Fraude ao comprar pela internet: a quem recorrer?

Por: Luane Silvestre
Criado em: 21/06/16.
Atualizado em 17/04/19.
5 min
de leitura

Índice

Orgaos de defesa do consumidor

Comprar pela internet é prático, não toma muito tempo e nem exige deslocamento. Por essas e outras razões, o comércio eletrônico tem crescido a cada dia. Mas, como já vimos nas aulas anteriores, as fraudes também migraram para esse meio e afetam uma grande quantidade de consumidores e lojistas.

Depois de conhecermos as diferentes maneiras de proteger seu e-commerce, veremos o outro lado da história: o que fazer e a quem recorrer se você, como comprador, for vítima de fraude em uma loja online.

Temos no Brasil alguns regimentos que protegem o consumidor. Destacam-se entre eles o Código de Defesa do Consumidor e o Decreto regulamentar 7962/2013, sobre os quais você pode aprender mais neste artigo. Com base nessas leis, os órgãos públicos trabalham para que os compradores sejam ressarcidos ou melhor atendidos em caso de insatisfação.

Ações imediatas

Ao perceber que foi vítima de uma fraude, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com a loja virtual. Muitas vezes a própria empresa não está ciente do ocorrido e pode já tomar uma providência ao ser informada. O ideal é não recorrer aos demais serviços sem tentar resolver a situação de forma direta.

Fale também com o seu banco para solicitar a verificação ou o bloqueio do cartão de crédito. Em caso de clonagem, a responsabilidade passa a ser da operadora da bandeira (e você pode fazer uma reclamação ao Banco Central se houver demora).

PROCON

Se o e-commerce no qual você sofreu a fraude não tomar as providências necessárias, a alternativa é acionar o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor). Junte todos os documentos referentes à compra e ligue para o número 151 pare solicitar orientações específicas.

Na cidade de São Paulo, o atendimento é realizado através dos Postos do Poupatempo, enquanto outras regiões contam com agências conveniadas. Há também a possibilidade de fazer sua reclamação pela internet através do cadastro eletrônico.

IDEC

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) é outra entidade que pode ajudá-lo caso você tenha problemas com compras online. Para utilizar seus serviços, contudo, é preciso se tornar um associado.

Registrando-se através do site oficial, é possível obter acesso a diversas informações sobre e-commerce, contar com a ajuda do órgão para solucionar sua situação e até mesmo participar de ações judiciais coletivas, unindo-se a outros compradores que passaram por inconvenientes parecidos.

Delegacias especializadas em crimes virtuais

Se as opções anteriores ainda não te ajudarem a lidar com os prejuízos de uma compra fraudulenta, a medida final indicada é acionar uma das delegacias especializadas em cybercrimes.

Há diversas delas distribuídas pelos estados brasileiros, e você pode conferir uma lista aqui. Ao entrar em contato, você será orientado a registrar um Boletim de Ocorrência para dar início ao processo de investigação e aguardar o solucionamento do problema.

Entendido?

Ser vítima de uma fraude na internet nunca será uma experiência agradável, mas felizmente os consumidores estão apoiados com diversos recursos. Procure sempre exigir o cumprimento dos seus direitos e tomar o máximo de cuidado com sites suspeitos.

Para as próximas ocasiões de compra online, vale a pena verificar se a loja em questão possui o certificado SSL (que demonstra uma preocupação em preservar a identidade dos envolvidos) e selos de aprovação, como os do E-bit e Site Verificado. Esses são sinais de credibilidade e, se estiverem presentes, provavelmente indicam uma página segura.

Caso você queira se tornar um lojista e contar com uma plataforma segura e confiável, pode experimentar a Nuvemshop por 15 dias grátis e começar a vender pela internet.

[Atualizado em 04/01/2018.]

Luane Silvestre

Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. Já foi Gerente de Educação aqui na Nuvem Shop, e hoje é co-fundadora da Halya, oferece conteúdos e mentorias personalizadas sobre Branding, Comunicação, E-Commerce, Inbound Marketing, Neuromarketing e UX.


  • acabo de ter meus dados fraudados via o site http://www.cineboxcenter.com.br, que tem vocês como host

    • nuvemshop

      Olá, Katia! Como vai?

