O que é pré-lançamento e como fazer para ter sucesso?

Imagem de um foguete simbolizando o pre lancamento

Pré-lançamento ou pré-venda é a etapa que vem antes do lançamento oficial de um produto ou serviço no mercado. É um momento decisivo para as estratégias de marketing e vendas, pois prepara o terreno e aquece o público para comprar a novidade.


Para ter sucesso no mercado atual, diante da concorrência, é necessário inovar. Sabendo disso, aprender a promover os produtos de forma eficaz pode fazer a diferença na hora de atrair clientes. É aí que entra a estratégia de pré-lançamento.

Neste artigo, vamos explorar todas as etapas envolvidas no processo de criação de um pré-lançamento bem-sucedido. Então, se você está pensando em lançar um produto, continue a leitura do artigo. Vamos lá?

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O que é o pré-lançamento?

Pré-lançamento, também chamado de pré-venda, é o período que antecede o lançamento oficial de um produto ou serviço. Nele, as pessoas podem conhecer e adquirir o item antes de ser lançado para o grande público.

Normalmente, o pré-lançamento é realizado para um número seleto de pessoas. Dessa forma, esses clientes se sentem especiais, o que tende a melhorar o relacionamento de um público que já é fiel à sua marca.

Além disso, com o pré-lançamento, uma empresa pode obter feedbacks dos clientes e, com isso, tem a oportunidade de melhorar o produto ou serviço de acordo com as expectativas e necessidades do público, antes do lançamento oficial.

Esse tipo de estratégia pode ainda gerar uma grande curiosidade dos consumidores sobre o produto que será lançado. Dessa forma, a demanda por ele tende a aumentar.

💡Saiba mais: Checklist de lançamento de produto

Como fazer um pré-lançamento de sucesso?

Agora que você já entendeu o que é pré-lançamento, confira o passo a passo completo para aplicar essa estratégia com sucesso em seu negócio. Veja:

Defina o público

Para que a estratégia de pré-lançamento dê certo, é fundamental conhecer o público-alvo do seu negócio. É importante que sua marca crie uma persona, ou seja, um perfil semifictício que representa o seu cliente ideal.

Para isso, você pode realizar pesquisas de mercado, considerando fatores como idade, gênero, classe social, hábitos de consumo, estilo de vida, profissão e outros aspectos relevantes para sua empresa.

Com base nessas informações, a sua empresa vai conseguir estruturar um pré-lançamento que consiga atender às necessidades e expectativas do público, gerando engajamento e aumentando as chances de sucesso.

💡Saiba mais: Buyer persona: como identificar o seu cliente ideal?

Estude o mercado

Depois de estudar o seu público, chegou o momento de analisar o mercado. Nesta etapa, você pode se basear em questões como:

  • Qual a demanda atual no mercado para este tipo de produto?
  • Qual é o preço médio dos concorrentes?
  • Qual é o potencial de venda deste produto para diferentes regiões?
  • Quais são os concorrentes diretos e indiretos?
  • Qual o diferencial da minha empresa?

Ao responder essas questões e analisar o mercado, o seu negócio poderá realizar uma estratégia de pré-lançamento com maiores chances de sucesso.

Analise o histórico de vendas

Outra forma de guiar a estratégia de pré-lançamento, é analisar o histórico de vendas da sua empresa. Com isso, você consegue reunir informações importantes sobre o hábito de compra dos clientes e o ticket médio do seu negócio, por exemplo.

Além disso, por meio desse estudo , você conseguirá descobrir como funciona a jornada do cliente dentro da sua empresa. Esses dados podem te ajudar a pensar em toda a experiência que o consumidor terá com sua marca, desde os canais de atendimento ao cliente até o uso das redes sociais, por exemplo.

Defina um cronograma

Definir um cronograma é uma etapa fundamental na criação de uma estratégia de pré-lançamento de sucesso. Você deve definir os prazos para que as etapas do lançamento ocorram dentro do que foi estabelecido e em um período de tempo curto, já que manter o pré-lançamento por um longo período torna a estratégia menos interessante aos olhos dos clientes.

Primeiro, é necessário escolher a data de lançamento do produto. Depois, você precisa estabelecer os prazos para as atividades de cada etapa. Lembre-se de prever possíveis imprevistos e ajustar o cronograma de forma flexível.

