Como vender café online? [guia completo]

Por: Fernanda Belo

Imagem de uma xícara de café mostrando como vender café online

Segundo uma pesquisa realizada pela Agência Brasil, o consumo de café no Brasil é grande: são cerca de 835 xícaras de café por pessoa ao ano no país.

Além disso, o estudo afirma que o consumo da bebida está em ascensão e até 2025 o número de xícaras por habitante deve chegar a 1.050. Sabendo disso, aprender como vender café online pode ser uma ótima maneira de empreender e lucrar alto.

Então, se deseja conferir como vender café online em seis passos e ainda descobrir se o negócio dá dinheiro, é só seguir a leitura do conteúdo. Pegue o seu cafezinho e vamos lá! ☕

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Como vender café online?

É possível vender café online e lucrar alto com esse negócio. Para te ajudar em sua jornada empreendedora, separamos seis passos fundamentais para começar a vender café online agora mesmo. Confira:

1. Escolha seu nicho de mercado

Sem dúvidas, o primeiro passo para vender café online é escolher o nicho de mercado. Isso porque, ao ter esse aspecto bem definido, você é capaz de traçar estratégias mais eficazes para a sua empresa.

O mercado do café é bem amplo e existem grandes marcas no setor, então é difícil decidir competir com elas. Por isso, você precisa definir um grupo de consumidores com necessidades específicas que possam ser atendidas pelo seu produto.

Nesse momento, faça uma análise da concorrência de forma minuciosa e levante os pontos em que as empresas deixam a desejar. Além disso, busque entender de perto os desejos dos amantes de café para que seu produto possa atendê-los.

Você pode utilizar estratégia como:

  • Origem (café do Sul de Minas);
  • Produção (produto orgânico);
  • Certificação (Rainforest Alliance);
  • Método (café fermentado);
  • Causas (pequenos produtores ou produzidos por mulheres);
  • Embaixador (representado por chefs);

Se você escolher vender cafés produzidos por mulheres, por exemplo, toda a estratégia de marketing e vendas do seu negócio precisa evidenciar essa escolha. Dessa forma, funciona como um diferencial competitivo capaz de distinguir sua marca das demais.

2. Crie um plano de negócios

O plano de negócios reúne todos os dados sobre a sua empresa, como plano financeiro, quadro de funcionários, ramo de atuação, capital inicial etc.

Por meio desse documento você consegue garantir a organização e planejamento da sua empresa. Dessa forma, o seu negócio tem mais chances de dar certo. Então, vale a pena dedicar tempo para registrar todas as informações sobre como deseja começar, qual caminho a sua empresa deseja seguir e qual o objetivo final.

Esses são os passos para montar um plano de negócios:

  1. Descrição geral da empresa;
  2. Ramo de atividade;
  3. Mercado consumidor e fornecedor;
  4. Análise estratégica;
  5. Plano financeiro;
  6. Plano de marketing e vendas;
  7. Processo operacional.

💡Saiba mais: O que é Lean Canvas e como estruturar o do seu novo negócio?

3. Procure fornecedores

Depois de ter definido qual tipo de público deseja atender e feito o planejamento do negócio, chegou o momento de buscar por bons fornecedores.

Essa etapa é fundamental para o sucesso da sua empresa. Então, busque por fornecedores confiáveis, com preços competitivos e, acima de tudo, produtos de qualidade. De nada adianta investir no marketing e vendas do negócio se, no final das contas, o produto ofertado não atender às expectativas do consumidor.

Caprichar na escolha dos fornecedores está diretamente ligado a satisfação dos clientes e também à fidelização.

Além disso, confira a lista de fornecedores gratuita desenvolvida pela Nuvemshop:

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4. Invista na identidade visual

Chegou a hora de investir na aparência da sua marca, ou seja, caprichar na identidade visual.

Então, separe um momento para criar uma marca única com uma paleta de cores que estimule a compra e que tenha tudo a ver com o seu segmento. Lembre-se que a identidade visual tem que ser pensada para funcionar a favor da sua marca.

