SEO local: o que é e como utilizá-lo para atrair clientes da sua região

Por: Letícia Nonato

homem segurando celular com a tela inicial do Google Meu Negócio, ferramenta indispensável para fazer SEO local

Você sabe quais são os critérios de posicionamento para listagens de negócios físicos do Google Maps? E como listar rapidamente todos os seus pontos de venda? Se ainda não, no artigo de hoje você entende como funciona o SEO local.

Mas antes de entrar totalmente no assunto, vamos refletir um pouco sobre a pesquisa no Google ou qualquer buscador.

Sabemos que existem diversas formas do cliente pesquisar algo, mas uma das mais utilizadas no dia a dia é a pesquisa local, que engloba todos os termos de pesquisa que gritam localmente, como:

  • Melhores pizzarias em São Paulo;
  • Bancos na região da Avenida Paulista;
  • Como chegar na loja tal;
  • Encanadores perto da minha casa.

Então, basicamente, fazer SEO local é um processo estratégico que deseja responder perguntas como essas. Ou seja, tudo que está “próximo do cliente”. Mas vamos entender melhor?

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O que é Local SEO?

SEO local refere-se às técnicas ou elementos do SEO, ou seja, otimização para mecanismos de busca, destinados especificamente a posicionar um site, um aplicativo móvel ou informações práticas relacionadas a um ponto de venda, nas páginas de resultados do Google e outros motores.

O SEO local é naturalmente utilizado por empresas com âmbito de atuação local, mas também por empresas nacionais ou internacionais com redes de pontos de venda ou agências em determinadas regiões.

💡Saiba mais: Como indexar o seu site no Google com uma estratégia de SEO sólida?

Quais as vantagens do SEO local para o seu negócio?

Garantir a melhor experiência ao usuário durante uma busca é a principal vantagem do SEO local. Ou seja, o consumidor vai encontrar aquilo que está bem próximo da sua realidade.

Confira alguns outros benefícios do SEO local:

Maior visibilidade

O SEO local é um grande trunfo para qualquer empresa. Ele tornou-se essencial para uma loja local dominar essa alavanca de visibilidade nas primeiras páginas de pesquisa.

Com ele, o seu negócio pode ganhar visibilidade em seu bairro, na sua cidade, no seu estado, no seu país.

Ajuda seu negócio aparecer na precisão geográfica correta

Aplicar as técnicas de SEO local ajuda o seu negócio a ganhar destaque em tudo que estiver associado à sua posição geográfica.

Por exemplo, quando um cliente digita na barra de pesquisa “loja de bolo”, o algoritmo oferecerá opções próximos à localização geográfica porque considera que é mais relevante.

Como comerciante, você poderá, portanto, atingir os compradores presentes em sua área de influência.

💡Saiba mais: Como funcionam os mecanismos de buscas?

Garante uma melhor e mais rápida experiência ao cliente

As pessoas querem cada vez mais utilizar o Google ou qualquer buscador para encontrar algo rápido e que faça sentido com o que ela está pesquisando.

O SEO local permite que você encontre o seu cliente ideal, aquele que necessita verdadeiramente do seu produto.

Ao investir nessa estratégia, você irá melhorar o seu negócio e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência ainda melhor ao consumidor final.

Como fazer SEO Local?

Agora que você já sabe o que é SEO Local e quais são as vantagens dessa estratégia, chegou a hora de você descobrir como fazer SEO Local. Veja as dicas que separamos abaixo:

1. Escolha as palavras-chave “locais” certas

Conteúdo com boa classificação no Google requer necessariamente uma boa pesquisa de palavras-chave.

É a partir desses termos que os internautas fazem suas pesquisas.

E já que estamos falando de SEO local, aqui, será necessário utilizar as palavras-chave mais relevantes para subir nas SERPs do mecanismo de busca.

Lembre-se de identificar termos que os usuários da internet usam para suas pesquisas e adicionar elementos de localização (cidade, distrito, região etc.).

Para isso, você pode ver o que o próprio Google oferece a você. As sugestões permitem que você aprenda mais sobre o que os usuários da internet procuram em geral.

Dicas bônus

  • Indique com precisão as informações do seu estabelecimento físico: nome, endereço, telefone;
  • Quanto mais você especificar as suas informações comerciais para o seu cliente, mais ele confiará em você;
  • Para simplificar, certifique-se de que suas informações como nome, endereço e telefone sejam consistentes em todos os lugares.

Em SEO, links são extremamente importantes. Esta estratégia consiste em aumentar o número de backlinks para melhorar o seu posicionamento e visibilidade.

O backlink, ou link de entrada, é uma URL de hipertexto colocada em uma página de um site A que aponta para um site B.

Para isso, tente fazer uma lista das pessoas com as quais você está conectado, como por exemplo:

  • Distribuidores;
  • Fornecedores;
  • Contratante;
  • Empresas vizinhas.

