Printme diversifica locais de estoque e reduz o frete

Casa e Jardim

Kelly Motta Pansera Eler, fundadora da loja de decoração infantil Printme, já tinha um sonho em mente quando saiu da faculdade em 2013: empreender no e-commerce. Em 2016, ela e seu marido, Lucas Cortez Eler de Souza, deram os primeiros passos, explorando diferentes nichos.

Até que o filho, Pedro Lucas, chegou e direcionou o foco da empresa para produtos de decoração infantil. O foco da Printme é a fabricação de papéis de parede, adesivos e produtos lúdicos para decoração.

Em 2022, o prédio da marca, em Sinop, no Mato Grosso, começou a ficar pequeno. O casal decidiu investir em uma sede quatro vezes maior e abrir uma loja física local, complementando sua presença online.

A loja tem crescido consistentemente, faturando uma média de R$ 100 mil por mês no e-commerce, com uma equipe de seis pessoas. Também expandiram as vendas para marketplaces como o Mercado Livre, Magazine Luiza, Shein e Amazon.

Quer saber mais sobre a expansão da Printme? Continue a leitura!

O desafio: reduzir o custo de frete com um novo centro de distribuição

Um grande desafio enfrentado pela Printme durante a expansão do negócio foi o alto custo e o longo prazo de frete, devido à localização no estado do Mato Grosso.

A solução foi investir em um novo centro de distribuição em São Paulo, mais estratégico para a logística. A loja também passou a usar o centro de distribuição do Mercado Livre para vendas por meio deste marketplace.

“Para romper a barreira do frete caro, precisávamos de preços e prazos de frete mais competitivos.” – Kelly Pansera, cofundadora da Printme.

A solução: gestão multi CD na plataforma de e-commerce

A Printme precisava de uma funcionalidade que permitisse a gestão de estoque a partir de múltiplos centros de distribuição (multi CD) direto na plataforma de e-commerce.

A loja já usava a Nuvemshop desde 2018, e recentemente fez o upgrade para a Nuvemshop Next, projetada para lojas com alto volume de vendas e para a gestão de centros de distribuição ilimitados.

Com ela, a Printme pôde configurar quais produtos seriam enviados de cada centro de estoque.

Antes do multi CD, o custo médio de frete era de R$ 35, o que afastava muitos clientes em potencial. No entanto, após apenas um mês com a funcionalidade na plataforma, a loja viu um aumento significativo no número de novos clientes.

“O multi CD fez total diferença. Nosso número de pedidos aumentou, porque começamos a ganhar clientes que antes desistiam por conta do frete” – Kelly Pansera.

Imagem do site da loja Printme

Etiqueta de “Envio rápido” produtos disponíveis em múltiplos centros de distribuição.

Multi CD ecommerce

O administrador da Nuvemshop para configuração de múltiplos locais de estoque.

A integração da filial de São Paulo com o e-commerce foi possível graças ao trabalho conjunto da equipe Nuvemshop Next com a Kangu, que torna eficiente a cotação de frete a partir dos CDs, e com a Integrai, que auxilia na integração entre o ERP da loja e os centros de distribuição.

“Foram parceiros maravilhosos. Nos ajudaram a lidar com todos os ajustes e dúvidas para tornar a tecnologia para multi CD funcional.”

Além da Kangu, a Printme também utiliza a Frenet como gateway de frete, e ainda oferece a opção de compra online com retirada na loja física para clientes do Mato Grosso.

Personalização e capacitação: empoderando a equipe

Além da gestão multi CD, a equipe da Printme tem autonomia para customizar o site, com a própria sócia realizando atualizações. Os desenvolvedores são acionados apenas para personalizações avançadas.

Além disso, com a Nuvemshop Next, eles têm acesso ilimitado ao Ecommerce na Prática, uma assinatura da maior escola de e-commerce da América Latina. “Agora todos da equipe estão fazendo treinamentos”, conta Kelly.

A Printme também utiliza algumas integrações de aplicativos com a Nuvemshop para aumentar as vendas e melhorar o atendimento. Conheça quais são a seguir.

  • Tagy, aplicativo que permite à Printme enriquecer produtos, como adicionar a etiqueta “envio rápido” para chamar a atenção;
  • RA Trustvox, que permite mostrar avaliações de clientes para aumentar a credibilidade do site;
  • GoTarget, aplicativo que permite mandar notificações personalizadas no site e outros canais;
  • Brinde no carrinho, da Funsales, permite oferecer brindes a partir de um pedido mínimo;
  • Criador de promoções permite configurar ofertas com tempo limitado e desconto progressivo;
  • SMS by Klinko permite enviar mensagens inteligentes e atualizações para clientes;
  • Abas Pró permite criar campos personalizados para produtos e variações complexas.

Imagem de produto temático da loja Printme

Imagem da página inicial e de produtos da Printme, demonstrando campos personalizados e possibilidade de montar kits

Página inicial e página de produtos da Printme, mostrando abas com notificações personalizadas, kits e campos personalizados.

O próximo capítulo para a Printme envolve a expansão para diversos canais de venda e a ampliação da oferta de produtos. O sonho de Kelly é consolidar a Printme como uma das principais soluções para mães que desejam decorar os cantinhos de seus filhos.

A história da Printme é um exemplo inspirador de crescimento por meio de multi CD e ferramentas inteligentes.

Sua loja já tem alto volume de pedidos e quer expandir também? Conheça a Nuvemshop Next, plataforma que oferece gestão multi CD, um gerente de contas e atendimento preferencial para o seu negócio. Saiba como funciona a migração para a Nuvemshop!

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