Histórias de sucesso
Ferpa Design

Ferpa Design: a loja virtual de móveis para gatos com mais de 13 mil clientes

Pets/Mascotes
+ 13 mil
gateiros satisfeitos
Sócios-fundadores da Ferpa Design, Fernando Sucollotti e Rodrigo Barros da Silva.

Empreendedores do interior de Santa Catarina construíram do zero o maior e-commerce de móveis para gatos do Brasil, com recordes de faturamento ano após ano.


A Ferpa Design é uma loja virtual de móveis para gatos fundada em 2019 pelos sócios Fernando Sucollotti e Rodrigo Barros da Silva, em São José do Cedro/SC. Em 6 anos, o negócio que começou com caminhas para pets vendidas de porta em porta tornou-se o maior e-commerce do segmento, com mais de 13 mil clientes atendidos.

O segredo do sucesso dessa loja virtual, cliente da Nuvemshop Next, é uma combinação única: produtos inovadores, fabricação própria, vendas online e foco na conexão com o público de gateiros. Com isso, a Ferpa Design se tornou um grande case do mercado pet, desbravando um nicho antes inexplorado.

Veja alguns números surpreendentes da loja virtual:

  • Mais de 13 mil gateiros atendidos desde o início da parceria com a Nuvemshop
  • Aumento de 58% no faturamento em abril de 2025, em relação ao ano anterior;
  • Aumento de 47% nos pedidos em abril de 2025, em relação ao ano anterior;
  • Crescimento de 13% do ticket médio entre janeiro e abril de 2025;
  • Taxa de conversão de carrinhos de 28,2% (a média nacional do e-commerce é de 18%) ;
  • Mais de 110 mil acessos na loja virtual no primeiro trimestre de 2025.

Raio-X da Ferpa Design

  • Setor: Pet;
  • Segmento: móveis para gatos;
  • Modelo de negócio: D2C (Direct to Consumer), fabricante que vende diretamente ao consumidor, sem intermediários;
  • Canais de venda: e-commerce (100% de participação de receita);
  • Equipe: em média 34 pessoas, entre administração e produção;
  • Público-alvo: mulheres (70%) de classe AB, 30 a 34 anos, da região Sudeste.

Quer saber como uma fábrica de móveis para gatos chegou ao topo do e-commerce pet? Acompanhe a saga de empreendedorismo da Ferpa Design! 😺

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História da Ferpa Design: uma torre para gatos e um sonho

A história da Ferpa Design começou quando o Fernando uniu sua paixão pela arquitetura com as habilidades de marcenaria e design do Rodrigo. Os dois se conheceram em Umuarama, no Paraná, no primeiro ano da faculdade de arquitetura, em 2008. Dez anos depois, em 2018, o Rodrigo aceitou o convite do Fernando para começar um negócio de marcenaria e se mudou para São José do Cedro, Santa Catarina.

Nessa época, os dois já haviam passado por experiências frustradas com o empreendedorismo. Mas, em vez de desistir desse sonho, eles recomeçaram do zero com a ideia mais inusitada possível: fabricar móveis para gatos.

Os primeiros produtos eram caminhas simples, que eram vendidas porta a porta. Logo, eles descobriram que era preciso encontrar um novo nicho de mercado e ter um diferencial para se destacar no setor pet.

Ao mesmo tempo, o Fernando tornou-se oficialmente um gateiro e teve um insight a partir da convivência com seus bichanos — nada melhor do que se identificar com o público-alvo! 🐈

Então, a partir da visão de mercado do Fernando e da criatividade do Rodrigo, nasceu a Ferpa Design e seu primeiro produto campeão de vendas: a Torre para Gatos Tom. No início, havia um receio devido ao preço mais alto do item, mas eles seguiram apostando no refinamento e na qualidade superior dos acabamentos.

Fernando Sucollotti e Rodrigo Barros da Silva, sócios-fundadores da Ferpa Design.

Fernando Sucollotti e Rodrigo Barros da Silva, sócios-fundadores da Ferpa Design na fábrica da marca.

No entanto, o público ideal da Ferpa Design não estava em uma cidade de 14 mil habitantes. Por mais que o produto fosse excelente, não havia demanda suficiente, tampouco capital para expandir uma loja física.

