O que eu preciso para abrir uma loja de produtos de limpeza caseiros?

Por: Alejandro Vázquez

imagem de bucha, palha de aço e pano de limpeza, representando simbolicamente como montar uma loja de produtos de limpeza caseiros

Se você está pensando em empreender, saber como montar uma loja de produtos de limpeza caseiros pode ser um mercado lucrativo para o seu negócio e o melhor de tudo, não é preciso muitos investimentos.

A pandemia do coronavírus tornou os compradores mais conscientes quanto à limpeza, especialmente de casa, o que resultou em um aumento significativo das vendas globais de produtos com foco em cuidados com o lar.

Alvejantes e limpadores domésticos, por exemplo, tiveram um aumento em vendas de 25% e 21%, respectivamente, tornando-se duas das seis categorias que registraram crescimento de mais de 20% entre os países, de acordo com a pesquisa Winning Omnichannel, promovida pela Kantar.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar um passo a passo de como montar uma loja de produtos de limpeza caseiro para garantir uma renda extra. Vamos lá?

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Defina um canal de venda

Antes de colocar a mão na massa e começar a se arriscar em receitas de produtos caseiros, é preciso definir o seu canal de venda, isto é, por onde você vai comercializar e entregar as mercadorias para o cliente. No caso desse segmento, é possível vender por loja física ou virtual.

Para vendas online, por exemplo, é possível personalizar o seu negócio na internet com as cores da sua marca, automatizar o controle de estoque, integrar a sua empresa com outros canais, como marketplaces ou redes sociais, fazer integração com meios de pagamento, entre outros benefícios. Tudo isso a partir de uma plataforma de e-commerce, como a Nuvemshop.

💡 Saiba mais: Como ganhar dinheiro na internet?

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Já como desvantagem, para o caso de produtos de limpeza caseiros, podemos destacar a alta competitividade do segmento na internet. No entanto, há formas de contornar esse obstáculo, como explicaremos mais a frente deste conteúdo.

Por outro lado, em uma loja física, os produtos ficam expostos, o que permite que os clientes testem a mercadoria antes de levá-la para casa. Além disso, a maioria dos estabelecimentos contam com um estoque local.

No entanto, existe um alto custo para manter o espaço, como contas de aluguel, luz, água, entre outros.

Analise a concorrência

Lembra-se de que no tópico anterior comentamos sobre como se diferenciar no mercado? Pois bem, fazer a análise da concorrência é o primeiro passo para descobrir o que você pode oferecer de inovador em sua loja de produtos de limpeza caseiros.

Por isso, estude o seu nicho de atuação. Levante os principais negócios que vendem as mesmas mercadorias que você e veja quais são os preços estabelecidos, como se comunicam com os clientes, quais tipos de promoção costumam divulgar, como fazem a divulgação, entre outros.

A partir daí, encontre brechas para diferenciar a sua empresa. Essa é uma excelente estratégia para atrair clientes para a sua loja de produtos de limpeza caseiro.

💡 Saiba mais: O que é e como definir o seu nicho de mercado?

Escolha o que vender na loja

Para ter sucesso com as vendas de produtos de limpeza caseiros, é preciso conhecer o seu público-alvo. É só a partir desse estudo que você vai conseguir ser assertivo e definir o que vender em sua loja.

Por isso, entenda as preferências do seu cliente. Veja o que ele costuma comprar de mercadorias nesse segmento: detergentes, sabonete artesanal, água sanitária, alvejantes? Feito isso, foque apenas nesse tipo de produção.

💡Saiba mais: Como fazer produto de limpeza caseiro para vender?

Tenha bons fornecedores

De nada adianta fazer todo um estudo para definir o que vender na loja se os produtos não oferecem qualidade, certo? Então, uma saída para isso é escolher bons fornecedores.

Ter parceiros confiáveis é essencial não apenas para as vendas, mas também para fidelização de clientes. Além disso, um produto de limpeza caseiros com qualidade questionável é ruim para a reputação da sua marca.

Por isso, escolha o que tiver a melhor oferta de preços, avalie o tempo de demora de entrega e, principalmente, a origem e qualidade do material. Apenas decida pelo fornecedor quando tiver certeza de que ele cumprirá com todos os requisitos combinados.

💡 Saiba mais: Como escolher um fornecedor?

Para te ajudar nesse processo, confira uma lista gratuita de fornecedores desenvolvida pela Nuvemshop. Encontre parceiros de diversos segmentos para o seu negócio:

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[Extra] Qual o investimento para abrir uma loja de produtos?

Em primeiro lugar, é importante entender que os custos envolvidos nesse processo variam de acordo com as necessidades de cada negócio. Mas de modo geral, se você pretende vender produtos de limpeza caseiros pela internet, é possível considerar os seguintes gastos:

  • Criação e registro da marca: R$ 440 (R$ 142 no pedido de licença + R$ 298 nas taxas de proteção dos primeiros dez anos e de expedição do certificado de registro);
  • Plataforma de e-commerce: grátis pelos primeiros 30 dias (no caso da Nuvemshop);
  • Registro do domínio do site: R$ 40.
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Já no caso de uma loja física, o valor a ser investido inicialmente gira em torno de R$ 70 mil, o que envolve o valor de montagem do negócio, estrutura e custos fixos, como internet, água, aluguel, telefone, entre outros.

Tudo certo sobre como montar uma loja de produtos de limpeza caseiros?

Ao longo deste artigo, vimos o passo a passo de como montar uma loja de produtos de limpeza caseiros. Lembre-se de entender as preferências de compra de seus clientes antes de fazer o lançamento do negócio.

Se você ainda não vende pela internet, que tal abrir uma loja online? Crie sua loja virtual na Nuvemshop e aproveite todos os recursos da plataforma por 30 dias gratuitos. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

 

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Perguntas frequentes

  • Defina um canal de venda;
  • Analise a concorrência;
  • Escolha o que vender na loja;
  • Tenha bons fornecedores.

Se você pretende vender produtos de limpeza caseiros pela internet, é possível considerar os seguintes gastos:

  • Criação e registro da marca: R$ 440 (R$ 142 no pedido de licença + R$ 298 nas taxas de proteção dos primeiros dez anos e de expedição do certificado de registro);
  • Plataforma de e-commerce: grátis pelos primeiros 30 dias (no caso da Nuvemshop);
  • Registro do domínio do site: R$ 40.
Já no caso de uma loja física, o valor a ser investido inicialmente gira em torno de R$ 70 mil.

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