O que é SERP do Google e por que ela é importante para SEO?

Empreendedor analisa SERP do Google para tomar decisões de marketing.

Pontos principais do artigo:

  • SERP significa Search Engine Results Page, que é a página de resultados que aparece quando um usuário faz uma busca no Google ou em outros buscadores;
  • A SERP do Google é considerada a maior vitrine online da internet. Por isso, estar nas primeiras posições pode significar mais vendas para o seu negócio;
  • Segundo as pesquisas, nove a cada dez brasileiros pesquisam no Google antes de comprar, sendo que mais de 50% de todo os cliques são para os três primeiros resultados exibidos;
  • Mas, para estar nas primeiras posições, é preciso ter uma boa estratégia de SEO. Então, se você quer dominar o topo do Google, faça o download gratuito do guia de SEO para e-commerce.

É muito bom quando um cliente encontra seu negócio em uma busca online e já fecha uma compra no seu site, não é mesmo? Isso é possível graças à SERP, que é a página de resultados do Google e de outros mecanismos de pesquisa.

É nessa página que são mostrados os principais resultados da internet quando um usuário faz uma pesquisa. E, se a sua empresa estiver nas primeiras posições, você tem grandes chances de conseguir mais tráfego para o seu e-commerce, mais cliques e, consequentemente, mais vendas.

Então, se você quer entender o que é a SERP do Google e como dominar as primeiras posições do buscador, continue a leitura! Neste artigo, vamos explicar como funciona a página de respostas e qual a importância dela para SEO. Vamos lá? 👀

Aproveite e baixe nosso guia completo sobre SEO para otimizar os conteúdos do seu e-commerce:

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que significa SERP?

SERP é a página de resultados de pesquisa que aparece quando você faz uma busca no Google ou em outro buscador. A sigla vem do inglês Search Engine Results Page e é um termo muito comum no marketing digital — especialmente no SEO.

Por exemplo, ao buscar por “vender pela internet” no Google, temos uma SERP clássica com alguns elementos já conhecidos pelos usuários:

  • Quatro anúncios de tráfego pago no início;
  • Oito links de conteúdos orgânicos;
  • Um box “As pessoas também perguntam”;
  • Três vídeos;
  • Mais dois links de anúncios;
  • Recurso de “pesquisas relacionadas” que mostra outras palavras-chave relacionadas à busca.

Print da SERP para o termo "vender pela internet"

É importante saber que os resultados marcados com “Anúncio” ou “Sponsored” são links patrocinados, isto é, anúncios pagos que as empresas veiculam no Google por meio do Google Ads.

Já os resultados seguintes são orgânicos, ou seja, foram conquistados com conteúdo de qualidade e alcançaram o topo da página de resultados devido à sua relevância, sem que a empresa tenha que pagar para aparecer.

Quem decide essa ordem de ranqueamento é o algoritmo do Google, que seleciona os resultados que melhor respondem à dúvida do usuário. Ou seja, a classificação da SERP pode mudar de acordo com os termos usados para fazer a pesquisa.

💡 Saiba mais: Como rankear um site na primeira página do Google?

Qual é a relação entre SERP e SEO ?

Conquistar as primeiras posições da SERP é o principal objetivo do SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca). As técnicas de SEO existem justamente para ajudar a posicionar um site no topo dos resultados de busca.

Afinal, quem não quer aparecer nos primeiros resultados do Google? Principalmente quando sabemos que esse é um dos espaços com maior visibilidade da internet e que 9 a cada 10 brasileiros pesquisam online antes de comprar, segundo dados do Google Brasil.

Sendo assim, o SEO é usado para ranquear um site na SERP do Google para que ele apareça entre as primeiras posições e se destaque da concorrência.

Ou seja, não é à toa que os analistas de SEO e entusiastas do marketing digital estão sempre de olho na página de resultados do Google. Isso acontece porque ali está o segredo para aumentar o tráfego nas páginas e atrair um número cada vez maior de potenciais clientes.

💡 Saiba mais: SEO para e-commerce: guia completo para otimizar sua loja virtual

Por que a SERP é importante para as empresas?

A SERP é fundamental no marketing digital porque é a principal “vitrine” para divulgar empresas online. Para você ter uma ideia, 92,96% de todo o tráfego da internet vem da busca do Google e do Google Imagens, segundo dados do Ahrefs.

