Histórias de sucesso
Papelaria dos Concurseiros

Papelaria dos Concurseiros escala vendas com 1,5 milhão de seguidores

Material de Escritório
Empreendedora Marcela Moura da Papelaria dos Concurseiros.

A história da papelaria que saiu do físico para o digital por meio do Instagram e se tornou uma loja virtual hype do segmento.


Tudo começou com a vontade de prestar concurso e um Instagram de estudos. Mas, como a vida é cheia de surpresas, a advogada Marcela Moura acabou encontrando outro caminho para o sucesso: levou a papelaria física dos pais para a internet e criou a Papelaria dos Concurseiros, uma das marcas mais inspiradoras do segmento.

Como em muitas histórias de empreendedores que começaram nas redes sociais, o perfil que ela criou no Instagram em 2015 era despretensioso. No entanto, em pouco tempo, a conta que servia para compartilhar a rotina de estudos abriu caminho para um negócio de sucesso.

A empreendedora Marcela Moura da Papelaria dos Concurseiros no evento TikTok para Elas, feito em parceria com a Nuvemshop em 2023.

A empreendedora Marcela Moura no evento TikTok para Elas, feito em parceria com a Nuvemshop em 2023.

Inicialmente acompanhada por estudantes de concursos, a papelaria cresceu e alcançou mais de 1,5 milhão de seguidores nas redes. Confira os números da Papelaria dos Concurseiros:

  • Crescimento de 37% nos pedidos e 10% no faturamento em 2023;
  • 520 mil seguidores no Instagram;
  • 1,1 milhão de seguidores no TikTok;
  • Mais de 28 mil acessos mensais na loja virtual.

Continue com a gente para conhecer essa história de empreendedorismo feminino repleta de criatividade 🖌️

O começo: um Instagram para compartilhar estudos

Em 2015, a Marcela tinha apenas 19 anos e estava no segundo ano da faculdade de Direito. Na época, seu objetivo era terminar a graduação e prestar um concurso de magistratura, para se tornar juíza.

Então, ela resolveu criar um Instagram para compartilhar seus estudos e mostrar seus resumos, no auge de uma tendência chamadastudygram — contas na rede social dedicadas à rotina de estudantes. Como a família Moura sempre teve papelaria, desde que a Marcela era criança, ela tinha uma bela coleção de materiais.

Logo, os itens postados começaram a chamar a atenção de outros estudantes de concursos. Até então, a Marcela não acreditava que as pessoas comprariam produtos de papelaria online, porque, afinal, “Quem compraria uma caneta sem testar?”.

A empreendedora Marcela Moura com um de seus produtos.

A empreendedora Marcela Moura com um de seus produtos.

Felizmente, ela percebeu que sim, muitas pessoas queriam comprar produtos de papelaria pela internet! 👀 Então, em seu primeiro passo como empreendedora, começou a ganhar uma renda extra vendendo alguns materiais da loja dos pais pelo Instagram.

E, como tudo começou com os estudos para concursos, nada melhor do que batizar o novo negócio de Papelaria dos Concurseiros. Daí para frente, era só uma questão de tempo até o Instagram ficar pequeno para a marca.

O desafio: levar o sucesso do Instagram para uma loja virtual

Com o passar do tempo, as vendas do Instagram @papelaria.concurseiros foram aumentando e a gestão começou a ficar difícil. Imagine lidar com centenas de pedidos e ter que responder a cada cliente no DM (Direct Message, ou mensagem direta), calcular frete, responder dúvidas e ainda enviar um link para fechar o pagamento.

Diante dessa sobrecarga de tarefas, a Marcela decidiu abrir uma loja virtual. No entanto, a primeira plataforma era muito básica e não tinha funcionalidades de automação.

Como resultado, ela passou por uma situação complicada quando teve seu primeiro pico de vendas com a Papelaria dos Concurseiros, por volta de 2019. Na época, a Marcela apostou em um produto inovador que estava chegando ao Brasil, o marca-texto Stabilo Boss na versão pastel.

Assim que o produto entrou no site, o estoque se esgotou em questão de dias. Foram mais de 10 mil canetas vendidas.

Porém, na hora de processar as vendas, a plataforma não tinha emissão automática de nota fiscal eletrônica.

