O que é SEO local e como montar essa estratégia para atrair clientes?

homem segurando celular com a tela inicial do Google Meu Negócio, ferramenta indispensável para fazer SEO local

Você sabe quais são os critérios de posicionamento para listagens de negócios físicos do Google Maps? E como listar rapidamente todos os seus pontos de venda? Se ainda não, no artigo de hoje você entende como funciona o SEO local.

Mas antes de entrar totalmente no assunto, vamos refletir um pouco sobre a pesquisa no Google ou qualquer buscador.

Sabemos que existem diversas formas do cliente pesquisar algo, mas uma das mais utilizadas no dia a dia é a pesquisa local, que engloba todos os termos de pesquisa que gritam localmente, como:

  • Melhores pizzarias em São Paulo;
  • Bancos na região da Avenida Paulista;
  • Como chegar na loja tal;
  • Encanadores perto da minha casa.

Então, basicamente, fazer SEO local é um processo estratégico que deseja responder perguntas como essas. Ou seja, tudo que está “próximo do cliente”. Mas vamos entender melhor?

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O que é SEO local?

SEO local refere-se às técnicas ou elementos do SEO, ou seja, otimização para mecanismos de busca, destinados especificamente a posicionar um site, um aplicativo móvel ou informações práticas relacionadas a um ponto de venda, nas páginas de resultados do Google e outros motores.

O SEO local é naturalmente utilizado por empresas com âmbito de atuação local, mas também por empresas nacionais ou internacionais com redes de pontos de venda ou agências em determinadas regiões.

Ou seja, fazer SEO local é o ato de otimizar suas páginas para os motores de busca considerando a geolocalização do seu negócio e dos usuários. Esse recorte regional faz com que mais pessoas próximas ao seu negócio conheçam sua marca e comprem de você.

💡Saiba mais: O que é indexar site e como fazer?

Como fazer SEO local?

Agora que você já sabe o que é local SEO, chegou a hora de você descobrir como fazer SEO local. Veja as dicas que separamos abaixo:

1. Otimize seu site

Em primeiro lugar, crie uma página com informações de contato como endereço, e-mail e telefone. É importante configurar botões por meio dos quais o usuário consiga clicar e ligar diretamente para a empresa. O mesmo vale para o número do WhatsApp, que automaticamente abre uma conversa no aplicativo.

Além disso, cuide para que seu site tenha um mapa com a sua localização — caso você tenha uma loja física — e uma sessão com depoimentos dos clientes. A prova social influencia diretamente na decisão de compra de novos consumidores, já que funciona como gatilhos mentais, ou seja, mecanismos cerebrais que direcionam nossas escolhas.

Também é importante ter um site com design responsivo, já que observamos um aumento significativo das buscas por dispositivos móveis.

Em relação ao SEO on page, ou seja, dentro da página, a meta title é o fator mais importante de sua página da web. É ela que representa o título da sua página que será exibido nos resultados de pesquisa dos mecanismos de buscas

Já a meta description é um texto de até 160 caracteres presente na página de resultado dos buscadores. Ela serve para resumir o que os usuários vão encontrar ao clicar em uma página, por isso precisa convencer o leitor a visitar o seu site para saber mais.

💡Saiba mais:

2. Escolha palavras-chave locais

Conteúdo com boa classificação no Google requer necessariamente uma boa pesquisa de palavras-chave. É a partir desses termos que os internautas fazem suas pesquisas.

E já que estamos falando de SEO local, aqui, será necessário utilizar as palavras-chave mais relevantes para subir nas páginas de resultado dos mecanismos de busca.

Lembre-se de identificar termos que os usuários da internet usam para suas pesquisas e adicionar elementos de localização (cidade, distrito, região etc.).

Para isso, você pode ver o que o próprio Google oferece. As sugestões permitem que você aprenda mais sobre o que os usuários da internet procuram em geral.

Dicas bônus

  • Indique com precisão as informações do seu estabelecimento físico: nome, endereço, telefone;
  • Quanto mais você especificar as suas informações comerciais para o seu cliente, mais ele confiará em você;
  • Para simplificar, certifique-se de que suas informações como nome, endereço e telefone sejam consistentes em todos os lugares (site, redes sociais e outros pontos de contato).

