Guia completo para ganhar seguidores no TikTok

Por: Nuvemshop

Imagem mostrando uma pessoa segurando o celular e abrindo o aplicativo do TikTok para seguir as dicas e ganhar seguidores no TikTok

As dicas de como ganhar seguidores no TikTok são:

  1. Fuja de soluções milagrosas;
  2. Dedique-se a construção do seu perfil e bio;
  3. Mantenha periodicidade nas publicações;
  4. Interaja com outras contas;
  5. Use hashtags.

Quer saber mais sobre como ganhar seguidores no TikTok? Então, é só ler o conteúdo completo!


De tempos em tempos, uma nova rede social aparece para captar a atenção de quem vive online. Algumas aparecem e vão embora muito rápido, outras conquistam o coração dos usuários e se tornam fenômenos. É o caso do TikTok que em setembro de 2021 alcançou a marca de 1 bilhão de pessoas na plataforma.

Sabendo disso, é fundamental que sua empresa tenha o desejo de fazer parte dessa comunidade e, acima de tudo, queira aprender como ganhar seguidores no TikTok.

Como o próprio TikTok explica em seu blog, cada publicação na plataforma serve para contar uma história, compartilhar a criatividade e, além de tudo, para se conectar com outras pessoas que possuem os mesmos interesses.

Para conseguir atingir esse objetivo, trouxemos algumas dicas que, com certeza, vão ajudar no caminho para ganhar seguidores no TikTok. Quer saber quais são? Então, siga a leitura!

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Por que é importante ganhar seguidores no TikTok

De acordo com uma pesquisa do HootSuite, o TikTok já está entre as 10 redes sociais mais usadas do mundo. Por isso, a plataforma representa um grande potencial de marketing, sobretudo para quem tem como público-alvo pessoas mais jovens.

Para conseguir atingir bons resultados, é importante ter mais seguidores. Assim, a sua audiência estará sempre em crescimento e seus vídeos terão maior alcance a cada publicação. Além disso, investir na plataforma pode impactar positivamente as suas vendas.

💡 Saiba mais: Marketing nas redes sociais: como aumentar as vendas?

Como ganhar seguidores no TikTok

Para ganhar seguidores no TikTok, um passo muito importante é aumentar o alcance dos seus vídeos. Com o aumento das visualizações, mais pessoas vão até o seu perfil para ver o seu conteúdo e poderão começar a seguir a conta da sua empresa.

Contudo, é importante pensar em como agradar esses usuários em todas as etapas desse processo. Por isso, além de vídeos interessantes, é preciso ter um bom perfil, trabalhar bem o seu conteúdo e pensar de forma estratégica.

Pensando nisso, separamos as principais dicas que, com certeza, vão te ajudar a ganhar seguidores no TikTok. Confira:

1. Fuja de soluções milagrosas

Além de uma boa dica, esse também é um alerta importante: fuja de qualquer solução milagrosa que encontrar pela internet. Comprar seguidores aumenta apenas os números, mas o engajamento da sua conta e, principalmente, o crescimento das vendas da sua loja virtual não irá ocorrer. Tudo isso acontece pois os novos seguidores não estão realmente interessados na sua marca.

Além disso, é muito comum que, ao se cadastrar em uma plataforma de venda de seguidores, a sua conta vai fazer parte dessa rede e, automaticamente, terá que seguir diversos outros usuários que não tem qualquer ligação com o seu nicho de mercado.

Por isso, em geral, esses serviços são uma grande furada. O ideal é construir uma audiência cativa, que se interesse pelo que você está produzindo e interaja com o seu perfil. Isso vai te ajudar a crescer cada vez mais.

2. Dedique-se à construção do seu perfil e bio

A foto, o nome e a bio do seu perfil no TikTok são fundamentais para identificar o seu negócio. Essa é a primeira coisa que alguém verá sobre a sua marca ao acessar o perfil.

Por isso, é importante passar algum tempo planejando a organização dessas informações e como elas vão ser expostas. É fundamental deixar claro do que se trata aquele perfil, o principal tema abordado e o que mais desejar para destacar sua empresa.

Além disso, por que não inserir o link da sua loja virtual na bio do TikTok? Essa é uma ótima maneira de direcionar seus seguidores para conhecer seus produtos e, quem sabe, realizar uma compra.

Como dica, sugerimos que utilize o gerador de links gratuito da Nuvemshop. Com ele, é possível reunir todas as URLs importantes para a sua marca e gerar tráfego.

Banner que direciona para a ferramenta de página de link na bio da Nuvemshop

3. Mantenha periodicidade nas publicações

De nada adianta ter um perfil e não fazer publicações constantemente. Para garantir o seu alcance e, consequentemente, conquistar mais seguidores, é preciso postar com regularidade.

Essa estratégia é importante, uma vez que quanto mais você publica e as pessoas interagem com o seu perfil, maior será a sua audiência. Contudo, é importante saber que as publicações precisam ser feitas com constância. Isso porque, se você ficar algum tempo sem publicar, a audiência vai despencar e, quando a sua marca voltar com as publicações, os resultados não serão os mesmos.