Por isso, eles tomaram a decisão certeira de vender pela internet, onde poderiam alcançar gateiros do Brasil todo com seus produtos inovadores. Será que essa ideia deu certo? É o que vamos descobrir em seguida!

Desafios de um e-commerce de móveis para gatos

Em 2019, a Ferpa Design abriu sua primeira loja virtual para vender os inovadores móveis para gatos. Ao mesmo tempo, a equipe foi reforçada com a entrada da Gabriela Filippi Weber, atual diretora de marketing da marca.

O primeiro e-commerce da marca foi criado no Magento, uma plataforma de criação de sites open source, ou seja, de código aberto. Por isso, a Ferpa Design teve que contratar uma agência local para desenvolver uma loja virtual do zero.

Embora esse modelo de loja online seja altamente personalizável, a equipe se deparou com diversos obstáculos na gestão do e-commerce, como:

Alto custo para desenvolvimento do site e de novas páginas (para você ter ideia, hoje, uma loja virtual desenvolvida do zero custa entre R$ 10 e R$ 50 mil);

❌ Dependência total da agência para qualquer alteração no site de vendas, como a inclusão de um banner ou uma mudança de layout;

Prazos muito longos para campanhas, ajustes e configurações (uma ação de marketing, por exemplo, levava semanas para ser implementada na loja virtual);

❌ Atendimento ineficiente e suporte demorado;

❌ Estresse devido à cobrança frequente de solicitações não atendidas pela agência.

Adivinha qual foi a solução encontrada para esses problemas? Criar uma loja virtual em uma plataforma de e-commerce completa e fácil de usar: a Nuvemshop Next.

"Saindo do Magento, deixamos para trás as demoras absurdas das solicitações e fomos para a Nuvemshop Next, onde é só arrastar e soltar que está feito, clicou e está pronto, pagando muito menos por mês."

Fernando Sucollotti
Fernando Sucollotti
Sócio-fundador da Ferpa Design

O início da parceria com a Nuvemshop

Em 2020, a Ferpa veio para a Nuvemshop e, em poucos meses, quintuplicou seu faturamento. Veja os principais motivos que levaram a Ferpa Design a escolher a Nuvemshop:

✅Autonomia para fazer alterações no site e personalizar a loja virtual sem depender de uma agência;

✅Excelente custo-benefício da plataforma, com planos que atendem a empresa desde os primeiros passos até altos níveis de faturamento;

✅Agilidade no suporte e atendimento ao lojista;

✅Variedade de ferramentas e integrações de marketing para divulgar a empresa e aumentar as vendas.

"Nós entendemos que a Magento nos limitava e que éramos reféns da agência. Com a mudança para a Nuvemshop Next, nosso faturamento quintuplicou e nossos custos com a plataforma diminuíram drasticamente."

Fernando Sucollotti
Fernando Sucollotti
Sócio-fundador da Ferpa Design

Daí para frente, os resultados só cresceram, como veremos a seguir.

Nuvemshop Next: um novo capítulo de crescimento

Antes de chegar à Nuvemshop Next, nossa plataforma avançada para lojas virtuais em expansão, a Ferpa Design passou alguns meses, entre 2022 e 2023, testando dois concorrentes: Shopify e VNDA.

Porém, tiveram problemas parecidos com os do início das vendas online: custos altos para tudo, longas esperas por qualquer alteração e atendimento ruim. Além disso, as migrações foram difíceis e causaram muitas dores de cabeça.

Nas palavras do próprio Fernando, a sensação de voltar para a Nuvemshop, em 2024, foi um “respiro de alívio”. E o melhor: voltar em grande estilo, com a solução robusta da Nuvemshop Next para grandes marcas.

"A Nuvemshop foi a plataforma que nos fez acreditar na nossa marca. Com a Nuvemshop Next, nos sentimos em casa: a equipe abraçou a nossa causa e se preocupa com o sucesso da loja."

Fernando Sucollotti
Fernando Sucollotti
Sócio-fundador da Ferpa Design

A migração foi rápida e segura, com o apoio de especialistas, e a Ferpa passou a contar com diferenciais como um gerente de e-commerce dedicado, personalizações com o time de professional services e um amplo ecossistema de soluções integradas

A plataforma é como um carro de F1: você pode parar no pit stop e trocar os pneus, ajustar a aerodinâmica, fazer o upgrade onde precisar. A plataforma acompanha nossas necessidades de personalização e inovação.

