O que é hospedagem de sites e como isso afeta o seu e-commerce

Por: Caio Nogueira
O que é hospedagem de sites e como isso afeta o seu e-commerce

Aqui você encontra:

Por ser uma loja já criada em um ambiente digital, um e-commerce passa por alguns desafios que não são comuns a todas as lojas. Considerando essa presença digital, é comum que os empresários entendam a importância de criar um site de vendas. Contudo, existem diversos detalhes importantes que direta e indiretamente afetam os e-commerces, como é o caso da hospedagem de sites.

Pensando nisso, você verá neste texto informações essenciais para um e-commerce quando o assunto é hospedagem de sites. Para isso, elencamos uma série de fatores-chave para o sucesso do seu e-commerce.

O que é o serviço de hospedagem de sites?

Antes de mais nada, é preciso definir este importante conceito: hospedagem de sites. Uma empresa que oferece o serviço de hospedagem de sites, possibilita que outras empresas utilizem espaços em seus servidores para armazenar dados e informações importantes.

Nesse sentido, pequenas empresas que não possuem grandes servidores, ainda assim podem ter velocidade e espaço de armazenamento para:

  • Páginas;
  • Arquivos;
  • Sistemas;
  • Informações;
  • Imagens e vídeos.

Além de hospedagem direta do prestador deste serviço para uma empresa terceira, existe a chamada revenda de hospedagem. Neste sistema de trabalho, profissionais que atendem diversos clientes, como é o caso das agências, web designers e freelancers, podem também oferecer um serviço de maior qualidade.

Mas, para que a hospedagem ou revenda de hospedagem de um site seja realmente eficaz, é preciso prestar atenção em alguns pontos. Eles serão detalhados a seguir.

Impactos que podem surgir ao definir uma hospedagem de site

Existem diversos fatores importantes em um site para o sucesso de um e-commerce. Contudo, a escolha de um serviço de hospedagem de sites com boas recomendações e resultados consistentes, vai impactar diretamente dois pontos principais:

1. A experiência final do usuário

A fim de garantir a melhor experiência para o usuário que chega até o e-commerce, é preciso que o serviço de hospedagem seja de boa qualidade.

Afinal, a experiência do usuário será tão boa, quanto o serviço de hospedagem conseguir ser também.

Assim, é imprescindível que a escolha seja feita com base em demonstrações reais de que o serviço é qualificado e de que o e-commerce estará seguro. E principalmente, que a experiência final entregue ao usuário seja boa.

2. As funcionalidades do site

O segundo grande impacto de uma hospedagem de site para um e-commerce está nas funcionalidades do site. Considerando a utilização de um site para vendas e aquisição de clientes constantemente como em um e-commerce, diversas funcionalidades são necessárias.

Desde um eficiente sistema de compra, até plugins e possibilidade de captar os dados de usuários que desistem das compras. Para que tudo isso aconteça — e a estratégia do e-commerce se mantenha viva — é preciso que o serviço de hospedagem consiga proporcionar isso.

5 benefícios conquistados ao contratar um serviço de qualidade

Depois de entender como uma hospedagem de site pode impactar diretamente os dois principais pontos citados acima, é momento de citar todos os benefícios indiretos que uma hospedagem de site desempenha para um e-commerce.

1. Alta disponibilidade do site

A matemática é fácil aqui: se não existir tráfego de usuários no site, as vendas também não acontecem. Assim, cada segundo que um servidor não está funcionando e deixa o site indisponível, significa que potenciais clientes deixam de acessar o site.

E pior, se forem usuários que ainda não conhecem o e-commerce em questão, as chances dessa pessoa retornar são muito baixas.

Por isso, garanta a contratação de um serviço estável de hospedagem para o site, a fim de preservar o seu negócio.

Porém, fique atento à promessas de 100% de uptime (ou, o tempo que o servidor mantém o site no ar) que alguns prestadores de serviço oferecem. As chances de este número ser menor, mesmo que seja de 99.999% de disponibilidade do site, são muito grandes. Nesse sentido, o melhor é antecipadamente definir as expectativas para não ter surpresas depois.

2. Tempo de carregamento das páginas

Considerando que o servidor contratado funciona bem, e que o site está no ar em 99.999% das vezes, o segundo ponto que deve ser buscado em um serviço de hospedagem é a velocidade de carregamento das páginas.

Caso o site carregue páginas de forma rápida (em 7 segundos ou menos), as chances de um visitante permanecer e até mesmo comprar no e-commerce em questão aumentam muito.

Já por outro lado, quando o carregamento é lento, boa parte dessas pessoas que até então estavam interessadas nos produtos oferecidos, vão acabar deixando a página e vão buscar pelos produtos do e-commerce concorrente.

Portanto, é essencial garantir que este carregamento seja rápido. E isso é conquistado trabalhando diversas questões técnicas, inclusive a localização do servidor ou servidores utilizados.

3. Segurança para os usuários e para o negócio

Como este texto leva em consideração e-commerces, é preciso entender as individualidades deste tipo de empresa.

Se for observado o alcance que um site tem para vender produtos, alguns pontos-chave relacionados à segurança devem ser considerados, como:

  • O processamento dos pagamentos deve acontecer sem divulgação dos dados privados de cartão de crédito;
  • A coleta dos dados de cadastro do usuário não podem ser repassadas para outras empresas;
  • A utilização de cookies deve ser viável, pois possibilita melhor acompanhamento dos visitantes que já entraram no site.

4. Boa posição orgânica nos buscadores

Quando uma loja virtual investe no desenvolvimento de um site e hospedagem de qualidade para as páginas, um dos objetivos é chegar até os clientes sem precisar pagar anúncios para isso.

E uma estabilidade no serviço de hospedagem deste site é essencial para que isso aconteça. Assim, além de trabalhar SEO dentro das páginas e no conteúdo do site, garantir uma hospedagem eficiente também afetará os resultados do site.

5. Melhor reputação para a marca

Sendo uma empresa que vende produtos ou serviços através da internet, um e-commerce deve ter uma boa reputação para que seja reconhecido.

E indo de encontro com os outros quatro pontos citados acima, ao contratar uma boa hospedagem de site, o e-commerce terá um impacto positivo na construção da marca.

Se o site for amigável para o usuário e contar com carregamento rápido de páginas, tanto os potenciais clientes quanto o Google entenderão que a marca é de qualidade e confiável.

Neste caso específico, o ditado “a primeira impressão é a que fica” é bastante verdadeira. Enquanto usuários felizes tendem a falar bem do e-commerce e se tornarem fiéis à marca, o contrário também é verdadeiro para os usuários que vivenciarem uma má experiência.

Conclusão

Durante este texto, foram apontados os maiores impactos e também benefícios que uma boa hospedagem de sites pode causar em um e-commerce.

De maneira geral, ao contratar um bom serviço de hospedagem, o e-commerce pode observar diversos pontos, como:

  • Estabilidade dos servidores;
  • Velocidade de carregamento de páginas;
  • Segurança quanto aos dados dos usuários;
  • Bons resultados orgânicos nos buscadores como Google;
  • Reputação da marca.

Por outro lado, uma hospedagem de sites deficiente pode mudar completamente estes pontos. E como consequência, o e-commerce pode sofrer e perder clientes. Portanto, ao escolher sua hospedagem de sites, leve esses pontos em consideração para garantir o sucesso da sua loja virtual.

Faça como +50mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop
O melhor evento de e-commerce para PME’s do Brasil

13 a 15 de julho — online e gratuito

Reserve o seu lugar