[Dica Rápida] Como melhorar o tempo de carregamento da sua loja virtual

Tempo de carregamento

O tempo de carregamento de um site é um dos pontos importantes a serem levados em conta ao otimizar um site para os mecanismos de busca (SEO). Se a sua página tem um tempo de carregamento pior do que o seu concorrente, isso pesará contra você na hora que um potencial cliente fizer uma busca relacionada ao seu negócio.

Por que o tempo de carregamento é considerado no SEO?

Segundo estudos realizados pelo próprio Google, a demora no tempo de carregamento pode fazer com que um usuário desista de visitar um site, de fazer uma compra e na pior das hipóteses nunca mais visitá-lo. Isso influencia negativamente na experiência do usuário (UX) e por isso é um fator de ranqueamento para os buscadores.

Como saber se o meu site tem um bom tempo de carregamento?

O Google disponibiliza gratuitamente uma ferramenta chamada PageSpeed Insights, que permite que você verifique se o tempo de carregamento da sua página é bom ou ruim, além de dar dicas do que pode ser melhorado nela. Veja só:

Melhorar tempo de carregamento

No exemplo acima, utilizamos a própria página da Nuvem Shop como modelo. Observe que você tem uma nota que vai de 0 a 100 que avalia a velocidade do site, sendo que o ideal é que a nota esteja sempre em verde (o que significa que o tempo de carregamento da página é bom). Com a ferramenta, você poderá avaliar a performance do seu site tanto no mobile quanto no desktop.

Perceba que mesmo tirando uma boa nota o Google recomendou algumas melhorias para otimizar ainda mais a nossa página. O interessante é que além de apontar eventuais problemas no site, a ferramenta também mostra como consertá-los, basta que você clique em “Mostrar como corrigir”.

Experiência do usuário

Outra funcionalidade legal do PageSpeed Insights permite descobrir como está a usabilidade do seu site para dispositivos móveis. Este número pode ser visto na aba de “Mobile” e indica se a experiência do visitante que chega à sua página é boa ou ruim.

Novamente, a nota vai de 0 a 100 e é recomendável que você esteja no verde. Assim como faz com a funcionalidade de velocidade, a ferramenta mostra o que pode ser corrigido dentro do site e o que está sendo feito corretamente. Observe:

Velocidade da minha página

Entendido?

Lembre-se que o tempo de carregamento é crucial para SEO e que isso pode influenciar negativamente no ranking da sua página nos mecanismos de busca. Portanto, utilize o PageSpeed Insights e procure alterar tudo aquilo que a ferramenta recomenda corrigir. Tendo feito isso, certamente você avançará algumas casas no jogo do SEO e ultrapassará seus concorrentes.

Se você está começando agora no mundo do comércio eletrônico, aproveite para testar os 15 dias grátis da plataforma da Nuvem Shop. Ela é simples, rápida e possui layouts 100% orientados às diretrizes de SEO do Google.


O que você achou desse conteúdo?


Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


dica-rpida-como-melhorar-o-tempo-de-carregamento-da-sua-loja-virtual