O que é marketing de produto e como fazer na sua empresa

Imagem mostrando uma reunião para definir estratégias de marketing de produto

O marketing de produto é uma estratégia que as empresas utilizam para conectar seus produtos aos clientes e aumentar as vendas. Com essa tática, é possível ter um ciclo de vida de sucesso, fortalecer a marca e inovar no desenvolvimento de soluções.


Você sabe o que é marketing de produto? O mundo virtual e as vendas pela internet podem ser desafiadoras por diversos fatores. Entre eles, podemos falar sobre o processo de lançamento de novos produtos nas lojas virtuais.

Antes de inserir um produto no catálogo e realizar seu lançamento, são feitas diversas pesquisas de campo para entender as necessidades do cliente e também são realizados testes prévios para poder oficializar o desenvolvimento de algo novo.

Todo esse processo faz parte da estratégia de marketing de produto. Sendo assim, saber a sua importância e como aplicar em seu negócio, pode ser o primeiro passo para ter uma loja virtual de sucesso.

Então, se deseja conferir como fazer marketing de produto, quais são os estágios e ainda entender o ciclo de vida de um produto, é só seguir a leitura do artigo. Vamos lá?

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O que é marketing de produto?

Marketing de produto é a adoção de estratégias para uma nova mercadoria fazer sucesso no mercado. Sendo assim, ele lida diretamente com as demandas relacionadas ao marketing externo, no qual envolvem ações de divulgação, fidelização, engajamento, entre outras.

Um time focado em marketing de produto começa o seu trabalho com um grande planejamento de ideias que visa encontrar meios funcionais e inovadores para tornar o lançamento de algo novo, em um acontecimento super diferente, moderno e o principal: precisa conquistar o cliente.

Diante disso, uma das funções mais importantes que o marketing de produto deve desempenhar é defender a voz do consumidor no negócio.

O marketing de produto precisa ter uma compreensão completa da mente e do coração dos seus clientes, pois, ao conhecer o que eles pensam e quais são as verdadeiras dores, será possível pensar em soluções que fazem de fato a diferença.

Por isso, sempre falamos que para ter sucesso com um novo negócio ou produto, é necessário entender os impulsionadores emocionais da compra e do uso.

Mas, por mais que atenda a todos os requisitos de qualidade e também tudo aquilo que o cliente está à procura, nenhum novo produto se vende sozinho. Afinal, os clientes precisam ser informados sobre suas funcionalidades e vantagens.

Por isso, o marketing de produto é primordial para lançar e promover um produto.

💡 Saiba mais: Quais são os tipos de marketing e sua aplicação?

Qual a diferença entre marketing de produto e gestão de produtos?

Começamos a responder a pergunta afirmando que é importante garantir que esses dois times trabalhem de forma saudável.

É provado que o gerenciamento de produtos e o marketing de produtos podem e devem trabalhar juntos. Afinal, as suas responsabilidades complementares ajudam a lançar com sucesso uma mercadoria no mercado.

Mas vamos lá! O marketing de produto, conforme mencionamos acima, é o que fica responsável pelo marketing externo, o que envolve a gestão da comunicação para o mercado, posicionamento do produto, plano de crescimento, avaliações, e tudo que engloba o sucesso de uma nova mercadoria.

Por outro lado, a gestão de produtos, é a área focada na criação e desenvolvimento. Normalmente, eles trabalham com indicadores, pesquisas e tudo que possa ressaltar o que o cliente está sentindo.

💡 Saiba mais: Checklist completo para fazer lançamento de produto

Basicamente estamos falando do seguinte fluxo:

  • Tenho meu negócio e sei quem é o meu cliente;
  • Entendo as dores que o meu cliente sente e o que ele mais busca;
  • O time de gestão de produtos entra em ação para criar algo que acabe com essa “dor”;
  • Na sequência, o marketing de produto cria as melhores estratégias de encantamento, divulgação e marketing externo para que o cliente consuma aquilo que foi lançado.

Qual é a importância do marketing de produto?

O marketing de produto é responsável pelo papel de encantar, engajar e convencer que o produto é diferente e especial, sempre proporcionando a melhor forma de transmitir o valor que agrega na própria linguagem do cliente.

Agora que você já sabe o conceito do marketing de produto, é necessário entender com mais detalhes a sua importância. Veja:

Conectar pessoas aos produtos

Esse é o grande papel do marketing de produto. Quando a conexão das pessoas com o produto é levada a sério, as estratégias são pensadas com foco no cliente e nas suas necessidades e costumam fazer sucesso. Por isso, é importante um time focar nas pessoas e no que elas buscam.

Personalizar algo novo

Você deve adorar quando recebe um presente personalizado ou quando encontra algo muito próximo do que estava procurando. O marketing de produto tem o papel de personalizar toda a experiência de uma nova “mercadoria” que chega ao mercado.

💡 Saiba mais: Como fazer a personalização da experiência de compra do seu cliente?

