O que é microfranquia e como funciona esse tipo de negócio? [+ exemplos]

imagem de luma microfranquia online, representada na tela de um computador

Muitas pessoas sonham em ter uma empresa própria, mas um dos maiores desafios nesse momento é o valor do investimento inicial, que muitas vezes pode ser alto. Nesse sentido, optar pelo mercado da microfranquia pode ser uma alternativa para quem deseja empreender sem muito capital.

De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de microfranquias segue em recuperação em 2022, compensando grande parte das perdas de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus.

O estudo apontou que as redes de microfranquias cresceram 8,8% no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao último semestre de 2021, com uma receita de R$ 43,380 bilhões.

No entanto, antes de investir em uma microfranquia, é preciso se certificar de que o negócio cumpra com a lei que regula o setor, além de alguns cuidados para começar no segmento. Pensando nisso, separamos tudo sobre o assunto neste conteúdo. Vamos conferir?

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O que é microfranquia?

Microfranquia, ou franquia barata, é um tipo de negócio de baixo custo com funcionamento simples.

A ABF classifica esse tipo de operação as empresas que tenham o o preço máximo de investimento de R$ 105 mil, isto é, três vezes o valor do Produto Interno Bruto (PIB) anual por habitante no Brasil.

De forma geral, a microfranquia é uma estratégia de mercado para aqueles que desejam iniciar um negócio já com bases mais consolidadas, com modelos de negócio testados e com certo reconhecimento do público-alvo.

💡Saiba mais: O que é uma franquia online e quais as suas vantagens?

Como funciona um negócio de microfranquia?

A microfranquia é um modelo de negócio fundamentado na venda de licença, em que uma empresa (ou franqueador), cede ao franqueado o direito de uso da sua marca, patente, produtos ou serviços.

A franqueadora, por sua vez, é responsável por fornecer suporte aos franqueados, como treinamentos, materiais, conselhos e todo o apoio necessário para o sucesso da empresa.

Em decorrência do uso da identidade visual da marca e do suporte recebido, nesse tipo de negócio, é comum que o franqueado pague royalties mensais à franqueadora, isto é, um percentual sobre o faturamento obtido.

Vantagens e desvantagens da microfranquia

Agora que você já sabe o que é microfranquia e como funciona, veja as principais vantagens e desvantagens deste modelo de negócio. Confira:

Vantagens da microfranquia

As principais vantagens da microfranquia são:

Ter um plano de negócio

Um dos maiores obstáculos para quem está começando a empreender do zero é criar um plano de negócios.

Desse modo, o apoio do franqueador ajuda nesse quesito e na expansão da empresa. Afinal, uma microfranquia, já vem com o plano de negócios completo, igual ao que todas as unidades da marca utilizam.

💡Saiba mais: Como empreender do zero?

Oferece economia de escala

Outra vantagem da microfranquia está relacionada aos custos de divulgação do negócio. Isso porque eles são distribuídos entre todos os franqueados da rede, o que permite uma redução de investimento no negócio para cada empreendedor.

Reduz custos com pesquisa e desenvolvimento de produtos

Todos os custos com pesquisas e criação de novos produtos para a marca são de responsabilidade do franqueador. Essa é mais uma maneira de poupar os custos do franqueado com a inovação de mercadorias e com testes de mercado.

Desvantagens da microfranquia

Como em qualquer negócio, existem também pontos negativos que precisam ser avaliados antes de empreender. Confira a seguir algumas desvantagens da microfranquia:

Não existe autonomia nas decisões internas

Em um sistema de microfranquias, não existe autonomia do empreendedor nas decisões internas da franqueada. Nesse tipo de operação, é preciso se adequar às regras estabelecidas pela marca.

Controle sobre a localização

Se você optar por vender por uma microfranquia com ponto físico, o franqueador definirá onde instalar a sua unidade, conforme o público-alvo, concorrência e presença de outras unidades da franquia.

💡Saiba mais: Franquia ou negócio próprio: veja como escolher o melhor

Quais são as melhores microfranquias para investir?

