O que é meta description e como criar uma atrativa?

Imagem mostrando uma mulher digitando em um laptop, representando a criação de uma meta description.

Meta description, ou meta descrição, é um texto de até 160 caracteres presente na página de resultado dos buscadores. Ela serve para resumir o que os usuários vão encontrar ao clicar em uma página, por isso precisa convencer o leitor a visitar o seu site para saber mais.


Você possui uma loja online e está querendo impulsioná-la para ela ter uma melhor posição nos resultados de busca do Google? Se a sua resposta for sim, a nossa dica é que você invista em SEO on page. Isso inclui elaborar títulos matadores e meta description personalizadas.

A meta description — ou meta descrição — é muito importante para o SEO (Search Engine Optimization ou “otimização para mecanismos de busca”). Por esse motivo, ela deve ser otimizada para usuários da Internet e mecanismos de pesquisa.

Neste artigo, vamos explicar em detalhes o que é, como funciona e dicas valiosas para você escrever uma meta description que vai impulsionar o seu negócio online. Vamos conferir? 🧐

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O que é meta description?

Meta description, ou meta descrição, é um pequeno texto que resume o conteúdo de uma página da web em no máximo 160 caracteres. Ela está contida na tag correspondente de cada página do seu site. O usuário só consegue ver a meta description quando faz uma busca no Google ou qualquer outro mecanismo de pesquisa. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Captura de tela mostrando um exemplo de meta description

Quando você faz uma consulta no Google, ele apresenta uma SERP (Search Engine Results Page), ou seja, uma página de resultados. Nela, você encontrará diferentes resultados correspondentes à sua pesquisa.

Ao observar a imagem acima, é possível ver primeiro a meta title, ou seja, o título da página. Abaixo você encontra a meta tag de descrição, popularmente conhecida como meta description, cuja função é simples: convencer os usuários a clicarem no seu link.

💡 Saiba mais: O que é indexar site no Google e como fazer?

Qual a função da meta description no Google?

Por muito tempo, a utilidade da meta description no Google não era clara (como muita coisa ainda não é). Na verdade, SEO é basicamente um jogo que sofre muitas mudanças em suas regras, ou seja, o que estava fazendo muito sucesso no passado, hoje pode não fazer mais. Por isso é tão importante conhecer as técnicas de SEO e usá-las adequadamente.

Nos dias atuais, toda vez que uma consulta é feita, o Google entrega algo para o usuário, que pode ser a meta descrição ou um featured snippet (este é retirado de uma parte da página em questão, aquela que mais se aproxima do pedido de quem está navegando). É por isso que o snippet não corresponde à meta description.

No entanto, você deve escrever as meta descriptions para todas as suas páginas, porque elas serão exibidas caso o Google entenda que elas descrevem a página com mais precisão do que o snippet.

💡 Saiba mais: O que é e como usar o Google PageSpeed

Por que é importante escrever uma boa meta description?

Se você é dono de uma loja online, provavelmente quer fazer o máximo para expor seus produtos aos clientes com potencial, certo? Por isso, escrever uma boa meta description permite que você aumente a taxa de cliques de três fontes principais:

  • Resultados do motor de busca;
  • Compartilhamento nas redes sociais;
  • Bookmarking social.

Em todas as três situações, a meta description fornece informações sobre a página e ajuda a chamar a atenção do leitor.

Embora os mecanismos de pesquisa tenham confirmado que não usam diretamente a meta description em seu algoritmo de SEO, o Google usa a taxa de cliques para verificar a relevância de sua página para a pesquisa. Como as meta descrições ajudam a aumentar a taxa de cliques da página, é uma ótima maneira de aumentar sua classificação no Google.

Sendo assim, quanto melhor for o seu posicionamento nos motores de busca, mais visitantes terá. E, mais visitantes significa mais clientes potenciais, portanto, mais chances de fazer vendas.

💡 Saiba mais: O que é SEO off page e qual a sua importância?

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Quais são os tipos de meta description?

É importante pontuar que há uma diferença entre a meta description da página inicial e das páginas do produto.

Apresentamos esses dois cenários para você, confira:

Meta description para página inicial

Ao escrever uma meta description para sua página inicial, você deve resumir sua missão em 160 caracteres.

A nossa dica geral é: mantenha a simplicidade e forneça um bom motivo para o clique. O visitante ficará convencido ou não, e isso em poucos segundos.

Meta description para redes sociais

Quando um usuário compartilha um conteúdo do seu site em redes sociais como Facebook, Threads ou Twitter/X, é exibida uma meta description com o resumo do conteúdo. Você pode personalizar esse texto para que ele fique mais atrativo para o ambiente das plataformas, aumentando as chances de interação com seu artigo.

Meta description para cada página do seu site, incluindo os produtos

Diferentemente da meta description para a sua página inicial, aqui não é necessário falar do seu negócio. Não recomendamos perder tempo falando da sua marca ou algo do tipo. Aproveite os 160 caracteres e seja direto. Fale apenas dos benefícios do seu produto para convencer o visitante a comprar na sua loja virtual.

💡 Saiba mais: Como fazer descrição de produtos para e-commerce?

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Como escrever uma boa meta description?

