O que é meta description e como criar uma atrativa?

Por: Letícia Nonato

Imagem mostrando uma mulher digitando em um laptop, representando a criação de uma meta description.

Meta description é um pequeno texto presente na página de resultado dos buscadores que resume o que os usuários irão encontrar ao clicar em uma página. Ao produzir uma meta description, pense que você precisa convencer o leitor a visitar o seu site.


Você possui uma loja online e está querendo impulsioná-la para que ela tenha uma melhor posição nos resultados de busca do Google? Se a sua resposta for sim, a nossa dica é que você invista em SEO on page.

E, quando falamos em otimizar páginas e conteúdos para uma melhor resposta nos buscadores, não podemos deixar de lado algumas tarefas básicas que são bem importantes nesse universo: títulos matadores e meta description personalizadas.

A meta description — ou meta descrições — são importantes para o SEO e devem ser otimizadas para usuários da Internet e mecanismos de pesquisa. Neste artigo, vamos explicar em detalhes o que é, como funciona e dicas valiosas para você escrever uma meta que irá impulsionar o seu negócio online.

Depois de ler este conteúdo, você terá todas as informações e ferramentas para criar uma meta description que converte. Vamos conferir? 🧐

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O que é meta description?

Meta description é um pequeno texto que resume o conteúdo de uma página da web em no máximo 160 caracteres. Eles estão contidos na tag correspondente de cada página do seu site. O usuário só consegue ver a meta description quando faz uma busca no Google ou qualquer outro mecanismo de pesquisa. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Quando você faz uma consulta no Google, ele apresenta uma SERP (Search Engine Results Page), ou seja, uma página de resultados. Nela, você encontrará diferentes resultados correspondentes à sua pesquisa.

Ao observar a imagem acima, é possível ver primeiro a meta title, ou seja, o título da página. Abaixo você encontra a meta tag de descrição, cuja função é simples: convencer os usuários a clicarem no seu link.

💡 Saiba mais: conheça estratégias de SEO para alavancar seu negócio

Meta description e o Google

Por muito tempo, a utilidade da meta description no Google não era clara (como muita coisa ainda não é). Na verdade, SEO é basicamente um jogo que sofre muitas mudanças em suas regras, ou seja, o que estava fazendo muito sucesso no passado, hoje pode não fazer mais.

Nos dias atuais, toda vez que uma consulta é feita o Google entrega algo para o usuário, que pode ser a meta descrição ou um snippet (este é retirado de uma parte da página em questão, aquela que mais se aproxima do pedido de quem está navegando). É por isso que o snippet não corresponde à meta description.

No entanto, você deve escrever a meta description para todas as suas páginas, porque elas serão exibidas caso o Google entenda que elas descrevam a página com mais precisão do que o snippet.

💡 Saiba mais: o que é e como usar o Google PageSpeed

Por que é importante escrever uma boa meta description?

Se você é dono de uma loja online, provavelmente quer fazer o máximo para expor seus produtos aos clientes com potencial, certo? Por isso, escrever uma boa meta description permite que você aumente a taxa de cliques de três fontes principais:

  • Resultados do motor de busca;
  • Compartilhamento nas redes sociais;
  • Bookmarking social.

Em todas as três situações, a meta description fornece informações sobre a página e ajuda a chamar a atenção do leitor.

Embora os mecanismos de pesquisa tenham confirmado que não usam diretamente a meta description em seu algoritmo de SEO, o Google usa a taxa de cliques para verificar a relevância de sua página para a pesquisa. Como as meta descrições ajudam a aumentar a taxa de cliques da página, é uma ótima maneira de aumentar sua classificação no Google.

Sendo assim, quanto melhor for o seu posicionamento nos motores de busca, mais visitantes terá. E, mais visitantes significa mais clientes potenciais, portanto, mais chances de fazer vendas.

💡 Saiba mais: O que é SEO off page e qual a sua importância?

Tipos de meta description

É importante pontuar que há uma diferença entre a meta description da página inicial e das páginas do produto.

Apresentamos esses dois cenários para você, confira:

Meta description para página inicial

Ao escrever uma meta description para sua página inicial, você deve resumir sua missão em 160 caracteres..

A nossa dica geral é: mantenha a simplicidade e forneça um bom motivo para o clique. O visitante ficará convencido ou não, e isso em poucos segundos.

Meta description para cada página do seu site, incluindo os produtos

Diferente da meta description para a sua página inicial, aqui não é necessário falar do seu negócio. Não recomendamos perder tempo falando da sua marca ou algo do tipo. Aproveite os 160 caracteres e seja direto. Fale apenas dos benefícios do seu produto.

