5 estratégias para a recuperação de carrinhos abandonados

Por: Aline Truchetti
5 estratégias para a recuperação de carrinhos abandonados

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Para que um e-commerce se mantenha ativo, é necessário garantir sua taxa de conversão e lucratividade.

Para isso, é fundamental que o empreendedor planeje e desempenhe corretamente todas as campanhas, fazendo com que o consumidor acesse sua loja.

Porém, manter uma boa taxa de conversão é apenas o primeiro passo, após esse processo é essencial que o usuário finalize a compra.

Assim, o lojista deve se atentar aos detalhes, além de acompanhar pontualmente todas as métricas, dessa forma, será possível elaborar estratégias sólidas.

Como qualquer tipo de comércio, sustentar um e-commerce exige esforço e dedicação, por isso, umas das maiores frustrações desse meio são os carrinhos abandonados.

No Brasil, esse número ainda é grande e varia para cada tipo de segmento. Os motivos também são diversos, mas, podemos adiantar que esse problema tem solução.

Então, se isso está acontecendo com você, não desanime! Existem muitas maneiras para a recuperação de carrinhos abandonados. Neste artigo abordamos cinco estratégias que podem facilmente ser colocadas em prática.

É importante ressaltar que essas técnicas devem ser aplicadas rapidamente, já que a maioria das compras online são feitas graças aos estímulos momentâneos, então, não espere muito tempo para entrar em ação.

Continue a leitura e saiba como tornar essa venda real!

Remarketing

O remarketing é uma estratégia que irá te ajudar, e muito, na recuperação de carrinhos abandonados.

De acordo com a pesquisa E-commerce Trends, realizada pela Rock Content, 48,8% dos consumidores consideram o remarketing como algo eficaz.

Explicando rapidamente, o remarketing é uma técnica utilizada para lembrar o consumidor sobre um determinado produto pelo qual ele já tenha mostrado interesse.

Com certeza, você já pesquisou algo na internet e, depois disso, anúncios relacionados a sua pesquisa começaram a aparecer com mais frequência.

Coincidência? Claro que não!

O Google Ads, principal serviço de publicidade da plataforma, vincula anúncios que usam a sua busca como referência.

Outro modo é utilizar o e-mail marketing para esse mesmo propósito.

E como funcionaria? Certamente, você já deve ter recebido um e-mail te convidando para finalizar uma compra, depois de inserir produtos no carrinho e deixá-los por lá.

Este e-mail servirá como impulso, persuadindo o consumidor a não perder a oportunidade em adquirir a mercadoria.

Pontos de fuga

Os pontos de fuga são brechas que tiram a atenção do usuário, fazendo com que ele se distraia durante o percurso de finalização da compra.

Como assim?

Por exemplo, páginas de checkout com muitos links e elementos podem desviar a atenção do consumidor. Portanto, prefira uma página limpa e intuitiva.

Outro problema que pode ser gerado neste momento, são os checkouts que demandam muito tempo para o preenchimento de informações.

Isso, provavelmente, será um problema, já que o consumidor acaba perdendo a paciência. Então, facilite o processo e colha apenas os dados que sejam realmente necessários.

Viabilizar que o login seja feito através do Facebook e Google também é uma ótima opção para ganhar tempo.

Não prolongue demais nenhuma etapa na internet. O consumidor busca por agilidade e facilidade!

Atendimento e segurança

Consumidores já relataram desistir da compra por não sentirem confiança no momento de preencher o cadastro com suas informações pessoais.

Para resolver essa questão, disponibilize canais de comunicação e esteja sempre atento para responder todas as dúvidas desses usuários.

Um atendimento personalizado e bem executado gera credibilidade e torna a loja autêntica aos olhos do consumidor.

Preencha as páginas do seu site explicando o passo a passo do pagamento, envio e troca da mercadoria, caso haja necessidade. Deixar esses esclarecimentos disponíveis fará com que o consumidor sinta mais segurança em finalizar a compra.

Ofereça benefícios

Outra ideia é promover alguns benefícios para a finalização da compra. Ofereça brindes, descontos no valor total ou do frete, que também é um dos motivos que ocasionam o abandono dos carrinhos.

Lembre-se de usar a urgência como ferramenta de persuasão, por exemplo: “Finalize HOJE a sua compra e ganhe frete grátis”.

No entanto, tenha cuidado para não sofrer nenhum tipo de prejuízo: faça tudo dentro da realidade do seu negócio.

Poucas opções de pagamento

Outro motivo para o alto número de carrinhos abandonados, segundo os consumidores, são as poucas opções de pagamento oferecidas pela loja.

Se o cliente não encontrar uma alternativa acessível, ele acabará desistindo e irá pesquisar outro lugar que ofereça o que ele precisa.

Para solucionar este problema, busque trabalhar com variados meios de pagamento, sendo possível abranger um número maior de pessoas.

Se você ainda não tem condições de atender esse requisito, existem os intermediadores de pagamento. Essas empresas ficarão responsáveis por todas as etapas relacionadas ao pagamento e contam com diversas bandeiras de cartões, além de outras possibilidades.

Além disso, após a contratação, você estará seguro quanto a fraudes e reembolso, caso a intermediadora aprove algum pagamento suspeito.

Conclusão

Conhecer os fatores que estão levando os consumidores a desistirem de finalizar a compra dentro da sua loja é essencial para colocar em prática a ação correta.

Como citamos, diversos motivos são responsáveis pelo número de carrinhos abandonados. Todavia, como você pôde ver, trata-se de uma questão totalmente possível de ser resolvida.

É claro que, nada disso será feito em um piscar de olhos, mas, através de uma boa análise e algumas mudanças, esse número começará a diminuir.

Agora que você já sabe o que fazer, é hora de colocar a mão na massa, colher resultados positivos e comemorar o sucesso do seu e-commerce!

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