencionado, este modelo de negócio não exige o gerenciamento de estoque — o que reduz grande parte dos investimentos iniciais, inclusive com embalagens para transporte.

Além disso, não existem gastos com matéria-prima, mão de obra e aluguel de um espaço para as mercadorias para realizar as suas operações.

2. Variedade de artigos

Os fornecedores de dropshipping costumam disponibilizar produtos correlatos (tênis e meias, por exemplo), facilitando, assim, a venda de diferentes categorias de um mesmo segmento.

Normalmente, o catálogo de produtos também pode apresentar maior variedade de itens, uma vez que o tamanho do estoque não é responsabilidade do vendedor direto.

3. Flexibilidade de trabalho remoto

Por não ter um estoque físico, não é preciso ter um local fixo de trabalho. Logo, com um notebook e uma boa conexão de internet, o seu escritório está montado em casa ou em qualquer outro lugar! 💻

4. Possibilidade de atender clientes de todo o país

Da mesma forma que você pode vender de qualquer lugar, o seu cliente também pode comprar de onde estiver, independentemente das barreiras geográficas. Isso dá muitas possibilidades para o seu negócio crescer e escalar de maneira saudável.

5. Foco em marketing

A partir do momento que se terceiriza a logística com o dropshipping, sobra mais tempo para investir em outras áreas do negócio e em estratégias para adquirir e fidelizar clientes — como blog, anúncios pagos e redes sociais, por exemplo.

Caso queira aprender mais sobre como desenvolver um plano de marketing efetivo, confira gratuitamente este manual estratégico sobre o assunto:

💡 Saiba mais: Plano de marketing: o guia definitivo para o seu e-commerce

6. Suporte, trocas e devoluções

Por fim, mas não menos importante, outra vantagem do dropshipping é que todos os processos pós-venda de suporte, trocas ou devoluções de produtos também ficam a cargo do fornecedor. Ou seja, é ele que deve arcar com todos os custos e com a logística reversa.

Quais são as desvantagens do dropshipping?

Como nem tudo são flores, o dropshipping também tem algumas desvantagens que você precisa levar em consideração. Veja, a seguir, quais são elas:

1. Barreiras alfandegárias (se o fornecedor for internacional)

De acordo com as leis brasileiras, só estão livres de impostos itens que tenham sido comprados no exterior por até 50 dólares. Logo, se a mercadoria ultrapassar esse valor, corre o risco de ficar presa no posto de destino — o que pode gerar custos de até 60% do valor do produto.

Diante dessa situação, muitos lojistas deixam o comprador arcar sozinho com a cobrança. Contudo, se o seu objetivo é construir uma boa reputação com o cliente, ajude-o a pagar os adicionais.

Caso não seja viável realizar o pagamento das taxas para a liberação da mercadoria, prontifique-se a estornar o valor integral da compra ao consumidor. Além de ser o correto a fazer, isso evitará chargebacks (não reconhecimento da compra por parte do cliente) e, até mesmo, o cancelamento da sua loja por suspeita de fraude.

2. Competitividade acirrada

O mercado está saturado de produtos similares, especialmente no nicho de dropshipping. Portanto, diferenciar-se vai demandar grandes esforços da sua parte.

Sobre isso, temos um curso incrível (e gratuito!) sobre análise da concorrência. Acesse-o agora mesmo:

👉 Como se destacar diante dos concorrentes?

✨ Insights: segundo as tendências apontadas pelo Google Trends, em 2021, os segmentos em alta para dropshipping são: produtos sustentáveis (como canudos de metal e copos não descartáveis), robôs aspiradores de pó, utensílios de cozinha e equipamentos para o bem-estar do trabalho em casa.

3. Margem de lucro menor

Mesmo não tendo que investir em estoque, a parceria com um distribuidor tem custos. Assim sendo, com esse repasse financeiro, o lucro nem sempre é dos melhores: ele pode variar de 15% a 45%.

4. Demora na entrega

Fornecedores de dropshipping comumente atendem diversos negócios simultaneamente. Por isso, o processo de entrega é mais lento, podendo levar de 30 a 90 dias.