“Foi o primeiro boom de vendas e nosso antigo site não emitia nota fiscal automática. Então, em apenas um fim de semana, tivemos que emitir as notas manualmente pelo sistema, inserindo dado a dado, endereço a endereço. Foi caótico, mas deu certo!” — Marcela Moura.

Por isso, nas palavras da própria Marcela, ela percebeu que a Papelaria dos Concurseiros precisava de um site que “aguentasse a pressão”. Foi então que, estudando as plataformas de e-commerce do mercado, ela decidiu pela Nuvemshop. 💙

💡 Saiba mais: 11 passos para montar uma papelaria online em 2024

A solução: migrar para a Nuvemshop e escalar o negócio

No final de 2020, ano de pandemia e crescimento histórico do e-commerce, a Papelaria dos Concurseiros chegou à Nuvemshop. Estes foram os pontos que levaram a Marcela a escolher a nossa plataforma:

  • Custo-benefício dos planos e preços;
  • Facilidade para cadastrar produtos;
  • Painel de vendas intuitivo;
  • Ferramentas de automação, como a emissão de nota fiscal eletrônica automatizada após o pagamento com o aplicativo Bling.
  • Integração com redes sociais como Instagram, TikTok e Facebook;
  • Estabilidade para dar conta dos acessos em pico de vendas;
  • Layout responsivo, ou seja, que se adapta automaticamente a dispositivos móveis. Vale ressaltar que mais de 82% dos pedidos da Papelaria dos Concurseiros em 2023 foram feitos por meio do celular.
A empreendedora Marcela Moura e sua irmã e sócia, Gabriela Moura, comemorando 500 mil seguidores no Instagram da Papelaria dos Concurseiros.

A empreendedora Marcela Moura e sua irmã e sócia, Gabriela Moura, comemorando 500 mil seguidores no Instagram da Papelaria dos Concurseiros.

Atualmente, a loja Papelaria dos Concurseiros assina o plano Escala, que oferece atendimento por e-mail, WhatsApp e telefone, relatórios ilimitados, ações em massa sobre vendas e produtos, entre outras funcionalidades.

“Com a plataforma certa, você não tem dor de cabeça após um vídeo de sucesso, por exemplo, não precisa se preocupar com a emissão de notas, acessos simultâneos ao site, você só precisa se preocupar em trazer o cliente.” — Marcela Moura.

Estratégias de sucesso da Papelaria dos Concurseiros

Confira as estratégias que fizeram a diferença na história da Papelaria dos Concurseiros:

Geração de tráfego orgânico para o site

Toda a estratégia da Papelaria dos Concurseiros gira em torno da geração de tráfego orgânico para o site, ou seja, a atração de visitantes para a loja virtual. Com sua visão empreendedora, a Marcela entendeu que vale muito mais a pena conquistar o cliente na rede social e levá-lo para o site, onde todo o processo de venda é automatizado e a conversão é mais rápida.

“Vendendo via site, você precisa apenas receber as vendas para começar a separar os pedidos e despachar. Via rede social ou WhatsApp, você precisa convencer o cliente, ficar enviando fotos, catálogos, enviar link de pagamento, pedir endereço e informações, verificar se está tudo ok. É um esforço que não existe com o site, onde é tudo automatizado. — Marcela Moura.”

Marketing nas redes sociais

Desde o início, a Marcela investiu no marketing de conteúdo e social selling para atrair, conquistar e engajar seus clientes. As principais plataformas utilizadas são TikTok, Instagram e YouTube, onde fica muita clara a paixão da empreendedora pelo marketing digital.

Por meio das redes sociais, a Papelaria dos Concurseiros se conecta com seu público, promove seus produtos e lança tendências. Obviamente, essa forte presença digital é um dos pilares do sucesso da marca.

Vídeo marketing

O vídeo é o formato principal do marketing da Papelaria dos Concurseiros, especialmente os Reels no Instagram, os vídeos para TikTok e os vídeos do YouTube. Há poucos meses, a empresa conseguiu mais de 30 milhões de visualizações em um único Reel do Instagram, gerando um pico de vendas no site.

Conexão com as últimas tendências

A Marcela faz questão de buscar as últimas tendências em papelaria no mundo todo para levar o que há de melhor e mais inovador aos seus clientes. Inclusive, ela está sempre viajando para o exterior em busca de novidades e eventos.