Com um cronograma definido, a sua empresa vai conseguir gerenciar melhor o passo a passo do pré-lançamento do produto, o que aumenta as chances de sucesso.

💡Saiba mais: O que é plano de marketing e como elaborar um planejamento eficaz?

Invista na divulgação

Depois de se dedicar a todas as etapas anteriores, chegou o momento de começar a pensar na divulgação do pré-lançamento. Nesta fase, é importante pensar em como a sua empresa pode gerar a curiosidade, interesse e expectativa em torno do pré-lançamento.

Então, defina os canais de comunicação mais adequados para o seu público-alvo e aposte em publicações atrativas que sejam capazes de gerar engajamento e conquistar clientes.

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Benefícios do pré-lançamento

Adotar uma estratégia de pré-lançamento pode trazer alguns benefícios para sua empresa. Confira, abaixo, alguns deles:

Prova social

A prova social nada mais é do que as opiniões e comentários de clientes sobre determinado produto ou serviço. Está diretamente ligada à influência que outras pessoas têm na nossa tomada de decisão.

Ou seja, realizar um pré-lançamento é uma oportunidade de conseguir criar prova social por meio de depoimentos e feedbacks de pessoas que adquiriram o produto neste período. Com isso, outros clientes podem se interessar pelo item, o que aumenta as chances de gerar vendas.

Além disso, essas opiniões, podem te ajudar a aprimorar o produto antes mesmo de seu lançamento oficial, garantindo que ele atenda as necessidades do público.

Fidelização de clientes

O pré-lançamento é uma ótima oportunidade para fidelizar os clientes, uma vez que faz com que os consumidores se sintam engajados e satisfeitos com a marca.

Isso porque, ao participar dessa estratégia, os envolvidos têm uma sensação de exclusividade. Com isso, as chances desses clientes se tornarem fiéis ao longo do tempo cresce consideravelmente.

Maior diferencial competitivo

Com um mercado cada vez mais competitivo e exigente, investir em uma estratégia de pré-lançamento para a sua loja virtual pode ser um ótimo negócio.

Isso porque, com o pré-lançamento, a sua loja pode se destacar dos concorrentes, oferecendo aos clientes uma experiência única e exclusiva com condições especiais.

Além disso, essa estratégia faz com que os consumidores recorrentes sintam que a empresa se importa com eles e, por isso, dão prioridade para essa marca na hora de fazer negócios, e não para os concorrentes.

💡Saiba mais: O que é diferencial competitivo e como criar um?

Como fazer fazer pré-venda de roupas?

Aproveitando o tema, muitos lojistas têm dúvidas sobre como fazer uma pré-venda de roupas de sucesso. Nesse tipo de pré-lançamento, os clientes podem reservar produtos que serão lançados, pagando com antecedência para receber a nova coleção em primeira mão.

É uma ótima estratégia, porque gera a sensação de exclusividade e ainda evita o problema do estoque parado, uma vez que é mais fácil prever a demanda de vendas. Além disso, a pré-venda de roupas garante que os custos de produção sejam cobertos antecipadamente.

Para fazer uma pré-venda de moda, você pode utilizar as seguintes estratégias:

  • Divulgar a pré-venda em um grupo VIP de WhatsApp ou Telegram, para que os clientes fiéis possam encomendar primeiro;
  • Fazer uma campanha de e-mail marketing da pré-venda para sua lista de contatos;
  • Anunciar a pré-venda nas suas redes sociais e colocar um cronômetro de ofertas no seu site (algumas lojas colocam até senha no site para que somente as pessoas impactadas pela campanha tenham acesso à coleção).

Tudo certo sobre pré-lançamento?

Esperamos que este conteúdo te ajude a montar uma estratégia de pré-lançamento de sucesso para a sua empresa. Lembre-se de que, quando bem feita, ela é capaz de impulsionar as vendas e criar uma base sólida de clientes fiéis. Então, atente-se ao passo a passo a mãos à obra!

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre pré-lançamento

Pré-lançamento é o período que antecede o lançamento oficial de um produto ou serviço. É uma estratégia que promove e gera expectativa em torno de um produto antes do lançamento oficial.

Para fazer um pré-lançamento é necessário definir o público-alvo, estudar o mercado, analisar o histórico de vendas, definir um cronograma e investir na divulgação.

Os principais benefícios de investir em uma estratégia de pré-lançamento são a fidelização dos clientes, a prova social e um maior diferencial competitivo.

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