Como montar uma browneria para ter uma renda extra?

Por: Alejandro Vázquez

Imagem de brownie, ilustrando o passo a passo de como montar uma browneria

Está pensando em como montar uma browneria, mas não sabe por onde começar? Esse tipo de negócio traz ótimos resultados aos empreendedores que apostam neste mercado, já que geralmente envolve a produção de receitas fáceis e rápidas de fazer.

Para começar a vender brownie, não é preciso muito investimento. Além disso, a produção da sobremesa é simples: a massa não exige muito descanso e o tempo de forno é curto, cerca de 15 a 30 minutos de cozimento.

Então, quer saber como montar uma browneria de sucesso para garantir uma renda extra? Continue com a leitura deste artigo que vamos explicar todo o passo a passo! Vamos lá?

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Como montar uma browneria: passo a passo

Antes de montar uma browneria, é preciso conhecer o produto que você quer vender. Aqui, não basta apenas conhecer a receita: é preciso de um plano de investimento e comunicação.

Neste momento, você precisa ter em mente o que é necessário para criar um negócio e avaliar o quanto pode investir. Para isso, siga as dicas a seguir:

Conheça o seu público-alvo

Saber quem é o seu público-alvo, ou seja, conhecer para quem você irá vender, é fundamental para descobrir o diferencial da marca.

Já pensou em fazer uma receita de brownie fitness e focar em pessoas que gostam de academia? Ou fazer uma sobremesa sem lactose e vender para veganos?

Identificar o seu público-alvo te ajudará a definir qual será a sua receita, como será feita a divulgação, definir a proposta de valor do negócio, entre outras coisas.

Para isso, faça perguntas como:

  • Qual o problema que meu negócio promete resolver?
  • Qual o perfil das pessoas que tem o problema que o meu produto resolve?

É a partir dessas informações que você vai conseguir segmentar o seu público.

💡Saiba mais: O que é persona e como criar uma para o seu negócio?

Aposte na variedade de produtos

Quando se trata de alimentos, é importante apostar na variedade de receitas. A diversidade de sabores atrai mais clientes e pratos elaborados geram mais lucro.

Também é importante lembrar que você pode vender produtos complementares, como bebidas, para agradar o seu público.

Para qualquer uma das opções, lembre-se de estudar as preferências do seu cliente.

💡Saiba mais: Como embalar brownie para vender?

Saiba quem são os seus concorrentes

Fazer uma análise da concorrência é importante para ter mais clareza nas estratégias que precisam ser tomadas para diferenciar o negócio.

O estudo também ajuda a identificar os riscos e oportunidades presentes no mercado, além de reconhecer os pontos que precisam ser melhorados para conquistar mais clientes. Dessa forma, a sua marca pode se tornar cada vez mais competitiva.

Uma dica para isso é levantar quem são as empresas concorrentes do seu nicho de mercado e definir critérios para a análise.

Por exemplo, no caso de uma browneria, você pode estudar as receitas dos concorrentes. O que você vai considerar? O tipo de massa (fit, vegana etc)? O volume de vendas por mês? Os diferentes tipos de produtos? Lembre-se de analisar apenas os pontos relevantes para a sua estratégia.

💡Saiba mais: O que é diferencial competitivo e como criar um?

Tenha uma identidade de marca

Uma estratégia para se diferenciar no mercado é investir na identidade visual da sua marca.

Crie um logotipo autêntico, com uma paleta de cores que combine com você e a sua trajetória. Considere a identidade visual do seu público-alvo também.

Se você precisa de uma ajuda para essa etapa, conheça as ferramentas gratuitas da Nuvemshop:

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A apresentação do produto também é um diferencial. Afinal, mais do que embalar o brownie, a embalagem será o primeiro contato que o comprador terá com a mercadoria quando recebê-la.

💡Saiba mais: Como fazer embalagens para e-commerce?

Defina um canal de venda

Ao montar uma browneria, é preciso definir como você vai vender a sobremesa. Uma ideia é ter a sua própria loja, que pode ser física ou virtual.

Se você escolher por vender na internet, existem algumas opções para isso. A primeira é a criação de uma loja virtual, ou seja, um site exclusivo para vendas de produtos.

Nesse sentido, existem algumas plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, que não exigem conhecimentos técnicos para colocar uma página de vendas no ar.

Com a plataforma, é possível expor as mercadorias com fotos e descrições detalhadas, além de criar um layout personalizado com as cores da sua marca.

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Outra opção é a venda por marketplace, ou seja, uma espécie de shopping virtual que reúne diversos vendedores com diferentes ofertas. O Mercado Livre, a Shoppe e a Amazon são exemplos de canais de venda desse segmento.

💡Saiba mais: E-commerce ou marketplace: quais as diferenças?

Por fim, se a sua escolha é a loja física, procure escolher uma região que tenha um bom fluxo de pessoas. Para isso, é importante entender os hábitos de compra de seu público-alvo e apostar na comunicação visual do estabelecimento.

Faça uma boa divulgação

Criar uma estratégia de divulgação é o segredo para ter sucesso ao montar uma browneria. Por isso, é importante ter um perfil da sua marca nas redes sociais. Investigue quais são as principais utilizadas pelo seu público-alvo e faça estratégias para divulgar o seu produto.

Se você for vender pelo Instagram, por exemplo, é possível mostrar os seus novos brownies, compartilhar receitas nos Stories e investir na divulgação de fotos.

💡Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?

Aprenda a precificar os produtos

Uma dúvida muito comum de quem está começando a montar um negócio no segmento é: quanto custa um brownie?

Para precificar o seu produto, é preciso levar em consideração alguns fatores, como:

  • Custos do produto (ingredientes, embalagem, gás de cozinha etc);
  • Valor da concorrência;
  • O quanto o seu público-alvo está disposto a pagar.

A partir dessas informações, você consegue chegar a um valor médio do brownie.

Para saber mais sobre como precificar seus produtos na prática, criamos uma planilha de precificação que vai facilitar muito o seu dia a dia. Baixe agora:

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Fortaleça laços com clientes

Para fortalecer os laços com os seus compradores, ofereça um atendimento personalizado, demonstrando o seu interesse por eles. Este é um importante diferencial, que atrai novos seguidores para o seu negócio.

Faça promoções, divulgue lançamento de produtos, ofereça cupons de desconto, brindes e descontos. Tudo isso são ações importantes para fidelizar clientes.

Tudo certo sobre como montar uma browneria?

Ao longo deste artigo, vimos um passo a passo completo de como montar uma browneria de sucesso.

Como a receita da sobremesa é prática, o brownie é uma boa opção para quem quer vender no esquema de “pronta entrega” pela internet.

E, se você ainda não tem uma loja virtual, mas quer montar uma browneria, te convidamos a fazer um teste gratuito por 30 dias na Nuvemshop. É simples, intuitivo e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre como montar uma browneria

  • Conheça o seu público-alvo;
  • Saiba quem são os seus concorrentes;
  • Tenha uma identidade de marca;
  • Defina um canal de venda;
  • Faça uma boa divulgação; 
  • Aprenda a precificar os produtos; 
  • Fortaleça laços com clientes.

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