No ramo dos cafés, por exemplo, o vermelho é muito utilizado. Isso porque tem a capacidade de transmitir a sensação de confiança e intensidade. Além disso, desperta energia, calor e paixão.

💡Saiba mais: O que é psicologia das cores e como aplicar no seu negócio?

Para te ajudar, a Nuvemshop desenvolveu a ferramenta gratuita de paleta de cores que sugere diversas combinações:

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5. Monte uma loja virtual

Para vender café online, o ideal é abrir uma loja virtual. Dessa forma, você consegue realizar vendas de maneira profissional e alcançar um número maior de clientes.

Nesse momento, busque por uma plataforma de e-commerce completa, como a Nuvemshop. Além de contar com 30 dias de teste grátis, você tem:

💡Saiba mais: Como criar uma loja virtual na Nuvemshop? [passo a passo completo]

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6. Aposte no marketing digital

Com tudo isso feito, chegou o momento de se dedicar a atrair clientes. Para isso, sugerimos que invista em estratégias de marketing digital para divulgar a sua marca.

Atualmente, promover a empresa em redes sociais, como Instagram e TikTok tem gerado ótimos resultados. Então, usar esses canais para gerar engajamento e interação está diretamente ligado com o aumento de tráfego para seu site e, consequentemente, com a geração de vendas.

Então, no caso da venda de café, foque em produzir conteúdo relevante para o seu público e que promova proximidade com a sua marca. Para isso, mostre, por exemplo, como é feita a produção do café ou até mesmo como é o processo de envio dos produtos desde a preparação da embalagem até o despacho.

Lembre-se de utilizar as ferramentas do Instagram, como as Cenas (ou Reels), para divulgar seu conteúdo.

💡Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?

Vender café dá dinheiro?

A venda de café online pode fazer você lucrar alto desde que faça um bom planejamento de negócio, escolha uma plataforma de e-commerce de sucesso e ofereça produtos de qualidade. Os lados positivos de optar por vender café são:

  • É uma bebida que os brasileiros amam, portanto, o número de potenciais clientes é grande;
  • O público-alvo do café costuma buscar por marcas diferentes, então ter um diferencial competitivo forte pode ajudar no momento de gerar vendas.

Exemplos de lojas que vendem café online

Se você ainda está em dúvida se abrir uma loja de café online é o melhor caminho, separamos duas lojas do segmento para servir de inspiração. Veja:

Time Coffee Brasil

A loja Time Coffee Brasil propõe levar praticidade, economia e sustentabilidade para seus clientes por meio dos produtos.

Além de vender café em pó e grãos, a empresa também oferta copos, xícaras e cápsulas. Ao vender café online, comercializar acessórios, além do café propriamente dito, é uma ótima forma de gerar mais vendas e aumentar o ticket médio.

Captura de tela da loja Time Coffee mostrando como vender café online

Café Excelência de Araxá

Também trouxemos a loja Café Excelência de Araxá que comercializa o café típico do Cerrado Mineiro. A produção acompanha de perto todo o ciclo do café: do nascimento do fruto à torra dos grãos.

Além disso, a produção possui a certificação Rainforest Alliance, que garante boas práticas agrícolas, condições de trabalho seguras e proteção da natureza. Por fim, a empresa destaca que o grande segredo é o amor pela terra e a paixão pelo café que foi passada de geração a geração.

Captura de tela da loja Café Excelência de Araxá mostrando como vender café online

Pronto para vender café online?

Esperamos que esse conteúdo tenha tirado todas as dúvidas sobre como vender café online. Lembre-se de escolher seu nicho de mercado, montar um plano de negócios e, acima de tudo, investir na criação de um site de vendas completo.

Então, se deseja vender café online agora mesmo, que tal criar a sua loja virtual na Nuvemshop? Você conta com 30 dias grátis para testar todas as funcionalidades. Além disso, não é necessário nenhum tipo de conhecimento técnico para realizar as configurações e começar a vender!

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre como vender café online

  1. Escolha seu nicho de mercado;
  2. Crie um plano de negócios;
  3. Procure fornecedores;
  4. Invista na identidade visual;
  5. Monte uma loja virtual;
  6. Aposte no marketing digital.

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