Por isso, estar na primeira página de resultados do Google para as buscas relacionadas ao seu negócio é uma grande vantagem. Mais importante ainda é chegar às três primeiras posições, que recebem nada menos que 54,4% de todos os cliques dos usuários!

É por essa razão que as empresas investem em SEO e procuram posicionar seu conteúdo para as palavras-chave mais buscadas pelos seus clientes. Para quem tem uma loja virtual, é ainda mais importante, já que estar em destaque no Google é garantia de mais visitas, mais cliques e mais conversões.

Na Nuvemshop, por exemplo, os lojistas conseguem configurar o SEO diretamente nas páginas do site e nas descrições de produtos. Isso os coloca sempre um passo a frente, aumentando as chances de fazer com que o seu negócio apareça no Google.

💡 Saiba mais: Como configurar o SEO na Nuvemshop e dar visibilidade para sua loja?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Tipos de resultado da SERP do Google

Como falamos anteriormente, SERP e SEO estão diretamente relacionados. No entanto, existe outras maneiras de aparecer nas primeiras posições do Google, como os anúncios pagos via Google Ads.

Por isso, os resultados da SERP são divididos em dois principais tipos: orgânicos e pagos. Para que você entenda melhor a diferença entre os dois, detalhamos melhor cada um a seguir:

Resultados Pagos

Os resultados pagos são exibidos no topo e na parte inferior da SERP e são rotulados como “anúncios” ou “sponsored”.

Esses resultados são pagos pelos donos dos sites que querem aparecer nas primeiras posições para determinadas palavras-chave. Geralmente, o anunciante é cobrado pelo clique, então, cada vez que um usuário clicar no anúncio, um valor é cobrado.

Os anúncios pagos são uma forma eficaz de alcançar um público-alvo específico e direcionar o tráfego para o seu site. Eles são úteis principalmente para empresas que estão começando ou que desejam aumentar sua presença online rapidamente, já que uma estratégia de SEO costuma levar mais tempo para apresentar resultados expressivos.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Google Ads: o que você precisa saber para começar

Resultados Orgânicos

Os resultados orgânicos são exibidos abaixo dos resultados pagos e são baseados na relevância e autoridade do conteúdo do site. Em outras palavras, sites renomados e com um conteúdo de alta qualidade têm mais chances de aparecer nas primeiros posições orgânicos.

Esse tipo de resultado da SERP costuma ser mais valorizado pelos usuários por sua autenticidade e confiabilidade. Eles são vistos como mais confiáveis ​​do que os resultados pagos, pois são baseados no conteúdo do site e não no valor pago pelo anunciante.

Quais são as SERP features?

Até aqui entendemos o que é SERP. Mas você já deve ter percebido que, ao fazer uma pesquisa, o Google exibe vários tipos de conteúdo e não só o link dos sites, não é mesmo?

Isso porque, para deixar a experiência da SERP ainda mais completa, o Google criou as SERP Features, que são os resultados em vídeos, imagens, caixas de perguntas e outros recursos que complementam a página de resultados.

Você pode fazer o seu site aparecer em todos esses espaços. Então, anote aí quais são as principais SERP Features ativas:

Featured snippet

O featured snippet é a posição mais desejada do Google, pois destaca um conteúdo orgânico em primeiro lugar na forma de texto, lista ou tabela. Geralmente, é um espaço reservado para respostas diretas para dúvidas comuns dos usuários.

Veja um exemplo de snippet da Nuvemshop para a palavra-chave “melhor horário para postar no instagram”:

Print de featured snippet na SERP.

Imagens

Muitas SERPs destacam imagens relacionadas ao assunto pesquisado. Por exemplo, quando pesquisamos pelo pintor Van Gogh, o primeiro resultado é uma galeria de obras do artista:

Print imagem na SERP.

Notícias

Para as palavras-chave relacionadas a assuntos em alta, é comum encontrar uma SERP com notícias em destaque. Veja um exemplo com a busca por “Drex”, a nova moeda digital brasileira:

Print notícias na SERP.

Caixa de perguntas

A caixa de perguntas aparece sempre com o título “As pessoas também perguntam”, logo abaixo dos primeiros resultados. Veja as questões em destaque na SERP de “como criar uma loja virtual”, por exemplo:

Print caixa de perguntas na SERP.

Resultados de Shopping

Se você digitar o nome de um produto no Google, é bem provável que será apareça uma SERP com resultados de Shopping em destaque. Veja os anúncios de produtos em uma busca por velas aromáticas:

Print de anúncios do Google Shopping na SERP.

