23/02/2017

Instagram agora permite que usuários criem álbuns com fotos e vídeos

Álbum Instagram

A cruzada de novidades do Instagram continua. Depois do lançamento do Instagram Stories, das transmissões ao vivo e do Instagram Direct, a rede social acaba de anunciar mais uma novidade de bastante impacto: a partir de agora, os usuários do Instagram poderão compartilhar álbuns de fotos e vídeos com seus seguidores.

A funcionalidade foi testada inicialmente com um grupo restrito de pessoas, mas agora está sendo liberada aos poucos para usuários de Android e iOS.

Como usar os álbuns do Instagram?

O funcionamento dos álbuns do Instagram vai ser bem simples e intuitivo. Ao clicar para adicionar uma nova imagem, aparecerá um botão no canto inferior direito da sua tela orientando que você toque nele para poder compartilhar até dez fotos e vídeos em um único post. Observe.

Instagram álbuns

A funcionalidade também permitirá que você ordene as imagens como preferir e aplique filtros individuais (um para cada foto) ou coletivos (o mesmo filtro para todas).

E como os seguidores verão os álbuns?

Seus seguidores poderão ver seus álbuns de duas maneiras distintas. Quem acessar o seu perfil diretamente verá um ícone no canto da miniatura que você escolheu como capa do álbum indicando que aquela publicação possui mais de uma foto.

Já para quem está apenas checando as novidades em seu feed, os álbuns serão identificados por pontinhos logo abaixo da primeira foto ou vídeo. Assim, basta deslizar o dedo pelas imagens para ver o álbum completo. Veja um exemplo:

Instagram álbuns

Como usar os álbuns do Instagram no meu negócio?

Antes de mais nada, para usar a função de álbuns você terá que ter uma conta no Instagram para o seu negócio. Caso ainda não tenha, assista o vídeo a seguir. Nele, nós ensinamos como bombar o Instagram da sua marca em apenas quatro minutos:

Se você já usa a rede social com frequência e possui uma boa base de seguidores, pode testar as seguintes práticas:

1. Divulgue novas coleções e lançamentos

Se você possui uma loja de moda, por exemplo, poderá criar um álbum divulgando as peças de uma nova coleção que será lançada em breve. Para outros segmentos, faça álbuns mostrando lançamentos de novos produtos ou novidades que sejam relevantes para o seu público-alvo. Que tal fazer um álbum com os produtos mais vendidos do mês ou com as melhores promoções da semana?

2. Mostre clientes de verdade usando o que você vende

Uma boa estratégia para gerar empatia com o seu público é mostrar pessoas reais utilizando aquilo que você vende. Geralmente as lojas optam por contratar modelos com o corpo perfeito para tal (o que é muito legal para ter dentro do site), mas no Instagram você pode tentar uma estratégia diferente.

Como consumidor, nada como ver o item que você quer comprar usado por pessoas “reais”. Pensando nisso, entre em contato com aqueles clientes que mais compram e que você sabe que curtem a sua loja e peça para que eles enviem fotos usando os produtos que compraram. Depois, faça álbuns com essas fotos no Instagram. Você não precisa fazer isso sempre, mas pode se programar para fazer mensalmente ou a cada três meses e acompanhar se tem um alto número de likes. 

3. Vai participar de algum evento? Compartilhe os melhores momentos

Alguns segmentos organizam eventos a todo o momento. Se você é dono de uma loja e tem o hábito de comparecer a a eles, pode fazer fotos e vídeos desses momentos e compartilhá-los com seus seguidores. Você também pode fazer isso pelo Instagram Stories, claro, mas lembre-se que o Stories permite que você suba vídeos de no máximo dez segundos, enquanto no feed você pode fazer vídeos de até um minuto. Vale a pena! 😉

Gostou?

Espero que você tenha curtido o artigo. Você tem planos de usar os álbuns do Instagram? Que estratégias você utiliza na sua conta e que trazem resultado? Compartilhe com a gente! 🙂

Ah, e se você quer ler mais sobre a rede social, dá uma olhadinha em tudo o que temos sobre Instagram no nosso blog.

Por fim, se você ainda está na fase de montar o seu negócio, te faço um convite: crie sua loja virtual na Nuvem Shop e aproveite o nosso teste de 15 dias grátis. Tenho certeza absoluta que você vai adorar.

Data da última atualização: 16/03/2018


O que você achou desse conteúdo?


Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


instagram-agora-permite-que-usurios-criem-lbuns-com-fotos-e-vdeos