Se as encomendas forem internacionais, o ePacket pode ser uma boa solução. Esse tipo de frete é mais ágil (com prazos de, no máximo, 30 dias) e confiável, pois disponibiliza códigos de rastreamento.

💡 Saiba mais: O que é ePacket e como ele funciona?

5. Controle de estoque do fornecedor

Por mais que o dropshipping seja uma maneira de vender sem estoque, é necessário manter uma comunicação muito bem alinhada com o seu fornecedor para garantir que ele atualize com frequência as quantidades e opções ainda disponíveis.

Caso contrário, existe o risco de vender um produto em sua loja virtual e, na hora de repassar o pedido ao fornecedor, descobrir que aquela mercadoria não existe mais.

10 passos de como fazer dropshipping

Para fazer dropshipping, é necessário seguir seis passos essenciais. São eles:

1. Defina um nicho de mercado

Assim como em qualquer modelo de negócio, o primeiro passo é começar definindo o nicho de mercado no qual você pretende atuar. Isso, além de te dar mais poder de conhecimento sobre o seu público-alvo, também será fundamental para encontrar os fornecedores certos.

Aqui, dependendo do ramo que escolher, você poderá decidir se quer trabalhar com a venda de um só tipo de produto, como camisetas, por exemplo. Ou, então, se deseja oferecer uma variedade maior de opções, como peças de vestuário adulto e infantil.

💡 Saiba mais: Definindo o alcance do seu negócio: qual é o seu público-alvo?

2. Faça a prospecção de bons fornecedor

O segundo passo a ser dado é conseguir um fornecedor de dropshipping confiável. Portanto, pesquise opções de acordo com o seu segmento e entre em contato para tirar todas as suas dúvidas. Normalmente, um distribuidor legítimo requer taxas por entrega, além de uma quantidade mínima de pedidos.

Após escolher um fornecedor, é importante ter um contrato que esclareça os direitos e deveres de ambas as partes.

💡 Saiba mais: Como escolher fornecedores de produtos?

3. Teste os produtos que irá vender

Por mais que não seja o encarregado pela entrega das mercadorias, você continua sendo o responsável pela venda. Por isso, é essencial garantir a qualidade desses produtos para o seu cliente.

Antes de dar o start na sua loja de dropshipping, uma etapa importante é simular a compra de alguns itens para ter a certeza de que tudo chegará certinho, do jeito que foi anunciado no e-commerce. Além disso, vale se atentar ao prazo de entrega, confirmando que ele será cumprido.

4. Realize a análise da concorrência

Fazer a análise da concorrência também é um dos passos para começar a vender por dropshipping. Portanto, além de estudar outras lojas do mesmo ramo de atuação, busque por outros vendedores que também utilizam o mesmo fornecedor que você.

Assim, será possível entender como eles se posicionam no mercado, como estão seus canais de comunicação, em quais redes sociais estão presentes, entre outras coisas.

5. Escolha uma plataforma ou canal de venda

Para expor atrativamente os produtos ao seu público-alvo, é indispensável ter um espaço digital. Se você não sabe por onde começar, sem problemas! Confira três tipos de canais de venda pelos quais você pode realizar as suas:

Loja virtual própria

Ao montar a sua loja virtual, você tem mais autonomia para planejar toda a estratégia de vendas do seu negócio, desde a disposição dos produtos até a identidade visual que melhor conversa com a sua persona.

Além disso, existem algumas plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, que oferecem integrações para facilitar esse modelo de venda. Veja mais no tópico “Como fazer dropshipping com uma loja Nuvemshop?”.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Marketplace

Outra possibilidade é a venda por dropshipping por meio de marketplaces conhecidos no mercado, como Amazon, Shopee e Mercado Livre. Assim, além de não ter estoque, você também não precisa se preocupar em criar o seu espaço virtual.

Mas, nesta situação, você fica totalmente dependente da visibilidade que a plataforma dará aos seus produtos anunciados. Isso porque, além de não permitir a customização da sua página de vendas, no marketplace os seus anúncios aparecerão de acordo com a sua popularidade e nota dentro da plataforma.

Outro ponto que não é muito vantajoso é a necessidade de pagar uma porcentagem por todos os itens vendidos.

