11 ideias de brindes para fidelizar clientes e vender mais

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Caixa de presente representando ideia de brinde para clientes
Pontos principais do artigo:
  • Oferecer brindes criativos para clientes proporcionam experiências únicas e interativas, além de incentivar a participação ativa do comprador, reforçando a lembrança positiva da empresa;
  • Algumas ideias de brindes para clientes são: caneca, caneta, caderno, bloco de notas, chaveiro, ecobag, agenda, squeeze, boné, marcador de página, acessório para pets e miniaturas dos produtos;
  • Uma ótima forma de criar relações com clientes é por meio dos brindes. Monte sua loja virtual grátis na Nuvemshop hoje mesmo e surpreenda seus clientes com mimos inesquecíveis!

Você está buscando ideias de brindes para clientes? Esses presentinhos são uma forma simples e efetiva de conseguir fidelizar clientes e aumentar o alcance da sua marca.

Um estudo apresentado pelo E-commerce Brasil mostrou que 74% dos consumidores afirmam que receber brindes torna a experiência de compra mais memorável. Além disso, oito em cada dez pessoas gostam de receber brindes das empresas.

Então, se está buscando ideias de mimos para clientes, chegou no lugar certo. Neste conteúdo, vamos apresentar 11 opções de brindes para clientes baratos que servem de inspiração. Preparado? Então, vamos lá! 🎁

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Por que investir em brindes para clientes?

Oferecer brindes para aqueles que realizam uma compra em sua loja virtual é uma ótima estratégia de marketing. Ela pode ajudar na construção de um relacionamento, fidelizando os clientes.

Isso porque, normalmente, ao receber um brinde, as pessoas se sentem gratas e satisfeitas. Então, ao adotar essa estratégia, a sua marca causa um impacto positivo na experiência de compra dos clientes. Com isso, eles podem recomendar sua marca para outras pessoas, o que aumenta suas chances de gerar vendas.

Você pode usar os brindes como forma de agradecimento pela preferência, após a realização de uma compra de determinado valor, em datas comemorativas ou até em eventos.

💡Saiba mais: Como fazer uma carta de agradecimento ao cliente?

Além disso, oferecer brindes para clientes pode ser um diferencial competitivo muito útil em um mercado cheio de opções. Já que a vantagem de receber um brinde pode fazer a diferença para o cliente na hora de realizar a compra.

Por fim, oferecer brindes também pode gerar engajamento e publicações nas redes sociais. Uma vez que as pessoas estão felizes com o presentinho que receberam, elas podem postar stories marcando a sua loja, o que gera uma divulgação nas redes.

Como diz Philip Kotler, professor universitário conhecido como “pai do marketing”:

Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.

Quando oferecer brindes para clientes?

Como deu pra perceber, oferecer brindes para os clientes é uma ótima estratégia para fidelizar, surpreender e criar um relacionamento com a marca. Mas o segredo para ter sucesso ao enviar um mimo é escolher o momento certo. Confira, a seguir, algumas das melhores ocasiões para oferecer brindes para clientes:

Boas-vindas

O brinde pode ser enviado na primeira compra para um novo cliente como uma forma de dar boas-vindas, mostrar que a empresa se importa em ter sido escolhida. Assim, desde o começo, o cliente tende a sentir uma maior conexão emocional com a marca e as chances de voltar para fazer novas compras também aumentam.

Aniversário

Sem dúvidas, oferecer brindes no aniversário do cliente é uma das melhores oportunidades para criar uma relação. Ao lembrar dessa data, a marca transmite cuidado, proximidade e reconhecimento individual.

Nesse caso, o brinde pode ser algo simples, como um desconto exclusivo, um cupom de frete grátis, um mimo físico ou até um presente digital (como um e-book).

Compras de valor mais alto

Oferecer brindes em compras de maior valor é uma ótima estratégia para incentivar o cliente a gastar mais e atingir o valor mínimo necessário para ganhar um presente. Essa prática estimula o consumo e também contribui para o aumento do ticket médio da loja.

Para atrair a atenção dos consumidores, é importante escolher mimos realmente atrativos e comunicar de forma clara a possibilidade de conquistá-los já durante a navegação no site, criando um estímulo direto à compra.