Como escrever uma boa meta description?

Agora que você já sabe para que serve a meta description, vamos ver como escrever uma boa meta descrição para aumentar o seu tráfego.

Faça um texto chamativo e bem direto

Seja objetivo! A meta description precisa dizer exatamente o que o visitante irá encontrar na página. Ela precisa responder uma pergunta feita. Ela pode e deve convencer o usuário a clicar no seu site. Seja informativo, sem encher linguiça, mas passando uma ideia clara.

Outro erro que muitos sites cometem com frequência é não criar um texto diferenciado e atrativo. Descrições do tipo “Essa é uma página sobre sapatos” não devem funcionar bem.

Utilize sua palavra-chave

Todo conteúdo ou página criada tem um objetivo e uma palavra-chave. Sendo assim, sugerimos que você coloque sua palavra principal na meta description. Além de ajudar a conquistar o usuário, essa palavra ficará em negrito, ajudando os buscadores.

Use calls-to-action

É sempre positivo indicar claramente para o visitante o que sua empresa quer que ele faça. “Clique e leia mais” é um exemplo de call-to-action que se aplica à situação.

💡 Saiba mais: CTA: o que é e como usar na sua estratégia

Tenha voz ativa

É sempre melhor usar a voz ativa ao escrever suas meta descrições. Em vez de escrever: “Os melhores estilos estão aqui”. Escreva “Encontre os melhores estilos”. Esta formulação é mais dinâmica e convida à ação.

Cuide dos seus títulos

Quando falamos do título da página, você tem que dar tudo de si! Aproveite essas informações e crie os melhores títulos de páginas que puder. Isso realmente ajuda sua loja a gerar e proteger o tráfego.

Brinque com as emoções

O marketing emocional é uma realidade. De acordo com especialistas, um anúncio com conteúdo emocional terá o dobro do desempenho de um anúncio com conteúdo racional. No entanto, uma meta descrição é precisamente uma mensagem publicitária, portanto, não hesite em falar sobre sonhos, felicidade, bem-estar, alívio, etc.

160 caracteres é muito pouco quando se trata de escrever uma meta description. Depois de decidir a mensagem que você quer transmitir, tente maximizar o significado com o mínimo de letras. Cada palavra tem que estar lá por uma razão e essa razão tem que ser para melhorar sua taxa de cliques.

Responda à pergunta do usuário

As pessoas usam mecanismos de pesquisa como o Google para encontrar respostas. Não importa se a pergunta é “faz calor em São Paulo no verão?” ou “como ficar rico com dropshipping ?” Se você pode responder à pergunta do usuário em sua meta description, você incentiva os usuários a clicarem em seu conteúdo.

Para concluir, as principais dicas para otimizar as metas description são:

  • Ela deve responder a perguntas;
  • Certifique-se de que o texto seja relevante para as consultas;
  • Faça o melhor uso dos poucos caracteres disponíveis;
  • Cuide de seus títulos;
  • Inserir apelo à ação;
  • Jogue com as emoções;
  • Escreva em voz ativa.

O que não fazer na meta description

Nunca escreva uma sequência de palavras separadas por vírgula. Algumas páginas colocam na meta descrição palavras chaves ou TAGS, isso é um erro. Esse espaço é exclusivo para você criar um texto que dialoga com seu usuário.

Não use as mesmas metas description para todas as páginas. A recomendação é que cada página possua a sua.

💡 Saiba mais: confira dicas exclusivas de SEO para ecommerce

Resumo

Bom, chegamos ao final de mais um conteúdo. Esperamos que você tenha gostado e que tenha aprendido tudo sobre a meta description. Agora é só colocar a mão na massa e criar boas metas description para as páginas do seu site. Temos certeza que isso irá ajudar na sua posição no Google.

Confira agora o nosso resumo:

O que é meta description?

Meta description é um pequeno texto que resume o conteúdo de uma página da web em no máximo 160 caracteres. Eles estão contidos na tag correspondente de cada página do seu site.

Como escrever uma boa meta description?

  • Crie uma meta description para página inicial
  • Faça uma meta description para cada página do seu site, incluindo os produtos
  • Faça um texto chamativo e bem direto
  • Utilize sua palavra-chave
  • Use calls-to-action
  • Tenha voz ativa
  • Mesmo falando de meta description, cuide dos seus títulos
  • Brinque com as emoções
  • Responda à pergunta do usuário

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