Como divulgar minha loja no TikTok?

Por: Kawan Lopes

Na imagem, vemos duas pessoas mexendo em um smartphone apoiado em uma mesa de madeira

Se você tem um negócio digital, certamente quer que a sua empresa cresça e seja conhecida pelo maior número de pessoas online. Nesse sentido, divulgar sua loja no TikTok pode ser uma excelente estratégia para expandir o reconhecimento de marca e, de quebra, aumentar o faturamento do seu e-commerce.

Então, se você quer entender como o TikTok pode ser um grande aliado às suas estratégias de marketing por meio de algumas dicas fáceis de aplicar, continue a leitura deste artigo e aprenda tudo sobre o assunto! 😉

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1. Conheça a plataforma

É muito provável que você já tenha ouvido falar no TikTok pelo menos uma vez na vida, afinal, trata-se de uma das plataformas mais utilizadas pelos jovens nos últimos anos. A premissa da rede social é simples e intuitiva: você pode postar vídeos de 15 segundos a três minutos e editá-los como preferir.

Nesse sentido, para que você consiga se aproximar do público-alvo, produzindo conteúdo de qualidade e que converse com a ideia da ferramenta, é fundamental que você estude o TikTok e conheça suas principais funcionalidades.

💡 Saiba mais: Como funciona o TikTok?

2. Crie conteúdo divertido e interativo

O TikTok é uma plataforma de vídeos. Sendo assim, quanto mais criativos e diferentes forem os vídeos que você publicar, maior a chance de você viralizar na rede social — e de conseguir seguidores que podem ser convertidos em consumidores.

💡 Saiba mais: Como ganhar seguidores no TikTok?

Por isso, este tópico está diretamente relacionado ao anterior. A partir do momento que você conhecer mais sobre a ferramenta e suas características, vai perceber padrões e identificar a sua “fórmula mágica” no que diz respeito aos vídeos que viralizam.

Então, agarre-se nisso e crie conteúdo que converse com as necessidades e preferências do público que utiliza essa rede social. Da mesma forma, é importante que o conteúdo criado tenha relação com o seu nicho de mercado.

Nesse sentido, imagine que você tem uma loja de moda e quer divulgar os seus produtos. O ideal é que você não apenas os exponha, mas crie algo que faça as pessoas terem curiosidades sobre as roupas. Nesse caso, uma dica pode ser fazer um desafio de looks temáticos de alguma série ou filme que esteja bombando, porque isso atrai a atenção do público.

💡 Saiba mais: Como fazer vídeo no TikTok?

3. Use as hashtags certas

O TikTok funciona de maneira parecida com as redes sociais clássicas, como Instagram e Twitter, que fazem uso das hashtags. Sendo assim, sabe-se que essas plataformas têm a premissa de promover as hashtags que estão sendo mais utilizadas para que contas em comum se encontrem e criem uma rede de apoio.

Como resultado, isso faz com que os perfis que utilizam as mesmas hashtags, por exemplo, ganhem seguidores.

Da mesma maneira, o TikTok possui uma aba de hashtags. Elas são listadas de acordo com a preferência do público naquela semana. Por isso, o ideal é que você crie uma estratégia de conteúdo semanal que englobe essas hashtags que estão fazendo sucesso.

Assim, você tem mais chances de conseguir que o seu vídeo apareça para mais pessoas na “For You”, a principal página do TikTok.

💡 Saiba mais: Como usar o TikTok?

4. Faça uso dos sons que estão bombando

Não há como negar: o TikTok é uma plataforma de conteúdo viral. Ou seja, a ideia é que o máximo possível de vídeos viralize — e com eles, os sons, hashtags e termos utilizados.

Essa é uma das coisas mais interessantes da rede social. Por exemplo, quando um vídeo viraliza, outras contas podem referenciá-lo por meio de memes e até mesmo utilizando o mesmo áudio usado no vídeo original.

De modo geral, os sons são grande parte do sucesso do TikTok, afinal, são eles que definem as tendências, ditando como os usuários devem se comportar para fazer sucesso no site.

Dessa forma, é fundamental que você utilize os sons do TikTok de maneira estratégica para divulgar a sua loja. Com um conteúdo divertido, compartilhável e com uma trilha sonora que todo mundo conhece, é provável que o seu vídeo seja visto por mais pessoas.

5. Faça duetos com vídeos famosos

Este tópico tem relação direta com o anterior. Isso porque, da mesma forma que sons famosos são fundamentais para criar um vídeo com potencial viral no TikTok, os próprios conteúdos que popularizaram essas trilhas também devem ser trabalhados.

Para isso, uma alternativa pode ser “duetar” esse vídeo por meio da sua conta na plataforma. Para isso, você pode complementar o que está no vídeo original, por exemplo, ou simplesmente reagir ao que a outra pessoa está falando.

6. Utilize referências de conteúdos de sucesso

Referenciar memes e conteúdos que já fizeram sucesso na plataforma há algum tempo pode ser uma boa estratégia para atrair os olhares do público para a sua conta. Mas o ideal é que você faça isso com conteúdos que conversem com a linguagem e o interesse da sua persona, porque, assim, você tem mais chances de sucesso com esse tipo de estratégia.

💡 Saiba mais: Como identificar a buyer persona do meu negócio?

7. Explore as opções de anúncios na plataforma

Para que você consiga fazer anúncios no TikTok, você precisa mudar sua conta para “Business” ou “Creator”. Para fazer isso, vá em “Editar Perfil” > “Gerenciar Conta” > “Mudar para conta profissional”.

Após fazer isso, você conseguirá anunciar na plataforma de maneira fácil, atraindo, assim, mais seguidores e potenciais clientes. É importante lembrar, no entanto, que você precisa ter mais de 18 anos para promover um conteúdo no TikTok.

Para fazer isso, você deverá seguir estes passos:

  • No seu perfil do TikTok, toque no ícone de três linhas para configurações e selecione “Ferramentas do criador”;
  • Clique em “Promover”;
  • Toque no vídeo que você deseja promover;
  • Escolha sua meta de publicidade: mais visualizações de vídeo, mais visitas ao site ou mais seguidores;
  • Escolha seu público, orçamento e duração e toque em “Avançar”;
  • Insira suas informações de pagamento e toque em “Iniciar promoção”.

Tudo entendido sobre como divulgar sua loja no TikTok?

Esperamos que este artigo tenha respondido as suas dúvidas sobre como divulgar sua loja no TikTok. Como vimos ao longo do conteúdo, essa é uma boa oportunidade para você se aproximar do público e fazer o seu negócio crescer.

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Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre loja no TikTok

TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeos, no qual os usuários podem criar e postar vídeos curtos — em média de 15 segundos a três minutos — com conteúdos de música, dança, dublagem e muito mais.

  1. Conheça a plataforma;
  2. Crie conteúdo divertido e interativo;
  3. Use as hashtags certas;
  4. Faça uso dos sons que estão viralizando;
  5. Faça duetos com vídeos famosos;
  6. Utilize referências de conteúdos que estão bombando;
  7. Explore as opções de anúncios.

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