9 tendências de empreendedorismo para decolar seu negócio em 2023

Jovem mostrando planos de startups baseados em tendências de empreendedorismo

Tendências de empreendedorismo são novos hábitos de consumo, produtos e serviços que ditam o que vai vender mais no mercado. Quando você acompanha esses movimentos de perto, consegue empreender de forma mais estratégica e aproveitar oportunidades para faturar alto.


Começar a empreender é um desejo compartilhado por muitos brasileiros, mas sabemos que não é fácil dar o primeiro passo. Por isso, nada melhor do que conhecer as principais tendências de empreendedorismo para ter ideias e aproveitar oportunidades de mercado.

Para 2022, as mudanças são muitas: crescimento das vendas online, avanço das assinaturas, produtos e serviços focados em bem-estar etc. Com o pós-pandemia, vale analisar o novo comportamento do consumidor e suas consequências para a economia.

Vamos ajudar você a entender esse cenário mostrando as tendências de empreendedorismo mais importantes. Então, prepare suas anotações e continue a leitura! 📝

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O que são tendências de empreendedorismo?

Tendências de empreendedorismo são novos hábitos de consumo, tecnologias e modelos comerciais que ditam o que vai vender mais no mercado. Quando você acompanha esses movimentos de perto, consegue empreender de forma estratégica e aproveitar oportunidades para faturar alto.

Durante a pandemia do coronavírus, por exemplo, o isolamento social e a paralisação econômica mudaram drasticamente o comportamento do consumidor.

Como consequência, as vendas online e o delivery dispararam, o home office se tornou o novo normal e as pessoas passaram a investir em mais produtos e serviços para a casa, só para citar algumas das mudanças.

Logo, acompanhar as tendências de empreendedorismo significa entender essas ondas do mercado para abrir um negócio mais certeiro. Afinal, cada movimento da economia e do consumo vem acompanhado de inúmeras oportunidades de vendas.

💡 Saiba mais: Quais são as principais tendências do e-commerce para 2022?

Por que aproveitar tendências para empreender?

Aproveitar as tendências de empreendedorismo é uma ótima oportunidade para quem quer abrir uma empresa ou expandir seu negócio atual. Inclusive, estamos em um momento de grande avanço na criação de novos empreendimentos no país.

De acordo com boletim do Mapa de Empresas do Governo Federal, o Brasil bateu seu recorde de empreendedorismo em 2021, com mais de 4 milhões de empresas abertas em território nacional. Se considerarmos o número de negócios abertos e fechados, o resultado é um saldo positivo de 2,6 milhões de empreendimentos.

Os números do empreendedorismo digital também são animadores: foram abertas mais de 100 mil lojas virtuais no Brasil desde o início da pandemia, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

💡 Saiba mais: Quem são os principais empreendedores brasileiros?

9 tendências de empreendedorismo para 2023

Agora que você se animou com os números, vamos conhecer as principais tendências de empreendedorismo para 2023. Confira e inspire-se:

1. Crescimento do e-commerce

A primeira tendência de empreendedorismo que merece sua atenção é o crescimento do e-commerce. Em 2021, o comércio eletrônico teve faturamento recorde no Brasil, com mais de R$ 161 bilhões em receita, conforme divulgado pela Neotrust.

Só no primeiro trimestre de 2022, esse mercado já cresceu 12,6% e faturou R$ 39,6 bilhões, segundo dados recentes da mesma consultoria. Além disso, os pedidos online cresceram 14%, atingindo o montante de 89,7 milhões.

Logo, a expectativa é de que o e-commerce continue crescendo, mesmo em um cenário pós-pandemia. Isso porque os consumidores querem cada vez mais comodidade e praticidade em suas compras — e nada mais conveniente do que comprar pela internet e receber em casa (ou retirar pessoalmente).

Para aproveitar essa tendência de empreendedorismo, você pode criar sua loja virtual em 2022 e começar a vender para todo o país. Essa missão se torna muito mais fácil com a Nuvemshop, uma plataforma de e-commerce completa que tem todos os recursos que você precisa para abrir seu negócio online.