Sabendo disso, busque fazer um planejamento e publicar um pouco toda semana. Em alguns momentos você pode investir em posts mais elaborados que tomam mais tempo. Para garantir o funcionamento dessas publicações, trabalhe com um calendário editorial e foque no planejamento.

💡 Saiba mais: Qual é o melhor horário para postar no TikTok?

4. Interaja com outras contas

Além de publicar regularmente, também é muito importante manter criar uma relação com outros perfis. Com isso, é possível aumentar a visibilidade das suas publicações para outras contas.

Você pode fazer isso comentando em publicações, criando parcerias com lojas que agregam seu produto para divulgar o perfil uma da outra e até participando dos assuntos do momento. Tudo isso deve ser feito tendo em mente que os conteúdos precisam ter valor para seus seguidores.

Tendo isso em mente, essas interações podem ser feitas tanto com contas maiores que a sua, quanto com perfis pequenos, é fundamental ter paciência e começar aos poucos.

Dessa forma, você consegue atrair um novo público que ainda não te segue, sem se preocupar com grandes números no primeiro momento.

💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais: aprenda o passo a passo

5. Use hashtags

Assim como no Instagram e no Twitter, no TikTok as hashtags são fundamentais para aumentar o alcance dos seus vídeos. Elas funcionam basicamente da mesma forma que nas demais redes sociais, servindo como fator de busca dentro da plataforma.

Mesmo sabendo que as pessoas podem encontrar a conta da sua marca por meio da hashtag, é importante não exagerar no uso. Isso porque, apenas hashtags que realmente tenham sentido com o conteúdo publicado e com o seu negócio é que podem trazer mais engajamento e, consequentemente, os seguidores que você tanto deseja.

Você também pode fazer uma busca dentro do próprio TikTok para descobrir o que está em alta ou é mais indicado para o seu tipo de negócio. Para realizar essa busca, é só ir na aba “hashtags” no menu inferior e buscar palavras para utilizar em suas postagens.

6. Esteja por dentro das tendências

Algo que contribui muito para aumentar o alcance dos seus vídeos no TikTok é aproveitar alguma tendência ou moda do momento. Essa rede social está recheada delas e são uma grande chance de viralizar alguma publicação do seu perfil.

Contudo, é importante entender o que combina com o seu negócio e com o seu público-alvo. Para algumas marcas, fazer as famosas “dancinhas do TikTok” não é relevante, ainda que esse seja um grande hit da plataforma.

Estude o que faz sucesso entre o seu público, veja o que as contas do seu nicho estão publicando e tenha ideias que agreguem valor ao seus seguidores.

7. Evite replicar conteúdo batido

Estar por dentro das tendências é diferente de postar a mesma coisa que todo mundo já postou. Nesse caso, o conteúdo só te dará trabalho e vai gerar pouco engajamento.

Sempre que produzir algum conteúdo, é recomendado acrescentar um toque de originalidade. Adapte aquela corrente à sua comunicação e também para que faça sentido com o que seu público deseja ver.

8. Não faça apenas vídeos de propaganda

Um erro comum de marcas que querem ter uma presença em redes sociais é investir apenas em vídeos e divulgações com propagandas. Em todas as publicações estão tentando vender alguma coisa ou anunciar um produto da loja virtual.

Ainda que isso seja importante, nem todos os posts precisam estar totalmente focados em vender. Gerar entretenimento na sua página também é importante. Por isso, produza conteúdos que sejam divertidos e interessantes para a sua persona e que façam com que sua marca seja lembrada com naturalidade.

Alguém que faz isso muito bem é o Max William, o Rei do Gadget! Max é especialista em dropshipping e, além de fazer vídeos sobre produtos, também publica conteúdos de humor.

9. Acompanhe as métricas da plataforma

O TikTok, assim como várias outras plataformas, entrega uma série de métricas e informações importantes sobre o comportamento dos seus seguidores e pessoas que interagem com a sua página. Essas informações são um tesouro para a sua produção de conteúdo.

Com elas, você pode ver, por exemplo, quais temas ou formatos funcionam melhor com a sua persona, o horário que eles estão online e o tempo de visualização de quem começa a assistir os seus vídeos.

Algumas métricas importantes para acompanhar no TikTok e que podem contribuir com a sua estratégia são:

  • Porcentagem de pós-alcance;
  • Taxa de crescimento de seguidores;
  • Índice de comprometimento;
  • Taxa de engajamento;
  • Comentários por postagem;
  • Tráfego de referência.

💡 Saiba mais: Gerenciamento de redes sociais: o que é e como fazer?

Resumo

Agora que você já sabe as principais dicas para ganhar seguidores no TikTok, chegou a hora de colocá-las em prática! Que tal criar agora um perfil para a sua marca e fazer com que o público note suas postagens?

Antes, confira um resumo das nossas dicas:

Como ganhar seguidores no TikTok?

  1. Fuja de soluções milagrosas
  2. Dedique-se à construção do seu perfil e da bio
  3. Mantenha periodicidade nas publicações
  4. Interaja com outras contas
  5. Use hashtags
  6. Esteja por dentro das tendências
  7. Evite replicar conteúdo batido
  8. Não faça apenas vídeos de propaganda
  9. Acompanhe as métricas da plataforma

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