Como promover a fidelização de clientes com cashback?

Por: Smartbis

Dinheiro dentro de caixa de presente ilustrando fidelização de clientes com cashback

Com a expansão do comércio eletrônico e o surgimento de um grande número de lojas virtuais nos últimos anos, está cada vez mais desafiador se destacar no mercado e construir uma audiência sólida. No entanto, há uma forma simples e inteligente de atrair novos consumidores e promover a fidelização de clientes com cashback.

A estratégia para receber dinheiro de volta é bastante popular no Brasil e tem gerado resultados muito positivos e animadores, sendo usada por grandes redes — sejam elas varejistas, atacadistas ou de serviços.

Esses negócios têm usado o programa de cashback para fazer os olhos dos consumidores brilharem. Porém, qual é a relação entre fidelização de clientes e cashback? Continue a leitura e confira por que usar essa estratégia na sua empresa!

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O que é cashback

Cashback significa “dinheiro de volta”, segundo a tradução da palavra para o português. Esse é um sistema de compras bastante popular atualmente, em que o consumidor reembolsa uma parcela do valor investido na compra.

Nesse caso, a devolução da quantia, normalmente, acontece na forma de crédito para outras compras ou de depósito na conta corrente.

Os programas de cashback se popularizaram a partir dos anos 1990 nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, embora algumas startups tenham tentado implementar o sistema em 2007, foi só nos últimos anos que esse tipo de programa ganhou mais escala.

💡 Saiba mais: Cashback: como funciona e como implementar no e-commerce

Hoje, ele é usado para aumentar vendas e fidelizar clientes, principalmente no cenário competitivo do comércio eletrônico. Muitas marcas jovens, que acabaram de abrir suas lojas virtuais, já investem nessa estratégia pensando em conquistar o público já no lançamento.

Por que investir em cashback para atrair clientes?

O cashback, embora ainda muito novo em solos brasileiros, é definitivamente um queridinho do público. A ideia de receber uma porcentagem do valor gasto de volta a cada compra é um fator que atrai clientes para as lojas que oferecem essa vantagem.

Quando um visitante da sua loja virtual, por exemplo, vê a possibilidade de adquirir um produto de qualidade e ainda ganhar dinheiro de volta pela compra, as chances de ele indicar sua marca e comprar novamente são bem maiores.

Portanto, essa é uma ótima oportunidade para fidelizar os consumidores e aumentar o seu ticket médio. Isso porque você pode definir um valor específico para que o consumidor tenha direito ao cashback.

Um exemplo seria: para compras acima de R$ 200, o cliente recebe 20% do valor de volta em dinheiro ou em crédito para gastar com outros produtos.

Ao receber cashback, seja em lojas online ou no varejo físico, os consumidores se sentem motivados a voltar para usar os valores em novas compras. Esse retorno constante do cliente é o que chamamos de fidelização.

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Qual a importância de fidelizar o cliente?

Segundo a Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, investir em uma estratégia de fidelização é cinco vezes mais barato do que conquistar novos clientes. Isso quer dizer que a manutenção do público despende bem menos que a aquisição.

Podemos dizer que encantar o cliente é fundamental para qualquer empresa que deseja se tornar referência no mercado e construir uma marca sólida, com um público fiel. Mas conquistar a confiança da audiência exige dedicação e boas estratégias.

Entre as técnicas mais utilizadas para gerar encantamento nos clientes, podemos citar:

  • Oferecer um atendimento de excelência;
  • Contar com produtos de qualidade;
  • Personalizar o atendimento;
  • Resolver os problemas com agilidade;
  • Ter uma área de sucesso do cliente;
  • Oferecer vantagens;
  • Entre outras.

Esse encantamento traz consequências benéficas para as empresas, como o aumento das vendas e o marketing espontâneo, como explicamos a seguir:

Aumento das vendas

Depois de fazer a primeira compra e vivenciar uma experiência positiva no seu e-commerce, é bem provável que os consumidores se sintam mais confortáveis em testar novos produtos e, até mesmo, fazer cross-buying (adquirir itens complementares ao que já está no carrinho).