💡 Saiba mais: O que é geomarketing e como aplicar?

3. Invista em produção de conteúdo local

produção de conteúdo pode ajudar você a não só falar sobre o seu produto, mas mostrá-lo inserido em algum contexto. Por isso, aproveite a estratégia de marketing de conteúdo para abordar temas de interesse da sua persona.

Depois de fazer o estudo das palavras-chave mais adequadas para o seu plano de marketing, realize o trabalho de incluir nos conteúdos o nome das localidades que você deseja atingir. Também é uma boa ideia patrocinar eventos locais ou convidar pessoas influentes da região para escrever no seu blog.

4. Aposte em SEO no Google Meu Negócio

Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, desenvolvida pelo Google, que permite destacar o perfil do seu site nos resultados de pesquisa do Google e no Google Maps.

Sendo assim, preencha todos os campos possíveis com o máximo de informações verdadeiras.

A qualidade não é suficiente aqui. Abra espaço para quantidade também. Tente fornecer o máximo de informações possível sobre sua empresa, como:

  • Fotos atraentes representativas da sua empresa;
  • Seu logotipo;
  • A categoria de negócios mais representativa;
  • Link do seu site;
  • Instruções para chegar lá usando o Google Maps;
  • Seu horário de abertura e fechamento;
  • Seu endereço;
  • Seus comentários de clientes do Google ou do site;
  • Seu menu, caso seja um restaurante;
  • Sua faixa de preço;
  • Sua avaliação em estrelas;
  • Perguntas e respostas dos usuários da internet.

💡 Saiba mais: Saiba como colocar sua loja no Google Maps

🎥 Veja também: Google Meu Negócio: como sua empresa pode aparecer no Google de forma gratuita

5. Esteja nas redes sociais

Os usuários precisam ter acesso a informações únicas e confiáveis sobre a sua empresa em todos os canais de venda e pontos de contato. Isso inclui seu site, a página do seu e-commerce, as redes sociais, o Google Meu Negócio e qualquer outra publicação sobre seu empreendimento.

Isso também inclui páginas como TripAdvisor e Foursquare, por exemplo. Essas plataformas de avaliação, inclusive, têm grande impacto no processo de decisão dos usuários. Por isso, é importante assumir seus perfis online e acompanhar o que as pessoas estão dizendo sobre você.

6. Incentive a avaliação dos clientes

Como acabamos de mencionar, as avaliações são muito positivas para o SEO local. Quanto mais se tem, mais o Google confia em sua empresa e a coloca em uma posição melhor nos resultados de pesquisa.

Por isso, incentive o seu cliente a fazer um comentário público sobre o produto ou serviço da sua marca. Além disso, certifique-se de responder a todas as avaliações e sejam elas quais forem: positivas ou negativas.

Lembre-se de que avaliações inferiores a quatro estrelas tendem a gerar desconfiança nos possíveis compradores. Por isso, implemente a pesquisa de satisfação na sua empresa e use os feedbacks para melhorar os processos internos.

💡 Saiba mais: O que é NPS (Net Promoter Score)?

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7. Faça parcerias com negócios locais

Em SEO, parcerias são extremamente importantes. Essa estratégia é bastante ampla e consiste em melhorar o seu posicionamento e a sua visibilidade por meio de alianças com negócios semelhantes ou pertencentes ao mesmo nicho que o seu.

Uma das principais formas de firmar parcerias é por meio de link building. Nesse contexto, uma empresa A coloca um link em seu blog apontando para a empresa B, que por sua vez faz o mesmo apontando para a empresa A.

Para colocar isso em prática, tente fazer uma lista das pessoas com as quais você está conectado, por exemplo:

  • Distribuidores;
  • Fornecedores;
  • Contratante;
  • Empresas vizinhas.

Com quem você tem algum relacionamento empresarial? Então, mãos à obra: proponha parcerias de troca de links.

Quais as vantagens do SEO local?

Garantir a melhor experiência ao usuário durante uma busca é a principal vantagem do SEO local. Ou seja, o consumidor vai encontrar aquilo que está bem próximo da sua realidade.