Garantir a força do produto no mercado

Como já mencionamos, o marketing como um todo tem o papel de garantir força para as fases de crescimento e maturidade de um produto, principalmente, quando ele for novo.

Ao trabalhar bem a mensagem, estabelecer e destacar os diferenciais, solucionar objeções e dúvidas, seu negócio será capaz de manter o produto sólido por mais tempo e evitar crises e problemas.

Controlar a precificação, distribuição e design

O marketing de produto também auxilia na estratégia de definição de preço e até mesmo no design.

Desta forma, é preciso estar atento ao mercado e aos valores praticados pela concorrência, além de garantir a distribuição ágil e cuidadosa dos produtos e ainda contribuir para o desenvolvimento de um design harmônico e responsivo de todos os produtos lançados.

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Qual é o ciclo de vida de um produto?

Todo produto tem uma data de validade. Neste caso, não estamos nos referindo à data de validade conforme a fabricação, mas ao ciclo de vida que um produto tem para ficar em destaque no mercado.

O ciclo de vida de um produto é composto por etapas: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Vamos conhecer cada uma delas:

Introdução ao cliente

Lancei um produto e necessito que ele seja inserido e trabalhado no mercado. Pronto, aqui começa a fase de introdução, em que ele acaba de ser lançado para o público.

Esta etapa acontece após o lançamento do produto e ocorre até que as vendas cresçam. Geralmente, é um período lento de vendas, já que o público ainda não conhece o produto e o retorno financeiro é baixo.

Crescimento no mercado

Aqui, o seu público-alvo já conhece o seu do produto e ocorre um rápido aumento de vendas. Entretanto, é preciso ter atenção, já que nesta etapa há o aumento da concorrência e, por isso, é preciso continuar investindo na mercadoria e criar estratégias de vendas.

Maturidade do produto

Nesta fase, o produto, as vendas e a quantidade de concorrentes se estabilizam, ou seja, o mercado já alcançou seu máximo. A dica é que você não se acomode com a situação, mas tenha em mente o desejo de investir e diferenciar a marca para manter a margem de lucro.

Declínio do produto

A fase de declínio é quando praticamente todo mundo que precisava comprar seu produto já comprou, principalmente se ele não for corriqueiro.

Durante essa fase, as vendas começam a cair, seja por uma mudança de mercado, outros produtos com o mesmo foco lançados ou pode acontecer do item se tornar ultrapassado e novas tecnologias surgirem.

💡 Saiba mais: O que é Matriz BCG e como fazer?

Quais são os estágios do marketing de produto?

Agora, chegou o momento de entender quais são as etapas do marketing de produto e como você pode implementar essa ideia no seu negócio. Vamos conferir:

1. Definição do público e das personas

Basicamente, para você realizar qualquer ação de marketing, seja ela qual for, é imprescindível que você saiba qual é o seu público-alvo e defina as personas do seu negócio.

O público-alvo está mais atrelado com as características gerais do seu cliente, já a persona tem o objetivo de compreender um pouco mais a fundo os problemas do seu consumidor, dúvidas e objetivos. Criando, dessa forma, a imagem de um cliente ideal.

💡 Saiba mais: Buyer Persona: como identificar o seu cliente ideal?

2. Escolha do posicionamento do produto

Também é papel do marketing de produto identificar a melhor forma de posicionar algo novo para mercado, conforme as peculiaridades daquele produto diante da concorrência.

A segmentação nessa etapa é super importante, ou seja, pensar no tom, na linguagem, na estética e em tudo que faça o cliente escolher o seu produto.

Para posicionar um novo item, escolha e qualifique os canais de venda. Ao saber das necessidades do seu cliente, será mais fácil identificar quais são os melhores canais para você expor o seu lançamento.

3. Divulgação para a equipe

Outra etapa é auxiliar na escolha e qualificação dos canais de venda. Sabendo das necessidades do seu cliente e os conhecendo muito bem, “quais são os melhores canais para você expor o seu lançamento?”.

O time de marketing de produto deve levar em consideração essa etapa durante o planejamento da divulgação

4. Preparação do conteúdo para o lançamento

Após definir o planejamento do lançamento do seu produto, incluindo uma data oficial, invista no marketing de conteúdo para este dia.

O conteúdo é a alma do negócio. Ele é quem conduz a comunicação, o tom, a voz, o formato e tantas outras coisas.

Pensar em conteúdos atrativos e que façam a conversão é de suma importância para o sucesso de qualquer lançamento.

5. Lançamento do produto

É preciso planejar com cuidado o lançamento do produto, afinal, a primeira impressão é a que fica. Por isso, não falhe no pontapé inicial e invista no lançamento.

O lançamento do produto consiste em você colocar em prática tudo aquilo que foi planejado e, se necessário, fazer mudanças. Seja rápido, mude assim que perceber que o resultado não está acontecendo. Compreenda o que o seu público procura e planeje novamente.