Com isso, o lucro cresce e o ticket médio também. Mas vale lembrar que, para fidelizar o cliente, é necessário proporcionar uma experiência positiva, marcante e que supere as suas expectativas.

💡 Saiba mais: Guia completo de vendas: tudo o que você precisa saber para vender mais

📹 Veja também: Como aumentar suas vendas online

Marketing boca a boca

O marketing espontâneo, também conhecido como marketing boca a boca ou buzz marketing, ocorre quando os clientes confiam tanto em você e na sua equipe que passam a indicar a sua marca para amigos e familiares.

Ao terem uma boa experiência de compra, a chance de eles indicarem seus produtos é muito maior do que se forem mal atendidos ou impactados negativamente em alguma etapa do processo.

As indicações podem ser feitas de diferentes maneiras: desde uma simples conversa a um unboxing em vídeo no Instagram, por exemplo.

Independentemente do modo de propagação, o marketing espontâneo é primordial para ativar gatilhos mentais de autoridade e de prova social em potenciais compradores.

Uma forma de realizar marketing espontâneo e atrair mais clientes para os e-commerces é implementando a política de cashback, como mostraremos no tópico a seguir.

Como promover a fidelização de clientes com cashback?

O cashback é uma ferramenta extremamente interessante para fidelizar clientes e aumentar o alcance da marca. Também conhecido como “compra inteligente”, ele traz uma série de vantagens para os clientes — sua popularização rápida mostra isso.

Enquanto outras estratégias como programas de milhagem, por exemplo, exigem que o consumidor acumule uma grande quantidade de pontos para conseguir trocar por produtos relevantes em determinadas lojas, o cashback se destaca por oferecer muito mais liberdade.

Aderindo ao cashback, o comprador pode utilizar os valores em novas compras quase imediatamente. Além da possibilidade de acumular o valor para usá-lo em outras ocasiões, também é possível escolher onde gastá-lo

O mecanismo de fidelização de clientes com cashback é, portanto, mais rápido e eficaz se comparado a outras estratégias.

💡 Saiba mais: Como transformar seu público em clientes fiéis

Por que fidelizar clientes usando cashback?

As vantagens da fidelização de clientes por cashback são percebidas tanto pelos lojistas quanto pelos consumidores. Entre os principais benefícios, podemos citar:

Aumentar a base de clientes

Apenas oferecer o cashback já é um ótimo diferencial competitivo, uma vez que muitas marcas ainda têm receio em aderir ao programa. Mas ele pode ser usado em diversas situações, como em uma promoção de indicação.

Se o seu cliente indicar um amigo e este fizer a primeira compra na loja, por exemplo, os dois podem ganhar um voucher ou cupom de desconto. Essa é uma ótima oportunidade para incentivar o marketing boca a boca e conquistar novos clientes.

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Ampliar as vendas

A fidelização de clientes por cashback garante que os consumidores retornem à sua loja para consumir os créditos adquiridos, aumentando o número de vendas realizadas naquele período.

Clientes felizes tendem a consumir mais, por isso é fundamental proporcionar uma experiência positiva e marcante.

Dar mais visibilidade ao negócio

Além da fidelização de clientes, o cashback permite dar mais visibilidade à marca, afinal, o programa é uma maneira de mostrar os benefícios do seu negócio àqueles que ainda não te conhecem.

💡 Saiba mais: 15 estratégias de marketing digital para promover o seu negócio

Como colocar em prática a fidelização de clientes com cashback?

Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, o cashback tem sido a ferramenta de fidelização mais utilizada entre os consumidores em lojas online. No entanto, apenas 7% das empresas consultadas oferecem esse benefício.

