Como usar o Nuvem Marketing (antiga Perfit) no meu negócio?

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Como usar o Nuvem Marketing (antiga Perfit) no meu negócio?
Pontos principais do artigo:
  • O Nuvem Marketing (antiga Perfit) é uma solução de automação marketing que usa recursos de inteligência artificial para facilitar a gestão, segmentação e o envio de e-mails para listas de contatos;
  • Para instalar o Nuvem Marketing, basta acessar a loja de aplicativos da Nuvemshop, procurar por “Nuvem Marketing”, clicar em “Instalar” e adicionar as informações sobre o seu negócio;
  • O Nuvem Marketing oferece plano gratuito para até 500 contatos, teste gratuito por 7 dias e atendimento personalizado. Crie sua loja grátis e aproveite!

Você sabia que a Perfit agora é Nuvem Marketing?

A solução de automação da Nuvemshop mudou de nome, mas a sua essência permanece a mesma. Com essa ferramenta, conhecida pelos lojistas mais atentos às tendências do mercado, sua loja pode se comunicar com os clientes no momento exato, o que aumenta significativamente as chances de conversão e fidelização.

Além disso, para lojistas que buscam impulsionar o crescimento do seu negócio, essa ferramenta se torna ainda mais eficaz e estratégica, possibilitando o envio de mensagens personalizadas, relatórios detalhados e a automação inteligente de campanhas. E o melhor: tudo isso sem sair do painel administrativo da sua loja.

Por isso, pensando em te ajudar, vamos explorar como o Nuvem Marketing pode elevar o desempenho do seu e-commerce por meio de estratégias de e-mail marketing, melhorando a comunicação e o envolvimento com seus clientes. Continue a leitura! 🚀

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O que é Nuvem Marketing?

Nuvem Marketing (antiga Perfit) é uma solução de automação de marketing que se destaca como uma ferramenta utilizada para aprimorar a eficácia das estratégias de comunicação e vendas em e-commerces por meio do envio de e-mails para os clientes.

Ele oferece uma ampla gama de funcionalidades, que abrangem desde a criação de campanhas de e-mail personalizadas até a segmentação automática do público-alvo, de forma que sua estratégia atinja pessoas cada vez mais preparadas para a conversão, ou seja, prontas para comprar.

Com sua vasta lista de recursos, capacidade de personalização, automação inteligente e análises detalhadas de resultados, o Nuvem Marketing se destaca como uma ferramenta de e-mail marketing interessante e altamente útil para qualquer empresa que busca aumentar as vendas e conquistar uma audiência fiel.

Para os clientes da Nuvemshop, essa solução pode ser integrada diretamente no painel administrativo da loja virtual. Assim os lojistas conseguem aumentar a eficiência de suas campanhas de marketing de maneira simplificada, sem precisar fazer a gestão das campanhas com várias abas diferentes abertas.

Na imagem, vemos o funcionamento do Nuvem Marketing no painel administrativo.

Interface do Nuvem Marketing na loja virtual Nuvemshop

Antes de continuar, aproveite para assistir o vídeo a seguir e saber mais sobre o Nuvem Marketing:

Para que serve o Nuvem Marketing (ex-Perfit)?

O Nuvem Marketing serve para possibilitar uma comunicação eficiente e personalizada com os possíveis clientes de uma empresa. A solução usa inteligência artificial para enviar mensagens direcionadas e relevantes para cada contato com base em seus interesses, suas atividades passadas e preferências.

Por exemplo, o Nuvem Marketing rastreia o comportamento dos clientes em um site ou aplicativo, como páginas visitadas, itens visualizados e tempo gasto em cada seção. Com base nessas interações, ele cria perfis de usuário detalhados para personalizar a comunicação.

Se um cliente visualizou um produto específico, a ferramenta, nativa da Nuvemshop, envia e-mails ou mensagens com itens similares ou descontos para esses produtos.

Dessa forma, o Nuvem Marketing analisa constantemente os dados das interações dos consumidores para aprimorar as estratégias de comunicação. Assim, ele identifica:

  • Padrões de comportamento;
  • Taxa de abertura de e-mail;
  • Taxa de conversão;
  • E outros indicadores.

Essas funcionalidades são possíveis graças a uma segmentação flexível, que permite agrupar os contatos em categorias específicas, garantindo que cada campanha de e-mail marketing seja direcionada precisamente para o público desejado, de acordo com o funil de vendas.

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Como o Nuvem Marketing funciona?

O Nuvem Marketing é uma solução que opera por meio de um conjunto de funcionalidades projetadas para auxiliar as empresas a criar, enviar e rastrear campanhas de e-mail eficazes e personalizadas.

