A importância do SEO para o seu e-commerce

Por: Ricardo Zacho
A importância do SEO para o seu e-commerce

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A internet é a maior fonte de informações atualmente, o que faz com que os usuários consumam ideias e matérias cada vez mais rápido. Contudo, para que tal conteúdo chegue ao usuário, é importante que ele seja considerado realmente relevante.

O que isso significa?

Estar bem posicionado nos resultados de determinados buscadores, como o Google, por exemplo, é fundamental para a audiência do seu site. Afinal, nós sabemos que quanto mais visitas o seu e-commerce tiver, mais pessoas conhecerão sua marca e poderão comprar com você, gerando consequentemente mais receita para o seu negócio.

E em um ambiente tão competitivo, com milhares de empresas disputando a melhor colocação, é necessário utilizar as estratégias corretas para se destacar, e o SEO é uma delas.

SEO (Search Engine Optimization) nada mais é do que um conjunto de técnicas e ações que tem, como objetivo principal, tornar o seu site relevante o suficiente para ser exibido nos resultados de busca. Em resumo: mostrar um conteúdo interessante para o usuário certo.

Então, como fazer SEO?

O SEO é uma espécie de trabalho de formiguinha. Com resultados expressivos a longo prazo, é o tipo de trabalho que demanda tempo, estratégia e paciência, além de uma frequência constante. Um bom projeto de SEO não para – pelo contrário, sua continuidade pode torná-lo cada vez melhor.

Quais são as técnicas de SEO?

O trabalho de SEO envolve muitas técnicas para atingir o objetivo principal. Entre as mais comuns e efetivas estão:

Palavra-chave

Seu conteúdo deve ser estruturado a partir desse primeiro ponto. Palavra-chave nada mais é que o termo mais buscado e relevante de acordo com o assunto tratado. Toda produção deve girar em torno dela, por isso, é fundamental realizar uma pesquisa aprofundada sobre quais expressões são mais significativas e como aproveitá-las da melhor maneira.

Conteúdo

Você precisa oferecer um conteúdo pertinente, completo e de qualidade para seus clientes. O blog é uma opção bastante comum, especialmente para e-commerces – abordar assuntos que sejam fundamentais ao seu segmento, publicar artigos detalhados, buscar informações que vão além do que já consta na internet e, mais do que isso, otimizá-lo para que seja reconhecido pelos motores de busca.

Otimização

Dentro de um projeto de SEO, é possível realizar diversos tipos de otimização e, para isso, você deve estar atento às necessidades do seu site: as imagens estão nomeadas corretamente? Possuem títulos alternativos em caso de exibição indisponível? O conteúdo está atualizado? É possível deixá-lo mais completo? Essas são algumas perguntas que você deve se fazer frequentemente, diante do seu e-commerce. Como é possível deixá-lo mais otimizado e consequentemente mais relevante para os buscadores?

Depois de se certificar que o conteúdo está bem estruturado, uma alternativa disponível dentro do seu projeto de SEO é a link building. Essa técnica é responsável pela construção de links entre seu site e outros semelhantes, quando outras páginas fazem referência à sua: criam publicações que encaminham os usuários deles para conhecerem o seu conteúdo, por exemplo. Os buscadores, então, entendem que seu site é referência e possui autoridade no assunto em questão, considerando-o mais relevante.

Como aprender SEO?

Fazer SEO não é a tarefa mais complicada do mundo, mas também não é a mais simples, pois, como foi dito anteriormente, demanda tempo e dedicação, além de conhecimento para executar as ações corretas e evitar que você perca tempo.

Atualmente é acessível aprender SEO de diversas formas e, com isso, ser direcionado a iniciar o seu próprio projeto. É possível encontrar cursos gratuitos e online: desde os que dão uma boa noção de cada uma das técnicas disponíveis até os conteúdos mais avançados, que oferecem certificações (interessante para estudantes e funcionários).

Essas formações têm ganhado cada vez mais espaço no mercado, devido à correria do dia a dia, já que nem todo mundo dispõe de tempo para se deslocar e participar de um curso presencial, além de ser bastante confortável poder assistir o curso online de qualquer local, podendo pausá-lo, retomá-lo ou revisá-lo quando necessário.

A opção mais comum, entretanto, continua sendo contar com o suporte de agências de marketing digital especializadas no assunto. Através da expertise oferecida, esses profissionais se comprometem a entregar os resultados esperados pela empresa, realizando todo o trabalho mencionado anteriormente e muito mais, afinal, SEO é um universo gigante e cheio de possibilidades.

Sua loja virtual já tem um projeto de SEO ativo? Conte sua experiência nos comentários!

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