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Para clientes VIP

Oferecer brindes para clientes VIPs é uma excelente maneira de demonstrar reconhecimento, esse gesto mostra que a marca valoriza a fidelidade e fortalece o relacionamento com esse público. Assim, enviar mimos para os clientes recorrentes incentiva com que eles continuem comprando com a sua marca.

Datas sazonais

Por último, mas não menos importante, oferecer brindes para clientes em datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados é uma estratégia que serve para aumentar o vínculo emocional com a marca. Essas ocasiões já tem grande apelo afetivo e, ao receber um mimo especial, os clientes associam a marca a esses momentos.

Antes de continuar, descubra o que os maiores nomes do mercado estão discutindo, planejando e apostando para crescer. Faça parte da nossa newsletter:

Ideias de brindes baratos para clientes

Agora, chegou o momento de conferir uma lista com onze ideias de mimos para clientes. Lembre-se de que nem todas as opções são válidas para todos os tipos de negócios. Então, use essa lista como inspiração para escolher o melhor brinde para a sua empresa, dentro da realidade e do nicho de mercado a que você pertence. Confira:

1. Caneca

Quem não gosta de uma caneca nova para tomar um café pela manhã ou um chá antes de dormir, não é mesmo? Ao oferecer uma caneca personalizada como brinde em sua loja, você garante a presença da sua marca em diversos momentos.

Além disso, as canecas podem ser facilmente personalizadas com o logotipo da sua empresa e a paleta de cores, por exemplo.

Uma das grandes vantagens da caneca como brinde é que ela evita o uso de copos descartáveis. Ou seja, essa pode ser uma ótima opção de brinde para marcas sustentáveis. Por fim, o acessório pode ser usado por um longo período de tempo, o que aumenta a exposição da sua marca.

Caneca personalizada como ideia de brindes para clientes.

💡Saiba mais: Como fazer canecas personalizadas?

2. Caneta

As canetas são brindes clássicos, já que são utilizados por diversos tipos de empresas. Isso acontece porque são itens práticos que podem ser usados em diversas ocasiões e, mesmo com o aumento do uso dos celulares para fazer anotações, ter uma caneta ainda é indispensável para muita gente.

Oferecer canetas como brinde é uma ótima oportunidade para aumentar a visibilidade da sua marca, já que podem ser facilmente personalizadas com o slogan da sua empresa ou alguma mensagem. Além disso, fabricar canetas personalizadas tem um custo relativamente baixo, o que pode ser acessível para várias empresas.

Caneta como ideia de brinde para clientes.

3. Caderno ou bloco de anotações

Os cadernos e blocos de anotações personalizados são uma opção criativa, prática e acessível de brindes para clientes. Eles podem ser utilizados em viagens, reuniões de trabalho ou em casa.

Você pode aproveitar a capa desses itens para adicionar o logotipo da sua empresa e alguma mensagem motivacional, o que aumenta o impacto positivo do brinde na vida dos clientes.

Caderno e bloco de anotações como ideia de brinde para clientes.

4. Chaveiro

Os chaveiros personalizados são itens úteis, já que podem ser acoplados em mochilas, chaves ou bolsas. Além disso, não é necessário investir muito dinheiro para fabricá-los.

Sendo assim, são uma ótima ideia de brindes para clientes. Para garantir a visibilidade do seu negócio, personalize-os com o nome da sua empresa e o logotipo.

Chaveiro como ideia de brindes para clientes.

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5. Ecobag

Para empresas que têm uma imagem sustentável e consciente, a ecobag é uma ótima ideia de mimo para clientes, já que são produzidas com material ecológico e ajudam a diminuir o uso de sacos plásticos.

As ecobags são úteis e práticas no dia a dia e podem ser utilizadas para carregar compras, livros ou demais objetos. Este brinde também pode ser personalizado para dar visibilidade ao seu negócio. Entretanto, tenha cuidado para não tornar o design da ecobag muito poluído. O legal aqui é inserir uma frase ou desenho em destaque e o nome da sua empresa em menor evidência.

Ecobag como ideia de brinde para clientes.

💡Saiba mais: Ideias de produtos sustentáveis para vender

6. Agenda

As agendas são utilizadas por muitas pessoas para organizar as tarefas do cotidiano e podem ser uma ideia de brinde para cliente personalizada. Com isso, ao optar por oferecer este item como brinde, você garante presença em diversos momentos na vida do seu cliente.

Além disso, as agendas podem ser totalmente personalizadas. Nestes itens, vale a pena abusar da criatividade e inserir frases que remetem a sua empresa na capa e até o logotipo nas páginas.

Agenda como ideia de brinde para clientes.

7. Squeeze

Oferecer squeezes personalizados como brinde para clientes é uma ótima opção para empresas que desejam associar sua marca ao estilo de vida saudável. Se você tem uma loja de suplementos, por exemplo, dar este brinde para compras acima de determinado valor pode ser uma boa estratégia.

Dessa forma, ao inserir o logo da sua empresa no squeeze, você garante a presença da sua marca enquanto o cliente utilizar a garrafa, o que pode acontecer no trabalho, em casa e até mesmo na academia.

Squeeze como ideia de brinde para clientes.

8. Bonés

Os bonés são brindes para clientes que podem ser personalizados facilmente com as cores, slogan e logo da sua marca.

Entretanto, para oferecer bonés como brinde é necessário verificar se o seu público-alvo utiliza este acessório. Além disso, o custo de produção desses itens costuma ser um pouco alto, então, é necessário verificar se o investimento vale a pena.

Boné como ideia de brinde para clientes.

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9. Marcadores de páginas

Se você vende livros, oferecer marcadores de páginas como brindes é quase obrigatório. Então, aproveite para criar marcadores de páginas personalizados para a sua empresa.

Dessa forma, as pessoas sempre vão ter, facilmente, informações sobre o seu negócio na palma da mão.

Ideia de brinde para clientes marcadores de página.

10. Acessórios para pets

Existem diversas opções de pet shops online e, para se destacar em meio à concorrência, uma ótima opção é oferecer acessórios simples para pets como brinde.

Você pode investir em coleiras, bandanas ou petiscos, por exemplo. Dessa forma, a sua empresa mostra para os donos dos animais que realmente se preocupa em agradar os bichinhos.

Acessório pet (bandana) como ideia de brinde para clientes.

11. Miniaturas

Por último, mas não menos importante, você pode oferecer miniaturas dos seus produtos como brindes para os clientes.

Se você tem uma loja de sabonete artesanal ou escalda pés, por exemplo, uma ótima opção é produzir miniaturas dos itens para entregar como brinde para os clientes. Dessa forma, eles vão ter a oportunidade de experimentar mais produtos da sua loja e, se gostarem, podem efetuar a compra do produto em tamanho regular.

Miniatura de sabonete como ideia de brinde para clientes.

Pronto para dar brindes aos clientes?

Esperamos que este conteúdo tenha te inspirado a escolher o brinde para cliente ideal. Lembre-se de levar em consideração a persona do seu negócio, a utilidade do brinde e o retorno que o investimento pode trazer para a sua marca.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre brindes para clientes

Caneca, caneta, caderno, bloco de notas, chaveiro, ecobag, agenda, squeeze, boné, marcador de página, acessório para pets e miniaturas dos produtos.

Oferecer brindes para clientes pode criar um vínculo, fidelizá-los e aumentar a visibilidade da sua empresa.

Não existe uma ocasião perfeita, você pode optar por oferecer os brindes no lançamento de um produto, como forma de agradecimento, em datas comemorativas e muito mais.

O investimento varia de acordo com o tipo de brinde escolhido e a quantidade. Você pode optar por brindes mais simples, como chaveiros e miniaturas dos produtos. Lembre-se de manter o gasto dos brindes dentro do orçamento da sua empresa.

Prefira itens úteis, personalizados ou que tenham relação direta com o seu negócio. Quanto mais relevante para o cliente, maior o impacto.

Enquanto o desconto reduz o valor imediato da compra, o brinde gera valor agregado e contribui para criar vínculo emocional com o cliente.

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