MailChimp: como aumentar as vendas com e-mail marketing [2023]

Mãos em um computador simulando a criação de uma campanha de e-mail marketing no MailChimp

Você está buscando uma ferramenta de e-mail marketing para impulsionar as estratégias digitais do seu negócio? Com tantas opções, imagino que possa ser difícil escolher a melhor para atingir o seu objetivo. Mas, você já ouviu falar do MailChimp?

Se ainda não, chegou a hora de conhecer tudo sobre essa plataforma que oferece recursos completos para quem deseja criar uma estratégia de e-mail marketing.

Quer entender melhor o que é e como usar o MailChimp? Então, venha comigo! Você vai ver como essa ferramenta pode te ajudar a aumentar as vendas do seu negócio.

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O que é MailChimp?

MailChimp é uma plataforma de marketing que permite automatizar o envio de e-mail marketing para todos os seus contatos, criar formulários de cadastro de clientes, segmentar listas de e-mails e mensurar resultados de campanhas.

A ferramenta foi criada nos Estados Unidos, em 2001, como uma alternativa aos softwares complexos de automatização de e-mails da época. Atualmente, a marca se posiciona no mercado como uma All-In-One Marketing Platform for Growing Business — que, em tradução livre, significa “plataforma de marketing completa para negócios em crescimento”.

Portanto, para quem está começando a empreender, o MailChimp é a ferramenta ideal: além de oferecer uma versão gratuita (falaremos sobre o assunto mais à frente), é prática e fácil de usar.

Para que serve o MailChimp?

A principal funcionalidade da plataforma é a possibilidade de automatizar campanhas de e-mail marketing. Mas o MailChimp serve também para gerenciar listas de contatos de e-mail, administrar publicações nas redes sociais e criar landing pages — uma página de destino que tem como foco principal a conversão de visitantes.

E, como a ferramenta funciona no modelo “tudo-em-um”, as funcionalidades podem ser integradas. Isso significa que você pode acompanhar os resultados das suas campanhas, o nível de engajamento dos seus disparos de e-mail marketing e conferir os detalhes de cada usuário inscrito em sua lista de contatos: tudo pela plataforma do MailChimp.

Com o recurso você também pode:

  • Realizar teste A/B para campanhas de e-mail marketing;
  • Criar anúncios pagos;
  • Gerar relatórios de desempenho e métricas para acompanhamento dos resultados;
  • Ter acesso a uma ferramenta de CRM (Gerenciador de Relacionamento com o Cliente);
  • Editar imagens para campanhas de e-mail marketing;
  • Integrar outras plataformas de marketing e gestão;
  • Receber orientações de otimização das campanhas.

Vale lembrar que algumas dessas funcionalidades estão disponíveis apenas nos planos pagos do MailChimp. Conheceremos as funcionalidades de cada um deles a seguir.

💡 Saiba mais: E-mail marketing: saiba como automatizar a ferramenta para seu e-commerce

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Quais são os planos do MailChimp?

O MailChimp oferece planos pagos e gratuitos. A diferença está no limite de contatos, de envios por mês e nas funcionalidades disponíveis.

Veja, a seguir, o detalhamento de cada plano:

Free

Com o plano gratuito, ideal para iniciantes, você pode fazer até 10 mil envios por mês para 2 mil contatos cadastrados. Além disso, você tem acesso ao:

  • Criador de e-mails;
  • CRM de marketing;
  • Formulários e páginas de destino;
  • Assistente criativo;
  • Criador de sites e domínio do MailChimp.

Essentials

O valor inicial do plano Essentials tem o custo inicial de R$ 55 ao mês para o envio de cinco mil de mensagens para 500 contatos. Quando o limite é excedido, o valor do plano aumenta US$ 4,99 para cada 150 endereços de e-mail adicionais.*

O Essentials inclui todas as funcionalidades do plano Free, além de:

  • Modelos de mensagens prontas de e-mail;
  • Acompanhamento dos funis de venda;
  • Marca personalizada;
  • Teste A/B;
  • Suporte por e-mail e chat 24 horas por dia, 7 dias por semana (em inglês).

Standard

O plano Standard tem custo inicial de R$ 85 ao mês para aqueles que tem uma lista de até 500 contatos cadastrados, com o envio mínimo de 6 mil e-mails. Quando o limite é excedido, o valor do plano aumenta US$ 4,99 para cada 150 endereços de e-mail adicionais.*

O plano inclui todas as funcionalidades do Essencials, além de:

  • Jornadas em várias etapas;
  • Marca personalizada;
  • Teste A/B;
  • Suporte por e-mail e chat 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Criador de jornada do cliente + pontos de ramificação;
  • Otimização do horário de envio;
  • Segmentação comportamental;
  • Modelos de e-mail personalizados.

Premium

Se você tem uma lista de contatos de até 500 contatos, o plano Premium tem custo inicial de R$ 1.670 ao mês. Com ele, é possível enviar 150 mil mensagens para até 10 mil contatos cadastrados. Quando o limite é excedido, o valor do plano aumenta US$ 4,99 para cada 150 endereços de e-mail adicionais.*

Com ele, você tem acesso a todas as funcionalidades do Standard, além de:

  • Segmentação avançada;
  • Teste multivariado;
  • Relatórios comparativos;
  • Suporte por telefone (em inglês).

