O que é varejo híbrido e como oferecer essa experiência?

Mulher se espanta quando homem mostra estratégias de varejo híbrido pelo notebook

Varejo híbrido é um modelo de vendas que combina a experiência na loja física com as compras online. Ele permite que as empresas atendam às necessidades dos consumidores da era digital, que esperam uma integração completa entre os canais online e offline.


Poder comprar online a qualquer hora e lugar já não é suficiente para o consumidor moderno: ele quer retirar produtos em unidades próximas, pagar com o celular para não pegar filas, comparar preços na internet dentro da loja física e muito mais. Esses novos hábitos fazem parte do varejo híbrido, uma tendência que já está revolucionando o mercado.

Ela significa, basicamente, a combinação das experiências de compra em lojas virtuais e lojas físicas. Assim, as empresas que quiserem acompanhar esse movimento precisam integrar seus canais online e offline.

Se você não sabe por onde começar essa mudança, não se preocupe: veremos em detalhes como adotar a tendência do varejo híbrido ao longo deste artigo. Vamos à leitura? 👀

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O que é varejo híbrido?

Varejo híbrido é um modelo de vendas que combina a experiência na loja física com as compras online. Ele permite que as empresas atendam às necessidades dos consumidores da era digital, que esperam uma integração completa entre os canais online e offline.

Essa tendência acompanhou o crescimento do e-commerce e ganhou ainda mais força durante a pandemia da covid-19. Isso porque, devido ao isolamento social, os canais de venda digitais se multiplicaram e, ao mesmo tempo, as lojas físicas tiveram que se adaptar à nova realidade do mercado.

Com a reabertura econômica e retorno gradual às atividades presenciais, ficou claro que a loja virtual não substituiria a loja física. Em vez disso, ambos os ambientes devem ser combinados para criar uma experiência de compra mais completa.

De acordo com uma pesquisa da Social Miner em parceria com a Opinion Box, quase metade dos consumidores brasileiros (49%) pretendem combinar as compras online com o consumo em lojas físicas. Ao mesmo tempo, 52% já costumam comprar online e retirar nas lojas físicas e 52% querem continuar comprando pelo WhatsApp e Instagram.

Esses são comportamentos clássicos do varejo híbrido, no qual os consumidores esperam mesclar as experiências online e offline para ter mais conveniência nas compras.

💡 Saiba mais: O que é varejo 4.0 e como aderir ao comércio da era digital?

Por que o varejo híbrido é importante?

O varejo híbrido é uma tendência que está se tornando dominante no mercado, uma vez que os consumidores já não se contentam com uma experiência puramente online ou offline. Eles esperam que as empresas combinem diferentes canais para atender às suas necessidades.

Por exemplo, o cliente quer a comodidade de comprar na loja online e poder retirar em uma loja física mais próxima ao seu endereço. Dessa forma, ele consegue fazer a compra rapidamente pela internet e se planejar para pegar o produto em sua rota diária, reduzindo o tempo de entrega e economizando no frete.

Outro exemplo é quando o cliente faz uma compra na loja física e realiza o pagamento de forma rápida por meio de um aplicativo, QR Code ou totem. Dessa forma, ele pode escolher o produto pessoalmente, conforme sua preferência, e ainda evitar inconvenientes como filas para pagamento.

Essas experiências do varejo híbrido vêm se tornando cada vez mais comuns e, em breve, serão obrigatórias para as empresas que pretendem se manter competitivas. Afinal, o consumidor sempre vai priorizar marcas que oferecem maior conveniência e flexibilidade.

Logo, se você já vende em loja física e deseja dar o próximo passo para o seu negócio, saiba que existem plataformas que permitem começar com um investimento inicial muito baixo, como é o caso da Nuvemshop.

Começar com o varejo híbrido é não apenas uma escolha inteligente para a sua marca, como também uma oportunidade de expandir os limites geográficos da sua empresa e alçar voos cada vez mais altos. Se quiser começar hoje mesmo, criar uma loja virtual na nossa plataforma é fácil e totalmente gratuito.

