Printme diversifica locais de estoque e reduz o frete

Kelly, cofundadora da loja Printme, em sua loja física.

Kelly Motta Pansera Eler, fundadora da loja de decoração infantil Printme, já tinha um sonho em mente quando saiu da faculdade em 2013: empreender no e-commerce. Em 2016, ela e seu marido, Lucas Cortez Eler de Souza, deram os primeiros passos, explorando diferentes nichos.

Até que o filho, Pedro Lucas, chegou e direcionou o foco da empresa para produtos de decoração infantil. O foco da Printme é a fabricação de papéis de parede, adesivos e produtos lúdicos para decoração.

Em 2022, o prédio da marca, em Sinop, no Mato Grosso, começou a ficar pequeno. O casal decidiu investir em uma sede quatro vezes maior e abrir uma loja física local, complementando sua presença online.

A loja tem crescido consistentemente, faturando uma média de R$ 100 mil por mês no e-commerce, com uma equipe de seis pessoas. Também expandiram as vendas para marketplaces como o Mercado Livre, Magazine Luiza, Shein e Amazon.

Quer saber mais sobre a expansão da Printme? Continue a leitura!

O desafio: reduzir o custo de frete com um novo centro de distribuição

Um grande desafio enfrentado pela Printme durante a expansão do negócio foi o alto custo e o longo prazo de frete, devido à localização no estado do Mato Grosso.

A solução foi investir em um novo centro de distribuição em São Paulo, mais estratégico para a logística. A loja também passou a usar o centro de distribuição do Mercado Livre para vendas por meio deste marketplace.

“Para romper a barreira do frete caro, precisávamos de preços e prazos de frete mais competitivos.” – Kelly Pansera, cofundadora da Printme.

A solução: gestão multi CD na plataforma de e-commerce

A Printme precisava de uma funcionalidade que permitisse a gestão de estoque a partir de múltiplos centros de distribuição (multi CD) direto na plataforma de e-commerce.

A loja já usava a Nuvemshop desde 2018, e recentemente fez o upgrade para a Nuvemshop Next, projetada para lojas com alto volume de vendas e para a gestão de centros de distribuição ilimitados.

Com ela, a Printme pôde configurar quais produtos seriam enviados de cada centro de estoque.

Antes do multi CD, o custo médio de frete era de R$ 35, o que afastava muitos clientes em potencial. No entanto, após apenas um mês com a funcionalidade na plataforma, a loja viu um aumento significativo no número de novos clientes.

“O multi CD fez total diferença. Nosso número de pedidos aumentou, porque começamos a ganhar clientes que antes desistiam por conta do frete” – Kelly Pansera.

Imagem do site da loja Printme

Etiqueta de “Envio rápido” produtos disponíveis em múltiplos centros de distribuição.

Multi CD ecommerce

O administrador da Nuvemshop para configuração de múltiplos locais de estoque.

A integração da filial de São Paulo com o e-commerce foi possível graças ao trabalho conjunto da equipe Nuvemshop Next com a Kangu, que torna eficiente a cotação de frete a partir dos CDs, e com a Integrai, que auxilia na integração entre o ERP da loja e os centros de distribuição.

“Foram parceiros maravilhosos. Nos ajudaram a lidar com todos os ajustes e dúvidas para tornar a tecnologia para multi CD funcional.”

Além da Kangu, a Printme também utiliza a Frenet como gateway de frete, e ainda oferece a opção de compra online com retirada na loja física para clientes do Mato Grosso.

Personalização e capacitação: empoderando a equipe

Além da gestão multi CD, a equipe da Printme tem autonomia para customizar o site, com a própria sócia realizando atualizações. Os desenvolvedores são acionados apenas para personalizações avançadas.

Além disso, com a Nuvemshop Next, eles têm acesso ilimitado ao Ecommerce na Prática, uma assinatura da maior escola de e-commerce da América Latina. “Agora todos da equipe estão fazendo treinamentos”, conta Kelly.

A Printme também utiliza algumas integrações de aplicativos com a Nuvemshop para aumentar as vendas e melhorar o atendimento. Conheça quais são a seguir.

  • Tagy, aplicativo que permite à Printme enriquecer produtos, como adicionar a etiqueta “envio rápido” para chamar a atenção;
  • RA Trustvox, que permite mostrar avaliações de clientes para aumentar a credibilidade do site;
  • GoTarget, aplicativo que permite mandar notificações personalizadas no site e outros canais;
  • Brinde no carrinho, da Funsales, permite oferecer brindes a partir de um pedido mínimo;
  • Criador de promoções permite configurar ofertas com tempo limitado e desconto progressivo;
  • SMS by Klinko permite enviar mensagens inteligentes e atualizações para clientes;
  • Abas Pró permite criar campos personalizados para produtos e variações complexas.

Imagem de produto temático da loja Printme

Imagem da página inicial e de produtos da Printme, demonstrando campos personalizados e possibilidade de montar kits

Página inicial e página de produtos da Printme, mostrando abas com notificações personalizadas, kits e campos personalizados.

O próximo capítulo para a Printme envolve a expansão para diversos canais de venda e a ampliação da oferta de produtos. O sonho de Kelly é consolidar a Printme como uma das principais soluções para mães que desejam decorar os cantinhos de seus filhos.

A história da Printme é um exemplo inspirador de crescimento por meio de multi CD e ferramentas inteligentes.

Sua loja já tem alto volume de pedidos e quer expandir também? Conheça a Nuvemshop Next, plataforma que oferece gestão multi CD, um gerente de contas e atendimento preferencial para o seu negócio. Saiba como funciona a migração para a Nuvemshop!

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