O que é meta title e como escrever bons title tags?

Imagem mostrando uma pessoa trabalhando, representando a criação de uma meta title.

Meta title é o título da sua página que será exibido nos resultados de pesquisa dos mecanismos de buscas como o Google. Ele aparece na cor azul e fica abaixo da URL e acima da meta description. Se otimizado da forma correta, pode garantir seu site nas primeiras posições e aumentar os cliques da sua página.


Em um cenário cada vez mais competitivo, ter uma sólida estratégia de SEOSearch Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca — é imprescindível para conquistar posições de destaque na primeira página do Google.

Quando falamos de SEO, existem algumas meta tags (comandos em HTML para descrever um conteúdo para os mecanismos de busca) importantes para garantir que você consiga rankear seu site de vendas ou blog nos melhores resultados dos buscadores. Uma delas é a meta title, ou meta título, no português.

Neste artigo, vamos te explicar o que é meta title e como escrever bons títulos para o seu site. Quer aprender mais sobre essa estratégia? Pegue seu bloco de notas e continue a leitura! 🧐

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O que é meta title?

Meta title, também conhecida como SEO title, é o título da sua página que será exibido nos resultados de pesquisa dos mecanismos de buscas como o Google. Ele faz parte da estratégia de SEO e aparece na cor azul e fica abaixo da URL e acima da meta description. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Imagem mostrando um exemplo de meta title.

Para definir e meta title do seu site, você precisará utilizar tag <title> no HTML para indicar o título escolhido. Confira o exemplo:

<head> <br/> <title> Este é o meu título </title> <br/> </head> <br/> <br/> <br/>

Se você deseja colocar o SEO title em seu blog, fique tranquilo, pois a maioria dos sistemas de gestão de conteúdo como o WordPress possibilitam definir, automaticamente, as tags <title>.

💡 Saiba mais: SEO para blog: confira as 10 melhores dicas

Você também encontra a title tag na aba do seu navegador, por isso, é importante que o título escolhido seja curto, simples e entregue a resposta que o usuário está buscando ao pesquisar determinada palavra-chave.

Imagem mostrando exemplo de meta title.

Como você pode observar na imagem acima, pode ser que a meta title escolhida não seja a mesma que aparecerá quando clicamos na página. Isso acontece porque o título SEO precisa cumprir alguns requisitos para que as chances de rankear primeiros resultados sejam ainda maiores – vamos falar sobre isso mais a frente.

💡 Saiba mais: Como rankear no Google?

Além disso, o Google pode testar trechos do seu texto como meta title diferente daquela que você escolheu. Normalmente, isso acontece quando ele entende que outro título pode entregar melhor a resposta de acordo com a intenção de busca dos usuários.

Se você tem uma loja virtual, otimizar os meta titles das suas páginas de venda e criar descrições de produtos atrativas pode ajudar a conquistar as primeiras posições nos buscadores e, por consequência disso, aumentar os cliques para o seu site.

Para que serve a title tag?

A title tag informa para os mecanismos de busca qual título deve ser lido pelos robôs e exibido na página de resultados para os usuários.

Como já falamos anteriormente, caso você não coloque uma meta title o Google pode pegar trechos do seu texto e utilizá-los. Mas, quando isso não é feito com a intenção de melhorar a entrega do conteúdo, você corre o risco de que o algoritmo selecione partes desconexas ou incompletas.

Além de ficar confuso e ter um título pouco atrativo, pode diminuir as visitas do seu site e, consequentemente, prejudicar suas vendas.

💡 Saiba mais: Indexar site no Google: como otimizar a estratégia SEO?

Como escrever uma boa meta title?

Os títulos impactam diretamente na taxa de cliques da sua página. Ele é o primeiro contato que o usuário tem com o seu site e, se ele não for bom o bastante para despertar a curiosidade e o interesse, você estará perdendo visitantes e vendas.

Por isso, agora que você já sabe o que é meta title e a sua importância na estratégia de SEO, vamos listar quatro dicas para escrever bons títulos e conquistar as primeiras posições do Google. Confira:

1. Tamanho da meta title

Não existe um número de caracteres exato para o meta title, no entanto, a largura do título na SERP (página de resultados) é de 600 pixels.