Portanto, ele funciona como uma ferramenta que permite às empresas se comunicarem com seu público-alvo de maneira mais eficaz e automatizada.

Abaixo, vamos explicar quais são as principais funcionalidades do Nuvem Marketing. Confira:

Cadastro e importação de contatos

Assim que você implementa o Nuvem Marketing no seu e-commerce e realiza as primeiras configurações, é possível importar sua lista de contatos de maneira fácil e automatizada.

Assim, você pode organizar e segmentar os contatos com base em critérios como histórico de compras, preferências, datas de inscrição, estágio do funil e muitos outros, a depender das especificidades da sua empresa.

Para se ter uma ideia, o Nuvem Marketing permite que você compartilhe o formulário de inscrição nas redes sociais, por meio de um link, ou nas lojas físicas, com um QR code, para conseguir mais contatos.

Criação de campanhas

O Nuvem Marketing oferece uma interface de criação de campanhas intuitiva para projetar e personalizar seus e-mails. Você pode escolher entre vários modelos de e-mail pré-projetados ou criar seus próprios designs.

A ferramenta facilita a incorporação de elementos personalizados, como o nome do destinatário, produtos recomendados, ofertas especiais e outros conteúdos relevantes.

Segmentação de contatos

Com base nas informações disponíveis sobre as pessoas inscritas no seu formulário, você pode segmentar os contatos para garantir que as mensagens sejam direcionadas a grupos específicos.

Isso permite a personalização do conteúdo e o envio de mensagens direcionadas, o que tende a ser mais eficaz em termos de envolvimento do público e conversão.

O Nuvem Marketing prioriza a entrega dos e-mails aos contatos que apresentaram um grau de interação maior com as suas comunicações. Dessa forma, por serem os mais ativos da sua base, eles serão os primeiros a receber suas campanhas.

💡Saiba mais: Segmentação de mercado com dicas de lojistas

Templates personalizados

O Nuvem Marketing oferece modelos de e-mail personalizáveis, ou seja, templates prontos que podem ser modificados de acordo com as necessidades da sua empresa.

No entanto, você também pode criar modelos de e-mail sob medida para sua marca. Isso é essencial para garantir que suas comunicações tenham uma aparência profissional e estejam alinhadas à sua identidade visual.

Agendamento e envio

É possível agendar o envio das mensagens para que atinjam o público em momentos estratégicos — como horários que apresentam maiores taxas de abertura. Assim, a plataforma levará em conta o comportamento dos usuários para fazer entregas personalizadas.

A ferramenta também oferece a opção de envio automático de mensagens com base no comportamento do contato. Dessa forma, você consegue aumentar a interação da sua base com as campanhas e melhorar as conversões.

Automação de marketing

O Nuvem Marketing inclui recursos de automação que permitem criar fluxos de trabalho personalizados. Isso pode incluir e-mails de boas-vindas automáticos, nutrição, recuperação de carrinho abandonado e outras comunicações direcionadas a diferentes estágios da jornada do cliente.

Isso ajuda a potencializar os resultados com menos esforços, já que a ferramenta dispara os e-mails de acordo com os fluxos pré-configurados automaticamente. Algumas das possibilidades são:

  • Oferecer aos visitantes da sua loja virtual produtos relacionados;
  • Reativar clientes que não visitam ou não realizam uma compra na loja há muito tempo;
  • Enviar cupons de desconto personalizados;
  • Mostrar aos clientes os seus últimos lançamentos;
  • Oferecer os produtos mais vendidos nos últimos meses;
  • E muito mais.

Segundo a Taynara Schemes, estrategista global de Nurturing (nutrição de leads) da Nuvemshop, para fazer uma boa campanha de e-mail marketing é importante seguir esta dica:

Estruture uma estratégia de nutrição equilibrando conteúdos. Um grande erro nessa etapa é oferecer apenas promoções e ofertas. Para uma boa conversão, você deve também entregar conteúdos de valor, como vídeos, tutoriais e provas sociais.

Testes A/B

A solução permite realizar testes A/B para experimentar diferentes elementos, como linhas de assunto, conteúdos e horários de envio, para descobrir o que funciona melhor em termos de envolvimento do público.

Para você ter uma ideia, o Nuvem Marketing possibilita configurar até quatro assuntos de e-mail diferentes. Dessa forma, cada contato vai receber uma variação, de maneira aleatória, e você e sua equipe vão conseguir avaliar qual texto proporcionou maiores taxas de abertura.

💡 Saiba mais: O que é teste A/B no e-mail marketing e como criar?