No canal do YouTube da Papelaria dos Concurseiros, há registros de passagens por feiras e papelarias de Frankfurt, Nova York e Japão, além de aulas gratuitas e vídeos de bastidores da loja. A empresária, inclusive, tornou-se embaixadora de grandes marcas como Maped e CI Caderno Inteligente®.

A empreendedora Marcela Moura em uma feira internacional na Alemanha, a convite da Caderno Inteligente®.

A empreendedora Marcela Moura em uma feira internacional na Alemanha, a convite da Caderno Inteligente®.

Live commerce

O live commerce, ou seja, as vendas realizadas em transmissões ao vivo, são uma aposta certeira da Papelaria dos Concurseiros. Atualmente, as ações acontecem, principalmente, no YouTube e no TikTok.

Segundo a fundadora, as lives são momentos importantes para ter contato com o público e divulgar novos produtos e cupons de desconto, gerando conversão de forma mais rápida do que em outros formatos, como os Stories.

Vendas pelo WhatsApp

Outra frente de sucesso da papelaria online é a venda por WhatsApp. Nesse caso, é utilizado o link de pagamento para criar pedidos e direcionar os clientes para o checkout, agilizando a venda por mensagens diretas.

Além disso, o uso do Teclado Nuvem facilita muito as vendas pelo WhatsApp, uma vez que possibilita o compartilhamento do link dos produtos diretamente do catálogo.

Pagamento e envio agilizados

Como os meios de pagamento e envio estão entre os maiores desafios dos empreendedores, a Papelaria dos Concurseiros também precisou solucionar esse ponto. Com a Nuvemshop, a loja passou a utilizar o Nuvem Pago, gateway de pagamento próprio com tarifa de venda grátis, e o Nuvem Envio, meio de envio próprio com fretes até 50% mais baratos. E, tudo isso, com a gestão em um único painel de vendas.

Construção de marca

Por fim, vale ressaltar o trabalho de branding (construção de marca) certeiro da Papelaria dos Concurseiros. A empresa conseguiu um posicionamento único em um nicho de mercado bastante específico, direcionando uma comunicação inovadora para estudantes de concursos.

A mensagem central da marca é tornar a vida do seu público mais colorida, oferecendo materiais criativos que trazem magia à rotina de estudos.

O resultado: sucesso nas redes sociais e na loja virtual

Hoje, a Papelaria dos Concurseiros é referência no seu segmento e uma das marcas mais queridas das redes sociais. As vendas seguem crescendo com estratégias consistentes como a criação de conteúdos autênticos, as vendas em lives e a aposta em tendências internacionais.

Captura de tela da página inicial da Papelaria dos Concurseiros.

Além disso, a empresa se destaca por oferecer produtos originais e altamente desejados, que vão muito além do básico da papelaria. Tudo isso com as vendas concentradas na loja virtual, o canal oficial que facilita a gestão.

“O que mais gosto é a modernidade da Nuvemshop, sempre atenta às tendências, participando de feiras, ensinando como vender com estratégia, através de uma plataforma de cursos. Amo tudo! — Marcela Moura.”

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O futuro: conteúdos cada vez melhores e mais vendas

Para 2024, o plano da Marcela é gravar ainda mais conteúdos e aumentar os seguidores nas redes sociais, especialmente TikTok, Instagram e YouTube. Afinal, mais seguidores significam mais vendas quando você trabalha corretamente o engajamento e mira no público-alvo certo.

Se você quer seguir o mesmo caminho dessa empreendedora criativa, confira a dica que ela deixou:

“Para quem deseja abrir uma loja virtual, saiba que dá tanto trabalho quanto uma loja física — não é mais simples ou mais fácil apenas por não ter atendimento ao público. Exige muita dedicação, inclusive nos finais de semana. Mas é gratificante demais olhar o trabalho desenvolvido, gerando resultados.”

Empreendedora Marcela Moura posando com seus produtos.

Anotado, Marcela! Conte com a Nuvemshop para te apoiar nessa jornada de sucesso e facilitar sua vida. Agradecemos por compartilhar sua história e inspirar novas mentes empreendedoras com a Papelaria dos Concurseiros. 🚀

Já está nas redes sociais e quer começar seu negócio próprio? Então, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e aproveite todos os recursos para montar seu e-commerce do zero, sem precisar de conhecimentos técnicos.

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