O que fazer ao realizar uma compra em site falso?

Telefone vermelho, representando a dúvida 'compra em site falso, o que fazer?'

Comprar pela internet é prático, não toma muito tempo e nem exige deslocamento. Por essas e outras razões, o comércio eletrônico tem crescido a cada dia. Mas as fraudes também migraram para esse meio e afetam uma grande quantidade de consumidores e lojistas. Nesse contexto, em caso de compra em site falso, o que fazer?

Temos no Brasil alguns regulamentos que protegem o consumidor. Destacam-se entre eles o Código de Defesa do Consumidor e o Decreto regulamentar 7962/2013. Com base nessas leis, os órgãos públicos trabalham para que os compradores sejam ressarcidos ou melhor atendidos em caso de insatisfação.

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Veja, a seguir, com quem você pode entrar em contato para tentar resolver o problema após ser vítima de um site falso:

1. Loja virtual

Ao perceber que foi vítima de uma fraude, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com a loja virtual. Muitas vezes, a própria empresa não está ciente do ocorrido e pode já tomar uma providência ao ser informada. O ideal é não recorrer aos demais serviços sem tentar resolver a situação de forma direta com o estabelecimento em que você comprou.

Fale também com o seu banco para solicitar a verificação ou o bloqueio do cartão de crédito. Em caso de clonagem, a responsabilidade passa a ser da operadora da bandeira — e você pode fazer uma reclamação ao Banco Central se houver demora.

2. PROCON

Se o e-commerce no qual você sofreu a fraude não tomar as providências necessárias, a alternativa é acionar o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor). Junte todos os documentos referentes à compra e ligue para o número 151 para solicitar orientações específicas.

Na cidade de São Paulo, o atendimento é realizado através dos Postos do Poupatempo, enquanto outras regiões contam com agências conveniadas. Há também a possibilidade de fazer sua reclamação pela internet através do cadastro eletrônico.

3. IDEC

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) é outra entidade que pode ajudá-lo caso você tenha problemas com compras online. Para utilizar seus serviços, contudo, é preciso se tornar um associado.

Registrando-se através do site oficial, é possível obter acesso a diversas orientações sobre e-commerce, contar com a ajuda do órgão para solucionar sua situação e até mesmo participar de ações judiciais coletivas, unindo-se a outros compradores que passaram por inconvenientes parecidos.

4. Delegacias especializadas em crimes virtuais

Se as opções anteriores ainda não te ajudarem a lidar com os prejuízos de uma compra fraudulenta, a medida final indicada é acionar uma das delegacias especializadas em cibercrimes. Há diversas delas distribuídas pelos estados brasileiros e você pode conferir uma lista de delegacias.

Boletim de ocorrência de compra pela internet

O Boletim de Ocorrência de compra pela internet, em alguns estados, pode ser feito online. Nele, são pedidas todas as informações sobre o acontecido para que o caso possa ser investigado.

Ao entrar em contato, você será orientado a registrar esse Boletim de Ocorrência para dar início ao processo de investigação e aguardar que o problema seja solucionado.

No estado de São Paulo, é possível fazer esse registro online. Para isso, basta acessar a página da Delegacia Eletrônica e completar as informações requeridas para que uma investigação possa ser conduzida.

Lembre-se de fornecer o máximo de informações possíveis sobre seu caso, como capturas de tela das cobranças e de suas tentativas de contato com a loja. Dessa forma, as chances de que seu caso seja resolvido aumentam. Isso vale não apenas para o Boletim de Ocorrência, mas também para as outras instâncias que citamos, certo? 😉

💡 Saiba mais: Panorama geral sobre a história e as leis do Direito do Consumidor

Como comprar pela internet com segurança?

Para evitar os sites fraudulentos no futuro, é possível observar alguns aspectos sobre como comprar pela internet com segurança. Confira as principais dicas para não cair em golpes:

1. Observe selos e certificados de segurança

Para as próximas ocasiões de compra online, vale a pena verificar se a loja em questão possui o certificado SSL. Esse item, representado por um pequeno cadeado do lado esquerdo da URL, demonstra uma preocupação em preservar a identidade dos envolvidos e a segurança dos dados digitados naquela página.