Vídeos

Muitas SERPs também apresentam vídeos em destaque para resolver a dúvida do usuário. É comum, por exemplo, quando a busca está relacionada a trabalhos manuais, quando nem sempre o texto é suficiente para explicar de forma clara.

Na busca abaixo, vemos o vídeo sobre como fazer pulseiras de miçangas da Nuvemshop em primeiro lugar:

Print de vídeo na SERP.

Locais

Outro exemplo é o recurso de Locais da SERP, que mostra lojas próximas e endereços no Google Maps quando você digita o nome de um produto ou empresa. Veja o que aparece quando digitamos “restaurante perto de mim”, por exemplo:

Print de locais na SERP.

Painel de conhecimento

O painel de conhecimento aparece no lado direito da SERP e traz as informações mais importantes sobre o tema pesquisado. Abaixo, temos a pesquisa “o que é Instagram” com um card específico para a rede social.

Print painel de conhecimento na SERP.

Como conquistar as primeiras posições da SERP?

Para fechar, vamos dar algumas dicas para você conquistar as primeiras posições da SERP e colocar sua empresa em destaque no Google. Confira:

Use as palavras-chave certas

Toda estratégia de SEO começa com uma boa pesquisa de palavras-chave. Você pode utilizar o planejador de palavras-chave do Google ou outra ferramenta que preferir, como SemRush, Ahrefs ou Ubersuggest.

O importante é identificar as palavras-chave com maior potencial de ranqueamento para a sua empresa, considerando critérios como volume de buscas, dificuldade para ranquear e buscas relacionadas.

💡 Saiba mais: 24 melhores ferramentas de SEO para otimizar seu site

Otimize seus conteúdos

Otimizar conteúdos para SEO é o caminho para conquistar o maior número de SERPs possível, ou seja, aparecer para várias buscas diferentes. Veja algumas técnicas básicas:

  • Criar conteúdos de qualidade e relevantes para o usuário;
  • Escrever com uma estrutura adequada de heading tags (H1, H2, H3, etc.);
  • Utilizar meta title e meta description na página;
  • Utilizar palavras-chave secundárias;
  • Criar links internos e externos;
  • Ter um design responsivo;
  • Reduzir o tempo de carregamento da página.

💡 Saiba mais: 6 formas de produzir conteúdo e atrair clientes

Fique de olho na concorrência

Se você está tentando conquistar os primeiros lugares de uma SERP, precisa ficar de olho nas táticas dos seus concorrentes. É normal que empresas disputem a primeira posição otimizando seus conteúdos de acordo com o que os competidores estão fazendo.

Você pode analisar, por exemplo, quantas palavras têm os conteúdos que estão melhores ranqueados, quais as palavras-chave mais usadas, como as ideias foram organizadas, se usam também outros tipos de conteúdo, como imagens, vídeos, entre outros.

Entendeu o que é SERP e qual a sua importância?

Entender o que é SERP é só o primeiro passo para começar a investir em SEO e levar sua empresa ao topo do Google. Então, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que esteja pensando em novas estratégias para divulgar sua loja virtual na internet.

E, se você ainda não tem um e-commerce para ranquear nas primeiras posições da SERP, aproveite para criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop. É rápido, fácil e você pode configurar o SEO de forma simples diretamente no painel! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre SERP

SERP significa "Search Engine Results Page" que, em português, quer dizer "Página de Resultados dos Mecanismo de Pesquisa". Ou seja, é a página de resultados de pesquisa que aparece quando você faz uma busca no Google ou no Bing, por exemplo.

Nove a cada dez brasileiros fazem pesquisas no Google antes de comprar online. Por isso, a SERP é considerada a principal “vitrine” para divulgar empresas online e estar na primeira página de resultados do Google para as buscas relacionadas ao seu negócio é uma grande vantagem.

As principais SERP Features são:

  • Featured snippets;
  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Caixa de perguntas;
  • Painel de conhecimento;
  • Resultados de shopping;
  • Locais;
  • Painel de conhecimento.

Os resultados podem ser de dois tipos: pagos ou orgânicos. Os resultados pagos são uma forma de pagar para aparecer nas primeiras posições e conseguir tráfego de forma mais rápida. Já o tráfego orgânico é gratuito e os sites são classificados de acordo com a qualidade do conteúdo e autoridade da empresa.

Faça como +100 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Criar loja grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies