O que é uma franquia online e quais são suas vantagens?

Por: Kawan Lopes

Imagem mostrando produtos de beleza representando uma franquia.

Aqui você encontra:

Você já ouviu falar sobre franquia online? No Brasil, este modelo de negócio tem crescido bastante. Portanto, se você está buscando por alternativas para empreender, certamente, precisa conhecer esta.

Venha comigo, pois, neste artigo, vamos aprender o que é uma franquia online e quais são suas vantagens. 😊

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O que é uma franquia?

Franquia, também conhecida como franchising, é um modelo de negócio que funciona como um sistema de concessões, no qual o proprietário de uma marca cede o direito de uso e replicação de sua empresa a outros empresários.

Na prática, o dono de uma empresa permite que outros investidores multipliquem a sua companhia em diversos pontos. Neste sistema, não apenas o nome da marca é concedido, mas todo o seu modelo de negócio, produtos, serviços etc.

Para exemplificar, pensemos no McDonald’s, que se trata de uma rede de fast food presente em diversos países. Estes restaurantes operam com a marca McDonalds, possuem um padrão de produtos e políticas de serviço, porém, são administrados por diferentes empresários. Entendeu?

Na relação entre franqueador e franqueado, é acordada a cobrança de taxas conhecidas como royalties, que garantem a manutenção de questões como:

  • Expansão da franqueadora;
  • Compartilhamento contínuo do know how (normas, métodos e procedimentos das atividades profissionais);
  • Melhoria dos produtos e serviços;
  • Remuneração dos franqueadores;
  • Marketing e estratégias de divulgação.

Normalmente, este valor é pago mensalmente e varia entre 4% e 30% da receita bruta. Entretanto, mesmo com algumas taxas, o franchising é um modelo de baixo investimento que pode oferecer um retorno rápido e positivo.

O que é franquia online?

Quando falamos sobre franquia online, em tese, não existem muitas diferenças. O proprietário do negócio virtual cede o direito de uso a um investidor e, assim como no modelo tradicional, são cobradas as taxas de royalties.

É importante reforçar que, uma franquia online é uma empresa independente, logo, possui autonomia financeira e administrativa. Com isso, obtém também as responsabilidades competentes à gestão de uma empresa.

As franquias tradicionais e digitais estão dentro do sistema de franchising e são respaldadas pela lei nº 13.966, de 26 de dezembro de 2019:

Esta Lei disciplina o sistema de franquia empresarial, pelo qual um franqueador autoriza, por meio de contrato, um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento.

Art. 1.

4 vantagens de uma franquia virtual

Em 2019, o setor de franchising cresceu 6,9%, faturando R$186,755 bilhões, de acordo com o balanço anual da ABF ( Associação Brasileira de Franchising). Com isso, não ficam dúvidas de que este é um modelo de negócio com bastante potencial, não é?

Mas, se os dados ainda não te convenceram, vamos conhecer algumas das principais vantagens em investir em uma franquia online.

1. Baixo investimento

Em comparação a negócios independentes, o valor do investimento em uma franquia pode ser inferior se comparado a um e-commerce próprio. Se falarmos de empresas digitais, este valor pode ficar ainda menor.

Por tratar-se de negócios gerenciados virtualmente, o valor que seria investido em infraestrutura, locação de um escritório, materiais, funcionários etc, já pode ser riscado da lista de custos. Ademais, existem franquias virtuais cujo valor de investimento inicial não passa dos R$10.000,00.

2. Garantia de ROI

Quando abrimos uma franquia de uma marca que já atua em seu mercado e possui seu público-alvo, o ROI (retorno sobre investimento) pode acontecer com mais facilidade e em um período mais curto.

Neste mercado, é comum encontrarmos franquias cujo retorno acontece entre os primeiros três ou seis meses de operação. Isso, sem dúvidas, é uma grande vantagem do sistema de franquias.


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3. Trabalho home office

Por se tratar de um modelo de negócio virtual, você não precisa dispor de um espaço exclusivo para as operações de sua franquia online, é possível fazê-las de casa.

O formato de trabalho remoto tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo e, além de cômodo, ele também é econômico. Conforme mencionado anteriormente, com as atividades em casa, você evita uma série de gastos com infraestrutura.


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4. Apoio da rede franqueadora

Quando abrimos uma franquia, podemos contar com o suporte de toda a rede franqueadora. Na maioria dos contratos, é oferecido, inclusive, um período de treinamento para que o franqueado possa entender os conceitos básicos para a administração da empresa.

Além disso, mesmo que você tenha liberdade e autonomia sobre sua franquia, você sempre pode obter ajuda de seus profissionais e especialistas. Isso, sem dúvidas, transmite mais segurança para o empreendedor.