Escolher a melhor microfranquia para investir vai depender do setor que você tem mais afinidade, aptidão e vontade de trabalhar.

Abaixo, separamos alguns dos modelos mais lucrativos no quarto semestre de 2021, de acordo com a Pesquisa de Desempenho da ABF, para te ajudar na decisão:

  • Alimentação (Comércio e Distribuição): faturamento de R$ 3,140 milhões;
  • Alimentação (Foodservice): faturamento de R$ 10, 418 milhões;
  • Casa e construção: faturamento de R$ 4,716 milhões;
  • Comunicação, informática e eletrônicos: faturamento de R$ 1895 milhões;
  • Entretenimento e lazer: faturamento de R$ 763 milhões;
  • Hotelaria e turismo: faturamento de R$ 2,349 milhões;
  • Limpeza e conservação: faturamento de R$ 406 milhões;
  • Moda: faturamento de R$ 8,293 milhões;
  • Saúde, beleza e bem-estar: faturamento de R$ 11,052 milhões;
  • Serviços educacionais: faturamento de R$ 3,099 milhões.

💡Saiba mais: 15 franquias de sucesso para investir em 2022 e lucrar alto

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Como abrir uma microfranquia?

Para abrir uma microfranquia, primeiramente, é preciso definir o segmento de atuação e o que você tem mais afinidade para trabalhar.

Feito isso, chegou a hora de levantar as principais redes que tenham esse modelo de negócio disponível e passar pelo processo de aquisição.

De modo geral, o processo para adquirir uma microfranquia acontece da seguinte forma:

  • Preenchimento de um formulário no site da franqueadora;
  • Em seguida, a franqueadora entra em contato com o franqueado para passar mais informações e esclarecer dúvidas;
  • Caso haja interesse em avançar, o empreendedor passa por algumas entrevistas e testes para avaliar se tem perfil para ser franqueado da marca;
  • Por fim, se for aprovado no processo, assina a COF (Circular de Oferta de Franquia), isto é, um documento oficial que a franqueadora oferece para conhecer seus direitos, deveres e todos os detalhes do seu futuro negócio.

10 maiores microfranquias para investir

A Associação Brasileira de Franquias selecionou as maiores microfranquias de 2021. Conheça as principais a seguir:

1. Pit Stop

A Pit Stop é uma marca do Grupo Ambev que oferece quiosques refrigerados com cervejas e outros itens. O estabelecimento é ideal para postos de gasolinas, estacionamentos de supermercados, entre outros.

  • Investimento: R$ 100.000
  • Faturamento: R$ 60.000 a R$ 80.000
  • Prazo de retorno: 10 até 15 meses

2. Kumon

O Kumon é uma microfranquia que disponibiliza cursos livres de matemática, português, inglês e japonês para alunos da pré-escola.

  • Investimento: R$ 50.000 até R$ 75.000
  • Faturamento: R$ 36.000
  • Prazo de retorno: 18 até 24 meses

3. Acquio

A Acqio atua no mercado de pagamento eletrônico, trabalhando principalmente com a comercialização de máquinas de cartão de débito e crédito.

  • Investimento: R$ 6.990
  • Faturamento: De acordo com plano de negócio
  • Prazo de Retorno: 6 até 12 meses

4. Ceopag

A Ceopag é especialista em serviços financeiros, oferecendo a empresas soluções em meios de pagamentos eletrônicos.

  • Investimento: R$ 9.990
  • Faturamento: R$ 5.000
  • Prazo de retorno: 6 até 12 meses

5. CeoFood

Já o CeoFood tem como proposta reunir restaurantes que trabalham com tipos de alimentos variados, dando aos consumidores a possibilidade de fazerem pedidos de diferentes locais na mesma plataforma.

  • Investimento: R$ 23.990
  • Faturamento: R$ 7.495
  • Prazo de retorno: 12 até 18 meses

6. Maria Brasileira

A Maria Brasileira é uma microfranquia do segmento de limpeza e conversão. Sendo assim, a empresa disponibiliza serviços de limpeza, sanitização e passadoria de roupas.