Confira alguns outros benefícios do SEO local:

Aumento da visibilidade

O SEO local é um grande trunfo para qualquer empresa. Ele tornou-se essencial para uma loja local dominar essa alavanca de visibilidade nas primeiras páginas de pesquisa.

Com ele, o seu negócio pode ganhar visibilidade em seu bairro, na sua cidade, no seu estado, no seu país.

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Ajuda seu negócio aparecer na precisão geográfica correta

Aplicar as técnicas de SEO ajudará o seu negócio a ganhar destaque em tudo que estiver associado à sua posição geográfica.

Por exemplo, quando um cliente digita na barra de pesquisa “loja de bolo”, o algoritmo oferecerá opções próximas à localização geográfica porque considera que é mais relevante.

Como comerciante, você poderá, portanto, atingir os compradores presentes em sua área de influência.

Garante uma melhor e mais rápida experiência ao cliente

As pessoas querem cada vez mais utilizar o Google ou qualquer buscador para encontrar algo rápido e que faça sentido com o que ela está pesquisando.

O SEO local permite que você encontre o seu cliente ideal, aquele que necessita verdadeiramente do seu produto.

Ao investir nessa estratégia, você irá melhorar o seu negócio e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência ainda melhor ao consumidor final.

💡Saiba mais: Como rankear no Google?

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Quais são os fatores de ranqueamento do SEO local?

Bom, falamos sobre o que é o SEO local e também apresentamos dicas para você aplicar e criar para o seu negócio. Agora é hora de você entender quais são os fatores de ranqueamento do SEO local.

A otimização para esses fatores pode ajudar a aumentar sua classificação local, suas chances de entrar no Pacote Local do Google, além de ajudar os clientes a encontrar você.

1. Google Meu Negócio

Se você ainda não criou sua página do Google Meu Negócio, indicamos fazê-la. Leva apenas alguns minutos e é gratuito. Esta é uma das maneiras mais simples e eficazes de começar a melhorar seu SEO local.

2. Categorias do Google Meu Negócio

Em sua conta do Google Meu Negócio, certifique-se de ter escolhido as categorias corretas. Para obter os melhores resultados, use o mínimo de categorias possível e certifique-se de que sejam o mais precisas possível.

3. Fotos na página do Google Meu Negócio

Tire fotos de sua localização, seus produtos, sua equipe e até mesmo seus clientes (com permissão, é claro).

As fotos ajudam a dar credibilidade à sua empresa e servem como um sinal de classificação local.

4. Número de avaliações positivas

Além de reivindicar sua listagem em sites de comentários, é preciso ter certeza de que a maioria de seus comentários seja positiva.

De acordo com o Google, avaliações de alta qualidade melhoram a visibilidade de sua empresa.

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Tudo certo sobre SEO local?

Bom, estamos chegando ao fim do nosso conteúdo. Antes de finalizarmos, queremos falar sobre duas lições principais para você ter bons resultados com SEO local.

A coisa mais importante que você pode fazer para aumentar sua classificação local de SEO é reivindicar e otimizar sua conta do Google Meu Negócio.

A segunda coisa mais importante que você pode fazer pelo SEO local é se concentrar em uma estratégia de SEO holística para o seu site. Construa um perfil de link sólido, crie conteúdo útil com termos locais e certifique-se de que suas descrições sejam otimizadas.

SEO local é um campo competitivo, mas para a maioria das empresas, ainda existem muitas áreas onde podem melhorar.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre SEO local

SEO local é o ato de otimizar suas páginas para os motores de busca considerando a geolocalização do seu negócio e dos usuários. Esse recorte regional faz com que mais pessoas próximas à sua empresa conheçam sua marca e comprem de você.

  1. Otimize seu site;
  2. Escolha palavras-chave locais;
  3. Invista em produção de conteúdo local;
  4. Aposte em SEO no Google Meu Negócio;
  5. Esteja nas redes sociais;
  6. Incentive a avaliação dos clientes;
  7. Faça parcerias com negócios locais.

  • Aumento da visibilidade;
  • Ajuda seu negócio aparecer na precisão geográfica correta;
  • Garante uma melhor e mais rápida experiência ao cliente.

  • Google Meu Negócio;
  • Categorias do Google Meu Negócio;
  • Fotos na página do Google Meu Negócio;
  • Número de avaliações positivas.

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