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Qual a diferença entre varejo híbrido, omnichannel e figital?

Varejo híbrido, omnichannel e figital são termos em alta que se interligam na nova economia e precisam estar no seu radar.

No caso, omnichannel é uma estratégia em que os canais de venda, atendimento e/ou marketing de uma empresa estão todos integrados. O termo omnichannel significa “todos os canais”: o prefixo “omni” vem do latim e quer dizer “tudo” ou “todo”, e “channel” significa “canal” em inglês.

Já o figital é a abordagem necessária para atender às exigências do omnichannel, unindo canais online e offline, e criar uma experiência mais completa para o consumidor. O termo vem do inglês phygital, que é uma combinação entre as palavras físico (physical) e digital.

Nesse sentido, varejo híbrido e figital são conceitos muito próximos. A diferença é que o segundo é mais abrangente, podendo englobar empresas para além do comércio B2C (Business to Consumer, ou de empresa para consumidor).

De qualquer forma, a ideia é a mesma: integrar perfeitamente a loja física à loja virtual para atender o cliente em todas as frentes com a mesma qualidade.

💡 Saiba mais: Como ter uma loja virtual integrada com a física?

Exemplos de varejo híbrido no mercado

Embora esse termo seja relativamente novo, já existem exemplos bem-sucedidos de aplicação do varejo híbrido. Abaixo, listamos os principais:

Hub de PMEs Estúdio Nube

O Estúdio Nube é a primeira loja colaborativa de varejo híbrido da América Latina, lançada em Buenos Aires, na Argentina, pela Nuvemshop. Trata-se de um hub físico onde pequenas e médias empresas (PMEs) nativas digitais têm a oportunidade de vender presencialmente para seus clientes.

São mais de 30 PMEs dos segmentos de moda, saúde, decoração e muito mais dividindo o mesmo espaço. A ideia é aproximar os consumidores das marcas digitais e unir a experiência online e offline de forma criativa.

Estúdio Nube representa varejo híbrido

Estratégia de varejo híbrido da Bibi

A empresa Calçados Bibi, que possui mais de 140 lojas espalhadas pelo Brasil, investiu em uma estratégia avançada de varejo híbrido para diversificar seus canais de venda. Hoje, os clientes da rede podem retirar produtos na unidade escolhida após 2 horas da confirmação da compra, uma vez que os pontos de venda atuam como minicentros de distribuição.

Além disso, a empresa criou um sistema de entrega expressa (Bibi Delivery) e um serviço de dropshipping chamado Prateleira Infinita.

Imagem da empresa Calçados Bibi representando a estratégia de varejo híbrido

Lockers da Pague Menos

De olho na tendência do varejo híbrido, a rede de farmácias Pague Menos fechou uma parceria com a empresa Clique Retire, líder na operação de lockers inteligentes no país. Com a nova solução logística, os clientes da empresa podem retirar seus produtos comprados online em até 48 horas a partir do pagamento, usando um dos armários inteligentes disponíveis.

Imagem dos lockers da Pague Menos representando varejo híbrido

💡 Saiba mais: Como funciona e como se tornar um ponto de retirada para e-commerce?

Como adotar a tendência do varejo híbrido?

Ficou interessado em adotar o varejo híbrido na sua empresa? Então, confira algumas dicas para embarcar nessa tendência:

1. Integre os sistemas da loja virtual e física

Um dos primeiros passos para implementar o varejo híbrido é integrar os sistemas de gestão utilizados na sua loja virtual e física. Isso é fundamental para garantir que a base de dados usada pelos colaboradores seja a mesma.

Dessa forma, as informações sobre estoque e pedidos estarão sempre atualizadas e você não corre o risco de cometer erros graves, como vender online um produto que está em falta ou duplicar a cobrança de um cliente, por exemplo.

💡 Saiba mais: O que é headless commerce e quais as suas vantagens?

2. Ofereça diversas opções de entrega e retirada

Como vimos, os consumidores querem flexibilidade na hora de escolher como receber (ou retirar) seus produtos. Por isso, é fundamental que você ofereça diversas modalidades de frete e use pontos de retirada na sua estratégia.