Pense, com quem você tem algum relacionamento? Então, mãos à obra: proponha parcerias de troca de links.

3. Invista e otimize ao máximo o seu Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, desenvolvida pelo Google, que permite destacar o perfil do seu site nos resultados de pesquisa do Google e no Google Maps.

Sendo assim, preencha todos os campos possíveis com o máximo de informações verdadeiras.

A qualidade não é suficiente aqui. Abra espaço para quantidade também. Tente fornecer o máximo de informações possível sobre sua empresa, como:

  • Fotos atraentes representativas da sua empresa;
  • Seu logotipo;
  • A categoria de negócios mais representativa;
  • Link do seu site;
  • Instruções para chegar lá usando o Google Maps;
  • Seu horário de abertura e fechamento;
  • Seu endereço;
  • Seus comentários de clientes do Google ou do
  • Facebook;Seu menu se você for um restaurante;
  • Sua faixa de preço;
  • Sua avaliação (de 5 estrelas);
  • Perguntas / respostas com usuários da internet.

4. Otimize a sua tag de meta-título e meta-descrição

A tag de título é o fator mais importante de sua página da web. É nela que você colocará as principais palavras-chave.

Já a meta description não afeta o posicionamento do seu site nas SERPs, mas incentiva os clientes em potencial a clicarem na sua página porque fornece informações adicionais.

5. Responda a comentários, tanto positivos quanto negativos

As avaliações são muito positivas para o SEO local.. Quanto mais se tem, mais o Google confia em sua empresa e, portanto, a coloca em uma posição melhor.

Acima de tudo, certifique-se de responder a todas as avaliações e sejam elas quais forem: positivas ou negativas.

Quais são os fatores de ranqueamento do SEO Local?

Bom, falamos sobre o que é o SEO Local e também apresentamos dicas para você aplicar e criar para o seu negócio. Agora é hora de você entender quais são os fatores de ranqueamento do SEO Local.

A otimização para esses fatores pode ajudar a aumentar sua classificação local, suas chances de entrar no Pacote Local do Google, além de ajudar os clientes a encontrar você.

1. Google Meu Negócio

Se você ainda não criou sua página do Google Meu Negócio, faça agora. Leva apenas alguns minutos e é gratuito.

Esta é uma das maneiras mais simples e eficazes de começar a melhorar seu SEO local.

2. Categorias do Google Meu Negócio

Em sua conta do Google Meu Negócio, certifique-se de ter escolhido as categorias corretas. Para obter os melhores resultados, use o mínimo de categorias possível e certifique-se de que sejam o mais precisas possível.

3. Fotos na página do Google Meu Negócio

Tire fotos de sua localização, seus produtos, sua equipe e até mesmo seus clientes (com permissão, é claro).

As fotos ajudam a dar credibilidade à sua empresa e servem como um sinal de classificação local.

4. Número de avaliações positivas

Além de reivindicar sua listagem em sites de comentários, você deseja ter certeza de que a maioria de seus comentários são positivos.

De acordo com o Google , avaliações de alta qualidade melhoram a visibilidade de sua empresa.

Resumo

Bom, estamos chegando ao fim do nosso conteúdo. Antes de finalizarmos, queremos falar sobre duas lições principais para você ter bons resultados com SEO Local.

A coisa mais importante que você pode fazer para aumentar sua classificação local de SEO é reivindicar e otimizar sua conta do Google Meu Negócio.

A segunda coisa mais importante que você pode fazer pelo SEO local é se concentrar em uma estratégia de SEO holística para o seu site. Construa um perfil de link sólido, crie conteúdo útil com termos locais e certifique-se de que suas descrições sejam otimizadas.

SEO local é um campo competitivo, mas para a maioria das empresas, ainda existem muitas áreas onde podem melhorar.

Confira agora o nosso resumo:

O que é Local SEO?

SEO local refere-se às técnicas ou elementos do SEO, ou seja, otimização para mecanismos de busca, destinados especificamente a posicionar um site, um aplicativo móvel ou informações práticas relacionadas a um ponto de venda, nas páginas de resultados do Google e outros motores.

Quais são as vantagens do SEO local?

  • Maior visibilidade
  • Ajuda seu negócio aparecer na precisão geográfica correta
  • Garante uma melhor e mais rápida experiência ao cliente

Como fazer SEO local?

  1. Escolha as palavras-chave “locais” certas
  2. Conecte-se ao mundo com links
  3. Invista e otimize ao máximo o seu Google Meu Negócio
  4. Otimize sua tag de meta-título e meta-descrição
  5. Responda a comentários, tanto positivos quanto negativos

Quais são os fatores de ranqueamento do SEO local?

  1. Google Meu Negócio
  2. Categorias do Google Meu Negócio
  3. Fotos na página do Google Meu Negócio
  4. Número de avaliações positivas

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