Com nossa plataforma, você consegue montar sua loja virtual em menos de 10 minutos. É só fazer seu cadastro, carregar os produtos, personalizar o layout e configurar meios de envio e de pagamento. Além disso, você conta com integrações de apps que oferecem soluções incríveis para seu e-commerce.

💡 Saiba mais: Como criar uma loja virtual na Nuvemshop? [passo a passo completo]

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2. Dropshipping

Na mesma onda de crescimento do e-commerce, o dropshipping deve despontar em 2023 como uma tendência para empreendedores iniciantes. Esse modelo de negócio permite que você comece a vender online sem estoque próprio, se falta verba para investir nos produtos.

Nesse caso, você fica responsável por comercializar os itens na sua loja online e atender os clientes, enquanto o fornecedor se encarrega de armazenar, separar e enviar os produtos a cada novo pedido.

Assim, você consegue ter uma loja virtual com estoque terceirizado e não precisa se preocupar com a logística.

💡 Saiba mais: Tudo que você precisa saber sobre dropshipping

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3. Compras online internacionais

De acordo com uma pesquisa do PayPal, 57% dos brasileiros já fazem compras online em sites estrangeiros. Além disso, 38% dos entrevistados afirmam que estão dispostos a fazer mais compras internacionais após a pandemia, em busca de produtos exclusivos e preços competitivos.

Essa tendência de empreendedorismo revela duas oportunidades para 2022: comprar produtos importados para revenda e fazer dropshipping internacional. Com a plataforma da Nuvemshop, por exemplo, você pode conectar sua loja a marketplaces internacionais como o AliExpress e vender produtos importados sem precisar de estoque próprio.

💡 Saiba mais: Como usar o AliExpress para fazer dropshipping: guia completo [2022]

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4. Venda de moda online

A categoria de moda foi a que mais cresceu no e-commerce em 2021 e promete continuar sendo um segmento de destaque. Se antes as pessoas tinham receio de comprar roupas e acessórios sem experimentar, hoje essa prática é cada vez mais comum.

O que ajudou a impulsionar esse mercado foi a tecnologia, que proporciona recursos como o provador virtual e imagens de alta definição para visualizar os produtos.

Na Nuvemshop, o segmento é líder de vendas com uma participação de 41% em 2021 — para você ter uma ideia, o segundo lugar, saúde e beleza, tem 13%. O ticket médio da categoria é de R$ 236, segundo dados do NuvemCommerce 2022.

Logo, se você quer seguir as tendências de empreendedorismo em 2022, vale a pena abrir um e-commerce de moda. Você pode se especializar em moda feminina, moda masculina, moda infantil ou apostar em nichos de mercado como moda evangélica, moda plus size, moda alternativa, etc.

💡 Saiba mais: Como montar uma loja virtual de roupas em 2022? [11 passos + dicas de divulgação]

5. Internet das Coisas (IoT)

Com a pandemia e a chegada do 5G, o mercado de Internet das Coisas (do inglês Internet of Things, ou IoT) vem crescendo exponencialmente. De acordo com dados da GlobalData, esse setor deve movimentar mais de US$ 30 bilhões na América Latina até 2023.

Entre os produtos que estão bombando nesse segmento estão os smart speakers (assistentes de voz), smart TVs, smartwatches (relógios inteligentes) e eletrodomésticos conectados à internet. Além disso, ganham destaque sensores inteligentes que vêm revolucionando os processos logísticos e operacionais em empresas.

Para aproveitar essa tendência, você pode comercializar dispositivos conectados para diversos públicos, como empresas, consumidores e até para o governo.

6. Diversidade

De acordo com o Guia de Tendências 2022-2023 do Sebrae, uma das tendências de empreendedorismo é a celebração da diversidade no mercado. Isso significa reconhecer as particularidades e identidades diversas do seu público-alvo, além de ouvir as vozes das minorias.