Agora que você já sabe o que é meta description e para que serve, vamos ver como escrever uma boa meta descrição para aumentar o seu tráfego. Pegue seu bloco de notas e uma caneta para anotar todas as dicas a seguir: 📝

1. Faça um texto chamativo e bem direto

Seja objetivo! A meta description precisa dizer exatamente o que o visitante vai encontrar na página. Ela precisa responder uma pergunta feita. O texto pode — e deve — convencer o usuário a clicar no seu site. Seja informativo, sem encher linguiça, mas passando uma ideia clara.

Outro erro que muitos sites cometem com frequência é não criar um texto diferenciado e atrativo. Descrições do tipo “Essa é uma página sobre sapatos” não devem funcionar bem.

💡 Saiba mais: O que é copywriting e como escrever uma copy para o seu negócio?

2. Utilize sua palavra-chave

Todo conteúdo ou página criada tem um objetivo e uma palavra-chave. Sendo assim, sugerimos que você coloque sua palavra principal na meta description.

Além de ajudar a conquistar o usuário, essa palavra ficará em negrito, ajudando os buscadores a identificarem o seu conteúdo como relevante e, com isso, aumentando as chances de sua página aparecer nas primeiras posições.

3. Use calls-to-action

É sempre positivo indicar claramente para o visitante o que sua empresa quer que ele faça. “Clique e leia mais” é um exemplo de call-to-action (chamada para ação, em português) que se aplica à situação.

💡 Saiba mais: CTA: o que é e como usar na sua estratégia

4. Tenha voz ativa

É sempre melhor usar a voz ativa ao escrever suas meta descrições. Em vez de escrever: “Os melhores estilos estão aqui”. Escreva “Encontre os melhores estilos”. Essa formulação é mais dinâmica e convida à ação.

5. Cuide dos seus títulos

Quando falamos do título SEO, ou seja, o título da página, você tem que dar tudo de si! Aproveite essas informações e crie os melhores títulos que puder. Isso realmente ajuda sua loja a gerar e proteger o tráfego.

6. Brinque com as emoções

O marketing emocional é uma realidade. De acordo com especialistas, um anúncio com conteúdo emocional terá o dobro do desempenho de um anúncio com conteúdo racional. No entanto, uma meta descrição é precisamente uma mensagem publicitária, portanto, não hesite em falar sobre sonhos, felicidade, bem-estar, alívio etc.

Contudo, 160 caracteres é muito pouco quando se trata de escrever uma meta description. Depois de decidir a mensagem que você quer transmitir, tente maximizar o significado com o mínimo de letras. Cada palavra tem que estar lá por uma razão e essa razão tem que ser para melhorar sua taxa de cliques.

💡 Saiba mais: Como fazer textos que vendem?

7. Responda à pergunta do usuário

As pessoas usam mecanismos de pesquisa como o Google para encontrar respostas. Não importa se a pergunta é “faz calor em São Paulo no verão?” ou “como ficar rico com dropshipping?” Se você pode responder à pergunta do usuário em sua meta description, você incentiva os usuários a clicarem em seu conteúdo.

Para concluir, as principais dicas para otimizar as metas description são:

  • Ela deve responder uma pergunta;
  • É preciso inserir um forte apelo à ação;
  • Os títulos precisam ser atrativos e claros;
  • É importante apelar para as emoções do leitor;
  • O texto precisa ser relevante para as consultas;
  • Os poucos caracteres disponíveis devem ser muito bem usados.

O que não fazer na meta description

Nunca escreva uma sequência de palavras separadas por vírgula. Algumas páginas colocam na meta descrição palavras-chave ou TAGs, isso é um erro. Esse espaço é exclusivo para você criar um texto que dialoga com seu usuário.

Não use as mesmas metas description para todas as páginas. A recomendação é que cada página possua a sua própria meta descrição. Isso ajuda os mecanismos de busca, como o Google, a vasculharem o conteúdo e classificarem como relevante ou não.

Isso também é benéfico para as páginas de produto do seu e-commerce. Boas meta descrições permitem que o Google imprima resultados que levem o usuário até suas mercadorias.

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Tudo certo sobre meta description?

Bom, chegamos ao final de mais um conteúdo. Esperamos que você tenha gostado e que tenha aprendido tudo sobre o que é meta description. Agora é só colocar a mão na massa e criar boas metas description para as páginas do seu site. Temos certeza que isso vai ajudar na sua posição no Google.

E aí, tem alguma experiência legal com SEO? Compartilhe conosco na caixinha de comentários. E, se você ainda não começou a vender na internet, experimente a Nuvemshopcrie sua loja virtual grátis. É simples, prático e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 😉

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre meta description

Meta description é um pequeno texto que resume o conteúdo de uma página da web em no máximo 160 caracteres. Eles estão contidos na tag correspondente de cada página do seu site.

Meta description para página inicial, meta description para redes sociais e meta description para cada página do seu site, incluindo os produtos.

  1. Faça um texto chamativo e bem direto;
  2. Utilize sua palavra-chave;
  3. Use calls-to-action;
  4. Tenha voz ativa;
  5. Mesmo falando de meta description, cuide dos seus títulos;
  6. Brinque com as emoções;
  7. Responda à pergunta do usuário.

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