  • Investimento: R$ 39.000 até R$ 81.000
  • Faturamento: R$ 55.000
  • Prazo de retorno: 14 meses

7. Touti

A Touti é uma marca de perfumes e cosméticos que trabalha com franquias de quiosque, ideal para shopping, aeroportos e estação de metrô ou trem.

  • Investimento: R$ 12.000
  • Faturamento: R$ 10.000
  • Prazo de retorno: 12 meses

8. Solarprime

A Solarprime é uma microfranquia que oferece soluções em energia solar para residências, prédios comerciais e propriedades rurais.

  • Investimento: R$ 27.000
  • Faturamento: Não informado
  • Prazo de retorno: 5 até 12 meses

9. Lava e Leva

A Lava e Leva é uma rede de lavanderias presente em todo o Brasil. A empresa presta serviço de lavagem, secagem, dobragem e passadoria de roupas.

  • Investimento: R$ 40.140 até R$ 65.000
  • Faturamento: R$ 21.000
  • Prazo de retorno: 6 até 18 meses

10. É Seguro

O É Seguro é uma rede de microfranquias que oferece soluções como seguros, crédito consignado INSS, consórcios, empréstimos, planos de saúde, máquina de cartão de crédito, entre outros.

  • Investimento: R$ 15.900 até R$ 29.900
  • Faturamento: R$ 120.000 a R$ 300.000
  • Prazo de retorno: 6 até 24 meses

💡 Saiba mais: Como conseguir um empréstimo para abrir uma empresa?

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Tudo certo sobre as microfranquias?

Ao longo deste artigo, vimos tudo sobre a microfranquia. Se você ainda não escolheu o modelo de negócio que deseja investir, estude a empresa e a qualidade dos serviços prestados.

E se você está procurando por uma plataforma robusta e completa para abrir o seu negócio online, o que acha de criar uma loja virtual gratuita com a Nuvemshop? Estamos aqui para potencializar sua história de sucesso.💙

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Perguntas frequentes

Microfranquia, ou franquia barata, é um tipo de negócio de baixo custo com funcionamento simples.

A microfranquia é um modelo de negócio fundamentado na venda de licença, em que uma empresa (ou franqueador), cede ao franqueado o direito de uso da sua marca, patente, produtos ou serviços.

  • Ter um plano de negócio;
  • Oferece economia de escala;
  • Reduz custos com pesquisa e desenvolvimento de produtos.

  • Não existe autonomia nas decisões internas;
  • Controle sobre a localização.

  • Alimentação (Comércio e Distribuição): faturamento de R$ 3,140 milhões;
  • Alimentação (Foodservice): faturamento de R$ 10, 418 milhões;
  • Casa e construção: faturamento de R$ 4,716 milhões;
  • Comunicação, informática e eletrônicos: faturamento de R$ 1895 milhões;
  • Entretenimento e lazer: faturamento de R$ 763 milhões;
  • Hotelaria e turismo: faturamento de R$ 2,349 milhões;
  • Limpeza e conservação: faturamento de R$ 406 milhões;
  • Moda: faturamento de R$ 8,293 milhões;
  • Saúde, beleza e bem-estar: faturamento de R$ 11,052 milhões;
  • Serviços educacionais: faturamento de R$ 3,099 milhões.

  • Preenchimento de um formulário no site da franqueadora;
  • Em seguida, a franqueadora entra em contato com o franqueado para passar mais informações e esclarecer dúvidas;
  • Caso haja interesse em avançar, o empreendedor passa por algumas entrevistas e testes para avaliar se tem perfil para ser franqueado da marca;
  • Por fim, se for aprovado no processo, assina a COF (Circular de Oferta de Franquia), isto é, um documento oficial que a franqueadora oferece para conhecer seus direitos, deveres e todos os detalhes do seu futuro negócio.

  • Pit Stop;
  • Kumon;
  • Acquio;
  • Ceopag;
  • CeoFood;
  • Maria Brasileira;
  • Touti;
  • Solarprime;
  • Lava e Lev ;
  • É Seguro.

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