Redes sociais

Por fim, outra maneira de realizar as vendas por dropshipping é utilizando as redes sociais, como o Facebook e o Instagram.

No caso do Facebook, a própria plataforma já tem um marketplace por onde os usuários podem anunciar produtos gratuitamente. Por lá também é possível impulsionar tais publicações.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Facebook em 2021?

Já quando falamos do Instagram, a estratégia deve ser muito bem planejada, levando em consideração as principais métricas de engajamento da ferramenta. Com isso, você garante que os seus produtos cheguem, de fato, aos usuários que pretende atingir.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram em 2021?

6. Opte por um bom meio de pagamento

Com o negócio montado e um investimento inicial em marketing digital, as vendas começarão a ser efetivadas e, com isso, pedidos e pagamentos executados — é seu dever verificar se toda a jornada de compra está fluindo corretamente.

Para isso, você deve optar por um meio de pagamento que aceite a modalidade de dropshipping, como o PayPal e os chamados gateways de pagamento.

Além disso, atente-se ao prazo de liberação do dinheiro após cada venda para garantir mais fluidez ao fluxo de caixa do seu negócio.

💡 Saiba mais: Quais são e como funcionam os meios de pagamento para e-commerce?

7. Crie um fluxo para encaminhar as ordens ao fornecedor

Agora, é momento de passar a bola para o distribuidor. Ou seja, nesta etapa, você deve enviar todos os pedidos confirmados junto dos dados de cada cliente. Dessa maneira, ele poderá dar início à embalagem e à entrega das encomendas.

Como já falamos anteriormente, é importante manter uma boa comunicação entre ambas as partes para garantir que o fluxo flua da melhor maneira possível e sem comprometer a experiência do cliente.

8. Tenha uma política clara de cancelamento

Como em qualquer outro tipo de venda pela internet, trabalhar com dropshipping exige que você deixe bem claro ao seu consumidor como funciona a política de cancelamento da sua loja virtual. Assim, caso ele decida desistir de uma compra, estará ciente de todos os prazos e condições para isso.

Outro ponto fundamental é oferecer um bom suporte e atendimento ao cliente.

9. Faça a divulgação do seu negócio de dropshipping

Por mais que você não venda diretamente pelas redes sociais, investir em marketing por esse e outros canais pode otimizar e acelerar as vendas da sua loja virtual. Assim, pensando novamente no seu público-alvo e na sua persona, desenhe uma estratégia forte de divulgação.

Nesta etapa, você pode fazer uso de diversas ferramentas disponíveis para isso, como anúncios pagos nas redes sociais, Google Ads, marketing de conteúdo e SEO para e-commerce.

10. Receba o código de rastreamento e repasse ao cliente

Por último, como foi falado em tópicos anteriores é primordial que o fornecedor informe os códigos de rastreamento para que você os repasse aos consumidores. Dessa maneira, eles poderão acompanhar seus respectivos pedidos ao longo dos dias até que a entrega seja concluída.

O que é dropshipping nacional?

Dropshipping nacional, como o próprio nome indica, é o dropshipping feito dentro do território nacional, sem a necessidade de fazer a importação de mercadorias.

Diferentemente do modelo internacional — que se popularizou com fornecedores chineses como o AliExpress e o Alibaba nos últimos anos — , os distribuidores, neste formato, são locais — o que possibilita transações em reais.

Além disso, este tipo de dropshipping realizado dentro do Brasil é livre de taxas alfandegárias, e os tributos e notas fiscais seguem apenas os regimentos brasileiros.

Como encontrar fornecedores para dropshipping?

Existem fornecedores internacionais e nacionais para dropshipping. De modo geral, os primeiros oferecem produtos mais baratos, mas com entregas demoradas. Já os distribuidores brasileiros ofertam um frete mais ágil, contudo, os preços (mesmo que em reais) são mais altos.

Muitos lojistas compram diretamente de sites do exterior, como o eBay ou o AliExpress, mas essa nem sempre é a melhor forma de fazer dropshipping, uma vez que você não é capaz de garantir ao cliente a disponibilidade do produto comprado em sua loja virtual.

