O que é voice commerce e como adotar na sua loja virtual

Por: Alejandro Vázquez

Rapaz segurando megafone representa a tendência de voice commerce

Voice commerce é a compra por voz, ou seja, o uso de assistentes virtuais para adquirir produtos e serviços na internet por meio da fala. Com essa nova modalidade, o consumidor não precisa mais digitar nada para encontrar os itens que deseja e fechar a compra no e-commerce.


Já não basta ser mobile first para acompanhar as tendências do e-commerce: também é preciso estar pronto para as compras por voz. Estamos falando do voice commerce, que surgiu junto com a onda dos assistentes virtuais.

Hoje, um consumidor pode pesquisar por um produto no e-commerce, colocá-lo no carrinho e fechar a compra sem digitar uma palavra sequer — e, muitas vezes, sem olhar para uma tela. Basta dar as ordens a um assistente virtual que se encarrega de cuidar da transação.

A seguir, veremos como isso é possível por meio do voice commerce, quais as vantagens dessa tecnologia e como você pode adotá-la na sua loja virtual. Vamos à leitura? 👀

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O que é voice commerce?

Voice commerce é a compra por voz, ou seja, o uso de assistentes virtuais para adquirir produtos e serviços na internet por meio da fala. Com algumas frases ditas em voz alta, o consumidor consegue encontrar os itens no e-commerce e fazer o checkout, sem precisar digitar nada.

Isso é possível graças à tecnologia de inteligência artificial (IA) utilizada em smart speakers (alto-falantes inteligentes) como Amazon Echo (Alexa), Google Nest (Google Assistente) e Apple HomePod (Siri). Além disso, o voice commerce também pode ser utilizado a partir de outros dispositivos acionados por voz, como assistentes para celular e smartbands (pulseiras inteligentes).

Essas tecnologias já são utilizadas para reproduzir músicas, informar as horas, avisar sobre a previsão do tempo, fazer a lista de compras e uma série de atividades rotineiras. Logo, nada mais conveniente do que usar o assistente virtual para comprar na internet com um simples comando de voz.

De acordo com uma pesquisa da consultoria Ilumeo, o uso de assistentes de voz cresceu 47% entre os brasileiros durante a pandemia. Entre os respondentes, 48% afirmam utilizar comandos de voz pelo menos uma vez por semana, enquanto 20% utilizam o recurso diariamente.

Então, fica claro que o voice commerce é uma tendência em ascensão, com grande potencial para impulsionar as vendas pela internet.

💡 Saiba mais: Como vender pela internet?

Como funciona o voice commerce?

Para ter a experiência completa de voice commerce, o consumidor precisa ter um dispositivo com IA acionada por voz e com um assistente de compras disponível. Além disso, a loja online onde a compra é realizada precisa estar integrada ao sistema utilizado pelo cliente, de forma que seja possível finalizar a transação sem ter que digitar ou tocar na tela.

Um exemplo clássico é a função de compras por voz da Alexa, que permite comprar na Amazon diretamente pelo dispositivo. Nesse caso, o processo funciona da seguinte maneira:

  • O consumidor inicia o assistente de compras e diz em voz alta o que procura. Por exemplo, “camiseta preta tamanho M”;
  • A assistente virtual localiza uma lista de opções de camisetas pretas tamanho M na internet, seguindo a ordem apresentada pelo buscador, e informa ao consumidor;
  • O consumidor escolhe um dos produtos, por exemplo, “quero a camiseta de gola V de R$ 50”, e o assistente seleciona o item;
  • Em seguida, o assistente pergunta qual a forma de pagamento, qual o tipo de frete, se há cupom de desconto, entre outras questões necessárias para fechar a compra;
  • Por fim, o assistente apresenta os detalhes da compra, por exemplo, “finalizando a compra de camiseta gola V com pagamento de R$ 50 no Pix”, e o consumidor só precisa confirmar para finalizar a transação.

No caso das lojas virtuais que não possuem integração com IA, o consumidor utiliza apenas a pesquisa por voz para localizar o produto, mas precisa fazer a compra da forma tradicional pela tela do celular ou pelo computador.

💡 Saiba mais: O que é pesquisa por voz e como funciona?

Vantagens das compras por voz para o e-commerce

O voice commerce traz uma série de vantagens para o e-commerce. Confira as principais:

Agilidade nas compras

Uma das principais vantagens do voice commerce é a agilidade proporcionada ao usuário na hora de fazer suas compras online. Afinal, um assistente virtual consegue processar frases mais rapidamente em comparação ao tempo de digitação.

Com isso, a experiência de compra se torna mais prática e o consumidor tende a aumentar seu consumo em lojas virtuais.

