O que é e como definir a identidade visual da sua marca?

Por: Raquel Lisboa
O que é e como definir a identidade visual da sua marca?

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Você já deve ter reparado que cada marca tem suas cores, fontes e formatos característicos, certo? Tudo isso está relacionado à identidade visual de um negócio. Mas o que é esse conceito? Por que ele é importante? Como encontrar o logo ideal para a sua marca?

Para te ajudar, preparamos um NuvemCast especial sobre o tema. Nesta edição do podcast, temos a presença de dois designers da Nuvemshop: o Marcos Paiva e o Bruno Rodrigues, compartilhando dicas, experiências e ensinamentos. Além do conceito de identidade visual, vamos falar também de boas práticas de layout para lojas virtuais.

Por isso, dê o play agora mesmo e entre nesse universo do design!

E caso queira seguir aprendendo sobre identidade visual, continue a leitura e confira o conteúdo a seguir! 🎨

O que é identidade visual?

Dizem que “não devemos julgar um livro pela capa”… mas quem nunca? O mesmo acontece recorrentemente com lojas virtuais: se elas têm um design ruim, informações pouco visíveis e vários elementos que causam confusão aos olhos, é óbvio que os visitantes não vão se interessar pelos produtos, mesmo que existam boas ofertas.

Desse modo, identidade visual é o conjunto de componentes gráficos — especialmente o logotipo, a tipografia e as cores — que constroem a individualidade de uma marca. A partir dela, é possível definir seus diferenciais e criar um senso de unicidade.

Assim como pessoas, um negócio precisa ter sua própria personalidade, e a identidade visual é tudo aquilo que faz um empreendimento se distinguir esteticamente da concorrência. Através dela, parte da visão, das crenças e dos valores de uma marca são compartilhadas com o mundo.

A identidade visual pode — e deve — ser aplicada nos seguintes âmbitos:

  • Site;
  • Logo;
  • Flyers;
  • Banners;
  • Cartões de visita;
  • Estrutura física, seja um escritório ou uma loja, etc.

Diferença entre branding e identidade visual

Uma dúvida recorrente é se branding e identidade visual são o mesmo conceito — e a resposta é “não”.

Branding é um campo bem mais abrangente, que gerencia os desdobramentos de uma marca em todos as áreas de um negócio. Alguns exemplos são: em atendimentos e eventos, qual será o tom utilizado com o público? Nas mídias online e offline, como a loja virtual será comunicada? — e são nestes e em muitos outros aspectos que a identidade visual se inclui como parte do todo.

Para saber mais sobre branding, confira nosso artigo especial a respeito do tema:


Saiba mais

Qual é a importância da criação de uma identidade visual?

A identidade visual é responsável pela composição imagética e pelo posicionamento de um negócio. Por meio dela, uma marca pode gerar impacto no público e, assim, ser reconhecida e facilmente lembrada. Dois grandes exemplos presentes no mercado são a Coca-Cola e a Adidas.

Através de suas paletas de cores simples, mas marcantes — a Coca-Cola com vermelho e branco, e a Adidas com preto e branco —, tornaram-se marcas rapidamente identificadas pelos consumidores. Para isso, muitas vezes, seus nomes nem precisam estar presentes: bastam o símbolo de onda (para a primeira) e as três listras (para a segunda).

Logo, empreendimentos com uma identidade visual consistente são capazes de ativar gatilhos mentais relacionados a sentimentos de confiança e segurança e, por consequência, cativar e converter. Isso porque, ao se destacarem diante da concorrência, esses negócios fazem do processo de escolha pelos clientes muito mais rápido.

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Como definir a identidade visual da empresa?

Agora que sabemos o que é identidade visual e sua importância, você deve estar se perguntando como definir a da sua marca, certo? Pois bem, dentre as muitas dicas que os designers Marcos Paiva e Bruno Rodrigues deram nesse sétimo episódio do NuvemCast, vale ressaltar algumas em especial:

1. Nunca perca de vista o segmento e o público-alvo da sua loja virtual

Se você vende colchões, por exemplo, o logo e o layout do seu site deverão ter símbolos e cores que remetam à tranquilidade e ao descanso — cores escuras provavelmente causarão a impressão errada. Por isso, a identidade visual do seu negócio tem que ter relação com o próprio nicho e seus produtos.

Além disso, o objetivo principal de qualquer empreendimento é converter e, para tal, é necessário atingir e conquistar o público-alvo. Logo, não se esqueça de tê-lo sempre em mente.

Para te ajudar nessa tarefa, temos um NuvemCast repleto de estratégias para delinear com clareza as personas da sua loja virtual. Confira:

2. Identifique o diferencial do seu negócio

Inspirar-se em e-commerces concorrentes fará a sua marca ser “mais do mesmo”. Portanto, reflita: o que sua loja virtual oferece de diferente? Como ela se destaca em meio a outros negócios?

Ademais, pondere sobre como você quer ser reconhecido. Se no seu empreendimento são vendidos produtos para um público jovem, por exemplo, invista em fotografias (para redes sociais e, até mesmo, para expor as mercadorias no site) que remetam a esse universo mais descontraído e descolado. Modelos da mesma faixa etária são uma boa pedida, para que, assim, os visitantes se identifiquem com a sua marca.

3. Elabore uma identidade visual flexível

De nada adianta ter um logotipo arrasador se ele for difícil de ser adaptado e estampado em diversas superfícies. Não foque apenas no seu site: reflita sobre a possibilidade de imprimi-lo em sacolas, camisetas e, principalmente, adicioná-lo em espaços menores, como avatares das redes sociais.

Dica extra: caso você tenha dificuldade em desenvolver um logo do zero, fique tranquilo. Atualmente existem sites — como o Tailor Brands e o Logaster — para te auxiliar nessa atividade.


Saiba mais

4. Crie um manual de identidade visual para a sua equipe

Por fim, após definir todos os detalhes relacionados à identidade visual da sua marca, não se esqueça de documentá-los em um manual. Assim, toda vez que você e sua equipe precisarem desenvolver algum material estético, poderão se orientar pelas diretrizes já determinadas. Isso evitará muitos erros futuros de comunicação.

Caso queira conferir um exemplo de manual de identidade visual, você pode conferir o brand book da Nuvemshop, que inclui essa parte gráfica:

Gostou?

Esperamos que você tenha gostado desta edição do podcast e de todas as dicas sobre identidade visual! Você também pode escutar o NuvemCast no Spotify, YouTube, iTunes ou direto no SoundCloud.

E, se você pensa em vender pela internet, crie sua loja virtual hoje mesmo com a plataforma da Nuvemshop. São 30 dias grátis de teste e não há a necessidade de conhecimentos técnicos!

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