Acompanhamento e relatórios

De pouco adiantaria contar com tantas funcionalidades se não fosse possível avaliar o impacto de cada uma delas, não é mesmo? É por isso que o Nuvem Marketing oferece análises detalhadas sobre o desempenho de suas campanhas.

Você pode rastrear métricas importantes, como taxas de abertura, taxas de cliques (CTR), conversões e muito mais. Esses relatórios fornecem dados fundamentais para otimizar suas estratégias e ter mais sucesso em campanhas futuras.

Calcule os KPIs da sua loja virtual com a planilha da Nuvemshop e acompanhe de perto o seu desempenho.

Educação continuada

O Nuvem Marketing oferece recursos de educação e treinamento para seus usuários. A solução disponibiliza informações sobre as melhores práticas de e-mail marketing, estratégias eficazes e como usar todas as funcionalidades da plataforma.

Além disso, ela oferece serviços de consultoria para ajudar as empresas a desenvolver estratégias personalizadas para o seu negócio.

Integrações

O Nuvem Marketing pode ser integrado a outras ferramentas que você usa no seu negócio para potencializar ainda mais a sua estratégia de e-mail marketing. Dessa forma, importar informação de contatos se torna um processo automático.

Além disso, a solução disponibiliza uma documentação completa para os desenvolvedores integrarem o Nuvem Marketing a diversas ferramentas por meio de API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos, em português).

Mas se você tem uma loja virtual na plataforma da Nuvemshop, não precisa de conhecimentos técnicos para integrar seu e-commerce ao Nuvem Marketing, por se tratar de uma solução nativa da plataforma. Como resultado, a implementação é simples e sem necessidade de soluções externas.

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Como integrar o Nuvem Marketing a sua loja virtual Nuvemshop?

Como mencionamos, o Nuvem Marketing (ex-Perfit) faz parte das funcionalidades nativas da Nuvemshop. Sendo assim, para realizar a integração, acesse o painel administrativo da Nuvemshop e siga o passo a passo

  1. No painel administrativo, clique em “Marketing” e encontre o Nuvem Marketing. Feito isso, clique em “Ver detalhe” e, em seguida, em “Instalar”;
  2. Agora, você precisa ler e aceitar as permissões do aplicativo, clicando em “Aceitar e começar a usar”;
  3. Em seguida, você deve criar uma conta no Nuvem Marketing com os dados do seu negócio;
  4. Depois, você pode começar a estruturar sua campanha de e-mail marketing!

👉 Confira: Como instalar o aplicativo Nuvem Marketing (ex-Perfit) na minha loja?

Quanto custa usar o Nuvem Marketing?

A solução tem planos para atender as necessidades de diferentes perfis de negócios. Confira:

  • Plano gratuito: até 500 contatos e dois mil envios de e-mail por mês;
  • Plano por contatos: envio ilimitado e preço de acordo com o tamanho das suas listas (iniciando em R$ 43 por mês)

Além disso, o Nuvem Marketing permite personalizar o plano da forma que for mais adequada para o seu negócio. Por isso, consulte a página de preços para ter acesso aos valores exatos.

💡Saiba mais: O que é automação de e-mail marketing e como fazer uma?

Aprendeu tudo sobre o Nuvem Marketing?

Como vimos até aqui, o Nuvem Marketing é uma solução da Nuvemshop desenvolvida para aumentar o potencial do seu negócio. Com automação de marketing integrada, ele influencia diretamente a conversão da sua loja, ajuda na recuperação de carrinhos abandonados e promove a recorrência de compras.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre Perfit

Nuvem Marketing é uma solução abrangente de e-mail e automação de marketing projetada para aprimorar a comunicação e as estratégias de vendas no e-commerce. Com sua ampla gama de recursos e alta capacidade de personalização, o Nuvem Marketing se destaca como uma ferramenta vital para qualquer empresa que busca maximizar o potencial do e-mail marketing e aumentar suas vendas.

O Nuvem Marketing opera como uma ferramenta completa de e-mail marketing e automação de marketing, fornecendo aos lojistas as ferramentas necessárias para criar, enviar e rastrear campanhas de e-mail eficazes, aumentar o envolvimento do público e impulsionar as vendas.

Sim. O Perfit passou a se chamar Nuvem Marketing, mantendo as mesmas funcionalidades e ganhando integração total com a plataforma Nuvemshop.

Basta acessar a Loja de Aplicativos Nuvemshop, buscar por Nuvem Marketing e clicar em “Instalar”. A integração é feita automaticamente depois de se cadastrar no aplicativo.

O app oferece plano gratuito com funcionalidades limitadas, além de versões pagas com recursos avançados.

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