Fernando Sucollotti • sócio-fundador da Ferpa Design

Diferenciais Nuvemshop Next para a Ferpa Design

Veja alguns atributos da Nuvemshop Next que foram decisivos para o crescimento da Ferpa Design:

Captura de tela Ferpa Design desktop.

  • Checkout acelerado (até 30% mais rápido), que explica a alta taxa de conversão de carrinhos da Ferpa (28,2%);
  • Time de professional services a postos para desenvolver soluções tecnológicas sob medida;
  • Facilidade para configurar promoções como cupons de desconto, frete grátis e brindes, utilizando funções nativas ou apps gratuitos;
  • Parceria com a agência We.digi, especialista em Nuvemshop Next, para personalização da loja virtual e implementação de novas estratégias de marketing digital;
  • Integração com o ERP Olist para uma gestão descomplicada da loja virtual;
  • Integrações essenciais de marketing, como o aplicativo RA Trustvox, que mostra as avaliações de clientes do Reclame Aqui na loja virtual (uma poderosa prova social) e o app Bonifiq, que permite criar um programa de fidelidade;
  • Integrações simplificadas com as redes sociais, por meio de funções nativas e aplicativos como o Pinterest, que permite a criação automática de pins de produto a partir do catálogo da loja;
  • Soluções próprias para marketing e pagamentos, como Nuvem Marketing e Nuvem Pago (utilizam para vendas via Pix, que representam 24% dos pagamentos);
  • Visibilidade total das métricas de desempenho da loja virtual, que ajudam a tomar decisões certeiras rumo ao crescimento. Por exemplo, relatórios que mostram produtos mais vendidos, índice de fidelização de clientes e taxas de conversão;
  • Atendimento prioritário por e-mail e WhatsApp, com agilidade na resposta de dúvidas e solicitações.

"A primeira palavra que me vem à mente sobre a Nuvemshop é agilidade. Se eu tive uma ideia hoje, amanhã ela já está sendo executada na minha loja, com a vantagem de um suporte humanizado."

Fernando Sucollotti
Fernando Sucollotti
Sócio-fundador da Ferpa Design

Como a Nuvemshop Next resolveu os problemas da Ferpa Design

Veja como a Nuvemshop Next solucionou as dores da Ferpa Design com sua tecnologia:

Infográfico mostra como a Nuvemshop Next resolveu os problemas da Ferpa Design.

Problema Solução na Nuvemshop Next
Custos altos demais para manter, gerenciar e personalizar a loja virtual Preço fixo mensal altamente vantajoso em comparação com a concorrência, com atendimento dedicado e soluções personalizadas de ótimo custo-benefício
Dependência total da agência para fazer alterações e personalizar a loja Liberdade para customizar o layout e as configurações do e-commerce, com FTP aberto e um painel intuitivo
Demora no atendimento de qualquer solicitação feita pela loja virtual Atendimento rápido e eficiente das solicitações dos lojistas, com um time de especialistas a postos e um gerente dedicado
Dificuldade para integrar outras plataformas e apps Amplo ecossistema de aplicativos e soluções nativas, com mais de 200 integrações, além de APIs públicas para facilitar a conexão com sistemas de terceiros
Problemas no checkout, que é o ponto mais sensível de um e-commerce de alto ticket médio Checkout acelerado e transparente, com menos cliques e mais vendas.

Migre para a Nuvemshop Next e resolva seus problemas com tecnologia

Estratégias de crescimento da Ferpa Design

Quer saber o que a Ferpa Design fez para alcançar seus resultados? Confira as estratégias de sucesso utilizadas pela loja virtual:

Black Friday verdadeira

Nada de Black Fraude: na Ferpa Design, a Black Friday tem descontos reais! Na BF 2024, entre outubro e novembro, a empresa atingiu resultados incríveis, como:

  • Alta de 208% no faturamento;
  • Alta de 150% nos pedidos;
  • Alta de 50% na receita média por sessão;
  • Queda de 25% no abandono de carrinho;
  • Alta de 25% na taxa de conversão (índice percentual de visitantes que fecham uma compra).