      Para que possamos te ajudar com isso, por favor, nos escreva para contato@nuvemshop.com.br que teremos o maior prazer em te responder 🙂

      Até mais!

  • Tainá Lafetá

    Fiz uma compra na loja virtual da nuvem, fastapple.lojavirtualnuvem.com.br/
    Transferir R$1500,00, agora não respondem e não dão satisfação.
    Fui Roubada por uma loja da Nuvem, o que posso fazer para reaver meu dinheiro?
    preciso de ajuda, como denuncio?

    • nuvemshop

      Olá, Tainá! Como vai?

      Sentimos muito por isso. Mas para que possamos te ajudar, por favor, nos escreva para contato@nuvemshop.com.br que teremos o maior prazer em te responder.

      Até mais!

  • Simone Duvilierz

    Realizei uma compra em Fev de 2018, até hoje não recebi a mercadoria comprada e nem o valor de volta. Fui lesada. Tento contato por telefone é impossível e por e-mail só vem reposta automática.
    LOJASKD estou irritadíssima. A quem recorrer ???

    • nuvemshop

      Olá, Simone!

      Sentimos muito por isso. Se você não obteve resposta/retorno com ações imediatas, sugerimos os próximos passos deste post (PROCON e IDEC).

      Esperamos que você consiga resolver isto em breve 🙂

      Até mais!

  • Sergio Rodrigues

    Isso esta uma Praga na internet, muito pessoal esta abusando.
    http://www.chaveirotop.com.br

    • nuvemshop

      Olá, Sérgio! Como vai?

      Realmente, mas ainda bem que temos como recorrer, conforme explicado neste artigo. Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

      Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades sobre redes sociais, marketing e vendas online 🙂

      Até mais.

  • Lea Bramar

    Deveria existir um site para podermos delatar um site falso!

  • Lea Bramar

    Fiz uma compra no Site LPF Loucos por Futebol, um presente para o meu filho e não recebi o produto! Não tem como fazer nada! Eles não atendem telefone, não respondem os e-mails e ficam com nossos dinheiro!

    • nuvemshop

      Olá, Lea!

      Sentimos muito por isso. Se você não obteve resposta/retorno com ações imediatas, sugerimos os próximos passos deste post (PROCON e IDEC).

      Esperamos que você consiga resolver isto em breve 🙂

      Até mais!

  • Léo Torres

    Acho que sites especializados em hospedagem de lojas deveriam tomar providências ou, pelo menos, oferecer suporte quando ocorrem fraudes dentro de seu domínio.

    Mas imagino que seja um ótimo modelo de negócio receber dinheiro de lojas fraudulentas, né?

    • nuvemshop

      Olá, Léo! Como vai?

      Para que possamos tirar suas dúvidas em relação a esta questão, por favor, nos escreva para contato@nuvemshop.com.br que teremos o maior prazer em te responder!

      Até mais 🙂

      • Léo Torres

        Existe um prazo para essa resposta? Pq 48hs deps do contato inicial, a pessoa lesada ainda não teve resposta alguma de vocês

        • nuvemshop

          Olá, Léo! Como vai?

          Você poderia nos informar o e-mail pelo qual você entrou em contato com a nossa Central de Atendimento? Assim poderemos localizar com mais agilidade o seu caso.

          • Léo Torres

            o caso esta sendo tratado pelo email elaine.co@gmail.com

          • nuvemshop

            Obrigada pela informação, Léo. Este contato será comunicado à nossa equipe de Atendimento 🙂

      • Marcelo Cunha

        este e-mail contato @ nuvemshop . com . br foi o mesmo que a empresa fraudulenta me mandou informações sobre o produto.
        https://uploads.disquscdn.com/images/daffe70f926a8cb13f7084b0f050603d7bd11cca64b4db817cb3ff669401df0c.png

  • Gabriel Moura

    fiz uma compra pela internet, o produto nao chegou e ainda nao devolveram o dinheiro que eu tinha dado de entrada..

    • Olá, Gabriel!

      Sentimos muito por isso. Se você não obteve resposta/retorno com ações imediatas, sugerimos os próximos passos deste post (PROCON e IDEC).

      Esperamos que você consiga resolver isto em breve 🙂

      Até mais!

