O que significa cash on delivery e como implementar no e-commerce?

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Entregador oferecendo maquininha de cartão no momento da entrega de uma mercadoria, ilustrando o modelo cash on delivery.
Pontos principais do artigo:
  • Cash on delivery significa “pagamento na entrega”, é quando o cliente paga pelo produto no momento em que recebe o item ao invés de na hora da compra;
  • O modelo, que já é comum para empresas de delivery de alimentos, como o iFood, tem se tornando uma tendência cada vez mais forte para lojas virtuais;
  • A ideia é oferecer mais segurança para o cliente e alcançar um público que ainda tem pouca participação no e-commerce por medo de cair em golpes relacionados ao pagamento online.

Você sabia que 91% dos consumidores já abandonaram uma compra online por desconfiarem que a loja poderia ser fraudulenta?

O dado é do levantamento E-commerce Trends 2025 e mostra que os e-commerces ainda têm um grande caminho a percorrer para conquistar a confiança do consumidor. E uma solução para esse problema pode ser o cash on delivery.

Isso porque grande parte do receio em fazer compras online está relacionado ao roubo das informações de pagamento, como número do cartão, ou ao medo de pagar por um produto e não receber aquilo que está esperando.

No entanto, quando consideramos a opção de pagamento na entrega, é possível romper essas barreiras e alcançar uma parcela da população que tem menos participação nas vendas online do que poderia.

Ficou curioso para saber se essa forma de pagamento vale a pena para o e-commerce? Então, continue a leitura! Neste artigo, vamos entender como funciona o cash on delivery e todos os detalhes da sua implementação. Confira!

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O que é e como funciona o cash on delivery (COD)?

Cash on delivery (COD) é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como “pagamento na entrega”. Ou seja, o cliente compra o produto online, mas só realiza o pagamento ao receber a mercadoria em casa.

Esse método é uma opção para negócios que realizam envios personalizados, como por meio de motoboys ou serviços de logística próprios, que podem assumir a tarefa de receber o pagamento na entrega dos produtos.

A ideia começou como uma maneira de atender aos clientes que não tinham acesso a serviços financeiros, usando apenas dinheiro em espécie. Mas, com o avanço das tecnologias de pagamento e a popularização das famosas maquininhas de cartão, já é comum encontrarmos negócios que permitem o uso de Pix ou cartões de crédito e débito no modelo on delivery.

Funciona assim:

  • Durante o checkout, o cliente seleciona a opção de “Pagamento na Entrega”;
  • O lojista confirma o pedido e alinha a data em que o produto será enviado;
  • O pedido é encaminhado ao cliente por meio de um entregador próprio da loja;
  • Ao entregar a mercadoria, o entregador recebe o pagamento.

Para vendas com dinheiro físico, a quantia recebida pelo entregador é repassada ao lojista, geralmente, ao final do dia. Já no caso dos meios de pagamento eletrônicos, o valor é transferido diretamente para a conta da empresa, concluindo a venda.

Cash on delivery no Brasil

Embora o cash on delivery seja uma forma de pagamento já consolidada em vários países do mundo, esse é um modelo menos comum no Brasil devido à popularidade dos pagamentos digitais, como o Pix e o cartão de crédito.

Por aqui, o principal setor que aposta nessa modalidade é o delivery de alimentos. No entanto, ainda existe uma grande lacuna nesse mercado que pode ser preenchida por negócios locais ou com pontos de venda físicos.

Nesses casos, o modelo de pagamento na entrega pode ser uma maneira de personalizar o atendimento para atender à demanda do consumidor, criando uma experiência de compra única e um diferencial competitivo entre os concorrentes.

Durante o papo sobre estratégias omnichannel no podcast Segue a Linha, a empreendedora Maria Luiza Carneiro, fundadora da marca Shop Emme, falou sobre a importância desse diferencial:

"Hoje o mercado é muito concorrido. O que diferencia uma marca da outra são as peças, mas as peças não são insubstituíveis. Então, eu acho que a gente tem que ser único e passar isso na experiência também."

Malu Carneiro
Malu Carneiro
Fundadora da marca Shop Emme e cliente Nuvemshop Next

 

🎙️ Ouça o podcast: Omnichannel: integrando físico e online para um atendimento completo, com Malu Carneiro, no YouTube, Spotify e Apple Podcasts

3 maiores vantagens do cash on delivery para lojas virtuais

Até aqui, fica claro que o cash on delivery representa uma comodidade a mais para o consumidor na hora de pagar. E a boa notícia é que o seu negócio também pode se beneficiar — e muito —com essa estratégia.

Veja as principais vantagens de considerar o pagamento na entrega no checkout da sua loja online:

Expande e fideliza o público

Embora a maioria da população brasileira já tenha acesso aos serviços bancários, ainda existem muitas pessoas que preferem não utilizar métodos de pagamento eletrônicos por medo de cair em golpes financeiros, como roubo das informações do cartão.

Assim, diversificar as opções de pagamento na loja é uma forma de alcançar esse público e fidelizar uma base de clientes que ainda tem pouca participação no e-commerce, mas grandes chances de se tornar mais adepta às compras online nos próximos anos.

Conquista a confiança do consumidor

Mesmo para consumidores que já estão acostumados a comprar pela internet, existe o receio de comprar em lojas fraudulentas e nunca receber o pedido — principalmente quando se trata da primeira interação do cliente com a marca.

Nesses casos, o cash on delivery é uma forma de conquistar a confiança do cliente, já que ele só realiza o pagamento depois de receber o produto e ter a garantia de que o negócio é realmente confiável.

Aumenta a margem de lucro

Quando um pagamento acontece de forma eletrônica, existem várias empresas envolvidas para fazer a ponte entre o consumidor, a instituição financeira e o lojista. Cada uma dessas empresas cobra uma porcentagem do valor da transação, o que diminui o lucro final da venda.