É uma boa oportunidade de investir em nichos de mercado específicos. Você pode, por exemplo, apostar em produtos e serviços voltados ao público afro, vegano, geek, plus size, pessoas com deficiência etc.

💡 Saiba mais: O que é empreendedorismo feminino?

7. Autocuidado

Outra macrotendência de consumo apontada pelo Sebrae é o autocuidado como forma de compensar o caos vivido durante a pandemia. Cada vez mais, as pessoas buscarão momentos de relaxamento, rituais de bem-estar e pequenos prazeres da vida.

São várias as formas de aproveitar essa tendência no empreendedorismo. Você pode investir em segmentos que promovem o bem-estar e a qualidade de vida, como produtos naturais, velas aromáticas e cosméticos artesanais.

Também é o momento de investir em alimentação saudável e caseira, vendendo produtos como pão caseiro, geleia artesanal e conservas de legumes.

💡 Saiba mais: Como ser uma mãe empreendedora de sucesso?

8. Recorrência

A recorrência é mais uma tendência trazida pelo Sebrae, que consiste no mercado de produtos e serviços por assinatura. Depois do sucesso das plataformas de streaming e dos softwares do tipo SaaS (Software as a Service), o modelo foi estendido para os mais diversos segmentos da economia.

A ideia da recorrência é oferecer o acesso a produtos e serviços por um valor acessível pago mensalmente (ou semanalmente, bimestralmente, etc.), em vez da propriedade de bens. Fazem parte desse mercado as escolas que trabalham com mensalidades, academias que atuam com planos e os clubes de assinatura, por exemplo.

O setor cresceu tanto que já existem até carros e casas por assinatura, para você ter uma ideia. Então, vale a pena empreender na recorrência e transformar consumidores em assinantes de um produto ou serviço.

9. Figital

Por fim, o figital é uma tendência de empreendedorismo que veio para ficar. Trata-se de um modelo de vendas, marketing e atendimento ao cliente que as empresas utilizam para integrar canais online e offline e criar uma experiência mais completa para o consumidor, para além das vendas tradicionais.

Basicamente, é a abordagem necessária para atender às exigências do omnichannel — uma estratégia que se baseia na integração total entre as frentes online e offline do negócio. Dessa forma, o cliente consegue transitar facilmente entre os diferentes canais de venda e atendimento da empresa, tendo a sensação de que tudo está conectado.

Logo, se você quer empreender em 2022, precisa integrar múltiplos canais, como loja física, loja virtual, redes sociais e marketplaces.

💡 Saiba mais: Como ter uma loja virtual integrada com a física?

Gostou de conhecer as tendências de empreendedorismo?

Esperamos que você saia desse artigo com muita inspiração para seguir as tendências de empreendedorismo e abrir seu próprio negócio. Afinal, nada melhor do que estar no comando da sua empresa e conquistar sua independência financeira.

Para ajudar no início da sua jornada, temos a melhor plataforma de e-commerce para impulsionar sua loja online. Então, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop. É fácil, rápido e você nem precisa ter conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre tendências de empreendedorismo

Tendências de empreendedorismo são novos hábitos de consumo, tecnologias, produtos e serviços que ditam o que vai vender mais no mercado. Quando você acompanha esses movimentos de perto, consegue empreender de forma mais estratégica e aproveitar oportunidades para faturar alto.

  1. Crescimento do e-commerce;
  2. Dropshipping;
  3. Compras online internacionais;
  4. Venda de moda online;
  5. Internet das Coisas (IoT);
  6. Diversidade;
  7. Autocuidado;
  8. Recorrência;
  9. Figital.

Com base nas tendências de empreendedorismo, estes são os produtos e serviços que vão vender mais em 2022 na internet:

  • Roupas e acessórios;
  • Produtos importados;
  • Dispositivos inteligentes e conectados;
  • Produtos artesanais;
  • Produtos caseiros e naturais;
  • Produtos e serviços por assinatura.

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