  • Marcelo Cunha

    Fiz uma compra com um site hospedado por vocês da nuvemshop: MRP equipamentos, e é um site falso! A encomenda nunca chegou, enganou diversas pessoas na internet. Tenho várias provas (CNPJ falso, endereço falso, voips falsos, selo de segurança falso, etc). São diversos emails “contato@ nuvemshop.com.br, atendimentocliente @ nuvemshop.com.br , , etc.), no e-mail usam o mesmo logo que vocês, que eu ate achava ser a mesma empresa, só agora que entendi que vocês é que hospedam. Gostaria de saber qual a posição de vocês em relação a isso, de hospedar, viabilizar contato e ecomerce de empresas criminosas como esta MRP. E o que podem fazer, para que mais pessoas não passem pelo que passei, além de perder dinheiro, ter os dados nas mãos destes criminosos.

    • Olá, Marcelo! Primeiramente, gostaríamos de agradecer o contato, pois nos ajuda a identificar possíveis fraudes.

      De fato, não temos relação com a compra e a venda de produtos, fornecemos apenas a plataforma de e-commerce aos lojistas. Caso queira mais detalhes, recomendamos a leitura do parágrafo 6 dos nossos Termos de Uso (https://bit.ly/2iVn6KS), onde deixamos claras as nossas responsabilidades, assim como os deveres dos lojistas.

      Para te ajudarmos, investigarmos o caso e tomarmos as medidas cabíveis, evitando que outros clientes sejam prejudicados, pedimos, por gentileza, que nos envie um e-mail para contato@nuvemshop.com.br com todas as informações do seu pedido.

      Abraços.

      • Marcelo Cunha

        Reparem,
        este email que você sugere para enviar informações contato @ nuvemshop . com .br é O
        MESMO, O MESMO que a empresa MRP, que me roubou, entrava em contato comigo. Exatamente igual! Segue o print da tela! Outros emails com nomes semelhantes também eram usados contato+compras @ nuvemshop . com .br; contato+clientes @ nuvemshop. com.br, dentre outros. Inclusive o logo no e-mail é igual ao de vocês. Olhem o print que envio, tem dois contatos que eles fizeram comigo, olhem sobretudo para o e-mail que vcs disponibilizam aqui e no instagram serem o mesmo da empresa fraudulenta!

        Me mande outra forma de contato, pois esta não me parece confiável. Ou se não, prefiro continuar falando nas suas redes sociais e encorajar outras pessoas que sofreram com isso a fazerem o mesmo! Até por que já respondi o Henrique da empresa de vocês por email, ja faz uns 5 dias e até agora não obtive resposta.

        *PS. Fiz a compra
        13/julho, e até agora nada da encomenda chegar.. .os e-mails voltam, no
        whats quando respondem é cheios de erros de português; quando consegui
        falar com uma moça ela atendeu como numa ligação pessoal, num silencio,
        nem se identificou como empresa e fingiu muito mal. Ficam enrolando
        dizendo que a mercadoria tá no caminhão, caminhão quebrou, etc. enquanto
        isso enganam mais gente e vocês acabam ganhando ao hospedar sites
        assim.

        Grato, https://uploads.disquscdn.com/images/04b7706e4ff1f98eb3eff4ca990b0f53dfcb1eda58f2c0086c3b6855eaea558e.png

        • Olá, Marcelo!

          Gostaríamos de mais uma vez ressaltar que não temos relação alguma com a compra e a venda de produtos – apenas hospedamos lojas virtuais – e sentimos muito pela situação. Nosso time de atendimento retornará pelo e-mail que você entrou em contato e te dará todas as orientações necessárias.

          Abraços.

          • Marcelo Cunha

            Por que o E-MAIL é o mesmo?? Você não respondeu!

Registre-se gratuitamente

Receba posts sobre marketing e empreendedorismo diretamente no seu e-mail.

Coloque o conhecimento na prática

+15 mil alunos já aplicaram o aprendizado na Universidade e criaram seus negócios com a Nuvemshop.

Teste 15 dias grátis

Faça sua marca crescer

Cria sua loja virtual com a Nuvemshop e venda de maneira profissional como eles:

Osmoze - www.osmozestore.com.br
Morango Brasil - morangobrasil.com.br
Osram - loja.osram.com.br
Testar 15 dias grátis