No entanto, se o cliente paga a compra em dinheiro no momento da entrega, é possível eliminar os intermediários que são essenciais em outras formas de pagamento, como o cartão de crédito.

Além disso, as plataformas de e-commerce também podem eliminar a cobrança de tarifa por venda no cash on delivery, já que o pagamento não precisa ser processado pelo sistema.

Na Nuvemshop, por exemplo, lojistas que usam o Nuvem Pago estão 100% isentos da cobrança de taxas no pagamento na entrega, o que garante que toda a margem de lucro do pedido seja preservada.

Conheça a solução de pagamentos mais usada na Nuvemshop e saiba como receber com mais facilidade e menos custos:

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Como implementar o pagamento na entrega no e-commerce?

Está pronto para dar o próximo passo e implementar o cash on delivery no seu negócio? Então, veja por onde começar na hora de oferecer essa opção de pagamento:

Tenha um parceiro de confiança

No cash on delivery, o entregador é a conexão direta entre o cliente e a loja. Se ele não for confiável, podem acontecer problemas não só com a entrega, mas também com o recebimento dos valores devidos. Por isso, é essencial contar com um profissional de confiança.

Aqui, uma dica que pode fazer toda a diferença é firmar um contrato com cláusulas específicas para o serviço de pagamento na entrega, detalhando todas as responsabilidades do parceiro, como o prazo limite para repasse do dinheiro e região que será atendida.

Mantenha uma comunicação clara

Nessa modalidade, é essencial que o cliente esteja em casa para receber a encomenda e realizar o pagamento. Portanto, lembre-se de manter um canal de comunicação aberto durante todo o processo de compra.

Como se trata de uma entrega personalizada, vale incluir essa personalização também no atendimento, entrando em contato diretamente com o consumidor para confirmar o dia e horário em que o pedido será enviado.

Isso reduz as chances de que o cliente não esteja disponível no momento da entrega e a mercadoria acabe voltando para o armazém, aumentando os custos relacionados ao envio, já que será necessária uma nova tentativa para entregar a compra e receber o pagamento.

Diversifique as formas de pagamento

Embora o cash on delivery tenha surgido para atender a uma demanda de pagamentos em espécie, é importante lembrar que o Pix, por exemplo, já ultrapassou o dinheiro físico e se tornou o meio de pagamento mais usado no Brasil — mesmo nas compras presenciais.

Por isso, vale a pena investir na tecnologia para levar essas opções até o consumidor, seja por meio das maquininhas de cartão portáteis ou dos QR Codes para Pix.

Assim, além de aumentar a flexibilidade na hora do pagamento, é possível diminuir contratempos comuns quando pensamos nas compras com dinheiro físico, como a necessidade de que o entregador tenha sempre troco para valores que não estejam exatos.

💡 Saiba mais: Pode cobrar taxa da maquininha do cliente?

Ative a opção de pagamento na entrega no site

Nem todas as plataformas de e-commerce oferecem a opção para ativar o pagamento na entrega no checkout. Por isso, tenha certeza que a sua plataforma comporta essa funcionalidade antes planejar toda a sua implementação.

Na Nuvemshop, o formato de cash on delivery está disponível por meio da função de “Pagamento Personalizado”, que permite ao lojista oferecer opções de pagamento por Pix, depósito em conta, transferência bancária, em espécie ou a combinar.

Para ativar a funcionalidade, basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o painel administrativo da sua Nuvemshop;
  2. Clique em “Configurações” > “Meios de Pagamento”;
  3. Encontre a opção “Personalizado” e clique em “Ativar”;
  4. Selecione a opção “Em espécie” ou “A combinar”
  5. No campo “Nome ao mostrar no checkout”, escreva “Pagamento na entrega” (é como os clientes verão a opção).

Se tiver outras dúvidas sobre o assunto, você também pode conferir o passo a passo detalhado na nossa central de autoatendimento:

👉 Confira: Como configurar o meio de pagamento personalizado na Nuvemshop?

Vale a pena incluir o COD para aumentar as vendas?

Embora seja pouco explorado no Brasil, o uso de cash on delivery tem se tornado uma tendência em outros países. Por isso, vale a pena considerar oferecer esse diferencial para se destacar da concorrência em um mercado cada vez mais competitivo.

No entanto, esse modelo pode não fazer tanto sentido para todos os negócios, já que exije uma alta personalização do atendimento e do envio. Então, lembre-se de considerar a realidade da sua empresa — e a demanda do seu público — antes de decidir pela implementação.

Se a ideia é criar oportunidades para diferenciar a sua marca e aumentar as vendas, você também pode contar com outras ferramentas, como a Nuvemshop Next, que é uma solução específica para negócios em expansão.

Conheça a solução que já impulsionou milhares de e-commerces na América Latina e saiba como podemos ajudar a sua marca a dar o próximo passo nas vendas online. 🚀

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre cash on delivery

Cash on delivery é uma expressão em inglês que significa "pagamento na entrega". É quando o cliente paga pelo produto no momento em que recebe a mercadoria em vez de quando realiza a compra.

No cash on delivery, o cliente seleciona a opção de "Pagamento na Entrega" durante o checkout e paga pelo produto apenas quando ele chega em sua casa. Ao entregar a mercadoria, o entregador recebe o valor devido e repassa ao lojista.

Para usar o cash on delivery no e-commerce, é preciso confirmar se a plataforma escolhida comporta essa funcionalidade. Na Nuvemshop, o modelo pode ser ativado por meio da função de “Pagamento Personalizado”, que permite ao lojista oferecer opções de pagamento por Pix, depósito em conta, transferência bancária, em espécie ou a combinar.

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