*Caso você tenha uma lista com mais de 500 contatos, os valores do plano inicial alteram proporcionalmente.

Como usar o MailChimp?

Antes de começar a configurar a ferramenta para utilizá-la em suas estratégias digitais, vale lembrar que a plataforma está disponível para uso apenas em inglês. Mas, caso você queira utilizá-la em português, terá que traduzir cada página que for acessar, clicando com o botão direito do mouse e selecionando a função “Traduzir para português”.

Dito isso, a primeira etapa para o usar o MailChimp é criar uma conta. Para tal, você deve informar um e-mail, nome de usuário e criar uma senha.

Captura de tela da página de login do MailChimp

Após o sistema verificar os dados, você deve escolher um plano. Caso escolha uma opção paga, cadastre um método de pagamento. Os métodos de pagamento aceitos pela plataforma são PayPal, cartão de crédito e débito.

Captura de tela do carrinho de compras do MailChimp

Em seguida, você já pode configurar a sua conta. Para isso, basta preencher o e-mail do remetente, ou seja, o endereço de e-mail que você irá utilizar para disparar as campanhas, além de informações básicas, como inserir o logo, nome e endereço da empresa.

Ainda nessa etapa, é importante escolher o seu fuso horário para que os e-mails saiam no horário desejado, de acordo com o país/cidade/estado que você está.

💡 Saiba mais: Qual é o melhor horário para enviar e-mail marketing?

Como criar uma lista de e-mails no MailChimp?

No MailChimp, você pode criar listas de contatos, chamadas de Audiences e, depois, grupos e segmentos a partir dela. No plano gratuito, no entanto, você só pode criar uma lista.

Para isso, vá até o menu Audience:

Captura de tela do menu Audience do MailChimp,utilizado para criar listas de contatos

Para criar a sua lista de e-mails, você pode:

  • Importar contatos de uma lista externa, como uma planilha de Excel;
  • Incluir contatos manualmente;
  • Criar formulários de cadastros e landing pages;
  • Sincronizar contatos de outra plataforma, como a de um e-commerce.

Como criar um e-mail marketing com o MailChimp?

Depois de configurar a conta, você já pode criar a sua primeira campanha de e-mail marketing.

Para isso, basta seguir o passo a passo que a própria plataforma indica: adicionar os seus contatos, preencher os dados do remetente, definir um título de e-mail marketing e criar o layout da mensagem.

Captura de tela do layout para criar e-mail marketing no MailChimp

Depois de definidos todos os dados da sua campanha de email marketing, chegou a hora de editar o conteúdo do e-mail:

Imagens: faça o upload das imagens que desejar para a sua mensagem e escolha as suas dimensões;

Corpo do email: desenvolva e ofereça um conteúdo relevante e coerente com o propósito do email. Aqui, arraste e solte os elementos que desejar para compor a mensagem para o layout da mensagem.

Lembre-se de que, antes de disparar o e-mail, é importante revisar todas as informações. Isso porque, após enviá-lo, já não é possível editar a mensagem e nem o template.

Além disso, você pode configurar um e-mail teste e enviá-lo para a sua caixa de entrada. Tudo isso para garantir que a sua campanha esteja cumprindo com todos os objetivos que você determinou, ok?

Por fim, com tudo certo e conferido, você pode clicar em Send (Enviar) ou agendar o disparo para um dia e horário específico. Voilá: a sua primeira campanha está configurada!

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Como monitorar resultados no MailChimp?

Após o envio do e-mail, é importante analisar os resultados da campanha para entender a efetividade da mesma.

O MailChimp oferece uma série de relatórios com as principais métricas do e-mail marketing, como taxa de abertura, cliques, conversões e descadastros.

Para visualizá-los, vá até o menu principal e clique em Reports:

Captura de tela da página de relatórios do MailChimp

O importante de monitorar os resultados é colher informações que te ajudem a otimizar seus processos para que as próximas campanhas sejam ainda mais efetivas.

Tudo certo sobre como usar o MailChimp para otimizar as suas campanhas de marketing? 📤

💡 Saiba mais: Como a Perfit pode aumentar a conversão de e-mail marketing?

Já sabe como usar o MailChimp?

Seguindo o passo a passo deste artigo, você conseguirá criar sua primeira campanha no MailChimp sem grandes problemas.

Lembre-se sempre de que uma estratégia de e-mail marketing ajudará a melhorar o seu relacionamento com os clientes e, consequentemente, a crescer as vendas do seu negócio.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre MailChimp

MailChimp é uma plataforma de marketing que permite automatizar o envio de e-mails para todos os seus contatos, criar formulários de cadastro de clientes, segmentar listas de e-mails e mensurar os resultados de campanhas.

Free (grátis); Essentials: R$ 55 (custo inical); Standard: R$ 85 (custo inicial); Premium: R$ 1.670 (custo inicial).

Primeiro, adicione os seus contatos. Em seguida, preencha os dados do remetente e defina um título para o e-mail. Para finalizar, escolha o seu design, revise os dados da campanha e aperte o botão “Send”.

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