Dropshipping: tudo o que você precisa saber

Por: Raquel Lisboa
Dropshipping: tudo o que você precisa saber

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Se você está pensando em criar uma loja virtual, mas tem pouco capital para investir em estoque ou não sabe se terá tempo suficiente para administrar as entregas dos produtos, o dropshipping pode ser a solução para os seus problemas.

A seguir, descubra o que é dropshipping, como fazê-lo, quais são suas vantagens e desvantagens e muito mais! 😉

O que é dropshipping?

Dropshipping é um modelo de operação no qual o lojista é responsável por receber o pedido do cliente em sua loja virtual e repassá-lo ao fornecedor. Este, por sua vez, é encarregado de prover o produto solicitado e enviá-lo diretamente ao consumidor.

Logo, o lojista trabalha sem estoque — ele é somente um intermediário no processo de compra — e todas as questões relacionadas à entrega (desde a embalagem até o produto chegar à casa do cliente) são encargos do fornecedor.

O que é dropshipping nacional?

Dropshipping nacional, como o próprio nome indica, é o dropshipping realizado no Brasil.

Diferentemente do modelo internacional (que se popularizou com fornecedores chineses como o AliExpress e o Alibaba nos últimos anos), os distribuidores, neste formato, são locais — o que possibilita transações em reais.

Além disso, este tipo de operação nativa é livre de taxas alfandegárias, e os tributos e notas fiscais seguem apenas os regimentos brasileiros.

Como fazer dropshipping?

Para fazer dropshipping, é necessário seguir seis etapas essenciais, que são:

1. Criar uma loja virtual

Para expor atrativamente os produtos ao seu público-alvo, é indispensável ter um espaço digital. Se você não sabe por onde começar, sem problemas! Temos um guia completo sobre como criar uma loja virtual. Nele, encontre dicas sobre fotografias, descrições e outros pontos de personalização básicos. Acesse-o gratuitamente clicando neste botão:

2. Prospectar fornecedor

O segundo passo a ser dado é conseguir um fornecedor de dropshipping confiável. Portanto, pesquise opções de acordo com o seu segmento, entre em contato para tirar todas as suas dúvidas. Normalmente, um distribuidor legítimo requer taxas por entrega, além de uma quantidade mínima de pedidos.

3. Firmar contrato

Depois de escolher um fornecedor, é importante ter um contrato que esclareça os direitos e deveres de ambas as partes. Com esta e as duas etapas anteriores feitas, as próximas tarefas vão compor o processo de compra do seu e-commerce de dropshipping.

4. Conferir pedidos e pagamentos

Com o negócio montado e um investimento inicial em marketing, as vendas começarão a  ser efetivadas e, com isso, pedidos e pagamentos executados — é seu dever verificar se toda a jornada de compra está fluindo corretamente.

5. Encaminhar ordens ao fornecedor

Agora é momento de passar a bola para o distribuidor. Ou seja, enviar-lhe os pedidos confirmados junto dos dados dos clientes. Desta maneira, ele poderá dar início à embalagem e entrega das encomendas.

6. Receber códigos de rastreamento

Por fim, é primordial que o fornecedor informe os códigos de rastreamento para que você os repasse aos consumidores. Assim, estes poderão acompanhar seus respectivos pedidos ao longo dos dias.

Como encontrar fornecedores para dropshipping?

Conforme comentado anteriormente, existem fornecedores internacionais e nacionais para dropshipping. De modo geral, os primeiros oferecem produtos mais baratos, mas com entregas demoradas. Já os distribuidores brasileiros ofertam um frete mais ágil, contudo, os preços (mesmo que em reais) são mais altos.

Muitos lojistas compram diretamente de sites do exterior, como o eBay ou o AliExpress, mas essa nem sempre essa é a melhor forma de fazer dropshipping, uma vez que você não é capaz de garantir ao cliente a disponibilidade do produto comprado em sua loja virtual.

O mais indicado, portanto, é pesquisar fornecedores na internet com variações de palavras-chave de acordo com o seu nicho. É importante ressaltar que sites de dropshipping, via de regra, não são bem projetados visualmente, por isso, não julgue pela capa.

Buscar por fóruns (inclusive no LinkedIn) e fabricantes podem ser ações interessantes também. No primeiro caso, você terá a chance de encontrar diferentes listas de fornecedores. Já ao entrar em contato com fontes de produção, será possível propor parcerias para dropshipping e até conseguir preços mais baixos.

E, claro, não se esqueça de questionar — por telefone e/ou e-mail — o processo de entrega, os tipos de remessas e os prazos por região. Ademais, solicite amostras dos produtos (mesmo que tenham que ser pagas) para que você ateste a qualidade delas.

Para mais dicas sobre como prospectar fornecedores para dropshipping, consulte estes artigos:

Como legalizar o dropshipping?

Antes de passarmos para a próxima parte, entenda as diferenças de fazer dropshipping internacional e nacional perante a lei:

  • Fornecedores internacionais: para ser considerada legal e poder emitir notas fiscais, a empresa que compra produtos do exterior deve atuar como intermediadora de importação. Tal classificação se enquadra somente nas formalizações de Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli);
  • Fornecedores nacionais: por outro lado, em transações realizadas no Brasil, o lojista pode atuar com a classificação de Microempreendedor Individual (MEI), no entanto, ao fazer dropshipping, torna-se obrigatória a emissão de notas fiscais de produto.

