7 dicas sobre como expandir meu negócio com sucesso

Por: Livia Ferreira

Mesa de trabalho organizada representa como expandir meu negocio

Se a dúvida de quando e como expandir meu negócio tem passado pela sua cabeça com recorrência, vale a pena entender como aumentar o alcance da sua empresa da melhor forma.

O Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia divulgou que o total de empresas ativas no Brasil é de 19,2 milhões. Apenas em novembro de 2021 cerca de 317 mil empresas foram abertas.

Em meio a tantas companhias, destacar o seu negócio pode ser um desafio. À vista disso, é importante refletir sobre qual é a época correta para fazê-la e planejar todas etapas do processo, pois um passo em falso pode ser o suficiente para prejudicar sua equipe e, por consequência, sua loja.

Pensando nisso, neste guia, confira quais pontos levar em consideração ao decidir o momento ideal para crescer a sua marca e ideias de como ampliá-la. Vamos lá? 😉

💡 Saiba mais: O que é empreendedorismo?

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Como expandir meu negócio?

Para expandir o negócio com sucesso é necessário planejar o crescimento. Existem diferentes formas de fazê-lo, portanto, a escolha certa vai depender do mercado em que você está inserido. Vamos as dicas:

1. Analise a situação da empresa

Para valer a pena começar a expansão de uma marca, é preciso primeiro considerar uma premissa básica: ela já deve ser um negócio de sucesso. Afinal, por que ampliar algo que não está performando bem?

Assim, o momento certo de expandir uma empresa é quando, mesmo em pequena escala, ele gere um número crescente de vendas mensalmente e um fluxo de caixa sustentável. A empresa deve ser capaz de manter o capital de giro e pagar os salários dos funcionários.

Lembre-se sempre de que a taxa de conversão é o melhor indicador de que a sua loja está no caminho certo. Caso não esteja vendendo bem, pare e reformule o modelo de gestão e o plano de marketing. Analise também se os produtos oferecidos estão sendo direcionados ao público certo.

2. Abra mais unidades

Crie uma rede de lojas sob o seu comando — elas podem estar localizadas tanto na cidade da sede, quanto em outros municípios da mesma região. No entanto, atente-se aos setores de logística e finanças: se a primeira unidade já te dá um trabalho razoável, será necessário contratar mais funcionários para distribuir as tarefas.

Além disso, não se esqueça de que, para abrir mais unidades, será preciso investir em infraestrutura (espaços físicos, aluguéis, sistemas operacionais etc).

3. Franqueie a sua marca

Dê autorização para que empreendedores interessados possam abrir novas lojas da sua marca. Para isso, é necessário contar com o auxílio de um advogado e de um contador para compreender se o seu negócio está apto para tal formato e desenvolver o contrato de franquia.

Ademais, é importante desenhar muito bem a cultura da sua empresa, para que, assim, funcionários e clientes compreendam com clareza os valores da marca.

4. Crie uma loja virtual

Se você já tem um bom número de vendas no seu espaço físico, imagine expandi-lo pelo Brasil por meio da internet? Dentre os pontos positivos de uma loja virtual, destacam-se: poder, com uma equipe enxuta, abrir o seu e-commerce e, em poucos minutos de configuração, começar a vender para todo o país.

Caso esta seja a sua escolha, baixe o nosso e-book gratuito com o passo a passo para criar uma loja virtual:

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5. Invista mais em marketing digital

Para que o seu negócio alcance o público com mais assertividade, é importante se atentar às estratégias orgânicas do site (SEO), bem como às campanhas pagas em redes sociais (como o Instagram, por exemplo) e no Google.

💡 Saiba mais: Guia completo de marketing digital

6. Faça parceria com marketplaces

Marketplaces como Submarino, Americanas e Mercado Livre, por exemplo, são capazes de expor seus produtos para um número maior de pessoas em troca de uma comissão — ação ideal para você que deseja expandir o negócio e ganhar popularidade.

Esse tipo de canal de venda é uma boa opção para complementar a sua loja virtual. No entanto, em tal ambiente online, é fundamental expor preços competitivos para se destacar diante da concorrência, que geralmente é grande por lá.

💡 Saiba mais: Como vender no Mercado Livre: passo a passo para começar

7. Abra uma loja física

Por fim, se quiser partir para o meio físico, você pode abrir um ponto comercial em um shopping ou em um local com alto fluxo de pessoas interessadas no seu produto. Neste caso, estude bem o contrato de locação e permanência do espaço para não se deparar com surpresas no meio do caminho.

💡 Saiba mais: O que é melhor, abrir uma loja física ou virtual?

Agora que tal rever todas as dicas acima e conhecer outras mais em vídeo?

🎥 Veja também: Como crescer a minha empresa

Resumo

Mantenha sempre a calma ao refletir sobre a questão inicial: “Quando e como expandir meu negócio?”. Se você fez tudo certo até aqui, agora está colhendo os louros do seu trabalho e não precisa ter medo de dar o próximo passo.

Se possível, contrate uma consultoria especializada em expansão de negócios para estudar a sua marca e oferecer a opção ideal para o seu negócio. Assim, você terá mais chances de alcançar um público cada vez maior, seja através de novos serviços ou produtos.

Antes de ir embora, confira um resumo:

Como expandir o meu negócio?

  1. Analise a situação da empresa;
  2. Abra mais unidades;
  3. Franqueie a sua marca;
  4. Crie uma loja virtual;
  5. Invista mais em marketing digital;
  6. Faça parceria com marketplace;
  7. Abra uma loja física.

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