Caso queira usar esse tipo de fornecedor, como o AliExpress para dropshipping, é melhor contar com uma plataforma automatizada, que garanta a disponibilidade dos itens. Ainda neste artigo, você saberá como fazer isso.

O mais indicado, portanto, é pesquisar fornecedores na internet com variações de palavras-chave de acordo com o seu nicho de mercado. É importante ressaltar que sites de dropshipping, via de regra, não são bem projetados visualmente, por isso, não julgue o livro pela capa.

Buscar por fóruns (inclusive no LinkedIn) e fabricantes podem ser ações interessantes também. No primeiro caso, você terá a chance de encontrar diferentes listas de fornecedores. Já ao entrar em contato com fontes de produção, será possível propor parcerias para dropshipping e até conseguir preços mais baixos.

E, claro, não se esqueça de questionar — por telefone e/ou e-mail — o processo de entrega, os tipos de remessas e os prazos por região. Além disso, solicite amostras dos produtos (mesmo que tenham que ser pagas) para que você ateste a qualidade delas.

💡 Saiba mais: Como encontrar fornecedores de dropshipping?

Como legalizar o dropshipping?

Antes de aprendermos como montar a sua loja virtual para começar a vender, entenda as diferenças de fazer dropshipping internacional e nacional perante a lei:

Fornecedores internacionais

Para ser considerada legal e poder emitir notas fiscais, a empresa que compra produtos do exterior deve atuar como intermediadora de importação. Tal classificação se enquadra somente nas formalizações de Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli).

Portanto, caso ainda não tenha formalizado seu negócio, é necessário abrir uma empresa para o dropshipping internacional e enquadrá-la no campo de atuação citado.

Fornecedores nacionais

Por outro lado, em transações realizadas no Brasil, o lojista pode atuar com a classificação de Microempreendedor Individual (MEI). No entanto, ao fazer dropshipping, torna-se obrigatória a emissão de notas fiscais de produto, o que obriga a regularização do negócio.

Para tirar outras dúvidas sobre o assunto, você pode acessar o Guia do Dropshipping no Portal Sebrae.

Como fazer dropshipping com uma loja Nuvemshop?

Se você tem ou quer criar uma loja virtual com a plataforma da Nuvemshop, é possível fazer dropshipping com conexão direta aos produtos disponíveis no AliExpress.

Por meio do aplicativo Dropi, seu e-commerce estará automaticamente integrado a mais de 2 bilhões de itens de fornecedores internacionais no site. Basta escolher os produtos que quer vender e importá-los para sua loja virtual. Depois disso, seus clientes acessarão seu site e realizarão a compra normalmente, que será enviada a eles diretamente pelo fornecedor.

👉 Saiba mais: Como instalar o aplicativo Dropi?

Outra opção de integração interessante, dessa vez para designers e criativos, é o aplicativo Printful. Com ele, é possível vender produtos personalizados de print-on-demand — em português, impressão sob demanda.

Ou seja, você cria e vende a sua arte, aplicando-a aos mais variados tipos de produtos, como camisetas, bonés, quadros etc. Utilizando o modelo de dropshipping, a própria Printful realiza a confecção e o envio dos pedidos com sua marca diretamente aos seus clientes.

Crie sua loja virtual
Testar 30 dias grátis

[Bônus] 3 dicas para criar uma loja virtual de dropshipping

Por fim, neste tópico, separamos três dicas extras para que você possa criar o seu e-commerce de dropshipping!
Papel e caneta na mão? Então, vamos lá! 📝

1. Publique fotos de qualidade

Por não ter acesso a um estoque, solicite ao seu fornecedor imagens dos produtos (que geralmente já são bem profissionais) ou, se não for possível, amostras das peças, para que você mesmo tire essas fotos.

2. Atente-se às fraudes

Nas redes sociais, às vezes nos deparamos com histórias de pessoas que compraram artigos por dropshipping e receberam itens de qualidade inferior.

Portanto, ao procurar por fornecedores, pesquise-os no Reclame Aqui (se forem brasileiros) ou em seus próprios sites (se forem internacionais) para não cair em ciladas. Observe principalmente a reputação — em classificações de notas ou estrelas — e feedbacks de clientes nos comentários.

