27/06/2018

5 estratégias de marketing para o LinkedIn

estrategias de marketing para o linkedin

O LinkedIn é uma das ferramentas que pode alavancar uma estratégia de marketing, principalmente para compartilhar conteúdo relevante e fortalecer a marca. Esta rede social não é apenas um banco de currículos para conectar profissionais, ela também é um ótimo local para se comunicar com o público-alvo.

De acordo com dados divulgados pelo LinkedIn, cerca de 562 milhões de pessoas utilizam a plataforma, que está presente em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. Assim, torna-se interessante aproveitar o potencial desta rede e incluí-la no seu plano.

Contudo, para começar a desenvolver uma estratégia de marketing, a empresa deve definir seus objetivos (o que deseja alcançar nessa mídia). Tendo estas questões bem resolvidas, os investimentos de budget e tempo poderão ser bem empregados para gerar os resultados esperados.

Assim, confira a seguir cinco dicas para você explorar todo o potencial do seu negócio nesta rede social!

1. Use as palavras-chave certas

Você pode começar utilizando técnicas de SEO para identificar as palavras-chave em alta no LinkedIn e criar conteúdos que atrairão os leitores. Dessa forma, seus artigos serão encontrados entre tantos outros e despertarão interesse sobre os temas relacionados aos produtos ou serviços da empresa.

Para começar, você deve pesquisar as keywords certas com a ajuda de algumas ferramentas, como: Keyword Planner, Google Trends e SEMRush. Ao analisar o resultado das buscas, escolha os termos com boa procura, mas com baixa concorrência.

Em seguida, procure-os no Google e verifique se eles aparecem em vários resultados. Caso isso aconteça, sua pesquisa está no caminho certo.

Agora que você já tem as palavras-chave certas, comece a desenvolver o texto tomando cuidado para criar um material relevante e informativo.

2. Construa relacionamentos por meio de conteúdos

Quando as pessoas percebem que uma marca tem autoridade sobre determinados assuntos, elas buscam se aproximar para aprender cada vez mais. Por isso, cada conteúdo deve ser pensado e bem estruturado. Pesquise quem é o seu público-alvo, crie personas e desenvolva produções voltadas para elas.

Compartilhar conhecimento gera oportunidades, pois os usuários costumam interagir quando gostam das publicações feitas. Dessa forma, você pode iniciar uma conversa e evoluir este relacionamento, transformando o seu seguidor em um cliente.

3. Demonstre sua influência

No LinkedIn, os inscritos preferem conteúdos gerados por outras pessoas, não por empresas. Por isso, é importante focar na distribuição de publicações por meio de perfis, em contas individuais. O público gosta de conferir compartilhamento de experiências, ideias e perguntas.

Assim, encoraje os seus colaboradores a publicarem artigos sobre temas relacionados à sua marca, compartilharem links do seu site e fazerem parte da sua estratégia de marketing. Quanto mais pessoas falarem bem sobre a sua empresa, produtos ou serviços, melhor será para construir uma boa imagem.

4. Invista no LinkedIn Ads

Você pode segmentar o público-alvo com mais refinamento e impactá-lo com anúncios mais adequados. Assim, você divulgará a sua marca para quem realmente tem interesse e não correrá o risco de aparecer por acaso a quem está fora do seu objetivo.

À primeira vista, anunciar nesta rede social pode parecer caro, mas o retorno, acredite, é maior. Os leads são mais qualificados do que em outras mídias, pois no LinkedIn os perfis são criados com o propósito de fazer negócios ou conquistar novas oportunidades na carreira. Desta forma, as campanhas podem ser direcionadas para o fundo de funil.

5. Crie showcase pages

Para mostrar seus produtos e serviços de uma forma diferente, você pode aproveitar o formato das showcase pages, que são verdadeiras vitrines para conteúdos diversos. Outro diferencial deste formato é que o público pode seguir apenas o que ele tem interesse.

Criar uma página neste formato é simples, basta ter uma company page e seguir os passos abaixo:

  1. Acesse Company page > Ferramentas administrativas;
  2. Com o menu aberto, clique em Criar showcase page;
  3. Na tela seguinte, insira o nome da sua showcase page e uma URL personalizada será criada;
  4. Configure a nova página com as informações e imagens dos seus produtos e serviços para finalizar;
  5. Divulgue-a e compartilhe conteúdos correlacionados para conquistar a atenção dos seus seguidores.

O LinkedIn é uma rede social que pode gerar resultados tanto para uma empresa, quanto a um profissional. Entretanto, exige dedicação constante para estabelecer uma presença significativa.

Ter conhecimento sobre suas ferramentas e recursos é outro desafio, pois também é necessário alinhar o uso com sua estratégia de marketing e com a predileção do seu público-alvo.

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Data da última atualização: 30/08/2018


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