Para tirar outras dúvidas sobre o assunto, você pode acessar o Guia do Dropshipping no Portal Sebrae.

Quais são as vantagens do dropshipping?

Agora que você já sabe o que é dropshipping, como fazê-lo e encontrar fornecedores, conheça as quatro principais vantagens dessa operação:

1. Redução de custos

Como dito na introdução, este modelo de negócio te exime do gerenciamento de estoque — o que abrevia investimentos iniciais (inclusive com embalagens para transporte).

2. Variedade de artigos

Fornecedores de dropshipping comumente disponibilizam produtos correlatos (tênis e meias, por exemplo), facilitando, assim, a venda de diferentes categorias de um mesmo segmento.

3. Flexibilidade

Por não ter um estoque físico, não é preciso ter um local fixo de trabalho. Logo, com um notebook e uma boa conexão de internet, o seu escritório está montado! 💻

4. Foco em marketing

A partir do momento que se terceiriza a logística com o dropshipping, sobra mais tempo para investir em outras áreas do negócio, como estratégias para adquirir e fidelizar clientes, por exemplo.

Caso queira aprender mais sobre como desenvolver um plano de marketing efetivo, confira gratuitamente este manual estratégico sobre o assunto:

Quais são as desvantagens do dropshipping?

Como nem tudo são flores, o dropshipping também tem quatro principais desvantagens, que são:

1. Barreiras alfandegárias (se o fornecedor for internacional)

De acordo com as leis brasileiras, só estão livres de impostos itens que tenham sido comprados no exterior por até 50 dólares. Logo, se a mercadoria ultrapassar esse valor, corre o risco de ficar presa no posto de destino — o que gera altos custos (de até 60% do valor do produto).

Diante dessa situação, muitos lojistas deixam o comprador arcar sozinho com a cobrança. Contudo, se o seu objetivo é construir uma boa reputação com o cliente, ajude-o a pagar os adicionais.

Caso não seja viável realizar o pagamento das taxas para a liberação da mercadoria, prontifique-se a estornar o valor integral da compra ao consumidor. Além de ser o correto a fazer, isso evitará chargebacks (não reconhecimento da compra por parte do cliente) e, até mesmo, o cancelamento da sua loja por suspeita de fraude.

2. Competitividade acirrada

O mercado está saturado de produtos similares, especialmente no nicho de dropshipping. Portanto, diferenciar-se vai demandar grandes esforços da sua parte.

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Insights: em 2020, os segmentos em alta para dropshipping são: robôs de limpeza, utensílios de cozinha, difusores de óleos essenciais, produtos pet e fitness. Autocuidado e artigos relacionados ao bem-estar são os destaques do ano.

3. Margem de lucro menor

Mesmo não tendo que investir em estoque, a parceria com um distribuidor tem custos. Por conseguinte, com esse repasse financeiro, o lucro nem sempre é dos melhores: ele pode variar de 15 a 45% apenas.

4. Demora na entrega

Fornecedores de dropshipping comumente atendem diversos negócios simultaneamente. Por isso, o processo de entrega é mais lento, podendo levar de 30 a 90 dias.

Se as encomendas forem internacionais, o ePacket pode ser uma boa solução. Esse tipo de frete é mais ágil (com prazos de no máximo 30 dias) e confiável, pois disponibiliza códigos de rastreamento. Para outras informações sobre a ferramenta, consulte este artigo:

3 dicas para criar uma loja virtual de dropshipping

A seguir, por fim, confira três dicas extras para criar seu e-commerce de dropshipping:

1. Publique fotos de qualidade

Por não ter acesso a um estoque, solicite ao seu fornecedor imagens dos produtos (que geralmente já são bem profissionais) ou, se não for possível, amostras das peças, para que você mesmo as fotografe. Confira um tutorial de como tirar fotos de qualidade.

2. Atente-se às fraudes

Nas redes sociais, às vezes nos deparamos com histórias de pessoas que compraram artigos por dropshipping e receberam itens de qualidade inferior.

Portanto, ao procurar por fornecedores, pesquise-os no Reclame Aqui (se forem brasileiros) ou em seus próprios sites (se forem internacionais) para não cair em ciladas. Observe principalmente a reputação — em classificações de notas ou estrelas — e feedbacks de clientes nos comentários.

Outra estratégia é a de buscar, no Google, pelas marcas dos fornecedores + as palavras “fraude” ou “golpe”. Se houver alguma situação suspeita, provavelmente você a achará.

3. Não se esqueça das páginas institucionais

Nas páginas de Quem somos e Perguntas Frequentes, seja transparente em relação ao modelo do seu negócio. Coloque todas as informações referentes aos fornecedores e prazos de entrega — isso com certeza transmitirá mais segurança ao seu público-alvo.

E aí, pronto para fazer dropshipping?

Montar um negócio online no formato dropshipping é simples, mas requer que você se atente aos riscos na hora da entrega dos produtos para manter seu negócio de forma sustentável. Acompanhe sempre os pedidos em trânsito e se antecipe informando os clientes caso ocorram atrasos.

E se você já optou por abrir seu empreendimento de dropshipping, mas ainda não criou sua loja virtual, aproveite para montá-la hoje mesmo. Na Nuvemshop, oferecemos um teste de 30 dias gratuitos!

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