O que é página de contatos e como fazer uma?

Mulher em frente a um computador, acessando o que poderia ser uma página de contato de um site.

Página de contato é uma seção de um site de vendas que reúne as principais informações de um negócio. Geralmente, o recurso também oferece um formulário para que os visitantes enviem uma mensagem direta a marca, sem sair do ambiente do site.


Estar presente na internet é um requisito básico para quem tem um negócio próprio. Ter um site de vendas e investir em uma página de contato eficiente é uma alternativa que muitos empreendedores apostam para atrair visitantes e gerar conversão.

Isso porque nove em cada dez brasileiros fazem pesquisas em diversos canais online para comparar negócios antes de concluir uma compra.

Pensando nisso, é importante saber como fazer uma página de contatos atrativa. A estratégia ajuda a transmitir segurança e transparência a um potencial consumidor, já que facilita a comunicação do público com um negócio.

Se você ainda não tem uma página de contatos, ou deseja aprimorar a do seu site, continue com a leitura deste conteúdo e saiba tudo sobre o assunto. Então, vamos lá?

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O que é página de contato?

Página de contato é uma seção de um site de vendas que reúne as principais informações de um negócio, como telefone, WhatsApp, redes sociais, e-mail, entre outros dados relevantes.

Geralmente, o recurso também oferece um formulário para que os visitantes possam enviar uma mensagem direta a marca, permitindo descrever melhor o motivo do seu contato para, assim, ser direcionada a uma melhor resolução.

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Por que ter uma página de contato?

Ter uma página de contatos transmite mais credibilidade para um potencial comprador. Afinal, é possível oferecer informações completas sobre o negócio. Com isso, o consumidor se sente mais seguro e tem mais chances de fechar uma compra.

Além disso, com a estratégia, você pode aumentar o tráfego do seu site de vendas. Isso porque é possível otimizá-la para SEO (Search Engine Optimization — ou otimização para mecanismos de busca), para que ela alcance as primeiras posições dos resultados de buscas do Google, por exemplo.

Tudo isso amplia a visibilidade da sua empresa e aumenta as oportunidades de conversão do negócio.

Elementos básicos de uma página de contatos

Uma página de contatos atrativa precisa ter:

  • Nome da empresa: coloque o nome completo do seu negócio;
  • Endereço físico: caso você venda fisicamente, coloque o endereço de sua sede na página;
  • Informações de contato: inclua um número de telefone físico, WhatsApp, link para as redes sociais, endereço de e-mail e um formulário de coleta rápida de dados.

Aqui, lembre-se de não sobrecarregar a página de contatos com muitos detalhes. Nesta seção, você também pode pode inserir links relevantes. Por exemplo, se você vende pela internet, pode direcionar as principais dúvidas do seu negócio para páginas de perguntas frequentes (FAQs), sobre a solução que você oferece.

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Como criar uma página de contatos atrativa?

Embora a página de contatos tenha que ser simplificada, existem algumas estratégias para deixá-la atrativa aos visitantes e gerar conversão. Confira a seguir:

Elabore um formulário de contato eficiente

Uma página de contatos é acessada por dois motivos: conhecer mais sobre a empresa ou encontrar um espaço para fazer um contato com a marca. Por isso, você deve criar um formulário que seja o mais objetivo possível.

Nesse sentido, opte por pedir informações básicas, como:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Mensagem ou dúvida.

Dessa forma, você garante que as pessoas se sintam encorajadas a iniciarem o contato com você.

Inclua os contatos mais utilizados por seus visitantes

Pode ser que o seu negócio esteja presente em diversos canais de comunicação, mas na página de contatos, priorize incluir aqueles que o seu público mais utiliza para se comunicar com a sua empresa.

Assim, você não deixa a seção sobrecarregada de informações que não são relevantes para os visitantes.

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Faça CTAs atrativos

As páginas de contato precisam ser atrativas para que o visitante consiga entrar em contato com você. Por isso, você pode trabalhar com CTAs, ou seja, chamadas para ação, para captar a atenção do visitante.

Por exemplo, se você prefere que os usuários entrem em contato por e-mail, é possível destacar essa informação adicionando um botão com o link para o endereço.

Exemplos de páginas de contatos

Para que você consiga criar uma página de contatos atrativa para o seu site, veja o exemplo de duas empresas:

1. Decathlon

captura de tela de página de contato da decatlhon

Vamos começar com a loja de esportes da Decatlhon. O título da página é convidativo e foi pensado para se aproximar do visitante. Ao navegar pela seção, vemos todas as opções para entrar em contato com a marca de uma maneira fácil e acessível, por meio de formulários.

2. Leroy Merlin

 captura de tela de página de contato da leroy merlyn

Outro exemplo bem criativo e prático de página de contato é o da Leroy Merlin, loja de construções e decoração para casa. O ponto forte da marca foi trazer um plugin de chatbot e WhatsApp para mensagens mais urgentes dos usuários.

Pronto para criar a sua página de contatos?

Ao longo deste conteúdo, vimos o que é uma página de contatos e como fazer uma que chame a atenção do seu cliente. Ao criá-la, lembre-se de deixá-la visível no menu principal e rodapé do seu site.

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Perguntas frequentes

Página de contato é uma seção de um site de vendas que reúne as principais informações de um negócio, como telefone, WhatsApp, redes sociais, e-mail, entre outros dados relevantes. 

Ter uma página de contatos transmite mais credibilidade para um potencial comprador. Afinal, é possível oferecer informações completas sobre o negócio. Com isso, o consumidor se sente mais seguro e tem mais chances de fechar uma compra. 

Uma página de contatos atrativa precisa ter nome da empresa completo, endereço físico e informações sobre o negócio.

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