Exemplos de franquia virtual

Agora que entendemos o conceito de franquia online, vamos conhecer algumas marcas franqueadas que fazem bastante sucesso no mercado digital.

1. Encontre Sua Viagem

A Encontre sua Viagem é uma rede de agências de viagens fundada em 2011. Suas operações estão focadas em oferecer soluções em turismo —  desde a compra de passagens aéreas até a hospedagem.

A empresa opera com um sistema de franquias que permite que os franqueados iniciem as operações de forma 100% online, com investimentos iniciais na casa dos R$11.900,00.

Neste modelo, o franqueado fica responsável pelas operações de vendas e divulgação da rede através da internet. Atualmente, a rede de franquias da Encontre Sua Viagem conta com mais de 500 parceiros.

2. Cuidador Virtual

A rede Cuidador Virtual é especializada em teleassistência emergencial para idosos. O franqueado pode trabalhar de casa, desde que esteja conectado à internet.

A franquia oferece um serviço que conecta os consumidores à uma central de atendimento exclusiva, que pode ser acionada em casos de emergências como acidentes, mal-estar etc.

O atendente presta todo o suporte em linha e contata, se necessário, os serviços emergenciais ou os familiares e responsáveis definidos pelo cliente.

O investimento inicial é de R$60.000,00 e o tempo médio de retorno financeiro é de 6 a 12 meses.

3. Quisto Corretora de Seguros

A Quisto Corretora de Seguros começou a operar com o modelo de franquias em 2016 e já conta com mais de 100 franqueados no Brasil. Com foco na venda de seguros, a Quisto permite que o franqueado trabalhe de forma 100% remota, sem precisar sair da sua residência.

Entre os produtos ofertados pela franquia estão: seguro automotivo, serviços de condomínio, seguro para acidentes pessoais, seguro-viagem, consórcios de imóveis e automóveis, entre outros.

O investimento inicial é de R$17.600,00 e o prazo estimado de retorno é de 3 a 12 meses.

O que é Circular de Oferta de Franquia?

Com tantos benefícios, investir em uma franquia de sucesso pode ser uma ótima ideia para empreender. Contudo, para garantir que seu investimento gere um retorno positivo, é preciso se atentar a algumas informações.

Para facilitar o processo de negociação, é exigido por lei a apresentação do COF (Circular de Oferta de Franquia). Este documento deve reunir informações essenciais para que o contrato entre franqueador e franqueado seja firmado de forma correta e transparente.

Dentre os fatores que devem ser avaliados pelo franqueado na COF, se destacam os seguintes:

1. Descrição da franquia

Neste campo do documento, deve conter informações gerais sobre o negócio e as atividades propostas pelo franqueador. Além dos requisitos e expectativas quanto ao desenvolvimento da franquia, papéis do franqueado na operação e na administração da empresa, duração do contrato e regras de renovação, dados sobre a exclusividade do uso da marca, entre outras.

2. Histórico do negócio

Deve apresentar uma resenha das atividades do negócio, como e quando a empresa surgiu, o que ela fez até hoje e quantas unidades já abriu. Além de dados básicos como: nome completo ou razão social do franqueador e de companhias ligadas, forma societária etc.

3. Custos do investimento

Esta parte deve apresentar a estimativa do valor inicial de investimento (que inclui os custos de aquisição, implantação e início das operações da franquia) e valores das taxas (royalties, suporte, fundo de marketing, seguro etc).

É importante reforçar que, a COF é um documento formal e deve ser entregue ao franqueado com pelo menos 10 dias de antecedência à assinatura do contrato ou do pagamento de qualquer valor.

Diferenças entre franquia online e negócio próprio

Escolher qual caminho seguir no mundo dos negócios pode fazer com que você economize tempo e dinheiro. Além de, claro, começar a colher os frutos do seu trabalho mais cedo. Mas, para isso, é preciso analisar as alternativas disponíveis e se planejar para colocar seu projeto em prática.

Pensando nisso, criamos um vídeo explicando as vantagens e desvantagens de abrir uma franquia ou um negócio próprio.

Quer saber qual deles oferece mais vantagens? Assista-o abaixo e descubra! 😉

Entendido?

Com tanta informação, creio que você deve estar cheio de ideias em mente, não é? Portanto, aproveite os aprendizados deste artigo na hora de colocar seu projeto em prática, seja ele uma franquia online ou um negócio próprio.

Empreender, sem dúvidas, é um grande desafio. Porém, com as informações certas, atenção e foco, é possível conquistar o seu espaço no mercado.

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