Como montar um fluxograma de vendas para e-commerce?

Por: Alejandro Vázquez

imagem de gráfico de vendas de uma loja virtual, representando uma das etapas do fluxograma para e-commerce

Atrair clientes e saber como convertê-los em uma compra é o objetivo de toda loja virtual. Por isso, conhecer o fluxograma do seu e-commerce é essencial para ter uma visão de todo o processo de vendas do negócio.

Com o entendimento de cada uma dessas etapas, quem vende pela internet consegue definir uma comunicação efetiva para o seu público-alvo, iniciar negociações, se dedicar ao pós-venda e, sobretudo, definir uma estratégia para se diferenciar dos concorrentes.

Então, quer saber como montar um fluxograma de processo para e-commerce? Continue com a leitura deste artigo que vamos explicar o passo a passo, além das vantagens de ter um para o seu negócio. Vamos lá?

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O que é um fluxograma de processo no e-commerce?

Fluxograma do e-commerce é um diagrama que descreve graficamente todas as etapas de venda de uma loja virtual, desde a geração de leads (isso é, potenciais clientes), passando pela solicitação de um produto até o monitoramento do pós-venda.

Saber montar um fluxo de vendas permite um melhor acompanhamento da operação de um negócio. Isso porque, quando se tem um padrão definido para seguir, é possível controlar todas as etapas da operação com mais eficiência.

Além disso, o fluxograma de processo no e-commerce pode ajudar um empreendedor a:

  • Ter uma visão clara sobre toda a jornada do cliente;
  • Definir as melhores técnicas e fluxo para cada uma das etapas do funil de vendas;
  • Traçar um plano da operação para instruir a equipe comercial.

Como montar um fluxograma para e-commerce?

Uma loja virtual que tem um fluxograma definido ganha eficiência e gestão de processo. Pensando nisso, separamos um passo a passo de como montar um fluxo de vendas para o seu negócio. Confira a seguir:

Entenda a operação da sua empresa

O primeiro passo para montar um fluxograma de vendas para e-commerce é entender como o setor de vendas da empresa funciona, quais são as funções de cada equipe e como é o atendimento ao cliente.

Com essas informações em mãos, você terá todos os dados necessários para cumprir com as próximas etapas deste guia.

Estude o funil de vendas

O primeiro passo envolve estudar todas as atividades relacionadas a entrada de um cliente no funil de vendas, identificação de sua origem e detalhamento dos dados do consumidor para os próximos passos.

Para otimizar essa tarefa, sistemas CRM, que permitem gerenciar os relacionamentos com os clientes e leads, além de plataformas de automação de marketing, são excelentes ferramentas para se contar.

💡Saiba mais: Como usar o MailChimp em sua estratégia de e-mail marketing?

Crie o fluxograma do processo

Agora, chegou a hora de criar o fluxograma do processo a partir das análises extraídas nas etapas anteriores.

Por exemplo, se você notar que o número de vendas tem crescido, mas o seu e-commerce não está fidelizando clientes, é importante acrescentar no fluxo estratégias de retenção de consumidores, como oferecer cupons de desconto, fazer promoções etc.

Separe as funções entre os seus colaboradores

Com todos os processos definidos, é importante delegar as tarefas para profissionais que tenham as habilidades necessárias para cumprir com cada etapa da venda, como:

A organização desses processos é fundamental para uma empresa que deseja ter resultados. Por isso, o trabalho de uma equipe focada em cada processo aumenta as chances de conversão.

Atualize a planilha de fluxo de vendas

Por fim, lembre-se sempre de atualizar o fluxograma do e-commerce. Se ao longo do processo você notar alguma inconsistência, não tenha receio de alterá-lo para que a experiência do cliente seja a melhor possível.

💡Saiba mais: Guia completo de vendas: tudo o que você precisa saber para vender mais

Vantagens do fluxograma para e-commerce

Agora que você já sabe como montar um fluxograma para e-commerce, separamos algumas vantagens para adotar essa prática em sua loja virtual. Veja a seguir:

Redução de riscos

Uma vez que todos os processos de vendas estão definidos e o início de uma etapa só começa quando outra finaliza, os riscos de não fechar uma venda são menores para um e-commerce.

Além disso, um fluxograma para e-commerce garante que todos os processo de venda sejam cumpridos, como:

  • Documentos assinados;
  • Acompanhamento de um cliente durante um compra;
  • Oportunidades de vendas.

Essa é uma forma de garantir que nenhuma etapa passe despercebida.

💡Saiba mais: O que é consultoria para e-commerce e como funciona?

Aprimorar a experiência de compra

Um fluxograma para e-commerce bem definido é inspirado na jornada de um cliente. Logo, todas as ações serão focadas para aprimorar a experiência de compra do consumidor.

Para isso, basta personalizar cada etapa para se destacar frente à concorrência.

Maior previsibilidade de resultados

Quando há um processo de vendas bem estruturado, é possível prever quais serão os resultados alcançados.

Apesar de existirem fatores que podem influenciar o processo, como momento econômico, movimentação do setor, entre outros, é possível trabalhar com uma mais assertividade com as metas de vendas.

💡Saiba mais: Como fazer um planejamento de vendas?

Resumo

Como vimos, montar um fluxograma para e-commerce pode ajudar a escalonar as vendas do seu negócio. Ao criá-lo, lembre-se de que este material deve refletir as necessidades do seu cliente a realidade da sua empresa

Antes de ir embora, confira um resumo deste conteúdo:

O que é um fluxograma de processo no e-commerce?

Fluxograma do e-commerce é um diagrama que descreve graficamente todas as etapas de venda de uma loja virtual, desde a geração de leads (isso é, potenciais clientes), passando pela solicitação de um produto até o monitoramento do pós-venda.

Como montar um fluxograma para e-commerce?

  • Entenda a operação da sua empresa
  • Estude o funil de vendas
  • Crie o fluxograma do processo
  • Separe as funções entre os seus colaboradores
  • Atualize a planilha de fluxo de vendas

Vantagens do fluxograma para e-commerce

  • Redução de riscos
  • Aprimorar a experiência de compra
  • Maior previsibilidade de resultados

Se você tem uma loja virtual, é possível adicionar um fluxo de operações de vendas diretamente ao seu e-commerce. Para isso, basta usar um ERP, ou seja, um sistema que integra todas as áreas da empresa e centraliza as informações em um único lugar.

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Você vai ver como é fácil gerenciar o seu negócio com um fluxograma de vendas para e-commerce bem definido sem precisar de conhecimentos técnicos.😉

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