Outra estratégia é a de buscar, no Google, pelas marcas dos fornecedores + as palavras “fraude” ou “golpe”. Se houver alguma situação suspeita, provavelmente você a achará.

3. Não se esqueça das páginas institucionais

Nas páginas de Quem somos e Perguntas Frequentes, seja transparente em relação ao modelo do seu negócio. Coloque todas as informações referentes aos fornecedores e prazos de entrega — isso com certeza irá transmitir mais segurança ao seu público-alvo.

📹 Veja também: [Live] Como criar uma loja de dropshipping 2021

Resumo rápido sobre dropshipping

Montar um negócio online no formato dropshipping é simples, mas requer que você se atente aos riscos na hora da entrega dos produtos para manter sua empresa de forma sustentável. Acompanhe sempre os pedidos em trânsito e se antecipe informando os clientes caso ocorram atrasos.

Antes de encerrarmos, confira um resumo rápido sobre dropshipping:

O que é dropshipping?

O dropshipping é um modelo de operação em que o lojista recebe o pedido do cliente em sua loja virtual e repassa essa ordem de compra ao fornecedor, que será o único responsável por providenciar o produto solicitado e enviá-lo ao consumidor.

Como funciona o dropshipping?

  1. Cliente faz o pedido online na loja virtual, escolhendo os produtos de acordo com o catálogo de itens do fornecedor
  2. O lojista envia as ordens de compra do consumidor para o fornecedor
  3. O fornecedor realiza as entregas diretamente aos clientes

Quais são as vantagens do dropshipping?

  • Redução de custos
  • Variedade de artigos
  • Flexibilidade de trabalho remoto
  • Possibilidade de atender clientes de todo o país
  • Foco em marketing
  • Suporte, trocas e devoluções

Quais são as desvantagens do dropshipping?

  • Barreiras alfandegárias (se o fornecedor for internacional)
  • Competitividade acirrada
  • Margem de lucro menor
  • Demora na entrega
  • Controle de estoque do fornecedor

10 passos de como fazer dropshipping

  1. Defina um nicho de mercado
  2. Faça a prospecção de bons fornecedor
  3. Teste os produtos que irá vender
  4. Realize a análise da concorrência
  5. Escolher uma plataforma ou canal de venda (Loja virtual própria, Marketplace ou Redes sociais)
  6. Opte por um bom meio de pagamento
  7. Crie um fluxo para encaminhar as ordens ao fornecedor
  8. Tenha uma política clara de cancelamento
  9. Faça a divulgação do seu negócio de dropshipping
  10. Receba o código de rastreamento e repasse ao cliente

O que é dropshipping nacional?

Como o próprio nome já sugere, o dropshipping nacional é aquele realizado com empresas dentro do Brasil.

Como encontrar fornecedores para dropshipping?

  • Conhecer os principais fornecedores nacionais e internacionais
  • Pesquisar na internet com variações de palavras-chave de acordo com o seu nicho
  • Buscar por fóruns e fabricantes para conseguir referências
  • Atentar-se ao prazo de entrega e à qualidade dos produtos de cada um

Como legalizar o dropshipping?

Para tratar com fornecedores internacionais, é necessário atuar como intermediador de importação (Microempresa, Empresa de Pequeno Porte ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada). Já no caso de dropshipping com fornecedores nacionais, basta ter sua atuação como Microempreendedor Individual regularizada.

[Bônus] 3 dicas para criar uma loja virtual de dropshipping

  1. Publique fotos de qualidade26
  2. Atente-se às fraudes
  3. Não se esqueça das páginas institucionais

E, se você já optou por abrir seu empreendimento de dropshipping, mas ainda não criou sua loja virtual, aproveite para montá-la hoje mesmo. Na Nuvemshop, oferecemos um teste de 30 dias gratuitos!

Faça como +90 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Quer criar sua loja de dropshipping?

Crie sua loja virtual com a Nuvemshop para fazer dropshipping de maneira automatizada com fornecedores internacionais do AliExpress.

Criar minha loja

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies