Como montar uma browneria para ter uma renda extra?

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Está pensando em como montar uma browneria, mas não sabe por onde começar? Esse tipo de negócio traz ótimos resultados aos empreendedores que apostam neste mercado, já que geralmente envolve a produção de receitas fáceis e rápidas de fazer.

Para começar a vender brownie, não é preciso muito investimento. Além disso, a produção da sobremesa é simples: a massa não exige muito descanso e o tempo de forno é curto, cerca de 15 a 30 minutos de cozimento.

Então, quer saber como montar uma browneria de sucesso para garantir uma renda extra? Continue com a leitura deste artigo que vamos explicar todo o passo a passo! Vamos lá?

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Como montar uma browneria: passo a passo

Antes de montar uma browneria, é preciso conhecer o produto que você quer vender. Aqui, não basta apenas conhecer a receita: é preciso de um plano de investimento e comunicação.

Neste momento, você precisa ter em mente o que é necessário para criar um negócio e avaliar o quanto pode investir. Para isso, siga as dicas a seguir:

Conheça o seu público-alvo

Saber quem é o seu público-alvo, ou seja, conhecer para quem você irá vender, é fundamental para descobrir o diferencial da marca.

Já pensou em fazer uma receita de brownie fitness e focar em pessoas que gostam de academia? Ou fazer uma sobremesa sem lactose e vender para veganos?

Identificar o seu público-alvo te ajudará a definir qual será a sua receita, como será feita a divulgação, definir a proposta de valor do negócio, entre outras coisas.

Para isso, faça perguntas como:

  • Qual o problema que meu negócio promete resolver?
  • Qual o perfil das pessoas que tem o problema que o meu produto resolve?

É a partir dessas informações que você vai conseguir segmentar o seu público.

💡Saiba mais: O que é persona e como criar uma para o seu negócio?

Aposte na variedade de produtos

Quando se trata de alimentos, é importante apostar na variedade de receitas. A diversidade de sabores atrai mais clientes e pratos elaborados geram mais lucro.

Também é importante lembrar que você pode vender produtos complementares, como bebidas, para agradar o seu público.

Para qualquer uma das opções, lembre-se de estudar as preferências do seu cliente.

💡Saiba mais: Como embalar brownie para vender?

Saiba quem são os seus concorrentes

Fazer uma análise da concorrência é importante para ter mais clareza nas estratégias que precisam ser tomadas para diferenciar o negócio.

O estudo também ajuda a identificar os riscos e oportunidades presentes no mercado, além de reconhecer os pontos que precisam ser melhorados para conquistar mais clientes. Dessa forma, a sua marca pode se tornar cada vez mais competitiva.

Uma dica para isso é levantar quem são as empresas concorrentes do seu nicho de mercado e definir critérios para a análise.

Por exemplo, no caso de uma browneria, você pode estudar as receitas dos concorrentes. O que você vai considerar? O tipo de massa (fit, vegana etc)? O volume de vendas por mês? Os diferentes tipos de produtos? Lembre-se de analisar apenas os pontos relevantes para a sua estratégia.

💡Saiba mais: O que é diferencial competitivo e como criar um?

Tenha uma identidade de marca

Uma estratégia para se diferenciar no mercado é investir na identidade visual da sua marca.

Crie um logotipo autêntico, com uma paleta de cores que combine com você e a sua trajetória. Considere a identidade visual do seu público-alvo também.

Se você precisa de uma ajuda para essa etapa, conheça as ferramentas gratuitas da Nuvemshop:

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A apresentação do produto também é um diferencial. Afinal, mais do que embalar o brownie, a embalagem será o primeiro contato que o comprador terá com a mercadoria quando recebê-la.

💡Saiba mais: Como fazer embalagens para e-commerce?

Defina um canal de venda

Ao montar uma browneria, é preciso definir como você vai vender a sobremesa. Uma ideia é ter a sua própria loja, que pode ser física ou virtual.

Se você escolher por vender na internet, existem algumas opções para isso. A primeira é a criação de uma loja virtual, ou seja, um site exclusivo para vendas de produtos.

Nesse sentido, existem algumas plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, que não exigem conhecimentos técnicos para colocar uma página de vendas no ar.

Com a plataforma, é possível expor as mercadorias com fotos e descrições detalhadas, além de criar um layout personalizado com as cores da sua marca.

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Outra opção é a venda por marketplace, ou seja, uma espécie de shopping virtual que reúne diversos vendedores com diferentes ofertas. O Mercado Livre, a Shoppe e a Amazon são exemplos de canais de venda desse segmento. Uma boa pedida é também integrar seu negócio com serviços de delivery.

💡Saiba mais: E-commerce ou marketplace: quais as diferenças?

Por fim, se a sua escolha é a loja física, procure escolher uma região que tenha um bom fluxo de pessoas. Para isso, é importante entender os hábitos de compra de seu público-alvo e apostar na comunicação visual do estabelecimento.

Faça uma boa divulgação

Criar uma estratégia de divulgação é o segredo para ter sucesso ao montar uma browneria. Por isso, é importante ter um perfil da sua marca nas redes sociais. Investigue quais são as principais utilizadas pelo seu público-alvo e faça estratégias para divulgar o seu produto.

Se você for vender pelo Instagram, por exemplo, é possível mostrar os seus novos brownies, compartilhar receitas nos Stories e investir na divulgação de fotos.

💡Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?

Aprenda a precificar os produtos

Uma dúvida muito comum de quem está começando a montar um negócio no segmento é: quanto custa um brownie?

Para precificar o seu produto, é preciso levar em consideração alguns fatores, como:

  • Custos do produto (ingredientes, embalagem, gás de cozinha etc);
  • Valor da concorrência;
  • O quanto o seu público-alvo está disposto a pagar.

A partir dessas informações, você consegue chegar a um valor médio do brownie.

Para saber mais sobre como precificar seus produtos na prática, criamos uma planilha de precificação que vai facilitar muito o seu dia a dia. Baixe agora:

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Fortaleça laços com clientes

Para fortalecer os laços com os seus compradores, ofereça um atendimento personalizado, demonstrando o seu interesse por eles. Este é um importante diferencial, que atrai novos seguidores para o seu negócio.

Faça promoções, divulgue lançamento de produtos, ofereça cupons de desconto, brindes e descontos. Tudo isso são ações importantes para fidelizar clientes.

Tudo certo sobre como montar uma browneria?

Ao longo deste artigo, vimos um passo a passo completo de como montar uma browneria de sucesso.

Como a receita da sobremesa é prática, o brownie é uma boa opção para quem quer vender no esquema de “pronta entrega” pela internet.

E, se você ainda não tem uma loja virtual, mas quer montar uma browneria, te convidamos a criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop. É simples, intuitivo e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como montar uma browneria

  • Conheça o seu público-alvo;
  • Saiba quem são os seus concorrentes;
  • Tenha uma identidade de marca;
  • Defina um canal de venda;
  • Faça uma boa divulgação; 
  • Aprenda a precificar os produtos; 
  • Fortaleça laços com clientes.

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