Isso acontece porque cada letra pode ter um tamanho ou formato diferente, já que pode ser escrita em minúsculo ou maiúsculo, por exemplo.

Porém, a comunidade que estuda SEO chegou a um consenso de que o tamanho ideal é de 55 a 60 caracteres. Mas, levando em conta o SEO title para mobile, indicamos que tente manter a máxima de 55 para garantir que todos os usuários consigam acessar 100% do conteúdo, independentemente do dispositivo.

💡 Saiba mais: Mobile First: o que é e como funciona na prática?

2. Use palavras-chaves e as inclua no início do título

A base da estratégia de SEO on page é ter um bom planejamento de palavras-chaves que são importantes para o seu negócio e que possuem um alto volume de buscas pelo seu nicho de mercado.

Para realizar essa pesquisa, existem diversas ferramentas de SEO pagas disponíveis no mercado como SemRush, Moz, Ahrefs etc. Mas, se você busca uma alternativa gratuita, indicamos o planejador de palavras-chaves do Google.

E, depois de ter os termos-chave em mãos, você precisa incluí-los nas suas metas title. Mas, não é em qualquer lugar: o truque é você tentar sempre colocá-los logo no início do título. Assim, ele será a primeira palavra identificada pelos robôs do Google e pelos usuários.

Vamos supor que você vende artesanato pela internet e a palavra-chave da página que você quer rankear é “velas aromáticas”. Veja algumas sugestões de SEO title:

  • Velas aromáticas: principais cuidados para durar mais
  • Velas aromáticas: como ter em casa?
  • Velas aromáticas: quais os melhores aromas?

💡 Saiba mais: O que é o Planejador de palavras-chave do Google e como utilizá-lo para atrair visitantes?

3. Divulgue informações relevantes para o seu público

Seja sincero com os usuários e evite usar termos sensacionalistas no seu SEO title. Mesmo com pouco espaço para criar títulos, é essencial que você inclua detalhes importantes para quem vai acessar aquele conteúdo.

Voltando ao exemplo das velas aromáticas, se você deseja divulgar a página do produto, foque nas informações que vão chamar a atenção do usuário.

Você pode colocar qual é o aroma, qual o tamanho e/ou peso em gramas e algum diferencial do seu produto como, por exemplo, se as velas são ecológicas ou livres de toxinas.

4. Inclua palavras que instiguem a curiosidade e sejam atrativas

Existem alguns termos que podem ser interessantes para despertar curiosidade nos usuários e que eles tenham vontade de acessar o seu site.

Veja alguns exemplos de palavras que costumam fazer esse papel:

  • Como – “Como cuidar de velas perfumadas em casa”;
  • O que é – “O que é uma vela ecológica?”;
  • Por que – Por que é preciso cortar o pavio da vela?;
  • Onde – “Onde encontrar velas aromáticas em São Paulo;
  • Melhor/melhores – “X melhores velas de lavanda para ter em casa”;
  • Completo – “Guia completo sobre velas artesanais”.

Além disso, investir em conteúdos em formatos de listas e perguntas pode ser uma ótima alternativa para conquistar os famosos snippets (posição zero do Google).

💡 Saiba mais: SEO para ecommerce: guia para otimizar a sua loja virtual

Tudo certo sobre meta title?

Esperamos que essas dicas te ajudem a criar títulos incríveis e otimizados para as suas páginas. Afinal, se você está em busca de aumentar o tráfego orgânico do seu site e buscar as melhores posições nos mecanismos de busca, é necessário traçar uma boa estratégia de SEO.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre meta title

Meta title, também conhecida como SEO title, é o título da sua página que será exibido nos resultados de pesquisa dos mecanismos de buscas como o Google. Ele faz parte da estratégia de SEO on page e aparece na cor azul e fica abaixo da URL e acima da meta description.

A title tag informa para os mecanismos de busca qual título deve ser lido pelos robôs e exibido na página de resultados para os usuários.

  1. Tamanho da meta title;
  2. Use palavras-chaves e as inclua no início do título;
  3. Divulgue informações relevantes para o seu público;
  4. Inclua palavras que instiguem a curiosidade e sejam atrativas.

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