Isso mostra uma grande oportunidade para os lojistas, que podem se destacar da concorrência ao oferecer esse tipo de serviço.

💡 Saiba mais: Eles são seus concorrentes e você nem sabia!

Veja, a seguir, como criar um plano de fidelização de cliente com cashback:

1. Invista em marketing de relacionamento

Uma forma de fidelizar os clientes é por meio do marketing de relacionamento. Ele ocorre quando os representantes da sua marca que têm contato direto com seus clientes são capazes de gerar uma relação próxima e empática, fazendo o cliente se lembrar dessa interação.

Fazer a pessoa se sentir ouvida é um forte gatilho para a fidelização. Por isso, desenvolva o marketing de relacionamento com seu próprio programa de cashback e bonifique os clientes de acordo com o comportamento e perfil de consumo.

2. Conheça melhor seus clientes

A fidelização de clientes por cashback também envolve manter um relacionamento consistente e personalizado com o público, fazendo com que cada cliente se sinta especial e reconhecido.

Para isso, entenda quem é a sua buyer persona — gênero, idade, localização, ticket médio, recorrência de compra, comportamento etc.

💡 Saiba mais: O que é persona e como criar uma para o seu negócio?

3. Conquiste clientes com indicações

Como já mencionamos, o programa de cashback também pode ser aplicado a uma estratégia de indicação. Transformar o consumidor em seu melhor vendedor reduz os custos de aquisição de clientes e ajuda na fidelização.

É possível que cada usuário, por exemplo, tenha um QR Code próprio que poderá usar para convidar amigos e conquistar benefícios por isso.

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4. Notifique os clientes sobre o cashback

Depois que o usuário finalizar a compra e você receber a confirmação de pagamento, não se esqueça de enviar o código do cupom com o valor do cashback ou do desconto para a próxima compra.

O comunicado pode ser feito por e-mail, SMS ou WhatsApp, de acordo com as preferências do seu público.

💡 Saiba mais: Como ter e fazer bom uso da conta comercial no WhatsApp?

5. Automatize o relacionamento

Uma boa forma de aliar fidelização de clientes e cashback é oferecer o benefício em datas estratégicas do calendário comercial.

Envie mensagens automáticas para os consumidores de acordo com seu histórico e perfil de consumo, considerando datas comemorativas como aniversário, Dia do Cliente, Black Friday, Cyber Monday, Natal etc.

Para ficar por dentro das datas mais importantes para o comércio, não deixe de baixar o material:

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Para colocar em prática uma estratégia de fidelização de clientes com cashback é fundamental contar com uma ferramenta capaz de automatizar os processos e oferecer a melhor experiência para os consumidores.

A Smartbis é uma plataforma de fidelização criada para executar qualquer programa de fidelidade de forma bem-sucedida. O objetivo da Smartbis é nutrir relações de confiança por meio de soluções exclusivas que fomentam o relacionamento com clientes, como programas de fidelidade, cupons e cashback.

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Resumo

Promover a fidelização de clientes usando cashback é uma excelente forma de se diferenciar dos concorrentes e criar uma relação próxima e duradoura com os seus consumidores.

Antes de ir, confira o resumo do conteúdo e coloque já essa estratégia em prática:

O que é cashback

Cashback significa “dinheiro de volta”, segundo a tradução da palavra para o português. Esse é um sistema de compras bastante popular atualmente, no qual o consumidor reembolsa uma parcela do valor investido na compra.

Qual a importância de fidelizar o cliente?

  • Aumento das vendas
  • Marketing boca a boca

Por que fidelizar clientes usando cashback?

  • Aumentar a base de clientes
  • Ampliar as vendas
  • Dar mais visibilidade ao negócio

Como colocar em prática a fidelização de clientes com cashback?

  1. Invista em marketing de relacionamento
  2. Conheça melhor seus clientes
  3. Conquiste clientes com indicações
  4. Notifique os clientes sobre o cashback
  5. Automatize o relacionamento

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