Os clientes sabem que a nossa Black Friday é real, não inflamos preços durante o ano. Quando você é fabricante, não tem margem para dar descontos altos, então aqueles 10%, 15% off geram um boom de vendas.

Fernando Sucollotti • sócio-fundador da Ferpa Design

Marketing de conteúdo e tráfego orgânico

O grande pilar de divulgação da Ferpa Design é o marketing de conteúdo, feito, principalmente, pelas redes sociais. A marca utiliza o Instagram, com mais de 145 mil seguidores, como principal canal para promover conteúdo relevante e se aproximar de seu público.

Na Nuvemshop Next, a Ferpa consegue conectar seu e-commerce ao Instagram, TikTok e Pinterest por meio de integrações, impulsionando suas estratégias.

E o mais impressionante: quase zero tráfego pago. A marca conquistou seus resultados com conteúdos orgânicos, tendo iniciado o trabalho de performance (investimento em anúncios) mais recentemente.

Força no SEO para atingir o topo do Google

A estrutura otimizada para SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca) da Nuvemshop Next contribuiu para decolar o tráfego orgânico da Ferpa Design. O site da marca saiu de um tráfego médio de 300 visitas orgânicas por mês, em abril de 2024, para um patamar de mais de 12 mil visitas mensais, em abril de 2025.

Além disso, as páginas do site estão nas primeiras posições para palavras-chave essenciais do segmento, como “playground para gatos” e “arranhador para gatos”.

Ferpa Rewards: programa de fidelização

Lojas virtuais de alto ticket médio como a Ferpa Design se beneficiam muito de programas de fidelidade. Por isso, a Ferpa tem o Ferpa Rewards, seu programa baseado em pontos, criado com o app Bonifiq.

Por meio desse programa, os clientes podem juntar pontos nas suas compras e trocar por descontos e vantagens exclusivas na loja virtual.

Diferenciação da marca no mercado pet

A Ferpa Design conseguiu se diferenciar em um mercado competitivo como o de produtos para pets, graças aos seguintes fatores:

  • Forte conexão com o público, por meio da comunicação humanizada e storytelling inspirador. No modelo D2C, o maior triunfo é a proximidade com o cliente, que permite a criação de uma experIência de compra única;
  • Compreensão profunda da necessidade de tutores de gatos, que se veem como “pais” dos animais;
  • Promoção da “gatificação” dos ambientes da casa, com móveis que atendem às necessidades dos gatos e ainda combinam com uma mobília mais sofisticada;
  • Coleta de feedbacks contínua com os clientes para lançar e remodelar produtos.

Esses são os segredos para prosperar no mercado pet, que é um dos mais promissores do país. A pesquisa NuvemCommerce, o maior relatório de vendas do e-commerce, mostra que os empreendedores do segmento pet são os mais otimistas do mercado: 92% afirmam ter confiança no crescimento de suas lojas virtuais.

Para o futuro: inovação e novos mercados

Liderar o segmento de móveis para gatos foi só o primeiro passo para a Ferpa Design. Entre os planos da empresa, estão o lançamento de produtos ainda mais inovadores, linhas focadas no mercado de luxo e a internacionalização da marca.

Além disso, a marca tem desenvolvido estratégias white label, um modelo de negócio em que os produtos são fabricados sob encomenda para terceiros adaptarem com suas marcas e revenderem no mercado — um caminho lucrativo para fabricantes.

Antes de encerrarmos, o Fernando tem algumas palavras inspiradoras para os empreendedores digitais:

Empreender é estar disposto a errar 99 vezes para acertar 1. Na sua jornada, você vai enfrentar pessoas te desacreditando, questões políticas, fornecedores que não te dão importância, falta de crédito. Apenas não desista e prove para si mesmo que sua ideia valeu a pena.

Fernando Sucollotti • sócio-fundador da Ferpa Design

Concordamos totalmente com o Fernando e desejamos um futuro ainda mais brilhante para a marca! Nós, da Nuvemshop Next, estaremos junto com a Ferpa Design na missão de gatificar o e-commerce. 😻

Gostou da história da Ferpa Design e quer o mesmo destino para o seu negócio? Então, conheça a Nuvemshop Next, nossa solução para marcas que não param de crescer.

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