6. Acompanhamento dos resultados

Depois do produto no ar (ou nas prateleiras), é importante analisar os resultados do marketing. Não é recomendado lançar um produto e parar por aí, ou seja, deixar de lado a opinião do cliente e saber se, de fato, o que foi lançado está proporcionando uma boa experiência ao seu público.

Quem disse que todo produto novo faz sucesso logo no começo? Nem sempre isso acontece. O ajuste de rota, ou melhor, o ajuste às necessidades do cliente deve ocorrer sempre (antes e após o lançamento). É por isso que existem grupos de opiniões e pesquisas de campo. Então, não tenha medo e se precisar ajustar, ajuste.

Para você ter uma ideia, diariamente, aumenta o número de empresários que investem em ferramentas e profissionais, que usam os dados coletados das suas ações, a fim de obter o melhor resultado possível para seus negócios.

O fato é que ao acompanhar esses números, seu negócio ganhará novas possibilidades, com mais informações e possibilidades de ajustes que vão garantir o sucesso. O time de marketing de produto irá definir métricas válidas e cabíveis para serem acompanhadas.

💡 Saiba mais: Como usar dados de clientes para vender mais no e-commerce?

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Como fazer uma estratégia de marketing de produto?

Chegou a hora de você entender como colocar em prática o marketing de produto para um lançamento. Selecionamos algumas dicas que podem te ajudar. Confira:

Crie um hotsite

Criar um site exclusivo para o produto é bem interessante,já que é possível reunir todas as informações em uma única página.

Além disso, o hotsite ajuda a consolidar o tom, a voz e a identidade visual do produto e ainda é possível ir compartilhando experiências relatadas pelos clientes.

Faça parcerias ou contrate influenciadores

Fazer parcerias com um influenciador digital, que dialoga muito bem com o seu público-alvo, é uma ótima estratégia. O marketing de influência não para de crescer e contribui muito para a estratégia de lançamento de um produto.

Publique nas redes sociais

Invista nas redes sociais e crie um calendário editorial contando todas as informações do produto lançado:

  • Por que foi lançado?
  • Quem pode usar?
  • Qual o preço?
  • Vantagens do produto?
  • Como foi o processo de fabricação?
  • Quais as dicas de quem já usou?

Enfim, é possível criar posts estratégicos para conquistar o cliente.

Use o e-mail marketing

Quando o e-mail marketing é enviado para uma base ativa e limpa de contatos, ele é uma opção incrível para a divulgação de um novo produto.

A estratégia proporciona previsibilidade em seus disparos e é um diferencial, porque, ao acompanhar todas as métricas, é possível planejar o crescimento da sua estratégia e escalar o desenvolvimento do seu negócio.

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Invista na mídia paga

A mídia paga permite que você segmente sua campanha de acordo com o seu público-alvo. Dessa maneira, você pode investir nas estratégias corretas para atingir um objetivo específico e não perde tempo, nem dinheiro, fazendo anúncios que não vão atingir pessoas com chances reais de fechar um negócio com você.

Pronto para fazer marketing de produto?

Esperamos que você tenha entendido o que é marketing de produto e como aplicar essa estratégia em sua empresa. Lembre-se de definir a persona do seu negócio, planejar o lançamento e escolher um canal de venda utilizado pelo seu público-alvo.

E, se está pensando em vender online, que tal criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop e descobrir como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar? É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre marketing de produto

Marketing de produto consiste na adoção de estratégias para o lançamento de um produto ser um sucesso. Está presente desde a criação da mercadoria até a chegada ao consumidor.

O marketing de produto é o que fica responsável pelo marketing externo, o que envolve gestão da comunicação para o mercado, posicionamento do produto, plano de crescimento, avaliações, e tudo que envolve o sucesso de um novo item. A gestão de produtos, é a área focada na criação e desenvolvimento. Normalmente eles trabalham com indicadores, pesquisas e tudo que possa ressaltar o que o cliente está sentindo.

  • Conectar pessoas aos produtos;
  • Personalizar algo novo;
  • Garantir a força do produto no mercado;
  • Controlar de precificação, distribuição e design.

O ciclo de vida de um produto é composto por etapas: introdução, crescimento, maturidade e declínio.

  1. Definição do público e das personas;
  2. Escolha do posicionamento do produto;
  3. Divulgação para a equipe;
  4. Preparação do conteúdo para o lançamento;
  5. Lançamento do produto;
  6. Acompanhamento dos resultados.

  • Crie um hotsite;
  • Faça parcerias ou contrate influenciadores;
  • Publique nas redes sociais;
  • Use o e-mail marketing;
  • Invista na mídia paga.

O profissional de marketing de produto é responsável por realizar o desenvolvimento do produto no mercado. Ou seja, precisa cuidar do posicionamento da marca, garantir sucesso no lançamento do item, gerar demanda e apoiar o processo de vendas.

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