24/11/2015

Checkout transparente: a ferramenta de pagamento com foco no vendedor

Pagamento em ecommerce

O checkout é uma das etapas mais importantes do processo de venda em um e-commerce. Em poucas palavras, é o conjunto de passos necessários para realizar o pagamento de um produto ou serviço online (desde colocar o produto no carrinho até a confirmação do pagamento).

Por que um bom checkout é importante?

Sem um checkout eficiente, todo o investimento em marketing, pesquisas de usabilidade e captação de leads pode ser perdido, já que é justamente nessa etapa que o cliente decide se vai ou não comprar o produto. Por isso, cada elemento que o vendedor insere nesse processo deve ser cuidadosamente pensado, sendo responsável pela desistência do consumidor ou pela concretização da venda.

Além dos fatores relacionados ao comportamento do próprio comprador, como por exemplo o arrependimento e a distração, outros detalhes como o número de etapas para a realização do pagamento e a experiência de navegação que o vendedor proporciona para seu cliente durante a finalização da compra são fortes impactadores de conversão.

Panorama geral do checkout

Segundo pesquisas da Forrester Research, checkouts complicados são responsáveis por 11% dos abandonos de carrinhos, enquanto a obrigatoriedade de apresentar dados (formulários) é responsável por 14% das desistências. Outro item que pode “atrapalhar” a finalização de uma venda é a presença dos intermediadores de pagamento.

Se por um lado empresas como Moip, PagSeguro, MercadoPago e PayPal trouxeram mais praticidade para os negócios solucionando todas as demandas do lojista (como a segurança nas transações e a oferta de vários meios de pagamento), ao se posicionarem como intermediadores incluíram no processo seu próprio fluxo de checkout e em alguns casos até etapas desnecessárias, como preenchimento de cadastros e abertura de contas.

As vantagens do checkout transparente

Pensando em simplificar esses processos e aumentar a conversão de seus lojistas, o Moip criou em 2012 o Checkout Transparente, tornando-se a primeira empresa de pagamentos a dar preferência ao lojista no processo de checkout.

“No Moip já existia o conceito do ‘Pagamento Direto’, mas nós precisávamos desenvolver uma solução que facilitasse a integração e ao mesmo tempo fizesse o armazenamento seguro e inteligente de dados para viabilizar a compra por um clique. Por isso optamos pela tecnologia JavaScript, que é compatível com os módulos ASP, PHP, Java e Ruby, de fácil integração. Outra vantagem que oferecemos para o vendedor ao criar o Checkout Transparente é que o lojista fica automaticamente coberto pelo nosso certificado de segurança do PCI, já que as informações da transação dele vão direto para o servidor do Moip. Assim, além de o vendedor fornecer total segurança para os compradores, não precisa se preocupar em se adequar a essas regras e padrões” – Breno Oliveira, um dos desenvolvedores do Checkout Transparente do Moip.

Além de ser uma solução com foco nas metas de conversão dos lojistas, o checkout transparente favorece muito a experiência de pagamento do cliente:

“No Zarpo implementamos o one-step checkout através do Checkout Transparente do Moip, desde o início da nossa operação. Conseguimos obter uma experiênca de usuário avançada em poucas horas sem ter que abrir mão de todo o leque de serviços de pagamento que Moip oferece” – Pierre-Eloi Déchery, CEO da plataforma de viagens Zarpo.

Data da última atualização: 30/08/2018


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Amauri Moura

Formado em jornalismo e pós-graduado em comunicação empresarial e institucional, Amauri atuou como assessor de imprensa no setor automotivo e repórter no jornalismo impresso. Atualmente é redator no Moip.


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