Para quem utiliza a plataforma de e-commerce da Nuvemshop, um app que tem integração direta com o serviço de clique e retire é o da Kangu. Por meio da rede de parceiros conectados por essa empresa, é possível oferecer pontos de retirada para seu e-commerce sem precisar fazer contato com várias lojas em bairros diferentes para oferecer opções aos seus clientes.

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3. Use chatbots

Os chatbots (robôs de conversação) são ferramentas essenciais para estratégias de varejo híbrido porque agilizam o atendimento ao cliente e automatizam processos de compra. Então, vale a pena usar essa tecnologia no seu site e nas suas redes sociais para gerar mais conversões e entregar a velocidade que o consumidor procura.

4. Ofereça formas de pagamento digitais

Na loja física, é importante dispor formas de pagamento digitais e instantâneas para replicar o dinamismo da internet e proporcionar maior conveniência. Uma solução para isso é o QR Code, que você pode disponibilizar para os clientes escanearem com seus celulares e fazerem pagamentos digitais dentro do estabelecimento.

Aproveite e use a ferramenta gratuita da Nuvemshop para criar seus QR Codes:

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5. Use a realidade aumentada

Realidade aumentada (RA) é uma tecnologia que permite integrar elementos virtuais com o mundo físico. Por meio de uma câmera digital, é possível sobrepor objetos digitais sobre uma imagem real, como se ambos estivessem no mesmo ambiente.

Essa é uma das principais tendências para o futuro do varejo que deve apoiar as operações híbridas. Com ela, os consumidores podem interagir com produtos de lojas virtuais no conforto de suas casas: basta usar a câmera do celular para visualizar os itens em qualquer ambiente e, em sistemas mais avançados, até experimentá-los.

E, caso queira se aprofundar em temas relacionados às vendas online e suas tendências, Viver de Ecommerce é o treinamento avançado do Ecommerce na Prática, maior escola de e-commerce da América Latina. Ele é focado em fazer você levar seu e-commerce a um novo patamar, quebrando barreiras do crescimento e apostando no combo: marketing, gestão e otimização do negócio.

Pronto para adotar o varejo híbrido?

Se você chegou até aqui, está por dentro do varejo híbrido e já pode seguir nossas dicas para embarcar nessa tendência. Lembre-se de analisar quais tecnologias e estratégias se adéquam melhor à realidade do seu negócio, sem atropelar o processo.

Quer acelerar a adoção do varejo híbrido na sua empresa? Então, aproveite e crie a sua loja virtual grátis na Nuvemshop. É fácil, rápido e tem todos os recursos que você precisa para integrar sua loja online à loja física! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre varejo híbrido

Varejo híbrido é a estratégia que combina a experiência de comprar em uma loja virtual com uma loja física. Ao oferecer as duas possibilidades para o cliente, é possível alcançar diferentes grupos de pessoas permitindo que eles comprem de acordo com suas preferências pessoais.

O varejo híbrido permite que o lojista alcance diferentes grupos de pessoas e, como consequência, tenha um número maior de clientes. Há quem prefira comprar de forma virtual, assim como há pessoas que preferem provar e manusear produtos pessoalmente. Nesse sentido, um negócio híbrido deixa a desejar para nenhum desses perfis de clientes.

O varejo híbrido não é apenas sobre oferecer as experiências de loja física e loja virtual. Ele também tem que ter como objetivo a integração entre os canais. Isto é, a ideia é oferecer condições especiais e cruzar as experiências de forma que seus clientes contem com as vantagens de cada um dos espaços. Um bom exemplo de estratégia de negócio híbrido é a retirada na loja, opção bastante popular entre os consumidores.

Alguns exemplos de negócios híbridos são a empresa de calçados Bibi, a rede de farmácias Pague Menos e o Magazine Luiza.

A compra híbrida acontece quando o cliente usa tanto a loja virtual, quanto a loja física para transações. Um exemplo desse formato são os marketplaces que oferecem a opção de compra virtual com retirada na loja física.

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