Flexibilidade para o consumidor

São vários os momentos do dia a dia em que o consumidor não pode parar o que está fazendo para navegar em lojas virtuais. No entanto, quando é possível finalizar uma transação em poucas frases, fica muito mais fácil comprar a qualquer hora e lugar.

Essa flexibilidade, portanto, torna o e-commerce ainda mais atrativo para o público.

Buscas mais personalizadas

Na pesquisa por voz, o consumidor costuma ser mais específico a respeito do produto desejado, sem economizar palavras. Por exemplo, em vez de digitar “sapato de salto”, a pessoa pode dizer “sapato de salto número 37 com verniz mais barato”.

Consequentemente, a loja virtual que investe em SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca) com foco em pesquisas por voz tem mais chances de atrair os clientes certos a partir das palavras-chave pesquisadas.

💡 Saiba mais: SEO para e-commerce: guia completo para otimizar sua loja virtual

Inclusão de novos públicos

O voice commerce, além de agilizar as compras online, também promove a inclusão do público PCD (pessoas com deficiência) e não alfabetizado. Assim, usuários com deficiência visual e limitações cognitivas ou motoras, por exemplo, conseguem comprar na internet sem dificuldades.

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Como usar o voice commerce na sua loja virtual

Se a ideia de usar o voice commerce parece interessante para você, é hora de adaptar sua loja virtual a essa tendência. Confira o passo a passo para permitir as compras por voz:

1. Faça a adaptação técnica

O primeiro passo para implementar o voice commerce na sua loja virtual é fazer a integração com as IAs utilizadas pelos seus clientes. Para isso, sua equipe de tecnologia deverá utilizar uma API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos) — uma espécie de ponte que conecta seu sistema ao do assistente virtual.

Lembre-se de escolher os assistentes virtuais que seus clientes mais utilizam. Dessa forma, seu e-commerce estará pronto para receber pedidos feitos por comando de voz.

2. Otimize seu conteúdo para a linguagem natural

Lembra-se do que falamos sobre as buscas personalizadas no tópico anterior? Para atrair clientes que pesquisam por voz, você terá que implementar uma estratégia de SEO focada em linguagem natural.

Isso significa otimizar seu conteúdo para responder à dúvida do usuário em um formato conversacional, pensando nas frases que o cliente pode usar para buscar seus produtos. Além disso, é importante focar em palavras-chave de cauda longa (do inglês long tail keywords), que são frases formadas por três ou mais palavras que tornam a busca do usuário mais específica.

3. Revise suas descrições

Para que o voice commerce seja efetivo na sua loja online, você precisa prestar atenção à descrição de produtos. É fundamental que os textos sejam objetivos, bem escritos e que tenham palavras fáceis de narrar em voz alta.

Afinal, um erro de digitação ou uma frase complexa demais podem ser obstáculos graves na experiência de compra por voz.

4. Invista em segurança

A segurança é um ponto-chave em qualquer operação do e-commerce, mas é ainda mais importante no voice commerce. Isso porque o consumidor precisa confiar muito na sua loja online para dizer os dados de seu cartão de crédito e número de CPF em voz alta, por exemplo.

Na prática, é o mesmo sistema que processa os dados digitados, mas o fato de ser um comando de voz torna a experiência mais delicada para o usuário. Por isso, você deve garantir o certificado SSL sempre em dia, manter um bom sistema antifraude e estar em conformidade com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

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Resumo

Hoje, aprendemos o que é voice commerce, como funciona o processo e como implementar essa tendência na sua loja online. Agora é com você: veja se é relevante para o seu e-commerce e faça a adaptação para as compras por voz.

Mas, antes de colocar a mão na massa, confira nosso resumo:

O que é voice commerce?

Voice commerce é a compra por voz, ou seja, o uso de assistentes virtuais para adquirir produtos e serviços na internet por meio da fala. Com essa nova modalidade, o consumidor não precisa mais digitar nada para encontrar os itens que deseja e fechar a compra no e-commerce.

Como funciona o voice commerce?

No voice commerce, a loja virtual é integrada ao sistema de IA utilizado pelo consumidor e toda a compra é feita somente por comandos de voz. Para isso, o usuário deve utilizar um assistente de compras virtual.

Quais são as vantagens do voice commerce?

  • Agilidade nas compras
  • Flexibilidade para o consumidor
  • Buscas mais personalizadas
  • Inclusão de novos públicos

Como usar o voice commerce na loja virtual?

  • Faça a adaptação técnica
  • Otimize seu conteúdo para a linguagem natural
  • Revise suas descrições
  • Invista em segurança

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