Os selos de aprovação, como os do Ebit e Site Verificado também te ajudam a identificar se o site é seguro. Normalmente, eles ficam no rodapé do e-commerce em questão, como na imagem abaixo:

Captura de tela de loja virtual, mostrando os selos de confiabilidade.

Esses são sinais de credibilidade e, se estiverem presentes, provavelmente indicam uma página confiável. Desse modo, as chances de que aquele não seja um e-commerce real diminuem.

💡 Saiba mais: O que é selo de segurança e como conseguir um?

2. Tente contato pelos canais de atendimento

Além dos selos, se estiver receoso, tente contato por meio dos canais de atendimento ao cliente. Um site que divulga os meios por onde os clientes podem enviar dúvidas e reclamações já tem mais chances de não ser fraudulento — apesar de esse fator isolado não ser garantia.

Envie suas perguntas pelo canal que preferir (e-mail, redes sociais ou, até mesmo, telefone) e observe se há resposta, além de quanto tempo demoram e qual o conteúdo delas. Assim, você vê se, realmente, há uma equipe preocupada com os clientes.

3. Desconfie de preços muito baixos

Outro quesito muito importante na hora de fazer compras online com segurança é em relação aos preços.

Se, por exemplo, você quer comprar um modelo específico de televisão e viu que, na maioria dos sites, ele custa R$ 800, mas há um e-commerce em que o preço é R$ 300. Será que é mesmo uma boa ideia fazer essa compra? O que essa loja faz de diferente para oferecer um produto tão mais barato? 🤔

Nesses momentos, desconfie de preços muito abaixo da concorrência. Afinal, eles podem demonstrar que não há produto nenhum, apenas uma isca para atrair vítimas do golpe.

4. Cheque sites de reputação e comentários nas redes sociais

Além dos sinais no próprio site, confira outros lugares para checar a reputação da loja. O exemplo mais conhecido é o Reclame Aqui. Nele, você pode ver reclamações dos clientes que já compraram lá, se o estabelecimento respondeu e que solução foi dada.

Ademais, uma outra forma de checar se um e-commerce é confiável é observar os comentários das pessoas nas redes sociais dessa loja. Normalmente, quando o serviço não é bom — ou fraudulento —, há muitas queixas nos comentários de postagens.

💡 Saiba mais: O que é satisfação do cliente?

5. Não revele sua senha do cartão de crédito online

Outro ponto muito importante na hora de comprar em e-commerces é nunca revelar sua senha do cartão de crédito. Esse dado quase nunca é pedido online. Para realizar uma compra, basta digitar as informações do próprio cartão, mas não a senha.

Então, se um site exigir sua senha, não a digite e desconfie. Busque entender o motivo daquilo por meio dos canais de atendimento.

6. Faça compras apenas a partir de dispositivos confiáveis

Por fim, evite fazer compras por meio de computadores e dispositivos móveis públicos. Use apenas aparelhos conhecidos. Dessa maneira, você evita digitar seus dados em locais em que outras pessoas — às vezes mal-intencionadas — tenham acesso às suas informações.

Se você vende ou quer vender pela internet, precisa trabalhar para deixar seu site seguro e conquistar a confiança do consumidor.

💡 Saiba mais: Site de compras: como ter um e-commerce confiável?

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Tudo certo sobre o que fazer ao comprar em site falso?

Ser vítima de uma fraude na internet nunca será uma experiência agradável, mas felizmente os consumidores estão apoiados com diversos recursos. Agora, você já sabe o que fazer se fizer uma compra em site falso. 😉

Procure sempre exigir o cumprimento dos seus direitos e tomar o máximo de cuidado com sites estranhos. Dessa forma, você não precisa passar por esse aborrecimento no futuro!

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre compra em site falso

Ao perceber que foi vítima de uma fraude, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com a loja virtual. Muitas vezes, a própria empresa não está ciente do ocorrido e pode já tomar uma providência ao ser informada. Se isso não resolver, você pode recorrer ao Procon, ao IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) ou às delegacias especializadas em crimes virtuais.

  1. Observe selos e certificados de segurança;
  2. Tente contato pelos canais de atendimento;
  3. Desconfie de preços muito baixos;
  4. Cheque sites de reputação e comentários nas redes sociais;
  5. Não revele sua senha do cartão de crédito online;
  6. Faça compras apenas a partir de dispositivos confiáveis.

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